Como utilizar um blog para fazer marketing jurídico?

A quantidade de escritórios de advocacia que estão buscando mais sobre o marketing jurídico é enorme. 

Isso porque os benefícios dessa estratégia estão sendo cada vez mais falados na internet. 

O motivo pelo qual esse método é bastante propagado é a qualidade aliada ao dinamismo. 

Considerando que o marketing jurídico é hoje um dos principais meios para que os advogados e seus respectivos escritórios encontrem maiores demandas e sejam mais reconhecidos. 

E, um dos principais métodos dentro desta estratégia é a utilização de blogs para uma melhor apresentação dos serviços e como forma de evidenciar o conhecimento do seu escritório. 

Com essa ferramenta, será muito mais prático para qualquer profissional alavancar os seus números de cliente, a partir da confiança e de um bom conteúdo que o seu escritório apresente.

Neste artigo você irá conhecer quais são as melhores táticas para usar em seu blog. Se colocar em prática, com certeza os acessos do seu blog tendem a crescer, e da mesma forma, as consultas feitas com os clientes.

O que é marketing jurídico?

Primeiramente é preciso compreender o que é marketing jurídico. Saiba que essa área representa uma faceta especializada do marketing, adaptada especificamente às peculiaridades e aos regulamentos rigorosos que envolvem a promoção de serviços jurídicos. 

Em sua essência, busca estratégias éticas e eficazes para construir e fortalecer a marca de profissionais e escritórios de advocacia, visando uma comunicação clara e precisa com seu público-alvo. 

marketing jurídico

Através de um equilíbrio entre a aderência às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores da profissão e a implementação de técnicas inovadoras de marketing digital, como SEO, marketing de conteúdo e redes sociais

O marketing jurídico facilita a aproximação entre advogados e aqueles que buscam assistência legal. 

Diferente de outras formas de marketing, ele requer uma compreensão profunda tanto da lei quanto das diretrizes éticas que governam a publicidade legal. 

Essa característica assegura que todas as estratégias promocionais respeitem a integridade da profissão jurídica enquanto procuram destacar a expertise e os valores dos profissionais na área.

>> Saiba tudo sobre o provimento 205/2021 da OAB.

Qual a importância do marketing jurídico para os advogados?

O grande diferencial do marketing jurídico é a sua capacidade de transformar a visibilidade e a reputação dos profissionais e seus escritórios no vasto e competitivo mercado legal. 

Num mundo onde a informação é abundante e o acesso a serviços jurídicos se amplia digitalmente, distinguir-se torna-se não apenas uma vantagem, mas uma necessidade premente. 

O marketing jurídico, ao abordar estrategicamente a comunicação e a promoção de serviços legais, permite aos advogados não apenas atingir seu público-alvo com precisão.

Mas, também estabelecer uma marca de confiança e autoridade no campo. Isso é crucial em uma era onde a primeira impressão é frequentemente digital. 

>> Cartão de visita do advogado: o que pode, regras da OAB e dicas.

Como utilizar um blog para fazer marketing jurídico?

Se você quiser ganhar destaque no ramo em que trabalha, é crucial começar a melhorar a sua rede de contatos. 

Dessa forma, o destaque na carreira aumenta. Sem dúvida, a melhor forma de se destacar é investir na relação entre você, os clientes e seus colegas de profissão.

Obviamente, o seu conhecimento sobre os temas da área, sua oratória e toda a sua linguagem de comunicação devem estar bem desenvolvidas. Mas só isso não basta. 

Imagem sobre blog

O marketing jurídico trabalha com várias formas de comunicação, e a utilização de blogs é uma delas. 

Para você melhorar sua posição no mercado de trabalho e não ser mais um advogado no meio de tantos outros, é necessário investimento.

>> Como captar clientes na advocacia? Confira 10 dicas infalíveis.

É muito mais fácil você encontrar auxílio na internet do que com os seus conhecidos. A velocidade com que se propaga as informações por esse meio é impressionante.

Mas bem, como você pode usar o blog a seu favor? Sabendo de todos esses dados, não tem como você não investir neles.

O uso dos blogs é na maioria para páginas pessoais. Esse é o intuito deles, para ser algo mais pessoal e bem diferente dos sites das corporações. 

Dica de ouro: saiba que uma plataforma bastante utilizada para criação de blogs é o WordPress.

Um escritório de advocacia pode aproveitar esses meios para divulgar todo o seu trabalho, e todo o hall de conhecimento dos seus advogados. 

Saber utilizar um blog com eficiência é uma das essências do marketing jurídico, por isso vamos te apresentar algumas dicas práticas. 

>> E-mail marketing para Advogados em 11 passos

Dicas para a criação de um blog estratégico

Algumas estratégias que devem ser levadas em conta quando estiver preparando a sua página e os seus conteúdos para ir ao ar e propagar suas informações para seus futuros clientes:

Tenha metas claras:

Para você alcançar um objetivo, você primeiro tem que estabelecer metas. 

  • Saiba qual é o seu público-alvo, 
  • Qual é a faixa etária predominante que você atende, 
  • Quais são os maiores problemas que seus clientes passam para que você se especialize, 
  • Saiba quais serão os assuntos predominantes a serem tratados no blog e qual é o valor máximo das despesas que você poderá gastar.

Essas informações são a base para que você tenha uma ideia de como organizar e atingir melhor os seus clientes, além de ser um excelente norte para começar a produzir conteúdo. 

>> Instagram para advogados: 10 dicas poderosas para conquistar seguidores

Tenha objetivos claros: 

Não só faça metas, mas metas alcançáveis. Saiba qual será a sua área de atuação e faça todos os seus esforços para que você se destaque nela. 

blog para fazer marketing jurídico

Comece com objetivos pequenos, e assim que eles forem alcançados, aumente-os. Não invente muita coisa. Seja simples, porém prático.

Faça um conteúdo que tenha relevância para o seu público: 

Não seja uma pessoa que cópia o conteúdo de outras e coloca no seu blog, como se o artigo fosse de sua autoria. Como você deve saber, isso é crime e pode te levar à reclusão.

Quando começar a montar o seu blog, escreva sobre assuntos pertinentes e tente ser o mais original possível. 

A internet está cansada de cópias, e se você quiser se destacar no campo de atuação em que está, terá que ser autêntico.

>> 7 maneiras infalíveis de utilizar marketing de conteúdo no seu escritório.

Dicas extras para que o seu conteúdo engaje 

Para advogados que desejam elevar o nível do seu blog jurídico e captar a atenção de seu público-alvo. 

A chave está em oferecer conteúdos que não apenas informem, mas também engajem e esclareçam dúvidas comuns de maneira acessível. 

Primeiramente, considerem abordar temas atuais de relevância legal, traduzindo jargões e processos complexos em linguagem clara e direta, o que não só demonstra expertise, mas também aproxima o leitor. 

Artigos que desmistificam etapas de processos judiciais, concelhos sobre direitos e deveres em diversas áreas do direito (como trabalhista, empresarial, familiar, etc.), e análises de casos famosos sob uma ótica jurídica, podem ser extremamente atraentes. 

Além disso, é fundamental incorporar dicas práticas, como orientações para a preparação de documentos legais ou conselhos para evitar litígios, enriquecendo assim o valor prático do conteúdo. 

Incorporar elementos multimídia, como vídeos explicativos ou infográficos, pode também dinamizar a apresentação do conteúdo, tornando-o mais digestível e compartilhável. 

Por fim, abrir espaço para perguntas e interações por meio de comentários ou redes sociais amplia a sensação de comunidade e suporte, estabelecendo o blog como uma fonte confiável e interativa de informação jurídica.

>> Como criar um site de escritório de advocacia de sucesso?

Contrate uma agência assim como a JuriDigital para fazer o seu blog

Para advogados que estão no processo de fortalecer sua presença online e entenderam a importância de marcar sua presença digital mediante um blog. 

A escolha de contratar uma agência especializada, como a JuriDigital, pode ser uma jogada mestra. 

Com atuação específica no âmbito jurídico, a JuriDigital oferece não apenas a criação de um blog visualmente atraente e tecnicamente otimizado. 

Esta abordagem personalizada e focada não só amplia o alcance do advogado na web, mas também constrói uma base sólida de credibilidade e autoridade no seu campo de atuação, atraindo clientes potenciais que buscam exatamente a expertise que ele oferece.

>> Marketing Jurídico: Guia prático do básico ao avançado para advogados

Conclusão: Seja atencioso sempre!

Além dessas dicas, existem outras igualmente necessárias. Saiba escrever textos ricos, com imagens que ilustram o que você está relatando. 

A estratégia SEO é excelente para aqueles que desejam ter um blog de sucesso. Procure um profissional especializado que possa te orientar.

Se lembre de que você não está escrevendo artigos para pessoas com o mesmo nível de compreensão que o seu. Seus clientes, na maioria das vezes, são leigos procurando informações.

Sabendo disso, use uma linguagem mais fácil de ser entendida, mas, ao mesmo tempo, evite a informalidade para não sair do profissionalismo. 

Print do site da JuriDigital

Tome cuidado também com os termos jurídicos. Um texto que está formal demais pode ser cansativo para quem não está acostumado, mesmo que o conteúdo seja relevante.

Utilize essas técnicas no seu blog, e melhore o seu marketing jurídico!