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Google Ads para Advogados: Tendências para 2022

Uma boa estratégia de tráfego orgânico é vital para qualquer advogado que tenha presença online hoje. Marketing de conteúdo forte, técnicas de SEO, site otimizado. Todos ajudam para que o site suba nas pesquisas. Mas, com um pouco de investimento também é possível entrar no mundo dos anúncios e ter resultados ainda melhores. Por isso se deve entender como funciona o Google Ads para advogados.

Hoje, sem dúvida, o Google Ads é a plataforma mais usada para anúncios pagos.

Com a criação de campanhas certas, com segmentação e monitoramento, é possível atingir os primeiros lugares da pesquisa sem gastar muito. Confira abaixo as tendências de 2022 de Google Ads para advogados.

O QUE É O GOOGLE ADS?

O Google Ads (anteriormente Google Adwords) é a plataforma de anúncios da marca. Através dela é possível criar anúncios e vincular nos vários produtos da Google como Youtube, Gmail e Play Store.

Com o Google Ads o advogado anuncia para um público segmentado. Além disso, garante que seus serviços apareçam para as pessoas certas. As palavras-chave nas campanhas são o principal meio de se obter isso hoje.

Hoje o Google Ads trabalha com 8 tipos principais de anúncios:

Rede de Display

Campanhas de anúncios na rede de display englobam todos os sites, blogs e portais parceiros do Google. Podem aparecer em formato de banner ou texto. Também possui uma ótima segmentação. Se pode escolher os temas dos sites que exibirão bem como o público que a atingir.

Rede de Pesquisa

Campanhas de anúncios na rede de pesquisa focam nos resultados de pesquisas do buscador. Se encontram no topo e no fim da página.

São as mais usadas pelos advogados pois atingem os usuários que estão em busca de algo no Google. Seja um serviço ou a solução para seu problema. Portanto é simples de usar. Além disso, só se cobra pelo número de cliques no link. 

Shopping

É o tipo de anúncio ideal para divulgar produtos. Pois este já retorna com imagem e valor. Além disso, um link para o site. 

Como a OAB não permite o anúncio direto de ofertas, advogados não devem usar.

Vídeo

 

São os anúncios em formato de vídeo. São vistos mais no Youtube, com sua exibição antes ou durante os vídeos da plataforma. Eles oferecem a opção de links que enviam para a landing page.

O Código de Ética permite vídeos. Desde que apenas informem ou ensinem algo. Por exemplo: Um vídeo sobre uma nova lei que entrará em vigor com o link para um artigo do site com mais detalhes, caso o usuário ainda tenha dúvidas.

Discovery

O Discovery é uma ferramenta do Google onde os usuários entram para se informar e, como o nome já sugere, descobrir novas coisas. As campanhas para o Discovery também trabalham com segmentação e são entregues de acordo com a configurações e palavras-chave definidas.

Aplicativos

Opção ideal para anunciar aplicativos. Os anúncios podem aparecer em todos os sites da marca Google e da rede de display.

A INTERFACE

Dentro do Google Ads existem alguns menus para facilitar a navegação:

Visão Geral

 É o local para ver um resumo das campanhas. É possível filtrar apenas o período desejado. Se pode criar uma nova campanha por aqui também.

Campanhas

Aba de comando das campanhas. Aqui é possível ver um resumo de todas que já foram criadas, bem como acesso ao orçamento, status e tipo. Também se encontra um resumo de tráfego e gastos. O gráfico desta área é um bom começo para mensurar resultados.

Configurações

Como o nome já sugere, mostra as configurações da campanha e dados sobre ela, em resumo: Orçamento, tipo de campanha, data de início e término e status.

Histórico de alterações

Todas as alterações na conta, nos anúncios, no lance e nos orçamentos estão nessa aba. É possível filtrar por datas e exportar os dados para maiores análises.

Locais

Um ótimo método do Google Ads para advogados. Afinal, é possível segmentar e até mesmo excluir locais das campanhas. Como a maioria do suporte é presencial e ter clientes na região é preciso, deixe seus anúncios apenas nos lugares que são foco.

Metas de desempenho

É possível estabelecer metas de volume, gasto e eficiência dentro do Google Ads.

Grupos de campanhas

Aba para ver os grupos de campanhas. Ainda mais quando se fala de muitos assuntos, criar grupos de campanhas ajudará a ver os resultados de forma mais eficaz.

Relatórios

Fica na barra superior e cria relatórios para ajudar a medir as métricas de campanha.

GOOGLE ADS PARA ADVOGADOS – REGRAS

Havia muitas dúvidas até o ano de 2021 se podiam existir anúncios pagos por parte dos advogados. Isso porque as regras do Código de Ética da OAB e no Provimento de 2000 não tinham esse tópico. Já que não se fazia tais práticas quando se criou ambos.

Mas, com o Provimento 205/2021, a Ordem deixa claro que pode haver anúncios pagos na estratégia de marketing jurídico. No entanto, alguns detalhes precisam ser vistos.

O Art 4º diz que se pode desde que sigam as regras do inciso V do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Ainda no Provimento 205/2021 existe um adendo no anexo único sobre aquisição de palavras-chaves que diz:

“Permitida a utilização de ferramentas de aquisição de palavra-chave quando responsivo a uma busca iniciada pelo potencial cliente e desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos. Proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo.”

Isso diz que todas as palavras-chave precisam ser diretas e reais. Ou seja, não podem induzir ao erro. Além disso, precisam manter a ética da profissão.

Também se proíbe usar vídeos, imagens ou textos que indiquem ganhos materiais vindos do exercício da profissão.

 GOOGLE ADS PARA ADVOGADOS – COMO REALIZAR UMA BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING JURÍDICO

Os anúncios pagos são uma ótima opção para alcançar mais pessoas e ter novos clientes. Mas, para serem efetivos, precisam de uma estratégia certa, caso contrário você apenas vai perder dinheiro.

Confira abaixo algumas dicas para realizar uma boa estratégia de marketing jurídico no Google Ads para advogados:

Entenda as necessidades do seu cliente

É preciso analisar todo o cenário antes de botar a mão na massa. A maioria dos clientes entram no Google à procura de respostas para seus problemas.

Com isso em mente, pergunte: O que meu cliente quer hoje?

Se o advogado atua na área trabalhista, alguns tópicos frequentes seriam:

Já se a área de atuação é a civil, os tópicos mudariam. Poderiam entrar assuntos como:

Por isso é tão importante entender quais as dores daqueles que poderão se tornar clientes, para, aí sim, começar os próximos passos.

Escolha bem as palavras-chave

Sabendo a real “dor” do público, escolher as palavras-chave para criação do anúncio é a próxima etapa.

Palavras-chave muito amplas como “Direito”, “Advogado” e “Escritório de Advocacia” não vão muito bem, pois a concorrência é enorme. É quase impossível alcançar os primeiros lugares.

Aqui é colocado em prática a pesquisa anterior. De acordo com o perfil do cliente e o serviço que se pretende oferecer, é criado o conjunto de palavras que serão usadas. 

O ideal é que cada anúncio seja focado em um objetivo único. Ou seja, se o advogado atua em direito criminal, não deve montar um anúncio genérico usando apenas essas palavras ou similares. Assim sendo, deve criar um grupo de anúncios com palavras-chave que seus clientes buscam no Google.

Use CTAs

Call to Action (CTA) são as chamadas para ação. Expressões que despertem o interesse do usuário e o instiguem a clicar naquele anúncio ao invés de tantos que estão na página. 

É sempre bom lembrar que a OAB proíbe anúncios que oferecem algo. Então não se deve usar palavras como “Oferta”, “Brinde”, “Grátis” e afins.

Os CTAs no caso do marketing jurídico devem focar nos benefícios que serão entregues. Ou o que será resolvido ao clicar no link.

Use a ferramenta de palavras-chave negativadas

Muitos focam nas palavras-chave e esquecem do poder das palavras-chave negativas. Esses são os termos que não devem ser ter relação com o seu anúncio.

Por exemplo: Um advogado trabalhista pode adicionar as demais áreas jurídicas. Assim, se alguém pesquisar “Advogado Civil”, o anúncio não vai aparecer.

Outras palavras muito utilizadas são: “Grátis”, “Gratuito”, “Vagas”, “Emprego”, “Preços”.

Locais também podem ser palavras-chave negativadas. Se o escritório fica em uma local que pode ser confundido com outro, por exemplo. Digamos que um profissional atenda em um bairro em São Paulo. E que em Curitiba exista um bairro com o mesmo nome. Se pode negativar a palavra “Curitiba” para que o anúncio não apareça em buscas dessa região. A segmentação por local também ajuda nesse processo.

Aplique técnicas de SEO Local

Ainda falando de local, aplique as técnicas de SEO local. Manter o cadastro do Google Meu Negócio em dia e inserir as direções do escritório no Google Maps. 

Muitos usuários pesquisam sobre a reputação da empresa antes de entrar em contato, então é bom conseguir reviews positivas dentro deles. 

Prepare sua landing page 

Além do SEO local outro ponto é preparar a landing page. Ou seja, a página de destino no site. Um anúncio bem feito pode chamar a atenção e render cliques. Mas o site também precisa estar pronto para a tarefa de reter novos clientes.

Tenha um bom conteúdo, que cumpra com o que foi prometido no anúncio e botões de contato de fácil acesso, seja por formulário ou por redes sociais. Além disso, o site precisa ser responsivo, carregar rápido e funcionar sem problemas em todos os lugares.

O anúncio é a porta de entrada, mas o negócio é feito nas etapas seguintes.

Realize testes

Os chamados testes A/B são testes para entender o que tem de melhor e o que tem que ser mudado. 

Teste formatos, textos, imagens, vídeos diferentes para cada campanha e ir adapte conforme os resultados forem saindo.

Mensure os resultados

Criar é útil, mas acompanhar é crucial. O próprio Google Ads possui uma aba de relatórios para que se possa acompanhar os resultados de suas campanhas durante o período delas.

Além do ROI (Retorno Sobre Investimento), deve-se olhar: Os números de retenção, de novos leads e novos clientes. Com os resultados em mãos, será possível planejar os próximos passos.

TENDÊNCIAS DE GOOGLE ADS EM 2022

Usar a base de clientes para a estratégia de segmentação

Se o profissional já possuir uma base de clientes sólida, seja por criação de newsletter ou cadastro prévio de clientes, ela deve ser utilizada para facilitar a estratégia de segmentação de anúncio.

Principalmente em escritórios que oferecem mais de um serviço, ela pode ser uma ótima ferramenta. 

Se possível, realize pesquisas com esse mailing para entender suas principais dúvidas e o que eles mais pesquisam na área jurídica. Isso ajudará a criar um pack de palavras-chave ainda mais adaptado para a realidade dos clientes.

Foco na efetividade

Quando se cria uma campanha no Google Ads para advogados, é básico olhar todas as métricas para entender se ela é de fato efetiva. Mas a maioria foca mais no valor investido, e esquece de outras premissas que também importam.

Em 2022, avalie se a campanha é efetiva, ou seja, quantos clientes vieram através dela.

Afinal, o que vale mais: Vários anúncios baratos, mas sem retorno ou poucos, porém bem segmentados que trazem novos clientes, ainda que com um valor um pouco mais alto?

Foco na resolução de problemas

A maioria das campanhas de Google Ads são focadas em ofertas atrativas para o cliente. Mas, no caso do marketing jurídico, essa ação é proibida e os anúncios não podem entregar ofertas ou gratuidades.

Dessa forma, o advogado precisa focar seus esforços em criar campanhas que atinjam o consumidor e resolva os problemas que eles possuem. 

Muitos usuários consultam o Google para tirar dúvidas jurídicas. Um funcionário que foi demitido de forma injusta, por exemplo, irá procurar quais medidas podem ser tomadas por ele nessa situação. Se o escritório for especialista em Direito Trabalhista, precisa englobar palavras-chave e anúncios que ofereçam a ele orientação de como agir.

CONCLUSÃO

Com a OAB dizendo o que se pode ou não na criação de anúncios pagos, muitos decidiram incorporar essa ferramenta à sua estratégia de marketing jurídico.

Anúncios pagos são permitidos, desde que não sejam usados para a oferta de serviços jurídicos. É aí que o conteúdo precisa se tornar a chave para o sucesso.

O Google Ads oferece uma série de campanhas e anúncios para que o advogado possa se destacar e conseguir mais clientes. Para 2022, a tendência é focar na resolução de problemas e em campanhas efetivas.

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