Ícone do site Agência de Marketing para Advogados e Escritórios de Advocacia

Diferença entre sócio e sociedade em escritórios de advocacia

Embora os termos sócio e sociedade compartilhem de algumas similaridades, são diferentes quando fazemos uma equiparação nos negócios. Ambas contam com prós e contras, portanto, cabe aos interessados avaliarem todas as possibilidades. 

Por isso, escolher este caminho, é como se inserisse uma válvula de alívio na saúde financeira da marca que nasceu. Para entender melhor sobre isso, continue com a gente e desfrute das informações.

O que são sócios?

Eles se formam quando duas ou mais pessoas entram em um negócio juntas. Alguns parceiros contribuem apenas com dinheiro, enquanto outros trabalham ativamente na empresa. 

Os sócios não recebem salários, por não serem empregados. Uma empresa pode fazer negócios usando os nomes dos sócios. E o Código Civil Brasileiro, em seu Artigo 1001 e 1004, relatam que: 

Como fazer a escolha dos sócios?

Para o sucesso de uma sociedade é importante que os papéis e as responsabilidades sejam claras e definidas para cada um dos envolvidos, buscando sempre obter o melhor aproveitamento dos pontos fortes de cada sócio, para o desenvolvimento da empresa. 

O respeito pela parceria é fundamental, pois permite conduzir melhor o negócio e assim, fazer da sociedade um grande sucesso. Listamos abaixo, algumas características importantes que um sócio deve ter:

Já que falamos sobre os sócios, a pergunta que vem à mente é: O que são as sociedades de advogados? Qual a importância da escolha da sociedade? Essas perguntas serão respondidas logo abaixo:

O que são sociedades?

Trabalhando como motores elétricos industriais, estão as sociedades, que geram energia suficiente para as equipes trabalharem em direção a objetivos comuns. Cada uma delas capitaliza seus pontos fortes e têm tarefas específicas atribuídas. 

Todas compartilham recursos, inclusive o investimento financeiro. Como resultado, eles dividem lucros ou perdas. O mesmo Código Civil, em seu Artigo 981 entende que: 

Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. A atividade pode restringir-se à realização de um ou mais negócios determinados.

Dentre os tipos de sociedade, nós temos:

Diferença entre sócio e sociedade

Não existirá sociedade sem a presença de sócios. Estes últimos são pessoas que assinam um contrato e iniciam uma sociedade. Dentre as obrigações estão o fornecimento de uma quantia para que a marca dê o ‘pontapé inicial’ referente a todos os gastos, sejam eles materiais administrativos, contratação de colaboradores, compra de câmaras de refrigeração (dependendo do nicho escolhido) e outros.

Quanto maior for esse montante, mais quotas (quando for sociedade limitada) ou ações (quando for sociedade anônima) o profissional terá direito. É correto afirmar que, para o prolongamento e sucesso deste dia a dia, escolha amigos e familiares com boa índole, certa estabilidade financeira e entendimento no que diz respeito a este nicho.

Faça reuniões constantes e exponha todos os pontos positivos e negativos daquela semana, mês ou ano. Crie uma cultura empresarial sadia desde o primeiro minuto de empresa e passe essa cultura para os líderes que farão o trabalho de fazer essa cultura se potencializar entre os funcionários. 

O que achou do texto de hoje? Já sabia a diferença entre sócio e sociedade? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais

Sair da versão mobile