Logo para advogado: como criar a melhor marca profissional

Logo para advogado: como criar a melhor marca-profissional

Nenhum negócio começa sem ter uma marca. Por mais simples que ela seja. A logo do advogado acompanha o profissional desde o início da carreira. Geralmente, muda apenas quando há uma data comemorativa, como 10 anos de profissão.

A logo é, basicamente, a marca do advogado ou do escritório de advocacia. É fundamental para estabelecer o profissional no mercado jurídico. Principalmente porque é a partir dela que é elaborada toda a identidade visual para escritórios de advocacia.

Por ser tão essencial, a elaboração da logo deve estar no topo da lista de afazeres para a abertura do escritório de advocacia. Afinal, é a partir da identidade visual para escritórios de advocacia que são planejadas as ações de posicionamento. Especialmente as de marketing para advogados.

Sendo assim, profissionais que se apresentam com uma logo para escritórios de advocacia saem em vantagem. Sem contar que são mais facilmente lembrados e reconhecidos por potenciais clientes. A marca ajuda a comunicar quem é o advogado e o que ele faz. Portanto, não importa que seja uma logo para advogado simples, apenas com o nome profissional. O principal é ser uma identidade visual bem feita, capaz de transmitir os valores do escritório de advocacia.

Sendo assim, o que faz a diferença são os elementos visuais, que são mais bem absorvido pelas pessoas. Imagens, cores e afins, são processadas de forma muito mais rápida e eficaz pelo cérebro. Portanto, o retorno é mais positivo para profissionais que investem na identidade visual para escritórios de advocacia.

Logo para advogado: 4 motivos para investir em uma identidade visual

1. Fixar a marca no mercado

Uma logo moderna para advogados tem o poder de tornar a marca conhecida. também, de fazer com que o público a reconheça facilmente. Isso é algo muito importante. Ainda mais considerando a alta concorrência que há no mercado jurídico.

2. Transmitir valores

Uma logo para advogados bem feita é capaz de transmitir corretamente os valores do profissional para os clientes. Portanto, é um elemento visual que deve ser tratado com cuidado e inteligência. Principalmente porque está relacionada com a atuação profissional. Mas, mais que tudo, com a formação da imagem do advogado no mercado jurídico.

3. Firmar a confiabilidade

A credibilidade de um escritório de advocacia é construída a partir da sua imagem. A formação profissional tem um grande peso nessa questão. No entanto, essa nem sempre é a primeira informação que chega para os contatos. É muito comum que recebam primeiro o cartão de visitas. Em outros casos, é a rede social ou o site para advogados que causa a primeira boa impressão.

4. Fortalecer as estratégias de marketing jurídico

A logo do advogado é a base de todos os materiais impressos e virtuais utilizados para divulgação. Muitos desses materiais compõem as estratégias de marketing jurídico. É muito mais fácil criar algo a partir da identidade visual para escritórios de advocacia.

Planejamento da identidade visual para escritórios de advocacia

Hoje em dia, é muito mais fácil ter uma logo para advogado. Basta pesquisar no Google que já surgem diversos sites oferecendo como criar uma logo para advogados. Alguns já oferecem versões prontas.

No entanto, em uma logo grátis para advogado não há o elemento da personalização. Sendo assim, existe a possibilidade de dois profissionais terem uma marca e identidade visual para escritórios de advocacia muito semelhantes. Com isso, sempre restará a dúvida: será que alguém copiou de alguém a ideia da logo? Sem contar que duas marcas muito parecidas podem confundir o público. Sem querer, o contato pode acabar contratando os serviços de outro advogado por causa da semelhança.

Tem ainda a questão de que elaborar uma logo para escritórios de advocacia pode exigir tempo para:

  • pesquisar logotipos de escritórios de advocacia para se inspirar. Portanto, fazer benchmarking para entender o que funciona e o que não funciona em uma identidade visual.
  • Estudar o público para entender quem são os clientes para os quais prestar serviços jurídicos. São empresários? Pessoas físicas? De qual segmento? Familiar? Tributário? Quais são suas necessidades?

Não se pode esquecer que um dos objetivos de ter um logotipo é ganhar reputação. As pessoas devem ser capazes de conectar a marca ao nome, sem precisar lê-lo. Da mesma forma que acontece com Netflix, McDonalds e Nike. Para isso, portanto, deve haver planejamento. É importante considerar:

  1. Área de atuação;
  2. Emoções que deve transmitir;
  3. Modernidade ou tradição;
  4. Cores para escritórios de advocacia;
  5. Fonte/tipo de letra;
  6. Símbolos;
  7. Aplicação;
  8. Uso de slogan.

Passos de como criar uma logo para advogados

1. Área de atuação

O Direito tem diversas áreas de atuação. O advogado pode escolher entre ser generalista ou atender na área de Direito da Família, Previdenciário, Tributário, Trabalhista. Digital, etc. Para cada área, há um público específico.

Essa identificação precisa constar na logo do advogado. É possível usar elementos que identificam a especialização do profissional. Recursos que demonstram aos clientes como o advogado pode ajudá-lo. Símbolos e fontes podem ser combinados para gerar essa identificação.

2. Emoções e valores

Seriedade, sobriedade, honestidade. Ao criar a logo para advogados, é preciso considerar o que a marca irá transmitir para os clientes. Portanto, como o advogado quer ser reconhecido pelas pessoas e como quer que se sintam em sua presença.

Em geral, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda aos profissionais de advocacia “primar pela
discrição e sobriedade”. A orientação consta no Provimento 205/2021 da OAB. Mas há maneiras de ser discreto e sóbrio e também moderno e atual.

3. Modernidade ou tradição na logo do advogado

O Direito é uma profissão muito tradicional. O próprio Código de Ética da OAB cuida da manutenção dessa visão. Entretanto, a Ordem demonstra estar atenta às mudanças na sociedade com a edição do Provimento 205/2021. Sendo assim, há espaço para a inovação.

Inovar não significa abandonar a tradição. Mas juntar o tradicional e o novo como um diferencial para a marca. É uma forma de se destacar da concorrência. Contudo, sem exageros.

Profissionais especializados em planejar e executar a identidade visual para escritórios de advocacia sabem como criar logo para advogados para unir o moderno e o tradicional.

4. Cores para escritório de advocacia

Ainda sobre não exagerar na inovação, uma dica é evitar tendências passageiras e modismos. O logo do advogado precisa ser sempre atual, não importa quantos anos passem. Nunca deve dar a impressão de ser algo ultrapassado. Muito menos de estar parado no tempo. Por essa razão, é preciso saber escolher as cores para escritório de advocacia.

As cores estão muito ligadas à emoção. Por isso, é essencial estudar a ou a as cores que estarão na identidade visual para escritórios de advocacia.

O uso de uma cor errada pode comprometer toda a proposta por trás do logo do advogado. Usar cores que não combinam pode ter um resultado ruim.

Para evitar problemas, a dica é escolher no máximo três cores diferentes para a logo do advogados. Mas nenhuma deve ser uma cor muito forte. Nem muito contrastante ou chamativa. As cores mais sóbrias costumam transmitir a ideia de discrição, sofisticação e elegância.

Logo para advogado: como criar a melhor marca profissional com as fontes certas

5. Fonte para a logo do advogado

Assim como as cores, a escolha errada da fonte para advogado pode acabar dom a identidade visual. A forma errada da letra pode dificultar a leitura das informações.

Uma escolha segura são as fontes formais e bem definidas. Principalmente porque são fontes fáceis de entender. Isso é o mais importante.

No entanto, não significa que a fonte para advogado deve ser igual a que todos usam. A forma da letra também é uma maneira de se destacar, inovar, ser moderno e tradicional ao mesmo tempo.

Na verdade, a escolha depende da personalidade que se quer imprimir ao escritório de advocacia. Letras modernas passam a ideia de que o advogado é inovador e atual. Já as letras mais tradicionais podem demonstrar que o profissional é convencional e confiável.

O que não pode se perder é a elegância, a regularidade e a simplicidade. Por isso, deve haver muito cuidado para combinar fontes. Elas precisam ser complementares. Não devem ser muito diferentes uma da outra. Usar duas fontes para advogado é o mais recomendado.

6. Símbolos na logo do advogado

Martelo, balança, espada são os símbolos mais lembrados do Direito. Portanto, os mais utilizados, pois são elementos visuais que caracterizam a profissão.

No entanto, é possível criar uma logo para advogados sem esses símbolos. Mas, caso ter a espada na logo do advogado seja essencial, o símbolo pode ser incluído na identidade visual para escritórios de advocacia de uma maneira mais moderna.

Os símbolos tradicionais costumam ser usadas para transmitir confiança. Mas para que façam parte da logo, o advogado precisa considerar a personalidade que quer que o escritório tenha. Com os símbolos, a imagem que se constrói é de tradição. No entanto, essa representação pode não ser o que as pessoas mais jovens procuram.

Portanto, usar ou não símbolos se torna um desafio. Sempre que aparecem na logo do advogado, é preciso evitar similaridades com a marca de outros escritórios.

7. Aplicação da logo do advogado

É muito comum a necessidade de ter uma logo para o escritório de advocacia surgir por causa da necessidade de ter um cartão de visita.

Pensar que a logo do advogado servirá apenas para sanar a necessidade do cartão de visita é um erro. Em tempos de redes sociais, a marca é usada em muitos outros e diferentes lugares. Portanto, é preciso que a logo possa ser usada em todos os lugares, seja físico ou virtual.

Materiais de escritório, fachadas, vídeos, sites, redes sociais são os locais em que a logo do advogado mais aparece. Portanto, a logo deve ter um design versátil e e que não se altera, onde quer que seja aplicada.

É por essa razão que especialistas em design apresentam versões da marca aplicadas em cartões, materiais de escritório e redes sociais quando criam a identidade visual para escritórios de advocacia. Dessa forma, mostram na prática como utilizar a logo do advogado.

Na criação de logo grátis para advogados, todas essas aplicações precisam ser feitas, também. Contudo, entre as ferramentas que ensinam como criar uma logo para advogados, poucas se preocupam com a aplicação da logo.

8. Slogan

Não é muito comum, mas alguns profissionais acrescentam um slogan ao logo. Slogan é uma frase curta e capaz de resumir os benefícios e o diferencial do escritório de advocacia.

Praticamente todas as empresas de varejo utilizam um slogan. Alguns exemplos de empresas conhecidas e que possuem slogan são:

  • Magazine Luiza, cujo slogan é: Vem ser feliz.
  • Panasonic, que usa um slogan em inglês: Ideas for life (que significa “Ideias para a vida”, em tradução livre).
  • Pão de Açúcar, que tem como slogan: Lugar de gente feliz.

O slogan é mais um recurso para o advogado comunicar qual é sua especialidade e os serviços que oferece. Também, é uma maneira de criar proximidade com os clientes. Em suma, resume o propósito, a missão e a visão do escritório.

Um bom slogan:

  • contém de três a cinco palavras;
  • é simples;
  • é específico sobre o escritório;
  • não deve fazer promessas, como garantir ganho de causa.

O slogan é um complemento. Não é para ser utilizado sempre. Principalmente para não parecer propaganda exagerada.

Ideias de logo para advogados

Depois de saber como criar logo para advogados, é o momento de ter ideias para a identidade visual. A falta de experiência e conhecimento em design pode tornar tudo mais desafiador. Por isso, reunir ideias de logo para advogados pode ser útil para trazer alguma inspiração.

1. Cores para escritórios de advocacia

Para celebrar os 30 anos, o escritório de advocacia Mattos Filho lançou uma nova identidade visual e verbal. A nova logo une as letras “T” para simbolizar o relacionamento próximo e de confiança com os públicos. Já a letra “A”, em forma de seta, representa a evolução e o olhar para o futuro.

Os nomes de todos os sócios-fundadores (algo comum no mercado jurídico) foram retirados da logo. Assim, foi oficializada a marca “Mattos Filho”, que é como o escritório já era conhecido no mercado.

Mas o que chama mais a atenção são as cores. A paleta é única no segmento jurídico, composta pelos tons laranja, roxo e cinza.

O Mattos Filho mostra que é possível usar tons coloridos na logo do advogado. Desde que sejam bem combinadas para evitar exageros e desconexão.

O Mattos Filho optou pelo uso de três cores, que é o máximo de tons recomendados para o mesmo design.

2. Formas geométricas

Na logo do Felipe Hardman Advocacia, a opção foi usar as iniciais do nome e montar uma forma geométrica em que as letras se encaixam e formam um quadrado.

As linhas retas, de padrões regulares, causam a sensação de ordem. Já a posição do quadrado, acima da linha, traz a ideia de equilíbrio.

São elementos facilmente reconhecíveis e que transmitem a sensação de ordem.

3. Logo do advogado em gradiente

O C2R Advocacia também atualizou a marca em 2022. Na reformulação, optou por usar na logo cores quentes em gradiente. A marca ficou mais elegante, atual e sofisticada.

Os tons combinam sem exagero. As cores se misturam de maneira orgânica. Assim, o gradiente é um complemento e não o ponto principal. Proporciona apenas um toque sutil à marca.

4. Letras que viram logo

Em função do Código de Ética, o único nome possível para os escritórios de advocacia é o que contém o próprio nome e sobrenome do advogado ou dos sócios. Assim, o recurso para não ter um nome extenso e difícil de lembrar é unir as letras iniciais dos nomes. Com isso, os monogramas são as ideias de logo para advogados mais usadas.

É uma opção que costuma funcionar bem. Mas que precisa de equilíbrio para ser atrativa e transmitir credibilidade.

O escritório Brotto Campelo Advogados encontrou esse equilíbrio. Na logo, usa o recurso de letras em negrito e no padrão normal para definir quais são as informações principais.

5. Inovação na advocacia

A marca do escritório Malgueiro Campos Zardo é um exemplo de inovação na advocacia. A identidade visual foi renovada e passou longe dos clássicos preto e dourado. A nova logo usa o incomum e chamativo verde.

Segundo o próprio escritório, é uma forma de reforçar que está “sempre conectado com vocês!”. Tanto que a logo é formada por diversos quadrados, uns maiores e outros menores, mas que estão sempre em contato. Além disso, transmitem a ideia de continuidade.

O verde é a diferenciação. A cor fortalece os conceitos de modernidade. Dessa forma, o escritório mostra que a inovação está presente. Mas que continua “ligado” às pessoas.

Conclusão

Todo negócio, mesmo que esteja no começo, precisa ter uma marca. O mesmo se aplica aos escritórios de advocacia e profissionais liberais de Direito.

Ter uma logo para advogado é essencial para o posicionamento no mercado jurídico. Portanto, a identidade visual para escritórios de advocacia deve ser uma prioridade do profissional.

Afinal, é a partir da logo do advogado que são planejadas todas as ações de marketing jurídico. Sendo assim, ter uma marca significa partir com vantagem para a captação de clientes na advocacia.

As pessoas se lembram com maior facilidade das marcas que veem em redes sociais, por exemplo. Portanto, a logo do advogado é uma poderosa ferramenta de comunicação, pois facilita que seja lembrado por quem é o que faz.

Dessa maneira, a logo do advogado é indispensável. Mesmo que seja simples e contenha apenas o nome do profissional. O importante é ser uma identidade visual bem feita.

Nesse ponto, a tentação em fazer uma logo grátis para advogados é grande. Por isso, vale o alerta: isso pode ser desafiador. Especialmente quando falta experiência e conhecimento em design.

Na logo, o que faz a diferença são os elementos visuais. Sendo assim, esse é um bom motivo para investir na contratação de um serviço especializado para elaborar a logo do advogado. Outras boas razões são:

  • o olho treinado dos especialistas para a arte visual;
  • as habilidades técnicas dos profissionais, muito necessárias para produzir projetos digitais;
  • a experiência com marketing para advogado que os profissionais já possuem;
  • a aplicação da logo em várias versões e tamanhos, para usar em diferentes materiais.

Enfim, a logo do advogado é algo que deve ser tratado com muita atenção. Ainda mais que está relacionada com a atuação profissional. Afinal, um dos objetivos de ter um logotipo é ganhar reputação.

A Juridigital pode ajudar a posicionar profissionais no mercado jurídico. Basta entrar em contato para dispor da melhor estratégia de marketing para o advogado.

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