Logo para advogado: como criar a melhor marca profissional

Você já parou para pensar que nenhum negócio começa sem uma logo? É isso mesmo, sempre existe uma logo que representa a empresa, por mais simples que ela seja. Por esse mesmo motivo, a logo do advogado o acompanha desde o início de sua carreira. 

Pois é através dela que o profissional se comunica e conecta com o seu público-alvo

Como sabemos a relevância desse elemento visual, preparamos esse super artigo com informações importantes para advogados que desejam estar bem posicionados no mercado jurídico. 

Confira para saber mais!

Logo para advogados, por que ter uma?

Devido à grande importância desse elemento na composição de identidade visual do escritório, normalmente essa logomarca é alterada quando há uma data comemorativa ou uma reformulação de princípios no escritório. 

Dessa forma, a logo se torna a marca do advogado ou do escritório de advocacia. Isso acontece por meio do uso de representações simbólicas como conceito, nome, símbolo ou qualquer elemento que traduzam os objetivos da empresa.  

O que torna a logomarca um elemento fundamental para estabelecer e posicionar o profissional no mercado jurídico. Principalmente porque é a partir dela que é elaborada toda a identidade visual para escritórios de advocacia.

Imagem ilustrativa sobre logo para advogado

Por ser tão essencial, a elaboração da logo deve estar em primeira posição na lista de afazeres quando há abertura de um novo escritório de advocacia. 

Afinal, é a partir dela que a identidade visual do negócio é planejada juntamente com as ações de posicionamento dentro do marketing para advogados

Sendo assim, profissionais que se apresentam com uma logo que identifique o seu trabalho, saem em vantagem. 

Sem contar que são mais facilmente lembrados e reconhecidos por potenciais clientes, devido à facilidade que o ser humano tem em reconhecer imagens. Saiba que o uso de imagens também é uma forma de praticar o seu storytelling

Por fim, não importa se a logo é simples, mas sim a sua capacidade em transmitir os valores do escritório de advocacia e ser bem feita para que os clientes a compreendam com clareza.

Logo para advogado: 4 motivos para investir em uma identidade visual

1. Transmite os valores do seu escritório

Uma logo para advogados bem feita consegue transmitir corretamente os valores do profissional para os clientes. 

Veja um exemplo de como isso funciona na prática:

A autora do livro Criando uma Identidade de Marca, relata que ao analisar a logomarca da Amazon é possível encontrar elementos que remetem a ideia de um bom serviço de atendimento por meio da seta sorridente.

Logo da amazon

Além disso, a seta está posicionada estrategicamente nas letras A e Z, reforçando o slogan da empresa que oferece de tudo de A a Z.

Outra logomarca bastante interessante é a da empresa Coca-Cola, que carrega como símbolo principal o nome da empresa.

logo daCoca-Cola

Para que esse nome seja representativo são utilizados vários elementos visuais, como letras cursivas que remetem a personalidade, elegância e criatividade.

Também apresenta a direção diagonal que remete a evolução, avanço e rapidez. Já a cor vermelho nos remetem a excitação, sedução, poder.

Todos os exemplos evidenciam que a logo possui um poder extraordinário na representação da marca através de pouco espaço ou limitações de tamanho para o bom desempenho da logo. 

Tudo isso, graças às boas práticas de design, que fazem com que essas logos sejam um sucesso. 

2. Aumenta a confiança do cliente

A credibilidade de um escritório de advocacia é construída a partir da sua imagem. Por isso, a formação profissional tem um grande peso nessa questão. 

No entanto, essa nem sempre é a primeira informação que chega para os contatos. É muito comum que recebam primeiro o cartão de visitas

imagem de cartão de visita meramente ilustrativa
Imagem ilustrativa

Em outros casos, é a rede social ou o site responsáveis por causar boa impressão. Logo em seguida, começam as pesquisas pela formação do profissional e recomendação de clientes.

Por isso, ter uma logo e identidade visual bem construída é importante para o sucesso do advogado. 

3. Posiciona a marca no mercado

Uma logo moderna e atraente visualmente pode tornar a marca conhecida e facilitar o reconhecimento do público. Por isso, onde quer que o seu cliente esteja conseguirá reconhecer a sua marca.

Segundo informações da OAB, o Brasil tem 1,3 milhões de advogados inscritos em sua base de dados. Isso revela que a concorrência no mercado de advocacia é extremamente alta. 

Imagem com a palavra brand

Dessa forma, é necessário que cada profissional ou escritório de advocacia invista em estratégias que colaboram para aquisição e retenção de clientes.

Como a produção de uma boa logo por meio de parcerias com agências especializadas em marketing jurídico para desenvolverem a sua logo respeitando o Código de Ética da OAB.

4. Fortalece as estratégias de marketing jurídico

A logo do advogado é a base de todos os materiais impressos e virtuais utilizados para divulgação do escritório e serviços do profissional. Muitos desses materiais compõem as estratégias de marketing jurídico

É muito mais fácil criar algo a partir da identidade visual para escritórios de advocacia. O que torna ainda mais assertivo a sua comunicação com o cliente ideal. 

Planejamento da identidade visual para escritórios de advocacia

Hoje em dia, é muito mais fácil ter uma logo para advogado. Basta pesquisar no Google e já surgem diversos sites com dicas de como criar uma logo para advogados. Inclusive, alguns já oferecem versões prontas.

Imagem ilustrativa sobre logo para advogados

Entretanto, esses sites que oferecem versões prontas dificultam a inserção de elementos personalizados. Ou até mesmo, fazendo com que a sua logo seja semelhante a de outro escritório ou profissional, o que pode inferir em processo para investigação de plágio.

Sem contar que duas marcas muito parecidas podem confundir o público. Ou seja, sem querer, o cliente pode acabar contratando os serviços de outro advogado devido à semelhança.

Outra questão que deve ser considerada é o fato que elaborar uma logo para escritórios de advocacia exigem tempo para:

  • Pesquisar modelos de logotipos para se inspirar. Portanto, fazer benchmarking para entender o que funciona e o que não funciona em uma identidade visual é bastante demorado.
  • Estudar o público para entender o perfil do seu cliente ideal, quais serviços eles mais procuram. São empresários? Pessoas físicas? De qual segmento? Familiar? Tributário? Quais são suas necessidades? E como você pode atendê-los?

Todos esses pontos levam tempo e são importantes para que o seu logotipo carregue a essência do seu negócio, e assim conquiste a autoridade desejada por você advogado. 

Saiba que as logomarcas famosas, foram pensadas estrategicamente para terem o resultado que possuem hoje. Mesmo que o público não perceba os detalhes por trás da criação, saiba que são eles que compõem o todo

Não se pode esquecer que um dos objetivos de um logotipo é fortalecer a reputação dos seus serviços. Por isso, as pessoas devem conseguir relacionar a marca ao nome, sem precisar lê-lo. Assim como acontece com empresas como Netflix, McDonald ‘s e Nike. 

Para que isso seja possível, é necessário ter planejamento e um olhar crítico sobre o processo de criação para verificar se os resultados esperados foram realmente alcançados.

Confira alguns questionamentos que podem ajudar você advogado nesse processo de criação de logo.
  1. Qual a sua área de atuação?
  2. Emoções que você deseja transmitir
  3. Você prefere modernidade ou tradição?
  4. Quais as cores mais representam o seu escritório de advocacia?
  5. Quais fontes (tipo de letra) você prefere?
  6. Escolha os melhore símbolos
  7. Pense em um slogan criativo

Dica da JuriDigital: no momento de contratar uma agência especializada em marketing jurídico é importante analisar se a equipe está preparada para desenvolver um trabalho personalizado que atenda às suas necessidades.

O diálogo e a participação do cliente são importantes para que as expectativas sejam alcançadas. Por isso, verifique esses detalhes antes de fechar o contrato, caso contrário as chances de se frustrar são grandes. 

Hora de praticar: saiba como criar uma logo para advogados?

1. Área de atuação

Não é mistério para ninguém que o direito possui diversas áreas de atuação. O advogado pode escolher entre ser generalista ou se especializar no ramo de maior interesse, como o direito da família, previdenciário, entre outros.

O mais importante é que você saiba que para cada área existe um público específico, com necessidades e padrões comportamentais. Essa identificação precisa constar na logo do advogado

É possível usar elementos que identificam a especialização do profissional e recursos que demonstram aos clientes como o advogado pode ajudá-lo. 

Imagem de logo para advogados retirados do google
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google

Ou até mesmo símbolos e fontes podem ser combinados para gerar essa identificação.

Outra possibilidade é o uso do nome do advogado para compor a sua logo, podendo ser feita com o nome completo ou o uso da primeira letra do nome e sobrenome.

2. Emoções e valores

Seriedade, sobriedade, honestidade são algumas características que os profissionais do marketing consideram para criar logo para advogados. Pois, é preciso considerar o que a marca irá transmitir para os clientes. 

Em geral, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), recomenda aos profissionais de advocacia “primar pela discrição e sobriedade”. A orientação consta no Provimento 205/2021 da OAB. 

Destarte, que existem maneiras de ser discreto e sóbrio relacionando aspectos que remetem à modernidade.

3. Modernidade ou tradição na logo do advogado

O direito é uma profissão muito tradicional, por isso, o próprio Código de Ética da OAB cuida da manutenção dessa visão. Entretanto, a Ordem demonstra estar atenta às mudanças na sociedade por meio da edição do Provimento 205/2021. Sendo assim, há espaço para a inovação.

É importante que você profissional entenda que inovar não significa abandonar a tradição. Mas, sim, unir o tradicional e o novo visando se diferenciar de outras marcas.

Exemplo ilustrativo de logo moderna e clássica

Profissionais especializados em planejar e executar a identidade visual de escritórios de advocacia sabem como criar logos para advogados que unem o moderno e o tradicional, sem ferir o Código de Ética da OAB.

4. Cores para escritório de advocacia

Ainda sobre não exagerar na inovação, uma dica é evitar tendências passageiras e modismos. Por isso, a logo do advogado precisa ser atemporal, ou seja, não importa quantos anos passem não deve apresentar aquele aspecto de “ultrapassado”.

Muito menos estar parado no tempo. Por essa razão, é preciso saber escolher as cores para escritório de advocacia. Saiba que as cores são ligadas à emoção e por trás da escolha de cada cor existe muita ciência e psicologia.

Circulo Cromático

Dessa forma, recomendamos que você estude quais são os significados das cores que estarão em sua identidade visual.

Pois o uso errado de uma cor pode comprometer a proposta por trás da logo. Usar cores que não combinam interferem no resultado de como o seu cliente compreende o seu escritório.

Dica da JuriDigital: recomendamos sempre que o trabalho seja feito por um profissional especializado, pois ele saberá quais cores combinam melhor entre si e quais os significados de cada uma.

Mas, para você que deseja tentar criar a sua própria identidade visual, pode optar por estudar através do best-seller Psicologia das Cores. E assim, compreender qual é a ciência por trás de cada cor.

Outra recomendação é o livro escrito Design para quem não é design escrito pelo Robin Williams. Nesse livro é possível encontrar dicas interessantes de como ter sucesso em seus designs sem o conhecimento de um profissional.

5. Escolhendo a fonte para logo de advogado

Assim como as cores, a escolha errada da fonte pode acabar com a identidade visual. A forma errada da letra pode dificultar a leitura das informações e fazer com que o seu cliente saia do seu site sem ler todas as informações.

Uma escolha segura são as fontes que apresentam aspectos formais e bem definidas. Isso porque são fontes fáceis de entender. 

Exemplos de fontes

Esses detalhes tornam a usabilidade e experiência do usuário ainda melhor e favorece para que o lead se torne um cliente.

Isso não significa que a fonte para advogado deve ser igual para todos. Saiba que a forma da letra também é uma maneira de se destacar, inovar, ser moderno e tradicional ao mesmo tempo.

Na verdade, a escolha depende da personalidade que se quer imprimir ao escritório de advocacia. 

  • Letras modernas passam a ideia de que o advogado é inovador e atual;
  • Já as letras mais tradicionais demonstram que o profissional é convencional e confiável.

O que não se pode perder é a elegância, a regularidade e a simplicidade. Portanto, para conquistar o sucesso é necessário que as fontes sejam complementares. Por isso, não devem ser muito diferentes uma da outra.

Nossos especialistas da JuriDigital recomendam a utilização de pelo menos duas fontes diferentes, sendo uma para título e destaques e outra para aplicação em textos normais. 

6. Símbolos na logo do advogado

Martelo, balança, espada são os símbolos do direito, mais lembrados pelo público. Portanto, os mais utilizados, pois são elementos visuais que caracterizam a profissão.

No entanto, é possível criar uma logo para advogados sem esses símbolos. Mas, caso ter a espada em sua logo seja essencial, o símbolo pode ser incluído na identidade visual para escritórios de advocacia de uma maneira mais moderna.

Os símbolos tradicionais costumam ser utilizados para transmitir confiança. Mas para fazerem parte da logo, o advogado precisa considerar a personalidade que deseja para o escritório. 

Portanto, vemos que as possibilidades de aplicação dos símbolos do direito são várias, entretanto, é importante ficar atento para que a logo não seja semelhante a de outro escritório de advocacia.

7. Aplicação da logo do advogado

Normalmente a necessidade em se ter uma logo para o escritório de advocacia surgir devido ao desejo em utilizar cartão de visita. 

Logo, pensar que a logo do advogado servirá apenas para sanar a necessidade do cartão de visita é um erro. 

Em tempos de redes sociais, a marca do advogado é utilizada em diferentes lugares e formatos, para que a identidade do profissional seja vista por todos. 

Portanto, é preciso ser construída para que a aplicação possa ser feita em diferentes formatos, tais como materiais de escritório, fachadas, vídeos, sites, redes sociais são os locais em que a logo do advogado mais aparece. 

Imagem sobre aplicação da logo
Imagem ilustrativa sobre aplicação de logo

Portanto, a logo deve ter um design versátil e com bastante qualidade para que aplicação tenha boa taxa de visualização.

É por essa razão que especialistas em design apresentam versões da marca aplicadas em cartões, materiais de escritório e redes sociais para que o cliente possa ver como ficarão todas as aplicações da logo em produtos.

Na criação de logo grátis para advogados, todas essas aplicações precisam ser feitas, também. Contudo, as ferramentas que ensinam como criar uma logo para advogados, são poucas que se preocupam com a aplicação da logo.

Dica da JuriDigital: recomendamos que para boa visualização e análise da qualidade da sua logo, é necessário que essa avaliação seja feita por um design profissional. 

Dessa forma, você evita problemas futuros, como a má qualidade da sua logo e a dificuldade em produzir materiais personalizados para o seu escritório.

8. Slogan

Não é muito comum, mas alguns profissionais acrescentam um slogan para compor a força da logo em transmitir a mensagem de seu escritório de advocacia. 

Dessa forma, podemos entender o slogan como uma frase curta e capaz de resumir os benefícios e os diferenciais do escritório de advocacia.

Praticamente todas as empresas de varejo utilizam um slogan. Alguns exemplos de empresas conhecidas que possuem slogan são:

  • Magazine Luiza: Vem ser feliz.
  • Panasonic, que traduzindo o seu slogan para o português: Ideas for life (que significa “Ideias para a vida”.
  • Pão de Açúcar, que tem como slogan: lugar de gente feliz.

O slogan é mais um recurso para o advogado comunicar qual é sua especialidade e os serviços que oferece. Também, é uma maneira de criar proximidade com os clientes. 

Em suma, resume o propósito, a missão e a visão do escritório. Algumas características compõem um bom slogan, como:

  • Contém de três a cinco palavras;
  • É simples;
  • Tem como foco principal o escritório;
  • Não deve fazer promessas, como garantir ganho de causa.

A partir desses elementos entendemos que o slogan é um complemento. Lembre-se de não utilizá-lo sempre para não parecer propaganda exagerada.

Confira ideias e exemplos de logo para advogados

Após saber como criar uma boa logo para advogados, é o momento de ter ideias para compor a sua identidade visual. 

Pois sabemos que a falta de experiência e conhecimento em design pode tornar tudo mais desafiador. Por isso, reunir ideias de logo para advogados pode servir para trazer alguma inspiração.

1. Cores para escritórios de advocacia

Para celebrar os 30 anos, o escritório de advocacia Mattos Filho lançou uma nova identidade visual e verbal. 

A nova logo une as letras “T” para simbolizar o relacionamento próximo e de confiança com os públicos. Já a letra “A”, em forma de seta, representa a evolução e o olhar para o futuro.

Os nomes de todos os sócios-fundadores (algo comum no mercado jurídico) foram retirados da logo. Assim, foi oficializada a marca “Mattos Filho”, que é como o escritório já era conhecido no mercado.

Mas o que chama mais a atenção são as cores. A paleta é única no segmento jurídico, composta pelos tons laranja, roxo e cinza.

O Mattos Filho mostra que é possível usar tons coloridos na logo do advogado. Desde que sejam bem combinadas para evitar exageros e desconexão.

Além disso, o escritório optou pelo uso de três cores, que é o máximo de tons recomendados para o mesmo design.

2. Logo do advogado em gradiente

O C2R Advocacia também atualizou a marca em 2022. Na reformulação, optou por usar na logo cores quentes em gradiente. 

Essa mudança deixou a marca mais elegante, atual e sofisticada.

Logo do C2R Advocacia

Além disso, é possível perceber que os tons combinam sem exagero. As cores se misturam de maneira orgânica. 

Assim, o gradiente é um complemento e não o ponto principal. Proporciona apenas um toque sutil à marca.

3. Letras que viram logo

Em função do Código de Ética, o único nome possível para os escritórios de advocacia é o que contém o próprio nome e sobrenome do advogado ou dos sócios. 

Um ótimo recurso para não ter um nome extenso e difícil de lembrar, é unir as letras iniciais dos nomes de cada sócio. Com isso, os monogramas são as ideias de logo para advogados mais usadas.

Imagem de fundo cinza-escuro com a log da C2R Advocacia ao centro
Logo do escritório Brotto Campelo Advogados

É uma opção que costuma funcionar bem. Mas que precisa de equilíbrio para ser atrativa e transmitir credibilidade.

O escritório Brotto Campelo Advogados encontrou esse equilíbrio, ao utilizar o recurso de letras em negrito e no padrão normal para definir quais são as informações principais.

4. Inovação na advocacia

A marca do escritório Malgueiro Campos Zardo é um exemplo de inovação na advocacia. A identidade visual foi renovada e passou longe dos clássicos preto e dourado. A nova logo usa o incomum e chamativo verde.

Logo do escritório Malgueiro Campos Zardo

Segundo o próprio escritório, é uma forma de reforçar que está “sempre conectado com vocês!”. Tanto que a logo é formada por diversos quadrados, uns maiores e outros menores, mas que estão sempre em contato. Além disso, transmitem a ideia de continuidade.

O verde é a diferenciação, pois a cor fortalece os conceitos de modernidade. Dessa forma, o escritório mostra que a inovação está presente, mas continua “ligado” às pessoas.

Conclusão

Todo negócio, mesmo que esteja no começo, precisa ter uma marca. O mesmo se aplica aos escritórios de advocacia e profissionais liberais de Direito.

Ter uma logo para advogado é essencial para o posicionamento no mercado jurídico. Sendo a identidade visual para escritórios de advocacia uma prioridade do profissional.

Afinal, é a partir da logo do advogado que são planejadas todas as ações de marketing jurídico. Sendo assim, ter uma marca significa partir com vantagem para a captação de clientes na advocacia.

Pois como a ciência ensina, as pessoas se lembram com maior facilidade das marcas que veem nas redes sociais. Portanto, a logo do advogado é uma poderosa ferramenta de comunicação, pois facilita que seja lembrado por quem é e o que faz.

Mesmo que seja simples e contenha apenas o nome do profissional. O importante é ser uma identidade visual bem feita. Nesse ponto, atenção em fazer uma logo grátis para advogados deve ser grande. 

Por isso, o nosso alerta e recomendação para que a sua logo seja feita por profissionais especializados e que compreendam o Código de Ética da OAB para não haver problemas futuros. 

Sendo assim, esse é um bom motivo para investir na contratação de um serviço especializado para elaborar a logo do advogado. 

Outras boas razões são:

  • O olho treinado dos especialistas para a arte visual;
  • As habilidades técnicas dos profissionais, muito necessárias para produzir projetos digitais;
  • A experiência com marketing para advogado que os profissionais já possuem;
  • A aplicação da logo em várias versões e tamanhos, para usar em diferentes materiais.

Enfim, a logo do advogado é algo que deve ser tratado com muita atenção. Ainda mais que está relacionada com a atuação profissional. Afinal, um dos objetivos de ter um logotipo é ganhar reputação.


Portanto, saiba que a JuriDigital pode ajudar a posicionar profissionais no mercado jurídico. Basta entrar em contato para dispor da melhor estratégia de marketing para o advogado.