Ícone do site Agência de Marketing para Advogados e Escritórios de Advocacia

O que é marketing jurídico na prática?

Se você é um advogado ou está se formando, já sabe que o código de ética da OAB proíbe o uso de propagandas para obter clientes. Mas isso não significa que você deve esperar os clientes irem no escritório sem nunca ouvir falar do seu trabalho. Por isso, nesse artigo você vai aprender sobre marketing jurídico na prática e como usar no seu dia-a-dia.

O marketing jurídico, em resumo, é a posição dos escritórios no mercado de trabalho. As estratégias, no entanto, não devem ferir o código de ética da OAB. O uso delas vai fazer com que os clientes vejam quais são suas especialidades e quais os serviços que você está apto para oferecer.

Ao usar este método, você não só aumenta a procura pelo seu trabalho, bem como os clientes certos chegam também.

Quando a estratégia é bem feita, o marketing jurídico possui estes 7 passos:

  1. Definição do público a atingir;
  2. Objetivos a atingir;
  3. Elaboração de uma mensagem que alcance todos os tipos de leitores;
  4. Escolha de canais de relacionamento;
  5. Uso correto das redes sociais, de forma que atinja o público-alvo em cada uma delas;
  6. Definir um orçamento que supra todas as necessidades do marketing jurídico e;
  7. Análise dos resultados obtidos e melhora nos setores que não estão com o alcance esperado.

A etapa de planejamento

A saber, tenha em mente que um bom marketing jurídico na prática se inicia com o bom planejamento de um site do escritório de advocacia. Caso você possua um, ótimo! Mas, se não, faça o quanto antes.

Podemos comparar o seu site à uma fachada de escritório. O principal ponto de contato será através dele, portanto, invista para que ele seja agradável para qualquer um que o visite.

Ter uma página no Facebook não é suficiente, pois as melhores técnicas do marketing jurídico são aplicadas através de um site. Em suma, ele é essencial para um advogado que quer aumentar a demanda.

Caso não queira (ou não tenha) dinheiro para investir em um site, você pode criar um blog. Se o atualizar com bons conteúdos, já é um bom começo para todas as estratégias de marketing jurídico que você fizer.

Publicar artigos de várias categorias, mas que estão dentro da sua formação vai mostrar para os clientes que você entende do assunto, e, pois isso, deve ser contratado.

Isso gera valor antes mesmo da troca de contato. Desta maneira, você ganha a confiança do cliente.

Foi dito que uma fanpage não é suficiente, mas é vital ter uma. Apesar de uma página no Facebook não ser a única forma de trazer os resultados que se deseja, ela é crucial para atrair pessoas para o seu site.

Ela será um meio valioso para divulgar os seus conteúdos. Ao mesmo tempo, você pode aplicar o conceito para o Youtube, Instagram, Twitter e nas demais redes sociais. Esteja onde seus futuros clientes estão.

Porque o marketing jurídico é fundamental?

A palavra-chave para o marketing jurídico é posicionamento. Se o seu objetivo é agradar todas as pessoas, será muito provável que sua demanda vai seguir escassa. Tenha objetivos, e um público-alvo a atingir.

Além disso, quando você mostra suas habilidades em uma certa carreira, é muito provável de que quem está buscando por isso irá te contatar. Aqueles que atuam em várias áreas não são especialistas em nenhuma.

E, tenha a certeza disso: A maioria das pessoas que buscam um profissional do ramo de direito, quer que ele seja o melhor possível. Só uma autoridade no ramo consegue captar a confiança de seus clientes.

O marketing jurídico é uma estratégia crucial nas mãos de quem sabe utilizar, seja um deles

O mercado de trabalho é competitivo, e as áreas de direito são uma das mais concorridas do país. Só para você saber, a faculdade de direito está entre as dez carreiras mais buscadas pelos estudantes no Brasil.

Todos os anos, novos alunos saem de seus cursos em rumo ao trabalho. E muitos deles usam do marketing jurídico para aumentar os seus resultados. Creio que só com essas informações, já é o suficiente para você deixar de lado a procrastinação e começar a investir no seu trabalho.

É extremamente necessário você se destacar na área onde está. Quanto maior a visibilidade, mais clientes e maior a demanda no escritório. Tenha conhecimento dos seus diferenciais e faça com que eles tenham notoriedade dentre os demais.

Agora que você já sabe como é o marketing jurídico na prática, comece a utilizar. Quanto mais hábeis forem as estratégias que utilizar, melhor. Assim, o seu escritório ganha cada vez mais reconhecimento. Coloque em prática essas técnicas, e, junto a sua base, veja o seu faturamento crescer a cada dia que passar.

Sair da versão mobile