ChatGPT: como usar essa ferramenta no Marketing Jurídico? Confira 4 dicas

Imagem mostra o ChatGPT

Com certeza em algum momento você já ouviu falar sobre o ChatGPT, devido ao seu sucesso. Para se ter ideia, com apenas dois meses de funcionamento a plataforma conseguiu conquistar mais de 100 milhões de usuários.

Tudo isso, deve-se ao fato da plataforma utilizar as potencialidades da inteligência artificial para tornar os processos mais ágeis, bem como as atividades do marketing jurídico.

Pensando nisso, a JuriDigital preparou um conteúdo riquíssimo para você entender como funciona a ferramenta e como utilizá-la para potencializar as suas estratégias de marketing jurídico. 

Continue lendo para saber mais!

O que é ChatGPT?

O termo ChatGPT é a sigla utilizada para definir Generative Pre-Trained Transformer. A ferramenta pode ser considerada um protótipo de Chatbot que funciona a partir da inteligência artificial.

Para o seu funcionamento, a solução utiliza linguagem baseada em Deep Learning ou mais conhecida como aprendizagem profunda.

As configurações do ChatGPT chamam a atenção dos usuários devido à capacidade de gerar respostas completas e com bastantes detalhes, porém, a veracidade de algumas informações são contestadas.

ChatGPT Logo da empresa

A plataforma foi desenvolvida pela empresa OpenAI em 2019, referência em pesquisa e estudos voltados para o uso da Inteligência Artificial.

A empresa é bastante reconhecida devido à grande notoriedade que o fundador Elon Musk possui frente ao mercado de tecnologia, mesmo que atualmente não esteja fazendo parte do quadro diretivo da empresa. 

Como funciona o ChatGPT?

O principal objetivo do Chat GPT é reproduzir diálogos semelhantes ao dos humanos. Em termos práticos, a plataforma é programada com base em algoritmos que são similares à rede neural humana. Essa característica possibilita a construção de um diálogo fluido e claro entre usuários do ChatGPT.

Dessa forma, é possível inserir no ChatGPT dúvidas, perguntas ou fazer pedidos para que ele escreva poemas, textos, gere códigos de programação, entre outras possibilidades de uso. 

Imagem representa a funcionalidade do ChatGPT

As respostas do ChatGPT são construídas a partir da capacidade da ferramenta em processar grande volume de dados coletados da internet. Assim é possível obter respostas rápidas e bastante completas sobre os mais variados assuntos e temas. 

Visando melhorar a experiência do usuário, a versão beta passa por constantes atualizações e é alimentada com novas informações para enriquecer a capacidade de respostas corretas e suprimir erros.

Como utilizar o ChatGPT?

Para quem deseja utilizar o ChatGPT, já pode aproveitar todas as funcionalidades de forma gratuita ou contratar um dos planos pagos. Para ter acesso é muito simples, basta seguir o passo a passo:

Imagem da tela inicial do ChatGPT
  1. Acesse o site oficial do ChatGPT. OBS: saiba que devido ao grande número de usuários a plataforma pode apresentar inconsistência, (por isso, tenha paciência);
  2. Realize o cadastro ou o login por meio de um e-mail, conta do Google ou Microsoft;
  3. Para completar o cadastro insira um número de telefone válido e depois coloque o código enviado para o seu celular;
  4. Pronto, agora é só acessar e aproveitar para tirar dúvidas, fazer perguntas e explorar as possibilidades de uso.

Como o ChatGPT potencializa o marketing jurídico?

Agora que você já entendeu como funciona o ChatGPT, vamos mostrar como essa solução vem sendo usada por profissionais que trabalham com marketing jurídico para otimizar e aumentar a qualidade e performance de suas atividades, confira:  

1. Ajuda na produção de textos

O ChatGPT é um canal bastante interessante para gerar texto, sejam para newsletters, e-mail marketing, copy para post em redes sociais, artigos de blog, entre outras possibilidades. 

Imagem ilustra o termo ChatGPT

Isso porque, o ChatGPT possui grande volume de informações em sua base de dados, principalmente sobre o meio jurídico. Portanto, essa plataforma é uma ótima oportunidade para conferir bons exemplos de copy e realizar as adaptações com base nas informações do seu público alvo.

Mas, lembre-se sempre de usá-lo somente como uma fonte de inspiração e não confiar cem por cento nessa ferramenta, afinal o ChatGPT ainda pode apresentar informações erradas ou sem sentido.

Busque utilizar a solução preferencialmente para encontrar ideias, aumentar o repertório cultural, verificar quais são as tendências do setor jurídico, pautas que estão em destaque. 

2. Apoio para a produção de conteúdo jurídico

Como um “gerador de inspirações” o ChatGPT é muito relevante, pois é possível realizar pesquisas por palavra-chave, tópicos da área de interesse para assim obter uma resposta da inteligência artificial. 

Com isso, o ChatGPT ganha destaque, pois ele é capaz de apresentar novas perguntas relacionadas com o seu tema, ajudando a ampliar o debate sobre o mesmo assunto e gerar insights para novos conteúdos relacionados à área jurídica.

A plataforma vem sendo reconhecida pelos profissionais de marketing jurídico por ser bastante interativa, o que torna o processo de pesquisa ainda mais interessante e fortalece o lado criativo do profissional.

3. Análise de estratégias

Imagem ilustra a usabilidade do ChatGPT

Também é possível realizar perguntas para que o ChatGPT analise as tendências do mercado e quais são as estratégias aplicadas pela concorrência.

Dessa forma, os profissionais de marketing jurídico conseguem implementar ações rápidas eficientes para tornar o negócio lucrativo e impulsionar o crescimento do negócio.

4. Análise do seu cliente

O profissional de marketing jurídico sabe a grande importância em desenvolver ações que sejam personalizadas e que atendam as necessidades dos seus clientes.

Por isso, o ChatGPT é um grande aliado para identificar quais são os padrões comportamentais do seu público-alvo. 

Para realizar essa análise é bem simples, basta coletar os dados do seu interesse, como respostas de clientes, mas, lembre-se de ter uma quantidade considerável de informações.

Por isso, opte por ferramentas que possam organizar os dados como formulários, e-mails, entre outras opções. 

Imagem mostra a atuação do ChatGPT

Após a coleta dos dados é possível treinar o modelo de ChatGPT para analisar essas informações por meio da definição dos parâmetros que serão utilizados para identificar os padrões de interesse na análise.

Através da análise do ChatGPT é possível tomar decisões mais assertivas baseadas em dados, como as principais dúvidas dos clientes, necessidades e expectativas referente ao trabalho e as entregas da empresa. 

ChatGPT e a OAB

Uma das grandes preocupações dos advogados ou de quem trabalha com o marketing jurídico é não cometer nenhuma ação que possa manchar a imagem da profissão ou infringir alguma regra da OAB.

E saiba que a Ordem dos Advogados do Brasil ainda não possui nenhuma diretriz que restrinja a produção de conteúdo somente por advogados.

Porém, é importante estar consciente dos problemas ao permitir que um leigo ou ferramenta de inteligência artificial preste informações erradas sobre determinados temas. 

Além disso, a OAB ordena em seus regulamentos que o marketing jurídico deve ser feito com base no teor informativo.

Dessa forma, torna-se possível consultar informações no ChatGPT, tendo sempre uma pessoa para revisar e corrigir possíveis erros e evitar danos ao escritório ou advogado.

Outro aspecto a se considerar para a produção de conteúdo somente pelo ChatGPT, é que esses textos normalmente são impessoais e não possuem as características do escritório ou do advogado. Tais aspectos tornam o conteúdo genérico e sem estratégia.

Já em termos de SEO, segundo as diretrizes do Google, existem recursos para analisar e punir textos escritos por robôs.

Dessa forma, a plataforma prioriza artigos produzidos por humanos e possuem boa qualidade de conteúdo. 

>> Confira o nosso artigo sobre a transformação digital na advocacia

Entenda o porquê investir em marketing jurídico?

Como o nome já diz, o marketing jurídico é a área responsável por promover e fortalecer a imagem dos advogados perante o seu público de interesse, sendo necessário seguir todas as normas propostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB.

Para que os resultados sejam alcançados é necessário a construção de ações a partir de um planejamento personalizado para atender as necessidades do escritório ou advogado.

Dessa maneira, a internet se torna um amplificador público do negócio que possui dores e buscam suprir as necessidades. 

Imagem mostra o meio jurídico no digital

Na era da informação, estar visível e acessível é visto como uma necessidade para alcançar clientes em potencial.

Por isso a produção de conteúdo é uma estratégia que pode ser construída em parceria com o ChatGPT para entregar valor aos clientes e elevar o potencial do negócio.

Caso você queira potencializar a sua marca no mundo digital, tendo a total segurança de que nenhuma regra da OAB será infringida.

A JuriDigital possui uma grande rede de especialistas em marketing jurídico e pode ajudar o seu escritório a se alavancar com estratégias personalizadas.

Não perca tempo e entre em contato com a JuriDigital!