Como criar um site de escritório de advocacia de sucesso?

Além de uma página bonita na internet, um site para escritório de advocacia precisa ser informativo e cuidado da mesma forma que o endereço físico, por um só motivo: o site é a marca do advogado na internet.

Por isso, saber como criar um site para advogados é tão importante! Portanto, tão essencial quanto pensar no escritório físico, é planejar o ambiente virtual do escritório. 

Especialmente porque esse é o principal meio de divulgação profissional e para informar as pessoas a respeito de seus serviços, informações de contatos, atrair clientes.

O site é uma das ferramentas mais importantes para o marketing jurídico. Então, caso seja do seu interesse investir em marketing, irá precisar ainda mais de um site muito bem feito e estratégico. 

Tudo bem se você é profissional de advocacia e não entende de programação. Há ofertas de sites grátis para advogados na internet e o melhor de tudo é que existem agências de marketing especializada em criação de site. 

Mas o melhor mesmo é ter a ajuda de uma agência de marketing para advogados para criar um site que realmente trabalhe para a prospecção de clientes na advocacia.

Dependendo da sua escolha para desenvolver o site, pode ser que tenha mais ou menos trabalho para publicá-lo. De qualquer forma, você precisa entender os seguintes passos básicos:

  • Onde criar um site?
  • Quais são as tecnologias para criação de sites?
  • Se vale a pena investir em site grátis para advogados?
  • Como criar um site e seguir o código de ética da OAB?

Se você deseja criar um site estratégico e funcional para o seu escritório de advocacia, continue lendo esse artigo e confira as principais etapas da criação do site. 

Aqui você também encontrará dicas valiosas para que o seu site se destaque da concorrência.

Tabela de conteúdos

A importância do site para escritório de advocacia

Saiba que um bom projeto começa por um porquê muito bem estruturado. Então, por que construir um site? 

Mesmo que existam diversas redes sociais e diversos conteúdos sobre variados assuntos, o Google ainda é o maior buscador do mundo. 

Ou seja, quando as pessoas estão com dúvidas sobre algum assunto ou desejam contratar serviços e não conhecem um profissional, o Google é a principal ferramenta para que o usuário encontre respostas para as suas dúvidas. 

Por isso, ter um site bem estruturado e estratégico é fundamental para que os usuários que pesquisem sobre serviço jurídico, possam encontrar o seu escritório como opção. 

Você sabia que mais de 110 mil pessoas utilizam o Google para pesquisarem sobre advogado? 

Existem também grande procura para advogado criminalista com 18.100 pesquisas por mês; advogado de família 20.350 pesquisas por mês; advogado trabalhista com 21,200 mil pesquisas por mês.

Compreender essas informações é essencial para entender a potencialidade das pesquisas realizadas no Google, o que torna o site para advogados uma estratégia para fechar ainda mais contratos. 

Dados como os apresentados, evidenciam que os advogados e escritórios de advocacia devem se posicionar estrategicamente na internet e no mercado digital.

Mas, não pense que somente um site vai te fazer crescer, busque aproveitar para usufruir também das oportunidades das redes sociais e do Google Meu Negócio

Com um site jurídico, você também poderá fazer tráfego pago e assim permitir que o seu site chegue para ainda mais pessoas que estão buscando por serviços jurídicos na internet.

Qual o nome do seu site?  

Agora que você já compreendeu a potencialidade de um site jurídico, chegou o momento de colocar a mão na massa.

O primeiro passo é verificar qual será o domínio do seu site, pois esse é o recurso que fará com que o seu escritório seja identificado na internet. 

Mas, o que é um domínio? O registro de um domínio nada mais é do que uma combinação do nome do escritório com sua extensão. 

Exemplo de domínio pode ser “advocaciaescritorios.com.br”. Uma característica dos domínios, é que neles não há a inclusão de pontos ou espaços, tudo deve ser escrito junto. 

Outra característica importante, é que o domínio precisa ser único; por isso, é preciso verificar a sua disponibilidade. Plataformas como registro.br e godaddy.com são as mais utilizadas para esse fim. 

Ao realizar essa verificação, é possível determinar se o domínio escolhido para o site do escritório está disponível ou não.

Se o nome escolhido já estiver sendo utilizado por outro escritório, será necessário optar por outro domínio disponível. 

Isso garante que não haja duplicação de domínios na internet, prevenindo confusões e possíveis litígios por direitos autorais.

Após confirmar a disponibilidade do domínio desejado, é preciso adquiri-lo. Com essa aquisição, você obtém o direito exclusivo de utilizar aquele nome para o seu site, impedindo que outras pessoas o utilizem.

No próprio site do registro.br, após a verificação, é possível registrar o domínio desejado. 

Basta preencher os campos indicados com as informações necessárias para concluir a compra do nome do site. 

Como funciona a criação de um site para escritório de advocacia?

Saiba que todo site precisa de uma hospedagem. Para que você possa compreender de forma fácil o que é hospedagem do site

É só fazer uma analogia à palavra, é como uma pessoa que necessita de um lugar, como um hotel, para guardar as roupas, passar as noites e se sentir segura.

No caso das páginas criadas para a internet, significa ter uma plataforma responsável por manter os arquivos do site – como os textos, as imagens, os códigos e outros necessários – e organizá-los em uma hierarquia que faça sentido quando visualizados na internet.

Por ser um serviço essencial, muitas empresas oferecem esse serviço, assim como a JuriDigital.

Portanto, quando um cliente contrata uma agência de marketing que já possui a sua própria hospedagem para o site, automaticamente o seu escritório tem à disposição o serviço de hospedagem.

Uma vez o site criado, é cobrado apenas um valor de manutenção que custa, em média, R$ 40,00 ao mês, podendo variar de empresa para empresa.

Vários serviços incluem nesse valor a disponibilização de e-mails personalizados, espaço de armazenamento e certificado de segurança. O que torna a sua experiência ainda mais completa. 

Dica valiosa: ao contratar os serviços de criação de site, observe qual o combo que a agência oferece, pois algumas empresas podem ter uma abrangência melhor. 

Geralmente, há maior necessidade de hospedagem quando a opção é desenvolver um site personalizado e não um site grátis para advogado.

Onde criar site para advogados?

Um dos programas mais usados para a criação de páginas na internet é o WordPress.com, considerado o melhor do mundo para desenvolvimento de websites. Por isso, a JuriDigital também o utiliza no próprio site!

Outro programa muito famoso é o Wix, sendo também um sistema intuitivo, fácil de usar e de entender. Há quem goste, ainda, do Criador de Sites do GoDaddy, um serviço de registro de domínio.

Mesmo que a criação do site seja terceirizada, é preciso entender como cada tecnologia funciona para saber qual delas colaborará para a melhor performance do site.

WordPress

Além de permitir a criação do site, o WordPress facilita o uso de plug-ins gratuitos, ou seja, outros programas com funcionalidades específicas que ajudam a montar a estrutura da página e as otimizações necessários para o SEO (sigla em inglês para Otimização de Mecanismos de Busca).

O WordPress também facilita a criação do blog, a seção do site onde ficam reunidas todas as publicações dos conteúdos produzidos.

O programa possui uma versão gratuita e outra paga, com valores que partem de R$ 12,00 por mês.

Wix

O Wix não é voltado exclusivamente para a gestão de conteúdo digital. Por isso, nem sempre consta na lista de tecnologias para criação de sites. 

Ainda assim, é uma das alternativas para criar o site do escritório de advocacia. Oferece um plano experimental gratuito e cobra R$ 6,00 pelos serviços mais básicos. 

É uma opção para quem quer desenvolver o site por conta própria e não possui qualquer conhecimento em programação web.

Criador de sites

É outra ferramenta que pode ser usada mesmo por quem tem baixo nível de conhecimento digital. Permite criar sites e blogs sem muita dificuldade.

A oferta de modelos prontos e responsivos facilita a adaptação das páginas para acesso por dispositivos móveis.

O criador de sites também dispõe de um banco de imagens e de integrações com ferramentas de SEO.

O que torna uma plataforma interessante para advogados que desejam algo básico e simples de fazer os ajustes.

Site grátis para advogados: vale a pena?

A dúvida é: será que um site grátis para advogados é realmente um bom negócio?

Com os modelos e ferramentas disponibilizados gratuitamente na internet é possível criar um site com quase nenhum custo. Os únicos investimentos necessários são para o registro do domínio e de tempo. Quanto isso custaria para o advogado?

É preciso considerar que a Tabela de Honorários Advocatícios da OAB/SC estabelece o valor mínimo de R$ 350,00 a hora para uma consulta jurídica. 

Então, um profissional da área que ocupar um dia de trabalho para desenvolver o site, terá investido R$ 2,8 mil na página. 

Site grátis para advogados

Uma agência de marketing para advogados cobra, em média, R$ 1,5 mil por esse serviço.

Além desse cálculo, tem outras questões a considerar. Por exemplo, para uma página aparecer bem posicionada nos resultados de busca e estar pelo menos na primeira página de pesquisa, é preciso ser elaborada com a aplicação correta das técnicas de SEO. 

Esse é mais um ponto de atenção, pois pode exigir mais horas de estudo para aprender sobre o assunto e mais algumas para otimizar o site.

Site desenvolvido pela JuriDigital

Ainda, tem a questão da manutenção. Vez ou outra, os sites precisam ser atualizados para permanecer seguros e ter boa performance nas buscas. 

Ou saem do ar por algum motivo. Portanto, é mais uma atividade para a rotina de trabalho: ter de separar um momento do dia para conferir se todas as ferramentas estão atualizadas. 

Agora, quando houver um compromisso importante e o site sair do ar? Como isso será resolvido? 

São ponderações importantes entre ter o suporte de uma agência de marketing jurídico e fazer tudo por conta própria.

Site desenvolvido pela JuriDigital

Confira o nosso artigo sobre as 6 Lições sobre marketing jurídico com a série Suits.

Como criar um site e seguir o Código de Ética da OAB?

Mais uma questão importante na hora de planejar um site para o escritório de advocacia é ter ciência do que estabelece o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre o assunto.

O Código determina o que é permitido na publicidade na advocacia. Segundo o Art. 39:

A publicidade profissional do advogado deve ser unicamente informativa, buscando sempre a sobriedade e não mercantilização da profissão.

Significa que, mesmo em sua página na internet, advogados e advogadas tem de cuidar para:

  • Veicular informações objetivas e verdadeiras;
  • Manter caráter meramente informativo;
  • Manter a discrição e sobriedade;
  • Evitar informar valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade ou descontos;
  • Tornar público somente o perfil profissional e informações correlacionadas;
  • Evitar a promoção pessoal;
  • Para que os vídeos exibidos não sejam sobre casos concretos ou apresentação de resultados.

Limites impostos pelo Código de Ética

O site representa na internet o que o escritório é fisicamente. Por essa razão, não deve:

  • Configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão;
  • Divulgar informações que possam induzir a erro ou causar dano a clientes;
  • Anunciar especialidades para as quais o(a) advogado(a) não possui certificado;
  • Incitar diretamente ao litígio judicial, administrativo ou contratação de serviços;
  • Fazer referência e nem mencionar decisões judiciais e resultados obtidos, de qualquer natureza;
  • Utilizar a logomarca e símbolos oficiais da Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Expor as dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório;
  • Prometer resultados;
  • Ostentar bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo;
  • Vincular os serviços advocatícios com outras atividades e nem fazer a divulgação conjunta das atividades;
  • Fazer referência e nem mencionar decisões judiciais e resultados obtidos, de qualquer natureza.

Assim como nos cartões de visita, a OAB consente que no site sejam informados os dados de contato e meios de comunicação do escritório ou advogado(a), inclusive os endereços das redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas. 

Imagem representa profissional trabalhando para criar logo para advogado

Da mesma forma, podem também constar o logotipo, desde que em caráter informativo, respeitados os critérios de sobriedade e discrição.

Por fim, na página do escritório ou profissional na internet é permitido, ainda, a inclusão de imagens, inclusive fotos dos(as) advogados(as) e do escritório, bem como a fachada do escritório de advocacia.

Preze pela segurança do seu site

A segurança de um site é fundamental para que os usuários sintam-se seguros em acessar seu site. Por isso, considere ter o seu website operando sob o protocolo HTTPS são mais seguros do que aqueles que usam HTTP. 

No entanto, para habilitar o uso do protocolo HTTPS, é necessário implementar um certificado de Secure Socket Layer (SSL) no seu domínio.

Antes de instalar o certificado SSL, é recomendável verificar com o seu provedor de hospedagem quais são as opções disponíveis. Na maioria dos serviços de hospedagem, existe a possibilidade de obter um certificado de segurança sem custos.

A função desse certificado é criptografar todas as informações enviadas ao seu site, protegendo os dados contra interceptações mal-intencionadas. 

Isso dificulta a invasão do sistema, pois os dados ficam protegidos por uma camada de segurança, simbolizada por um ícone de cadeado verde na barra de endereço do navegador.

Ideias de site para escritórios de advocacia

Estar na internet com uma página própria e adequada para constar nos resultados de pesquisa dos principais buscadores tornou-se mais essencial do que ter um endereço físico fixo para o escritório de advocacia.

Na busca por esse espaço online, as ofertas para criar um site para escritórios de advocacia gratuitamente e de forma fácil são muitas. Contudo, será essa opção a mais viável delas?

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Site desenvolvido pela JuriDigital

A diferença é que uma agência de marketing para advogados criará um site único e com toque pessoal. Bem diferente dos modelos prontos, usados por todos. 

A JuriDigital sabe como criar um site para advogados, com design exclusivo e recursos personalizados. Conheça as melhores soluções para alcançar todas as suas metas no ambiente digital.

Site desenvolvido pela JuriDigital

Exemplo de site, elegante e sofisticado para advogados que atuam na esfera do direito internacional.

Site desenvolvido pela JuriDigital

Para conferir mais trabalhos e exemplos de sites produzidos pela JuriDigital acesse o nosso portifólio.

Divulgue o seu site

Dica de ouro: é divulgar o seu site para amigos, familiares, clientes para que eles possam acessar as informações nele presente e ficar por dentro das novidades do escritório.

Para divulgar o seu site você poderá adicionar o link do seu site nas redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp Business.

Exemplo de como colocar site no Instagram. Fonte Sebrae de Mato Grosso do Sul

Também é possível disparar uma mensagem para os seus novos e antigos clientes divulgando o site e convidando as pessoas para conhecer. Exemplo dessa prática pode ser a seguinte mensagem:

O escritório XXXXXXXXXXXXXXXX Sociedade de Advogados, vem por meio desta mensagem informar aos nossos clientes e amigos que o nosso site ficou pronto. É com muito prazer que convidamos a todos para conferir o nosso novo projeto. 


Saiba que por meio do nosso site é possível encontrar informação importante sobre a nossa área de atuação, dados de contato, nossa história, bem como conteúdos informativos e grátis em nosso blog.