Ícone do site Agência de Marketing para Advogados e Escritórios de Advocacia

Guia do Marketing Jurídico Digital + 10 Melhores Dicas

Aposto que você já ouviu falar em Marketing jurídico digital não é mesmo? Por certo, essa é a nova tendência para os escritórios de advocacia. Por isso, hoje, trazemos um guia de marketing jurídico digital completo.

Afinal, você já sabe o que ele significa e como aplicar de maneira segmentada e responsável?

Caso não saiba, iremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, na teoria e, na prática.

Se você já conhece, continue com a gente, temos novidades e exemplos que podem ser um plus para alavancar suas estratégias de marketing digital para advogados.

Guia de marketing jurídico digital

O que é?

Em suma, o Marketing jurídico Digital consiste em uma série de estratégias pensadas para aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem de um escritório de advocacia no meio digital.

Assim como o “marketing digital tradicional”, essas estratégias têm que ser pensadas e aplicadas de acordo com suas necessidades e objetivos.

A única diferença, é que a OAB impõe algumas regras quanto a essas ações, por isso, o advogado deve estar sempre atento para não ferir esse código.

Por que é tão importante?

A cada dia que passa, mais e mais escritórios de advocacia entram no mercado, mostrando que esse cenário é muito competitivo.

Quem trabalha no marketing do seu escritório já sai na frente, por conseguir aparecer mais e já ter uma credibilidade forte.

Afinal, como a internet é uma ferramenta global que faz parte da vida da maioria das pessoas, estar nesse meio é um avanço, desde a produção de conteúdo até o contato com os clientes, seja onde eles estiverem.

Ou seja, quem já está inserido no meio digital, seja com site ou redes sociais, sai na frente e tem mais chances de se destacar.

Guia de marketing jurídico digital: Dicas

Crie um Site

Sendo uma ferramenta vital para um bom Marketing jurídico Digital, a criação de um site pode fazer toda a diferença na hora de captar clientes.

Seja qual for o mercado, possuir um site é um grande passo para quem quer fazer com que seu escritório de advocacia ganhe mais força e credibilidade.

Crie seu site com um design de cores sóbrias e discretas como:

Sites de escritórios de advocacia tem de passar a ideia de que são sérios e profissionais.

Por isso, é necessário ser discreto, desde as cores da identidade, até as imagens e conteúdos que vão ser veiculados.

>> Confira o nosso texto Comunicação interna na advocacia: o que é e como aplicar?

Tenha um Blog

Um blog informativo pode ser o elo mais próximo entre seu escritório e os seus clientes.

Nele, é possível postar conteúdos que informem e sejam interessantes. Além disso, notícias do meio e artigos para fortalecer sua imagem.

Esse blog deve ser nutrido com frequência. Foque em bons conteúdos novos, assim como busque por informações que seus leitores se interessem. Por fim, tenha um cronograma de postagem.

Dessa maneira, você cria um vínculo mais forte com os seus clientes e até com pessoas que têm interesse em serviços que você oferece, mas ainda não conhecem seu escritório.

Isso é possível, pois o Google ranqueia os conteúdos por relevância e qualidade. Ou seja, se você tem um blog completo, e oferece bons conteúdos, é possível ser encontrado de forma fácil nos mecanismos de busca.

Produza Guest Posts

Termo em inglês que significa “Post como Convidado”, consiste na parceria de blogs para produção e divulgação de conteúdos.

Para ficar mais claro, vamos explicar como isso funciona na prática. A ideia é que você encontre um blog que tenha conteúdos parecidos com o seu (nesse caso são conteúdos jurídicos) para que um produza para o outro.

Ou seja, você produz um bom conteúdo para um blog parceiro e adiciona links que levam o leitor até o seu blog.

Da mesma forma, acontece com o seu parceiro. Ele produz artigos que vão ser divulgados no seu blog, com links que enviam o leitor para o blog dele.

Essa ação gera valores como:

Se atente às regras da OAB

Como em todos os mercados, o mercado jurídico também tem regras a serem seguidas. Dentro do marketing digital, e a OAB é quem gere essas sanções.

Tanto o marketing tradicional, quanto o digital precisam ter suas estratégias pensadas de acordo com essas regras, para não infringir o Código de Ética da OAB.

Para ficar mais claro, vamos citar abaixo, algumas das ações e estratégias que são proibidas:

Essas são algumas ações que devem ser evitadas no Marketing jurídico Digital por qualquer escritório de advocacia.

Por isso, esteja sempre atento para não ferir o código e ter muito sucesso com suas estratégias de marketing digital.

>> Confira nosso texto sobre 7 maneiras infalíveis de utilizar marketing de conteúdo no seu escritório

Marque presença nas redes sociais

Ao contrário do que muitos pensam, a presença de escritórios jurídicos e de advogados em redes sociais é cada dia mais essencial para um bom marketing digital.

Apesar de terem a “fama” de serem ambientes com pouca seriedade, a cada dia que passa, as redes sociais se tornam uma ferramenta com muito retorno para quem quer se destacar no meio digital.

Algumas das redes com maior aceitação dos clientes são:

As informações nesses meios são sempre atualizadas, e isso pode ser muito bom para a atração e fidelização de clientes, pois você pode estar sempre presente e oferecendo muita informação de valor para os usuários.

Utilize recursos interativos

Como foi dito anteriormente, as informações se atualizam antes mesmo que possam ficar antigas, e devemos usar isso ao nosso favor.

Muitas vezes, os usuários passam de forma rápida pelas redes e não tem muito tempo para ler textos longos e corridos, por isso, se deve adaptar ao modo de consumo das informações.

Aproveite os inúmeros recursos que a internet nos oferecem e crie um engajamento com o público.

Boa estratégias são:

Essas estratégias são interessantes, pois fazem o seu escritório e conteúdos se diferenciarem dos demais.

Além de engajar e interagir com o público, gera muita repercussão positiva e ainda aumenta muito a credibilidade do seu site ou rede social.

Trabalhe o SEO

Como nosso objetivo é te fornecer um guia completo para você implementar o marketing digital no seu escritório, não poderíamos deixar de falar das técnicas de SEO.

Para quem ainda não conhece, o Search Engine Optimization, ou SEO, é uma prática que visa configurar elementos dentro do site, para melhorar a experiência do usuário.

Como o marketing jurídico digital tem algumas regras a serem seguidas, conforme a OAB, o SEO pode ser uma ótima ferramenta.

Isso se dá, pois a otimização das páginas aumenta muito a chance de pessoas que ainda não te conhecem, entrarem em contato com você em busca do seu serviço.

Dentre as técnicas de SEO, podemos citar:

Aproveite o e-mail marketing

Uma outra maneira de sempre oferecer conteúdos qualificados para os seus contatos, é o e-mail marketing.

Você pode enviar newsletter com novidades interessantes, ou replicar posts de blogs, que você considera relevante.

E melhor, você pode automatizar esses envios e até mesmo adicionar botões e links que levem o leitor até seu blog, ou site, por exemplo.

Mas se atente, vale lembrar que só pode enviar e-mails para usuários que você já entrou em contato e autorizam essa divulgação, para não levar penalização da OAB.

Impulsione os seus conteúdos

Como já foi dito anteriormente e já é um fato, as informações na internet estão em sempre atualizando e a quantidade de conteúdos disponibilizados é incontável.

Por isso, além de trabalhar as estratégias já citadas acima para se destacar, é muito importante que você patrocine alguns conteúdos e até mesmo o seu site.

Mecanismos como o Google Ads ou até mesmo o Facebook Ads, podem ser seu braço direito na hora de ganhar mais visibilidade no marketing jurídico digital.

Esses mecanismos pagos são ideais para quem quer segmentar suas campanhas e aumentar ainda mais o custo-benefício de suas campanhas.

Suas campanhas podem ser segmentadas por:

Além de oferecem métricas e dados de análise, para que você possa ver quais campanhas e segmentações oferecem um retorno mais relevante, e adaptar as que estão em baixa, em busca de melhores números.

Conclusão

Após ler nosso guia completo sobre Marketing jurídico Digital, deu para perceber como é importante se fazer presente na internet, seja por meio de sites, blogs ou redes sociais.

Não perca mais tempo e saia na frente de seus concorrentes para ganhar mais destaque e credibilidade nesse novo veículo.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dica para gente? Deixe seu comentário e nos ajude a melhor cada dia mais!

Sair da versão mobile