LinkedIn para advogados: saiba como destacar o seu perfil com 5 dicas

O LinkedIn é uma ferramenta estratégica que deve ser utilizada por profissionais do meio jurídico para se destacarem e potencializarem a sua reputação no meio profissional. 

Tendo em vista, que a concorrência da área é bastante elevada. Para se ter ideia, em 2020, a Ordem dos Advogados (OAB), registrou que há 1,3 milhão de profissionais cadastrados em seu sistema, ou seja, há um advogado para cada 164 brasileiros.

Além da alta concorrência, existem limitações referente a publicidade do advogado e o profissional deve sempre seguir o Código de Ética e Disciplina proposto pela OAB.

Para que os profissionais do ramo jurídico tenham sucesso em suas ações, o profissionalismo e a confiança passada para as pessoas é um fator determinante para que ele tenha uma carteira de clientes de qualidade. 

Por isso, investir em redes como o LinkedIn, que ressalta o profissionalismo, torna ainda mais fácil ampliar as possibilidades do profissional e amplia as estratégias de posicionamento.

Sabendo disso, a JuriDigital preparou um artigo completo para explicar como o LinkedIn potencializa a sua carreira e dicas de uso da ferramenta.

Saiba qual o poder do LinkedIn para a sua carreira

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo, por isso, é possível compartilhar experiências profissionais, desenvolvimento de carreira, se conectar com pessoas da área de interesse, entre outras possibilidades que vamos explicar mais adiante.

A empresa foi fundada no dia 05 de maio de 2003, ou seja, já está há 20 anos transformando como nos relacionamos profissionalmente. Em 2016, a notícia de que a Microsoft havia comprado a plataforma por U$26,2 Bilhões surpreendeu os usuários. Essa ação juntou a maior empresa de serviços em nuvem profissional com a maior rede social corporativa no mundo.

Logo do LinkedIn

Desde do lançamento da plataforma o número de usuários não pararam de crescer, atualmente já possui mais de 830 milhões de usuários ativos e mais de 58 milhões de empresas cadastradas.   

Devido à abundância de usuários e empresas ativas na plataforma, é possível encontrar diversas oportunidades de empregos, networking, parcerias e até mesmo fechar grandes negócios.

Para ter noção do alcance do LinkedIn, segundo a própria plataforma, são mais de 95 candidaturas realizadas por segundo, e 50 milhões de pessoas recorrem à ferramenta para encontrar uma oportunidade de trabalho.  

Por que o LinkedIn ganha destaque no meio jurídico?

Um dos principais benefícios do LinkedIn é a reputação da plataforma, pois essa é uma rede nichada onde os usuários se conectam com objetivos profissionais. Por isso, em sua grande maioria as pessoas são abertas para receberem abordagem relacionadas às questões empresariais.

Então, caso você queira realizar prospecção ativa, o LinkedIn é a plataforma certa para isso. Exemplo disso, é que você pode pesquisar por empresa específica e encontrar quais são os colaboradores, bem como informações sobre cargos, tempo de empresa, entre outras. Dados como esse valem ouro para realizar uma prospecção assertiva e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Por isso, a plataforma é um grande canal para os profissionais do ramo jurídico oferecer e encontrar possíveis soluções para as suas dores, independente se o foco seja pessoa física ou jurídica. 

E aí, ficou interessado em aproveitar as diversas possibilidades do LinkedIn? Então, vamos aprender como criar uma conta de jeito simples e descomplicado.

Como criar uma conta no LinkedIn?

Para você que deseja participar da maior rede profissional do mundo é super simples, basta criar o seu perfil seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo na Play Store, ou App Store;
Print da tela de cadastro do LinkedIn
Captura de tela do cadastro do LinkedIn

2. Em seguida aperte em “cadastra-se” ou cadastrar com as informações do Google;

3. Informe o seu nome verdadeiro, e-mail (dê preferência para e-mail de uso pessoal), crie uma senha segura;

4. E preencha todas as informações solicitadas, como cidade, estado, país de residência, informações profissionais. OBS: a plataforma não permite criar vários perfis para a mesma pessoa.

Para personalizar a sua conta, confira algumas dicas:

  • Adicione uma foto de perfil com boa qualidade que permita ver o seu rosto nitidamente;
  • Descreva as suas experiências profissionais que são mais relevantes;
  • Se possível coloque como capa uma imagem personalizada sobre a sua especialidade, número de telefone ou outras informações que permitam possíveis clientes entrarem em contato;
  • Adicione de forma cronológica a sua formação e especialização;
  • Peça recomendações aos colegas e gestores que você já teve.

Benefícios do LinkedIn para advogados

Agora que você já entendeu como funciona a plataforma e quer saber mais sobre as vantagens para fazer a sua conta no LinkedIn. Separamos aqui os principais benefícios do LinkedIn para uso de advogados.

1. Networking

O Brasil é o terceiro país que mais usa a plataforma no mundo, com mais de 15 milhões de usuários ativos, além da possibilidade de se conectar com profissionais do mundo todo. Essas informações não deixam dúvidas de que a ferramenta permite fazer networking com os mais variados profissionais da área jurídica.

Imagem representa a possibilidade de fazer networking

Saiba que para estimular cada vez mais a conexão entre os usuários, a rede informa que 500 amigos é o mínimo para usufruir de um perfil campeão. Então, aproveite para convidar os seus amigos da faculdade, professores, pessoas na qual você se inspira, dessa forma, você aumentará ainda mais as chances do seu perfil ser encontrado por outras pessoas.

2. Presença de marca

Muitos advogados trabalham de forma autônoma, por esse motivo o seu próprio nome se torna a sua marca. A presença de marca dentro do LinkedIn favorece a criação e o fortalecimento da identidade de como esse profissional se relaciona com o seu público.

Imagem mostra a pessoa utilizando o LinkedIn

Além disso, a presença de marca no meio digital se torna relevante e necessária para a divulgação dos serviços e produtos oferecidos pelo profissional. Bem como, conteúdos que sejam relevantes para o seguimento e possam atrair possíveis consumidores.

Seguindo essa lógica, o LinkedIn se torna um ótimo meio para compartilhar essas experiências e atrair possíveis clientes.

3. Encontrar vagas em diferentes esferas

Como mostrado anteriormente, o LinkedIn possui várias oportunidades de emprego e estágios. 

Imagem mostra como procurar vaga de emprego no LinkedIn

Para ter acesso às diversas vagas de forma personalizada conforme o seu perfil é importante ter um cadastro atualizado. Assim, o próprio LinkedIn compartilha diariamente vagas que combine com as suas características.

Outra opção é realizar as pesquisas de forma manual, por escritório, cargo, empresa. Busque ir além se conectando com os gestores de recursos humanos, esses profissionais usam os seus perfis para compartilhar vagas de emprego. 

Tenha uma página no LinkedIn para o seu escritório

Para quem possui empresas ou escritórios que oferecem serviços jurídicos, saiba que existe a possibilidade de criar uma página específica para a sua marca.  

Se você deseja ter uma página no LinkedIn, saiba que é super simples. Para deixar tudo ainda mais fácil, preparamos um passo a passo para facilitar esse processo.

Imagem de página de empresa no LinkedIn
Exemplo de página no LinkedIn

Primeiramente é importante entender que as páginas corporativas de empresas no LinkedIn podem ser conhecidas como Company Page ou LinkedIn Page. Além disso, para a criação de uma Company Page é importante que o responsável tenha uma conta pessoal no LinkedIn. 

Também é recomendado realizar uma pesquisa prévia para saber se o nome da sua empresa está disponível para uso. Se tudo estiver certo, podemos seguir com a produção da página.

  1. Acesse o site da Company Page e clique em “criar a sua”;
  2. Após isso, basta selecionar qual o tipo de negócio a sua empresa mais se encaixa;
  3. Adicione todas as informações solicitadas, como o nome da empresa, e-mail, URL;
  4. Coloque uma descrição que descreva de forma estratégica os seus serviços e produtos para que novos clientes possam entender quais soluções a sua organização oferece;
  5. Decida também quem serão os administradores da conta. Saiba que é possível adicionar apenas 10 perfis;
  6. Escolha também uma foto de perfil que representa a empresa, se possível prefira adicionar a logo;
  7. Após todo esse processo a sua página estará pronta para uso.

Como advogado pode se destacar no LinkedIn 

Uma das grandes dúvidas de advogados ou pessoas jurídicas é como destacar o seu perfil no LinkedIn. Pensando nisso, a JuriDigital preparou algumas dicas para tornar o seu perfil um campeão.

1. Mantenha o seu perfil sempre atualizado 

Um dos primeiros passos para quem deseja ser reconhecido e respeitado dentro do LinkedIn é manter o perfil atualizado. 

Entenda que o LinkedIn funciona como um currículo, por esse motivo, sempre que houver mudança de emprego, promoções, prêmios e reconhecimentos, conquistas você deve adicionar a sua conta. 

Outra ação a se fazer é interagir com outros usuários que publicam assuntos do seu interesse por meio de curtidas, comentários ou compartilhamentos. Isso mostra que o seu perfil está ativo, além de compartilhar com a sua rede assuntos que são do seu interesse. 

2. Publique assuntos relacionados a sua área de atuação

Na esfera jurídica existem diversas áreas de atuação, dessa forma, é de grande relevância perfis que compartilham as suas experiências, conquistas e aprendizagem. 

Imagem mostra as páginas iniciais do LinkedIn

Essa ação fortalece a sua imagem profissional, pois mostra qual o seu entendimento sobre o assunto e como você pode ajudar a solucionar problemas relacionados a essa área. 

3. Destaque conquistas e vitórias no seu perfil

O LinkedIn permite destacar no topo do seu perfil publicações na qual você tenha orgulho, como, por exemplo: aprovação na prova da OAB, finalização de um caso importante, premiações e reconhecimentos. 

Dessa maneira, novas pessoas ao chegar no seu LinkedIn saberá quais são as suas especialidades e conquista na sua área de atuação. 

4. Aplica as técnicas de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na produção e distribuição de conteúdos relevantes para determinado público de interesse. Esses conteúdos podem ser produzidos de diversas maneiras, como artigos, e-Books, post nas redes sociais, entre outras possibilidades.

Marketing de conteúdo no LinkedIn

Através do marketing de conteúdo é possível ajudar clientes em potencial a resolverem problemas e comprovar a eficiência de seus serviços. Esse ato também colabora para promover a marca, pois quando o cliente experimenta e gosta dos conteúdos gratuitos, também é possível que ele decida contratar os seus serviços.

>> Saiba como o ChatGPT pode ser um parceiro na criação de conteúdo para as suas redes sociais.

5. Aproveite os benefícios do LinkedIn Ads

Uma grande novidade do LinkedIn é a possibilidade de fazer anúncios por meio da ferramenta do LinkedIn Ads. Com ele é possível promover conteúdos segmentados para o público-alvo por meio do tráfego pago. Basicamente o seu funcionamento é bem semelhante ao Facebook Ads.

Com o LinkedIn você pode enviar mensagens em forma de InMail que ficarão disponíveis na caixa de entrada do usuário, e o melhor é que as informações só são enviadas quando ele está online para favorecer a taxa de conversão.

Outra forma de utilizar o tráfego pago do LinkedIn Ads é adicionar imagens e vídeos que colaboram para a promoção do storytelling da marca e engajamento do público.

Página do LinkedIn Ads

Para que as campanhas feitas pelo LinkedIn Ads tenham boa taxa de conversão, a plataforma disponibiliza informações e análise de desempenho de todas as campanhas. Confira alguns desses dados:

  • Quais são os melhores dias e horários para publicações;
  • Quais conteúdos geram melhores resultados de engajamento;
  • Dados demográficos e comportamentais do seu público-alvo;
  • Informações sobre engajamento, como tráfego, número de cliques, alcance, entre outros.

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