Google Ads para advogados funciona?

Muito se pergunta sobre campanhas de Google Ads para advogados e escritórios de advocacia. Seja por conta do código de ética da OAB, orçamento para se iniciar ou, principalmente, se essa ferramenta traz resultados.

E podemos afirmar, que para todas as perguntas acima, a resposta é positiva. Quem tem interesse em fazer o investimento para aumentar a demanda do seu escritório de advocacia deve usar.

Se a dúvida gira em torno das regras do código de ética da OAB, não é preciso se preocupar. Basta trabalhar anúncios informativos e que levam até um contato da empresa, nunca mercantilizando o serviço.

Outra preocupação de muitos advogados recém-formados, é o valor do investimento inicial. E podemos afirmar que com valores a partir de R$ 200 por mês, é possível fechar mais de um contrato.

E por último, o tema deste nosso artigo: Google Ads para advogados funciona? Ao longo do texto, vamos falar um pouco mais sobre a ferramenta. Além disso, como trabalhamos com os anúncios de nossos clientes. Por fim, te mostrar que funciona e pode ser uma ótima maneira de aumentar a demanda do seu escritório.

O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade. Seu objetivo é permitir que os usuários anunciem produtos, serviços e até eventos. Tudo isso em um dos maiores mecanismos de busca da internet, o próprio Google.

Além disso, faz com que o seu anúncio apareça nas melhores posições das pesquisas. Afinal, oferece segmentação para direcionar as campanhas da melhor maneira possível. Por fim, traz diversas métricas para mensurar os resultados.

Ou seja, a própria ferramenta te ajuda a encontrar os usuários que são de seu interesse e podem trazer retorno financeiro. Da mesma forma, oferece ferramentas para ver onde a campanha traz melhores resultados e onde e como pode ser melhorado.

Dentro das opções de segmentação que você pode encontrar no Google Ads, podemos citar algumas das mais importantes: 

  • Público alvo
  • Canais
  • Dispositivos acessados
  • Idade
  • Idioma

Código de Ética da OAB e o Google Ads

Agora que já falamos sobre a ferramenta de anúncios do Google de uma maneira geral, vamos falar um pouco sobre as restrições do Código de Ética da OAB. Bem como trabalhar os anúncios sem ferir nenhuma regra dele.

Há alguns anos já trabalhamos com o Google Ads para advogados, sempre de acordo com as regras que visam manter as campanhas direcionadas e sempre com o foco institucional

Para facilitar a vida dos advogados, em junho de 2021 o Conselho Federal da Ordem dos Advogados aprovou mais dois artigos do Provimento 94/2000, que tem como objetivo flexibilizar as ações de marketing na advocacia.

E um dos artigos fala sobre a liberação dos anúncios pagos, seja através do Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.

De todo modo, é preciso seguir algumas regras, como, por exemplo:

  • Evitar os veículos vedados pelo artigo 40 do Código de Ética e Disciplina;
  • Não trabalhar com o foco na venda dos serviços;
  • Não realizar a captação de clientela direta;
  • E não empregar excesso de recursos.

Ou seja, assim como em qualquer outra estratégia de marketing jurídico, é preciso fazer com que as pessoas busquem pelo seu serviço, a partir de informações.

Seja através do seu website jurídico, ao compartilhar informações dos integrantes e áreas de atuação. Através do blog, com artigos e notícias inovadores e de relevância. Ou até mesmo através dos anúncios, enviando os usuários para conhecer mais informações em sua página.

Como o Google Ads pode Trazer Resultados?

Quando falamos em investir em tráfego pago para escritórios de advocacia, sempre temos em mente que o objetivo é divulgar a imagem do advogado ou do escritório para pessoas que podem ter interesse no seu serviço, mas ainda não conhecem.

Ou seja, você abre uma porta para que pessoas que não estão em seu ciclo ou em seu radar de prospecção de clientes tenham ciência do seu serviço e saibam que você é capaz de ajudar de alguma forma.

Desse modo, o leque de clientes cresce de uma maneira que não seria possível sem você investir dessa forma. Por exemplo: Caso fizesse uma divulgação boca a boca ou até mesmo ações de marketing na sua cidade, não alcançaria o mesmo público.

O mais interessante, é que ao contrário das mídias físicas como, cartão de visitas, panfletos e até outdoor, quando se investe no Google Ads, o ticket médio por cliente é muito mais baixo.

Como o Google Ads funciona?

Ainda não entendeu? Vou explicar na prática.

O Google Ads funciona a partir de um montante inicial, como se fosse um serviço pré-pago. Assim, ele será gasto de acordo com o decorrer da campanha.

A ação que gera os gastos dentro das campanhas são chamadas de cliques. Podemos dizer que os cliques são a ação que um usuário tem de encontrar o seu anúncio em uma pesquisa e clicar nele, indo até o seu site ou para o envio de uma mensagem.

E cada vez que uma pessoa clica no anúncio, o saldo vai sendo gasto e possíveis clientes vão entrando na sua rede de contatos. Aqui na Juridigital, nós temos para a grande maioria dos nossos clientes um valor médio do clique de R$1,50.

Sendo assim, com um aporte mensal de R$300 reais, você tem cerca de 200 pessoas acessando o seu site e conhecendo os serviços que você tem.

Infelizmente, os cliques não são garantia de clientes que vão fechar contratos, mas já servem como uma apresentação da sua empresa, que pode ser chamada caso o usuário precise de algum serviço ligado ao que você oferece.

Quanto devo investir no Google Ads?

Mas você pode estar se perguntando: Quanto eu preciso investir para conseguir fechar um contrato? Essa pergunta é relativa e vai depender da sua região, área de atuação e até mesmo da concorrência.

Entretanto, ao longo dos anos em que trabalhamos com Google Ads para advogados, conseguimos levantar algumas médias:

Com um investimento de R$200, é possível obter:

  • 55 a 75 cliques
  • Até 20 contatos

Tendo em vista o valor inicial para o mês de campanha e o valor que um contrato pode trazer para o balanço da empresa, fica claro que o Google Ads vale a pena.

Vale lembrar que os contratos fechados dependem mais do poder de negociação e no interesse de ambos, do que no poder da ferramenta. Afinal, o contato já foi entregue em suas mãos, o que resta é finalizar o processo.

Conclusão

Sendo novo no ramo, se precisa buscar por clientes sem investir muito, ou se já possui um escritório de relevância e tem interesse em atender novas áreas, o investimento em anúncios pode ser uma opção.

Tanto pelo custo benefício, quanto pelo esforço para a atração dos clientes. Existem empresas como a Juridigital que são especialistas nisso e vão exigir como esforço apenas um feedback sobre os resultados para manter tudo ajustado.

Basta passar o direcionamento correto sobre o serviço oferecido e sobre o público de interesse do seu escritório e deixar que nossos especialistas criem, configurem e mantenham suas campanhas sempre atualizadas.

Entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre e como podemos te ajudar a aumentar o leque de clientes sem ter que sair de casa para isso.