Por Que Um Advogado Também Deve Fazer Branding?

É compreensível que uma empresa, de qualquer tamanho, seja forçada a ter uma identidade corporativa, a transmitir certos valores aos seus clientes e que estes, por sua vez, se sintam identificados e ao final conseguir engajamento com eles. O objetivo mais importante a longo prazo é que os usuários vejam uma certa combinação de cores, o logotipo ou qualquer peça na internet e pensem na marca.

Mas por que não é tão comum ouvir o mesmo processo quando se trata de advogados ou escritórios de advocacia?

Neste artigo, explicaremos por que um advogado deve fazer Branding, quais são os benefícios que eles têm no mercado e suas restrições.

O que é Branding?

O Branding, em geral, é a atividade de construir, gerenciar e estabelecer uma marca. Isso é construído através de uma identidade corporativa: entendida como o conjunto de valores e comportamentos da empresa.

A partir desses valores e princípios, são pensadas cores, linguagem e aspecto visual da marca, resumidos no que queremos comunicar aos nossos clientes.

Branding para advogados

O Branding para advogados é muito semelhante ao Branding em geral, só que, como sabemos, é regulamentada pela OAB, que impõe certas noções para ter um marketing jurídico ético

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Algumas das regras da OAB que devemos levar em consideração ao marcar para advogados são:

  • Não é permitido utilizar cores extravagantes na placa de identificação; do escritório. As cores devem ser “discretas e moderadas”
  • Não é permitida a utilização de nomes de fantasia
  • Não é permitida a publicidade em paredes de edifícios.
  • Não é permitida a publicidade através de rádio ou televisão

Atualmente, existem muitos advogados que oferecem seus serviços on-line, mas poucos são de marca.

Entre os valores que você pode transmitir como advogado, estão a seriedade, conformidade, eficiência, respeito, honestidade, etc. Esses valores se refletem na sobriedade de suas cores e na seriedade de seu logotipo e, assim, fortalecem a identidade dos serviços prestados pelo advogado.

Se nos colocarmos no lugar dos clientes dos advogados, um perfil pessoal frente a um perfil com uma marca estabelecida, fica claro qual deles gera maior credibilidade e confiança. Se um escritório de advocacia ou advogado alcança um certo nível de reputação nas redes sociais e de esperar que se alguém tiver problemas legais, não pense duas vezes em escolher um advogado que já este na sua mente. Para esto e importante se diferenciar da concorrência através do Branding.

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