Guia do Marketing Jurídico Digital + 10 Melhores Dicas

Aposto que você já ouviu falar em Marketing jurídico Digital não é mesmo? Essa é a nova tendência para os escritórios de advocacia.

Mas você já sabe o que ele significa e como aplicar suas estratégias de maneira segmentada e responsável?

Caso não saiba, iremos te mostrar tudo o que você precisar saber sobre esse assunto, na teoria e na prática.

Se você já conhece, continue com a gente, temos novidades e exemplos de estratégias que podem ser um diferencial para alavancar suas estratégias de marketing digital para advogados.

 

O que é Marketing jurídico Digital

O Marketing jurídico Digital consiste em uma série de estratégias pensadas para aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem de um escritório de advocacia no meio digital.

Assim como o “marketing digital tradicional”, essas estratégias têm que ser pensadas e aplicadas de acordo com suas necessidades e objetivos.

A única diferença, é que a OAB impõe algumas restrições quanto à essas ações, por isso, o advogado deve estar sempre atento para não ferir esse código.

 

Por quê o Marketing Jurídico digital é tão importante?

A cada dia que passa, mais e mais escritórios de advocacia entram no mercado, mostrando que esse cenário é muito competitivo.

Quem trabalha o marketing do seu escritório já sai na frente, por conseguir uma visibilidade maior e já ter uma credibilidade consolidada.

Agora, como a internet é uma ferramenta globalizada e que faz parte da vida da maioria das pessoas, estar nesse meio é um avanço, desde a produção de conteúdo até o contato com os clientes, seja onde eles estiverem.

Ou seja, quem já está inserido no meio digital, seja com site ou redes sociais, sai na frente e tem maiores chances de se destacar.

 

Crie um Site

Considerada uma ferramenta fundamental para um bom Marketing jurídico Digital, a criação de um site pode fazer toda a diferença na hora de captar clientes.

Independentemente do mercado, possuir um site profissional e vistoso é um grande passo para quem quer fazer com que seu escritório de advocacia ganhe mais força e credibilidade.

Crie seu site com um design de cores sóbrias e discretas como:

  • Preto;
  • Cinza;
  • Cor de Areia;
  • Branco;
  • E demais cores sem grande destaque.

Sites de escritórios de advocacia tem de passar a seriedade e profissionalismo que os seus advogados oferecem.

Por isso, é necessário ser discreto, desde as cores da identidade, até as imagens e conteúdos que vão ser veiculados.

 

Tenha um Blog

Um blog informativo pode ser o elo mais próximo entre seu escritórios e os seus clientes.

Nele, é possível compartilhar conteúdos informativos e interessantes, além de notícias do meio e artigos para fortalecer sua imagem.

Esse blog deve ser nutrido com frequência, foque em conteúdos novos e relevantes, busque por informações que são de interesse dos seus leitores e tenha um cronograma de postagem.

Dessa maneira, você cria um vínculo mais forte com os seus clientes e até com pessoas que têm interesse em serviços que você oferece, mas ainda não conhecem seu escritório.

Isso é possível, pois o Google ranqueia os conteúdos por relevância e qualidade, ou seja, se você tem um blog completo e que oferece conteúdos de qualidades, é possível ser encontrado facilmente nos mecanismos de busca.

 

Produza Guest Posts

Termo em inglês que significa “Post como Convidado”, a estratégia consiste na parceria de blogs para produção e divulgação de conteúdos.

Para ficar mais claro, te explicaremos como isso funciona na prática. A ideia é que você encontre um blog que tenha o mesmo direcionamento dos seus conteúdos (nesse caso são conteúdos jurídicos) e produza conteúdos pra ele e vice versa.

Ou seja, você produz um conteúdo relevante para um blog parceiro e adiciona links que levam o leitor até o seu blog.

O mesmo é acontece com o seu parceiro. Ele produz conteúdos que vão ser divulgados no seu blog, com links que direcionam para o blog dele.

Essa ação gera valores como:

  • Mais credibilidade para ambos;
  • Mais visitas para os dois sites;
  • Um melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas;
  • Além de um crescimento exponencial na captação de clientes das duas partes.

 

Se atente às regras da OAB

Como em todos os mercados, o mercado jurídico também tem regras a serem seguidas dentro do marketing digital, e a OAB é quem gere essas sanções.

Tanto o marketing tradicional, quanto o digital precisam ter suas estratégias pensadas de acordo com essas regras, para não infringir o Código de Ética da OAB.

Para que fique mais claro, vamos citar abaixo, algumas das ações e estratégias que são terminantemente proibidas:

  • É proibida a utilização de cores extravagantes em seu site e logo;
  • Produzir e divulgar conteúdos com o foco na mercantilização;
  • Ofertar consultas jurídicas em seu site (sejam pagas ou gratuitas);
  • Realizar postagens em espaços digitais sem cunho jurídico;
  • Divulgar textos que não sejam informativos ou com cunho jurídico;
  • Utilizar imagens de locais como em Foro, por exemplo.

Essas são algumas ações que devem ser evitadas no Marketing jurídico Digital de qualquer escritório de advocacia.

Por isso, esteja sempre atento para não ferir o código e ter muito sucesso com suas estratégias de marketing digital.

 

Marque presença nas redes sociais

Ao contrário do que muitos pensam, a presença de escritórios jurídicos e de advogados em redes sociais é cada dia mais essencial para um bom marketing digital.

Apesar de terem a “fama” de serem ambientes com pouca seriedade, a cada dia que passa, as redes sociais se tornam uma ferramenta com muito retorno para quem quer se destacar no meio digital.

Algumas das redes com maior aceitação dos clientes são:

As informações nesses meios são atualizadas constantemente, e isso pode ser muito bom para a atração e fidelização de clientes, pois você pode estar sempre presente e oferecendo muita informação de valor para os usuários.

 

Utilize recursos interativos

Como foi dito anteriormente, as informações se atualizam antes mesmo que possam ficar antigas, e devemos usar isso ao nosso favor.

Muitas vezes, os usuários passam rapidamente pelas redes e não tem muito tempo para ler textos longos e corridos, por isso, é importante se adaptar ao modo de consumo das informações.

Aproveite os inúmeros recursos que a internet nos oferecem e crie um engajamento com o público.

Estratégias interessantes são:

  • Use os “story” do instagram;
  • Produza enquetes;
  • Faça perguntas que interessam o público;
  • Faça vídeos curtos e informativos.

Essas estratégias são interessantes pois fazem o seu escritório e conteúdos se diferenciarem dos demais.

Além de engajar e interagir com o público, gera muita repercussão positiva e ainda aumenta consideravelmente a credibilidade do seu site ou rede social.

 

Trabalhe o SEO

Como nosso objetivo é te fornecer um guia completo para você implementar o marketing digital no seu escritório, não poderíamos deixar de falar das técnicas de SEO.

Para quem ainda não conhece, o Search Engine Optimization, ou SEO, é uma prática que visa configurar elementos dentro do site, para melhorar a experiência do usuário.

Como o marketing jurídico digital tem algumas regras a serem seguidas, de acordo com a OAB, o SEO pode ser um ótima ferramenta.

Isso se dá pois a otimização das páginas aumenta muito a probabilidade de pessoas que ainda não te conhecem, entrarem em contato com você em busca do seu serviço.

Dentre as técnicas de SEO, podemos citar:

  • Pesquisas por palavras-chave;
  • Chamadas para ação específicas (CTA);
  • URL’s “amigas”;
  • Conteúdos de qualidade para o seu site.

 

Aproveite o e-mail marketing

Uma outra maneira de estar sempre oferecendo conteúdos qualificados para os seus contatos, é o e-mail marketing.

Você pode enviar newsletter com novidades interessantes, ou replicar posts de blogs, que você considera relevante.

E melhor, você pode automatizar esses envios e até mesmo adicionar botões e links que levem o leitor até seu blog, ou site, por exemplo.

Mas se atente, vale lembrar que só é permitido enviar e-mails para usuários que você já entrou em contato e autorizam essa divulgação, para não ser penalizado pela OAB.

 

Impulsione os seus conteúdos

Como já foi dito anteriormente e já é um fato de conhecimento de todos, as informações divulgadas na internet estão em constante atualização e a quantidade de conteúdos disponibilizados é incontável.

Por isso, além de trabalhar as estratégias já citadas acima para se destacar, é muito importante que você patrocine alguns conteúdos e até mesmo o seu site.

Mecanismos como o Google Adwords ou até mesmo o Facebook Ads, podem ser seu braço direito na hora de ganhar mais visibilidade no marketing jurídico digital.

Esses mecanismos pagos são ideais para quem quer segmentar suas campanhas e aumentar ainda mais o custo-benefício de suas campanhas.

Suas campanhas podem ser segmentadas por:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Região;
  • Interesse;

Além de oferecem métricas e dados de análise, para que você possa ver quais campanhas e segmentações oferecem um retorno mais relevante, e adaptar as que estão em baixa, em busca de melhores números.

 

Conclusão

Depois de ler nosso guia completo sobre Marketing jurídico Digital, deu para perceber como é importante se fazer presente na internet, seja através de sites, blogs ou redes sociais.

Não perca mais tempo e saia na frente de seus concorrentes para ganhar mais destaque e credibilidade nesse novo veículo.

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dica para gente? Deixe seu comentário e nos ajude a melhor cada dia mais!

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