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Como utilizar um blog para fazer marketing jurídico?

A quantidade de escritórios de advocacia que estão buscando mais sobre o marketing jurídico é enorme. 

Isso porque os benefícios dessa estratégia estão sendo cada vez mais falados na internet. 

O motivo pelo qual esse método é bastante propagado é a qualidade aliada ao dinamismo. 

Considerando que o marketing jurídico é hoje um dos principais meios para que os advogados e seus respectivos escritórios encontrem maiores demandas e sejam mais reconhecidos. 

E, um dos principais métodos dentro desta estratégia é a utilização de blogs para uma melhor apresentação dos serviços e como forma de evidenciar o conhecimento do seu escritório. 

Com essa ferramenta, será muito mais prático para qualquer profissional alavancar os seus números de cliente, a partir da confiança e de um bom conteúdo que o seu escritório apresente.

Neste artigo você irá conhecer quais são as melhores táticas para usar em seu blog. Se colocar em prática, com certeza os acessos do seu blog tendem a crescer, e da mesma forma, as consultas feitas com os clientes.

O que é marketing jurídico?

Primeiramente é preciso compreender o que é marketing jurídico. Saiba que essa área representa uma faceta especializada do marketing, adaptada especificamente às peculiaridades e aos regulamentos rigorosos que envolvem a promoção de serviços jurídicos. 

Em sua essência, busca estratégias éticas e eficazes para construir e fortalecer a marca de profissionais e escritórios de advocacia, visando uma comunicação clara e precisa com seu público-alvo. 

Através de um equilíbrio entre a aderência às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores da profissão e a implementação de técnicas inovadoras de marketing digital, como SEO, marketing de conteúdo e redes sociais

O marketing jurídico facilita a aproximação entre advogados e aqueles que buscam assistência legal. 

Diferente de outras formas de marketing, ele requer uma compreensão profunda tanto da lei quanto das diretrizes éticas que governam a publicidade legal. 

Essa característica assegura que todas as estratégias promocionais respeitem a integridade da profissão jurídica enquanto procuram destacar a expertise e os valores dos profissionais na área.

>> Saiba tudo sobre o provimento 205/2021 da OAB.

Qual a importância do marketing jurídico para os advogados?

O grande diferencial do marketing jurídico é a sua capacidade de transformar a visibilidade e a reputação dos profissionais e seus escritórios no vasto e competitivo mercado legal. 

Num mundo onde a informação é abundante e o acesso a serviços jurídicos se amplia digitalmente, distinguir-se torna-se não apenas uma vantagem, mas uma necessidade premente. 

O marketing jurídico, ao abordar estrategicamente a comunicação e a promoção de serviços legais, permite aos advogados não apenas atingir seu público-alvo com precisão.

Mas, também estabelecer uma marca de confiança e autoridade no campo. Isso é crucial em uma era onde a primeira impressão é frequentemente digital. 

>> Cartão de visita do advogado: o que pode, regras da OAB e dicas.

Como utilizar um blog para fazer marketing jurídico?

Se você quiser ganhar destaque no ramo em que trabalha, é crucial começar a melhorar a sua rede de contatos. 

Dessa forma, o destaque na carreira aumenta. Sem dúvida, a melhor forma de se destacar é investir na relação entre você, os clientes e seus colegas de profissão.

Obviamente, o seu conhecimento sobre os temas da área, sua oratória e toda a sua linguagem de comunicação devem estar bem desenvolvidas. Mas só isso não basta. 

O marketing jurídico trabalha com várias formas de comunicação, e a utilização de blogs é uma delas. 

Para você melhorar sua posição no mercado de trabalho e não ser mais um advogado no meio de tantos outros, é necessário investimento.

>> Como captar clientes na advocacia? Confira 10 dicas infalíveis.

É muito mais fácil você encontrar auxílio na internet do que com os seus conhecidos. A velocidade com que se propaga as informações por esse meio é impressionante.

Mas bem, como você pode usar o blog a seu favor? Sabendo de todos esses dados, não tem como você não investir neles.

O uso dos blogs é na maioria para páginas pessoais. Esse é o intuito deles, para ser algo mais pessoal e bem diferente dos sites das corporações. 

Dica de ouro: saiba que uma plataforma bastante utilizada para criação de blogs é o WordPress.

Um escritório de advocacia pode aproveitar esses meios para divulgar todo o seu trabalho, e todo o hall de conhecimento dos seus advogados. 

Saber utilizar um blog com eficiência é uma das essências do marketing jurídico, por isso vamos te apresentar algumas dicas práticas. 

>> E-mail marketing para Advogados em 11 passos

Dicas para a criação de um blog estratégico

Algumas estratégias que devem ser levadas em conta quando estiver preparando a sua página e os seus conteúdos para ir ao ar e propagar suas informações para seus futuros clientes:

Tenha metas claras:

Para você alcançar um objetivo, você primeiro tem que estabelecer metas. 

Essas informações são a base para que você tenha uma ideia de como organizar e atingir melhor os seus clientes, além de ser um excelente norte para começar a produzir conteúdo. 

>> Instagram para advogados: 10 dicas poderosas para conquistar seguidores

Tenha objetivos claros: 

Não só faça metas, mas metas alcançáveis. Saiba qual será a sua área de atuação e faça todos os seus esforços para que você se destaque nela. 

Comece com objetivos pequenos, e assim que eles forem alcançados, aumente-os. Não invente muita coisa. Seja simples, porém prático.

Faça um conteúdo que tenha relevância para o seu público: 

Não seja uma pessoa que cópia o conteúdo de outras e coloca no seu blog, como se o artigo fosse de sua autoria. Como você deve saber, isso é crime e pode te levar à reclusão.

Quando começar a montar o seu blog, escreva sobre assuntos pertinentes e tente ser o mais original possível. 

A internet está cansada de cópias, e se você quiser se destacar no campo de atuação em que está, terá que ser autêntico.

>> 7 maneiras infalíveis de utilizar marketing de conteúdo no seu escritório.

Dicas extras para que o seu conteúdo engaje 

Para advogados que desejam elevar o nível do seu blog jurídico e captar a atenção de seu público-alvo. 

A chave está em oferecer conteúdos que não apenas informem, mas também engajem e esclareçam dúvidas comuns de maneira acessível. 

Primeiramente, considerem abordar temas atuais de relevância legal, traduzindo jargões e processos complexos em linguagem clara e direta, o que não só demonstra expertise, mas também aproxima o leitor. 

Artigos que desmistificam etapas de processos judiciais, concelhos sobre direitos e deveres em diversas áreas do direito (como trabalhista, empresarial, familiar, etc.), e análises de casos famosos sob uma ótica jurídica, podem ser extremamente atraentes. 

Além disso, é fundamental incorporar dicas práticas, como orientações para a preparação de documentos legais ou conselhos para evitar litígios, enriquecendo assim o valor prático do conteúdo. 

Incorporar elementos multimídia, como vídeos explicativos ou infográficos, pode também dinamizar a apresentação do conteúdo, tornando-o mais digestível e compartilhável. 

Por fim, abrir espaço para perguntas e interações por meio de comentários ou redes sociais amplia a sensação de comunidade e suporte, estabelecendo o blog como uma fonte confiável e interativa de informação jurídica.

>> Como criar um site de escritório de advocacia de sucesso?

Contrate uma agência assim como a JuriDigital para fazer o seu blog

Para advogados que estão no processo de fortalecer sua presença online e entenderam a importância de marcar sua presença digital mediante um blog. 

A escolha de contratar uma agência especializada, como a JuriDigital, pode ser uma jogada mestra. 

Com atuação específica no âmbito jurídico, a JuriDigital oferece não apenas a criação de um blog visualmente atraente e tecnicamente otimizado. 

Esta abordagem personalizada e focada não só amplia o alcance do advogado na web, mas também constrói uma base sólida de credibilidade e autoridade no seu campo de atuação, atraindo clientes potenciais que buscam exatamente a expertise que ele oferece.

>> Marketing Jurídico: Guia prático do básico ao avançado para advogados

Conclusão: Seja atencioso sempre!

Além dessas dicas, existem outras igualmente necessárias. Saiba escrever textos ricos, com imagens que ilustram o que você está relatando. 

A estratégia SEO é excelente para aqueles que desejam ter um blog de sucesso. Procure um profissional especializado que possa te orientar.

Se lembre de que você não está escrevendo artigos para pessoas com o mesmo nível de compreensão que o seu. Seus clientes, na maioria das vezes, são leigos procurando informações.

Sabendo disso, use uma linguagem mais fácil de ser entendida, mas, ao mesmo tempo, evite a informalidade para não sair do profissionalismo. 

Tome cuidado também com os termos jurídicos. Um texto que está formal demais pode ser cansativo para quem não está acostumado, mesmo que o conteúdo seja relevante.

Utilize essas técnicas no seu blog, e melhore o seu marketing jurídico!

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