Muito antes de se falar em marketing jurídico, o cartão de visita do advogado já existia. Há tempos cumpre seu papel na prospecção de clientes na advocacia. Ainda hoje, é peça-chave no marketing para advogados.
Mesmo em tempos de redes sociais e troca de @s, é um item indispensável. De fato, todo profissional de advocacia interessado em se consolidar na carreira precisa de um cartão de visita.
Esse assunto pode gerar grandes dúvidas para você advogado, como, por exemplo, “o que pode ter no cartão?” “Qual modelo usar?” “Quais cores?”.
Saiba que as respostas dessas perguntas impactam em como será o seu cartão de visita. Portanto, é preciso tomar as melhores decisões em relação a cada detalhe e assim obter resultados satisfatórios.
Sabendo disso, preparamos este artigo completo com dicas que vão ajudar você advogado na escolha de um modelo de cartão de visitas.
Confira para saber mais!
Dicas iniciais para cartão de visitas
Para que esse sonho seja possível, um bom começo é compreender as regras do Código de Ética da OAB. Pois esse é o instrumento que rege as possibilidades de como advogados podem captar clientes na advocacia.
Devido às mudanças e ao surgimento novas redes sociais, bem como, novas possibilidades de prospecção, é importante acompanhar os atuais provimentos que a OAB disponibiliza. Assim como o Provimento 205/2021 da OAB.
Outra sugestão é fazer benchmarking, pois essa é uma estratégia que consiste na análise estratégica das melhores ações de outros advogados, ou seja, entender qual o modelo de cartão de visita que o mercado jurídico mais utiliza.
Isso torna ainda mais fácil entender o que pode ter no cartão de visita do advogado. Além de ser uma ótima fonte de inspiração para que você elabore o seu modelo de forma personalizada e não arrisque a ser semelhante ao do seu colega de profissão.
Além disso, é importante que você advogado já tenha uma logo pronto- símbolos ou palavras que consigam representar serviços ou valores do seu escritório.
A partir de uma logo bem estruturado, o processo de criação de identidade visual é facilitado.
Se você ficou perdido sobre o que é uma logo e identidade visual ou quer se aprofundar no assunto? Confira o nosso artigo sobre logo para advogados para saber mais.
Regras da OAB para cartão de visita do advogado
A profissão do advogado é naturalmente cobrada por várias exigências por parte da sociedade ou de sanções propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Isso torna desafiador a conquista de novos clientes através da publicidade, sendo necessário que o profissional esteja atento às mudanças e exigências do Código de Ética da OAB.
E grande dúvida parece: existe alguma restrição da OAB voltada para os cartões de visitas para advogados?
Por muito tempo, o cartão foi uma das poucas peças de publicidade permitida pelo Código de Ética da OAB.
Embora não faça nenhuma menção específica a ele, o Art. 39 define:
Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.
Já no Provimento 94/2000 a OAB corrige, de certa forma, a ausência do cartão de visita como forma de publicidade. No Art. 3º, diz:
Art. 3º São meios lícitos de publicidade da advocacia:
a) a utilização de cartões de visita e de apresentação do escritório, contendo, exclusivamente, informações objetivas.
Depois de mais de 20 anos, a OAB atualizou as regras para publicidade na advocacia. Enfim, o Provimento 205/2021 tornou mais claras as normas para o uso de cartão de visita. Portanto, o que pode ter no cartão de visita do advogado é:
- Nome do advogado ou da sociedade de advogados;
- Número ou os números de inscrição na OAB;
- Títulos acadêmicos;
- Distinções relacionadas à vida profissional;
- Instituições jurídicas de atuação;
- Especialidades do Direito;
- Endereço;
- E-mail;
- Site do advogado ou escritório de advocacia;
- QR Code;
- Logotipo;
- Fotografia do escritório;
- Horário de atendimento;
- Idiomas.
Como vimos, existem muitas informações que podem ser adicionadas ao cartão de visitas. Entretanto, é necessário que o profissional tenha bom senso na hora de escolher o modelo e quais informações o seu cartão terá.
Pois o uso exagerado de informações no cartão de visita acabam atrapalhando o processo de prospecção de novos clientes.
Afinal, é por meio do cartão de visitas que a sua primeira impressão será formada, por isso, todo cuidado é necessário com esse elemento visual.
Vamos conferir como fazer um cartão de visitas de sucesso.
Como fazer um cartão de visitas de sucesso?
Saiba qual o tamanho de um cartão de visitas?
Já sabemos que devido ao tamanho pequeno do cartão de visita do advogado não cabem todas as informações permitidas pela OAB.
Aliás, é um erro tentar incluir tantos dados em um espaço tão pequeno. Saiba que no Brasil existem duas possibilidades de tamanho para o cartão de visitas, confira quais são elas:
- Formato internacional: possui dimensão geral de 80 x 50 mm;
- Formato brasileiro: possui, em geral, 90 x 50 mm.
Importante considerar que esse são os tamanhos mais utilizados no Brasil, caso você queira fazer o seu cartão em outros formatos também pode.
Mas, saiba que esses formatos são pensados para caber na carteira ou em porta-cartões. Além disso, também não podem ser pequenos demais para que o seu cliente não os perca.
Caso, você faça atendimento ou trabalhe em escritórios internacionais, o tamanho brasileiro pode não caber no modelo de carteiras internacionais.
Esses detalhes colaboram para que o seu cartão de visita físico não seja um incômodo e que eles possam ser guardados com facilidade para quem recebe.
Quais informações colocar no cartão de visitas para advogados?
Portanto, as informações que constarão em seu cartão de visita devem ser muito bem planejadas. Sendo assim, esse é o momento de colocar em prática a sugestão de benchmarking.
Aproveite para observar quais informações outros advogados adicionam em seus cartões de visita. Essa ação vai lhe ajudar na definição de prioridades e saber aproveitar melhor o espaço do cartão.
Para adiantar esse processo, separamos aqui as informações mais utilizadas no cartão de visitas para advogados. Veja quais são elas:
- Nome da sociedade de advogados;
- Nome do advogado;
- Cidade e estado;
- Número de inscrição na OAB;
- Telefone;
- E-mail;
- Site do advogado ou do escritório de advocacia;
- Logotipo.
Saiba que o modelo ideal para causar a melhor impressão é aquele que atende aos interesses do profissional ou escritório e ao dos contatos.
Melhores cores para o cartão de visita do advogado
Definindo o tamanho e quais informações terão em seu cartão, é hora de ir para o design e pensar na estética.
E a primeira pergunta que naturalmente surge é: quais serão as cores que destacam as informações no cartão?
Saiba que um bom profissional de design e uma agência especializada em marketing jurídico são essenciais para que o resultado seja satisfatório e as normas da OAB sejam respeitadas.
Sendo bastante comum encontrar diversos sites que oferecem modelos prontos, necessitando apenas de uma leve edição para personalizar com as suas informações.
Informações para quem já possui identidade visual pronta
Para começarmos a produzir o cartão de visita é importante ressaltar que se você já tiver uma logomarca pronta e uma identidade visual definida, ou seja, com cores, fontes do seu escritório.
Essas informações devem ser aplicadas em seu cartão para haver o fortalecimento da identidade de marca e maior reconhecimento por parte de clientes de que esse cartão pertence ao seu escritório.
Por esse motivo, o ideal é que o cartão siga o padrão de marca do advogado ou escritório de advocacia. Esse padrão é criado para o profissional comunicar principalmente confiabilidade.
Por isso, pensar nas cores para o cartão de visita do advogado é tão importante. Afinal, o que constar no cartão também constará no site para advogados.
Hora de decidir a cor do seu cartão
Para quem está começando a profissão agora ou ainda não decidiu quais cores o seu escritório deve ter. Preparamos aqui algumas dicas e sugestões que podem ser interessantes para você.
Primeiramente é primordial evitar exageros. O foco precisa ser no que realmente importa. Sendo assim, as cores não podem comprometer a legibilidade e devem facilitar a compreensão do leitor.
É comum as cores do cartão serem escolhidas conforme o gosto pessoal. Nesse caso, não custa observar o que diz a psicologia das cores a respeito de cada cor.
1. Azul: transmite confiança. Está relacionada com a nobreza.
2. Verde: representa a natureza. É associado ao sentimento de esperança.
3. Amarelo: remete a luz e calor. Também usado para representar o otimismo.
4. Laranja: possui o significado de sucesso e prosperidade.
5. Marrom: representa a cor da terra. Expressa segurança e maturidade.
6. Cinza: é uma cor neutra. Usada para representar sofisticação.
7. Branco: representa a clareza. Usada para atingir o equilíbrio.
8. Preto: cor que remete a luxo, sofisticação e elegância.
Esses são alguns significados de cores mais utilizadas em cartões de advogados e também podem estar no seu.
Existem profissionais que preferem utilizar diferentes tons de uma mesma cor ou cores complementares, como azul e amarelo.
Para que a escolha da cor tenha harmonia e passe a mensagem que você deseja é necessário que a escolha seja feita com o apoio de um profissional da área do design ou especialista em identidade visual.
Decida qual tipografia será utilizada para descrever as suas informações
A tipografia nada mais é do que como a letra é escrita, ou seja, se ela é cursiva, fina ou grossa.
Profissionais da área de design recomendam sempre duas tipografias, uma para títulos ou destaques e outra para o uso em texto normal.
Por isso, utilize uma tipografia ou letras maiúsculas para destacar o nome do seu escritório ou o seu próprio nome.
Por fim, coloque informações de contato com uma tipografia simples e discreta, mas que seja fácil leitura.
Tome cuidado com recursos visuais excessivos
Outro elemento fundamental para um cartão de visitas de sucesso são os elementos visuais que compõem o DNA do seu escritório.
Desse modo, é importante ter cautela no momento de utilizá-los para não pesar o seu cartão de visitas e o cliente desistir de ler as informações.
Portanto, recomendamos sempre dois ou três elementos como quadrados, bolinhas ou figuras geométricas para tornar o seu cartão interessante.
Também é possível adicionar os símbolos do direito, como a balança e a espada para tornar ainda mais característico o seu cartão.
Preze por um design simples com pontos de respiro para a visão, mantenha as informações alinhadas e centralizadas para que elas possam ficar organizadas e bem cuidadas no espaço.
O que são cartões de visita digital?
O cartão de visita digital, também conhecido como e-card, representa uma versão eletrônica e sofisticada do cartão de visita em papel, que é tradicionalmente conhecido pela maioria das pessoas.
Dessa maneira, o cartão de visita digital é disponibilizado por meio do compartilhamento em dispositivos móveis, seja via imagem ou PDF.
Para maior comodidade, existem, atualmente, aplicativos que possibilitam a elaboração do seu próprio cartão de visitas digital com ampla variedade de indivíduos.
Por esse motivo, o cartão digital é uma opção contemporânea e inovadora para o cartão de visitas de um advogado. Pois o cartão de visita digital permite a redução de custos, o que o torna ainda mais atrativo.
Dessa maneira, algumas pessoas optam por possuir ambas as versões, permitindo o uso diferenciado em momentos específicos de suas atividades profissionais.
Cartões de visita impressos ainda valem a pena?
Embora as tecnologias digitais tenham transformado como as pessoas se conectam e se comunicam, o cartão de visita impresso ainda é uma ferramenta bastante interessante para a divulgação do advogado.
Veja os benefícios do uso dessa estratégia de networking atualmente:
- Credibilidade: Um cartão de visita impresso transmite confiança, pois quando alguém entrega um cartão de visita bem projetado e de alta qualidade, é possível ativar o gatilho mental de autoridade no assunto;
- Facilidade em compartilhar informações: cartões de visita impressos são grandes facilitadores da propagação de informações úteis e essencial para que potenciais clientes;
- Personalização: como vimos, é possível personalizar o cartão impresso para que ele transmita a personalidade e o estilo do advogado;
- Utiliza o marketing offline: embora o marketing digital seja uma parte importante da estratégia de marketing atual, o marketing offline ainda é relevante e eficaz. Cartões de visita impressos podem ser distribuídos em feiras, eventos, congressos e fóruns, facilitando que o advogado consiga atingir o seu público com maior amplitude.
Além disso, o cartão de visita permite que o cliente tenha uma sensação de retrô, pois a maioria das pessoas está deixando essa tradição de lado.
Por esse motivo, o uso de cartão de visita impresso se torna um diferencial para o seu escritório.
Estratégias para tornar o seu cartão de visita ainda mais eficiente
Cartão de visitas e site junto, como utilizar?
Nem todo advogado ou escritório de advocacia possui um site. Então, o melhor formato de cartão de visita é o modelo impresso.
Já profissionais ou sociedades de advogados com uma página na internet, podem incluir essa informação no cartão.
Existem duas formas de fazer isso. Uma é escrever o site por extenso, junto ao número de telefone e e-mail. Outra é usar o novo recurso previsto no Provimento 205/2021 da OAB, o QR CODE.
Para que as pessoas tenham mais informações sobre os seus serviços, o uso de um site é uma questão de estratégia, tendo em vista, que o cartão de visitas possui espaço apenas para informações de contato.
Escrever por extenso já deixa a informação à disposição. Por outro lado, a pessoa pode não se dispor a digitar tudo no navegador do celular.
Nesse caso, o QR Code facilita, pois basta ler o código com a câmera do celular para colocar a página entre as favoritas.
Utilize QR Code
Embora o uso do QR Code já tenha sido citado, vale reforçar quais os usos que o código pode ter no cartão de visita do advogado. Por exemplo, a utilização do QR Code pode fazer parte da estratégia de marketing jurídico.
Afinal, além de direcionar o contato para a home do site, pode levá-lo à página de conteúdo. Isso aumentará as visitas. Também permite a pessoa conhecer mais sobre a atuação do advogado, a partir dos conteúdos que escreve.
Outro uso para o QR Code é o direcionamento para o currículo do advogado. Com isso, o profissional tem a opção de apresentar aos contatos:
- Títulos acadêmicos;
- Distinções relacionadas à vida profissional;
- Instituições jurídicas de atuação;
- Especialidades do Direito;
- Sua fotografia, equipe ou do escritório.
Por fim, mais um uso para o QR Code é informar a localização do escritório de advocacia. Mesmo que a informação esteja no site, é uma comodidade para o cliente saber onde encontrar o advogado com apenas alguns cliques.
Conclusão
Vimos durante o texto que o cartão de visita do advogado cumpre um papel fundamental na prospecção de clientes na advocacia. É um item indispensável. Mesmo em tempos de redes sociais.
O Código de Ética da OAB, especialmente o Provimento 205/2021, define o que o profissional pode ter no cartão de visita. Por muito tempo, a OAB permitia poucas peças de marketing para advogados. Uma delas era o cartão de visita. O Provimento esclareceu as normas para uso do cartão.
Mas você, profissional do direito, ainda está com dúvidas sobre a melhor forma de organizar as suas informações ou escolher o melhor modelo?
A resposta para este problema consiste em contratar uma agência especializada em marketing jurídico, pois os profissionais que trabalham focados no jurídico vivenciam de perto as normas da OAB.
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