Como medir o ROI de um site para advogados ou escritórios de advocacia

O Brasil tem mais de 1 milhão de advogados ativos, conforme dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Mediante a existência de tantos profissionais, a principal orientação é se destacar. Para isso é recomendado o investimento em marketing jurídico. Por consequência, em um site para advogados ou escritórios de advocacia.

Mas a dúvida é: de fato há retorno nesse investimento? Só há uma maneira de chegar a essa resposta. É medir e comparar o valor para criar e manter uma página na internet com o resultado do investimento.

Não é uma comparação difícil de fazer. Especialmente se o advogado ou o escritório de advocacia já possui uma estratégia de marketing jurídico. Muitas agências especializadas incluem a construção de um site como ponto chave para o sucesso das ações de marketing. Principalmente em razão do Código de Ética da OAB, que determina como deve ser feita a publicidade na advocacia.

Recentemente, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) atualizou as regras. Agora não só permite o marketing jurídico. Mas também estabelece o conceito de publicidade de conteúdos jurídicos: “divulgação destinada a levar ao conhecimento do público conteúdos jurídicos”.

Em geral, existem dois meios para esse tipo de publicidade. Um são os sites para advogados. Outro, as redes sociais. Afinal, qualquer pessoa com conhecimento básico de marketing digital sabe que o compartilhamento de conteúdos do site nas redes sociais contribui para o aumento de visitas à página.

O Brasil tem mais de 116 milhões de pessoas na internet. É o correspondente a 64,7% da população. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro de 2018. Portanto, imagine se 0,1% (116 mil) dessas pessoas forem levadas ao site semanalmente. Significará perto de 500 mil visitas ao mês.

Para muitos, esses números são justificativa suficiente para se elaborar um site para advogados. Até porque é alto o potencial que pode ser alcançado. No entanto, será que realmente compensa o esforço de sustentar uma presença profissional no meio digital?

É uma pergunta importante, cuja resposta está na análise do Retorno sobre o Investimento (ROI) feito no site para advogados.

Cálculo ROI de um site para advogados

Vivemos a era digital. No entanto, há restrições publicitárias e de propaganda impostas ao mundo do Direito. Por isso, é comum haver dúvida. Deve-se investir ou não em um site para advogados?

A OAB é enfática em seu Código de Ética. Pois, determina que a advocacia não é uma atividade mercantil. Por outro lado, os escritórios não deixam de ser um negócio. Sendo assim, a criação de sites para advogados acaba sendo útil. Afinal, é uma ferramenta pela qual os profissionais podem mostrar seus serviços. Além disso, podem atuar na captação de clientes. Aliás, essa é uma métrica importante para o cálculo do ROI.

Entretanto, primeiro é preciso saber: o que um site de escritório de advocacia deve conter e quais são os custos relacionados. Na sequência é que se estima os resultados, considerando os clientes.

O que um site de escritório de advocacia deve conter

1. Domínio

A importância de um site para advogados não está somente no fato de ser um meio virtual para informar ao mercado o que o profissional faz. O site para escritórios de advocacia também é um canal de contato com parceiros e clientes.

O domínio é o “endereço” onde as pessoas encontram o advogado. Em uma analogia, todos temos o endereço que consta na fatura da conta de luz. É o que nos serve como comprovante de residência.

No mundo digital, o domínio é a localização de um profissional. É um espaço que precisa ser contratado. Portanto, tem um custo.

Um dos principais sites para registro de domínio é o Registro.br. Segundo informações publicadas na página, o custo para registro de um domínio é de apenas R$ 40,00 por ano. Será o valor considerado para o cálculo do ROI. Representa um valor mensal de R$ 3,33.

2. Hospedagem

Na mesma analogia do domínio, a hospedagem é como se fosse “para onde os móveis são levados”, depois de saber o “endereço”. Portanto, é onde permanecerão salvas todas as informações que constarão no site para advogados.

Assim como o domínio, a hospedagem também precisa ser contratada. Então, é mais um valor que os escritórios ou profissionais de advocacia tem de arcar. Principalmente no caso de querer construir um dos melhores sites para advogados da internet.

Existem algumas empresas que oferecem serviços de hospedagem. No entanto, há agências de marketing jurídico que preferem atuar com servidor próprio. Assim, tem maior controle sobre a criação de sites para advogados. A cobrança dos valores é mensal. Mas o custo varia. Enfim, para o cálculo do ROI será considerado o valor de R$ 400,00 ao mês.

3. Desenvolvimento de site para escritórios de advocacia por agência de marketing

Na montagem de escritórios de advocacia físicos são duas as possibilidades: ou o próprio advogado compra os móveis e organiza sua disposição ou é contratado uma pessoa design de interiores para fazê-lo.

O desenvolvimento de site para escritórios de advocacia segue esse mesmo raciocínio. Sendo assim, ou o advogado planeja a disposição das informações na página e cria o site; ou contrata uma agência especializada em marketing jurídico para construir o que pode ser um dos melhores sites para advogados.

Todavia, o valor do desenvolvimento de site para escritórios de advocacia por agências também varia. Conforme o porte e o nível de conhecimento da agência em marketing jurídico. O cálculo do ROI será com média em valores apurados no mercado, ou seja, R$ 1.500,00. É um pagamento único. Por isso, contabiliza no ROI somente no primeiro ano do site para advogados. Portanto, será usado no cálculo do ROI o valor diluído pelos 12 meses, ou seja, R$ 125,00.

4. Desenvolvimento de site para advogados por conta própria

Dependendo dos recursos disponíveis, a opção pode ser criar o site por conta própria. Afinal, é a opção sem custo. Contudo, apenas aparentemente. É preciso considerar um ponto. Nesse contexto, contabiliza-se no ROI as horas de trabalho do advogado dedicadas ao projeto.

Segundo a Tabela de Honorários Advocatícios da OAB/SC, o valor de uma consulta é R$ 350,00 a hora. Portanto, um dia de trabalho do advogado dedicado a isso pode representar um custo de R$ 2,8 mil. Esse é o valor que deve ser considerado no ROI, porém diluído pelos 12 meses do ano: R$ 233,33. Afinal, tempo é um ativo importante na sociedade atual.

5. Produção de conteúdo para blog jurídico por agência de marketing

Tanto quanto o escritório físico precisa ser limpo e organizado, também o site para advogados precisa de atualizações. Principalmente porque criar o site e deixar a página disponível na internet é como montar todo o escritório e esperar que as pessoas o notem ao passarem por ele.

Assim sendo, nota-se o quanto a divulgação é importante. Mas no caso da internet, é mais que isso. É preciso estar bem colocado nos sites de busca. Portanto, no Google. A forma mais fácil de conseguir isso? Com o uso de técnicas de SEO na produção de conteúdo para o blog jurídico.

Novamente, há duas formas de o advogado elaborar esses conteúdos. Uma é o profissional mesmo escrevê-los. A outra é contratar uma agência. Praticamente todas possuem especialistas em produção de conteúdo para blog jurídico.

Mas, em geral, as agências também trabalham com planos de conteúdo. Entretanto, o valor não é fixo. Varia em função do que contempla cada plano. Como valor médio mensal para o cálculo do ROI será considerado R$ 400,00 o plano.

6. Produção própria de conteúdo para blog jurídico

Advogados estão habituados a escrever. Afinal, é a essência do seu trabalho. Dominam a redação de pareceres e outras pessoas jurídicas. Sempre precisam relatar acontecimentos. Também, argumentar de forma a municiar assessorados e juízes com informações.

Sendo assim, é muito natural que optem por produzir os próprios conteúdos para a página publicada na internet. Com isso, esperam ter um custo a menos na criação de sites para advogados. No entanto, é preciso relembrar que nesse caso há sim um custo. Na produção do conteúdo para o blog jurídico o que conta é o tempo do advogado.

Mas como valorar o tempo? Pela Tabela de Honorários Advocatícios da OAB/SC, o valor de uma consulta é R$ 350,00 a hora. Portanto, no caso de o advogado ocupar 8h no dia para escrever dois conteúdos, o valor desse trabalho terá sido R$ 2,8 mil. É o que deve constar no cálculo do ROI.

7. Manutenção

Na analogia com o escritório físico, uma vez pronto o local, é preciso garantir sua manutenção. A fechadura precisa trancar a porta. Dessa maneira, evita-se a entrada de qualquer pessoa desagradável. Além disso, as janelas têm de poder ser abertas para o ar circular e assim por diante.

Um site exige essa mesma atenção. Dessa maneira, uma vez publicado na internet, é necessário que ele permaneça online todas as horas do dia. A pessoa que for acessá-lo tem de poder navegar por ele com tranquilidade. Tudo isso se garante com a manutenção.

Agências de marketing detém conhecimento e profissionais especializados. Com isso, podem garantir o funcionamento do site. Até mesmo agilidade para solucionar qualquer contratempo. Esse serviço tem um custo aproximado de R$ 500,00 ao ano. Representa um valor aproximado de R$ 42,00 a cada mês.

Cálculo do ROI para criação de sites para advogados na prática

Para saber o Retorno sobre o Investimento em um site para advogados é preciso fazer o seguinte cálculo:

ROI = (valor arrecadado – investimento)/ investimento

Enfim, o total de investimento a ser feito, já foi levantado:

ServiçoR$ Agência de Marketing JurídicoR$ site feito pelo advogado
Registro3,333,33
Hospedagem400,00400,00
Desenvolvimento125,00233,33
Conteúdo400,002.800,00
Manutenção42,0042,00
970,33 mensal no primeiro ano3.478,66 mensal no primeiro ano

Mas falta saber o valor arrecadado com o site para advogados. Não há como calcular o ROI sem esse número.

Esse valor é representado pela quantidade de pessoas que visitaram o site e realmente contrataram os serviços do advogado. A partir da taxa de conversão é que se chega ao valor arrecadado.

Taxa de conversão dos melhores sites para advogados

A informação mais importante para saber a taxa de conversão é o número de visitantes do site. É preciso acompanhar o desempenho da página recém lançada para saber quantas foram as visitas. Mas, para poder realizar o cálculo é possível considerar 100 visitas ao dia. Um total de 3 mil visitas no mês.

Na média de mercado, os melhores sites para advogado possuem uma taxa de conversão de 4%. Entretanto, um site recém lançado pode ter uma conversão menor. Talvez, 1%. Portanto, de 3 mil visitas, 30 podem ser os visitantes interessados nos serviços do advogado. Então, qual será o valor arrecadado?

De volta à Tabela de Honorários Advocatícios da OAB/SC, o valor é de R$ 350,00 por hora por uma consultoria. Então, no caso de cada pessoa contratar uma hora de consultoria, o advogado terá recebido R$ 10.500,00 em honorários. Esse é o valor arrecadado a ser considerado para o cálculo do ROI.

ROI de sites para advogados

Por fim, basta incluir os valores apurados na fórmula para saber o retorno sobre o investimento em um site para advogados:

ROI = (10.500 – 970,33)/ 970,33

ROI = 9,82

Esse valor é multiplicado por 100 para saber o percentual do ROI. Nesse caso, o retorno é de 982%.

Portanto, o retorno por investir em um site para advogados desenvolvido por agência de marketing pode se aproximar de 982%. Um retorno quase 10 vezes superior ao investimento realizado.

É um resultado quase 5 vezes maior ao que o advogado pode obter se fizer o site por conta própria. Constata-se então que profissionais de advocacia podem ter mais sucesso com o site desenvolvido por uma agência de marketing jurídico.

Site para advogados ou escritórios de advocacia: como usar e ter retorno

Conclusão

Com a vida cada vez mais online, a internet é o caminho natural para contratar serviços. Incluindo os de advocacia.

As pessoas sempre recorrem à internet nos tempos atuais. É o principal recurso para obter ajuda. Por isso a importância de um site para advogados. Afinal, a página na internet é uma espécie de “fachada virtual”. Mas que permite ver além da placa exposta na entrada.

O site apresenta o currículo do profissional, quem são os advogados que trabalham no escritório, as áreas de atuação e quais demandas podem solucionar.

Tudo isso contribui para um visitante tomar a decisão de entrar em contato com o advogado. Além disso, a internet é “terra sem fronteiras”. Portanto, amplia a possibilidade de pessoas de todas as partes do país consultarem o site. Essa é mais uma razão para o site para advogados ser completo.

Por fim, existem diferentes modelos de sites para advogados. Os que oferecem desenvolvimento gratuito são menos personalizáveis. Diferente dos modelos de sites para advogados elaborados por agência especializada de marketing jurídico.

Também há diferença no retorno sobre o investimento nas formas de criação de sites para advogados. O desenvolvido por profissionais de marketing jurídico dispõe de um ROI cerca de 5 vezes maior.

Enfim, não faltam informações sobre a importância de um site para advogados. Portanto, só há uma decisão a tomar: criar uma página na internet que pode trazer retorno ou evitar o investimento e abrir mão da captação de clientes.

A JuriDigital sabe o sucesso que espera profissionais bem posicionados na internet. Entre em contato para avaliar as possibilidades para se destacar no meio digital.