Como fazer Marketing Jurídico sem Ferir as Regras da OAB

Melhores estratégias de Marketing para o advogado

O marketing jurídico é uma revolução no que diz respeito à divulgação de advogados, escritórios de advocacia e também em relação à captação de clientes para estes profissionais.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é importante criar estratégias de divulgação. Um site bem organizado pode ser um grande diferencial, como mostramos nesse outro artigo: Como um site para advogados ou escritórios de advocacia contribui para o marketing jurídico.

Contudo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é bastante enfática quanto às regras de publicidade.

O capítulo 4º do Código de Ética e Disciplina da OAB, que trata da propaganda para advogados e escritórios de advocacia, estabelece várias normas que precisam ser seguidas à risca.

Diante disso, como fazer um marketing jurídico assertivo sem ferir as regras da OAB?

Para responder a esta pergunta, é preciso entender o que pode e o que não pode ser feito. Desta forma será muito mais fácil e assertivo traçar estratégias de marketing jurídico. Acompanhe:

O que é permitido pela OAB?

Primeiro de tudo: é um equívoco achar que a OAB, ainda que regulamente as regras de divulgação, proíba o marketing jurídico.

Na realidade, a Ordem encoraja este tipo de estratégia, desde que estejam dentro dos princípios éticos que permeiam a instituição, pois todas as normas não visam cercear o direito à divulgação, mas sim garantir a integridade e a imagem do profissional de direito e tudo o que representa.

Seguindo esta linha de raciocínio, as normas deixam de ser impositivas para fazerem todo o sentido, certo?

Veja como você pode trabalhar o planejamento estratégico do marketing jurídico sem a partir do respeito ao Código de Ética da OAB:

Você pode (e deve) ter um site na internet

Sim, a OAB permite que advogados e escritórios de advocacia estejam na internet através de sites profissionais e focados em divulgar o profissional e aquilo que ele é especialista.

Na verdade, como já informamos anteriormente, estar presente na internet é altamente recomendado dentro do marketing jurídico.

Está mais do que comprovado que hoje as pessoas buscam na internet um profissional quando necessitam de algum tipo de serviço. E isso não exclui o direito!

Mesmo que recebam uma indicação de algum conhecido, buscarão por informações sobre o profissional online.

O mais indicado inclusive pela própria Ordem, é que advogados e escritórios de advocacia busquem agências qualificadas e especializadas no marketing jurídico.

Existem poucas no Brasil. Uma delas é a Juridigital, criada exclusivamente para atender advogados e escritórios de advocacia.

O uso de fotos é permitido, mas desde que sejam do profissional ou do local onde trabalha sua equipe e sócios. Fotografias de fóruns ou similares são vetadas.

E as redes sociais, pode?

A resposta é sim! Contudo, é preciso que o perfil seja restrito ao segmento que você atua. Uma forma de fazer isso é ter um blog para gerar conteúdo e linkar isto à sua rede social. A mais utilizada é o Facebook.

Pode-se tratar sobre mudanças da lei no segmento de atuação, dar dicas e outras orientações jurídicas.

Explicar determinada área do direito, para que e para quem serve também é uma forma de gerar conteúdo atrativo para as redes sociais. Especificações a casos que você atua não é permitido, por exemplo.

Atente: é obrigatório que todo o material publicitário de um advogado ou escritório de advocacia seja informativo.

Anúncios: mídia impressa e digital

Veicular anúncios nas mídias impressa e digital é permitido pelo Código de Ética da OAB.

No caso de impressos, é necessário incluir os nomes registrados na OAB, o número de registro da sociedade de advogados. A especialização do advogado ou seu escritório também pode ser colocada.

Na internet, as regras a serem seguidas são as mesmas. A diferença é que isso precisa ser feito em revistas online ou sites que tratem única e exclusivamente de assuntos jurídicos!

Participação de eventos públicos

A participação do advogado em eventos públicos é permitida, desde que estes sejam relacionados à prática do direito. Neste âmbito estão incluídas palestras, seminários, conferências e premiações.

Estar em um evento social também é permitido, desde que você ou seu escritório estejam ali para dar orientação jurídica ao público.

Rádio, televisão e outdoor

Comerciais publicitários em estações de rádio e televisão são terminantemente proibidos. O mesmo ocorre com outdoors.

Contudo, é permitido que o advogado participe de programas jornalísticos, tanto no rádio quanto na televisão, desde que não seja uma rotina.

Neste caso, a participação é restrita ao esclarecimento de dúvidas ou uma mudança de lei, por exemplo. Assim como em todas as outras estratégias de marketing jurídico, o foco é a informação.

Independente do canal escolhido, o marketing jurídico não pode configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão, conforme estabelece o Código de Ética e Disciplina da OAB.