SEO para advogados: 1º lugar no Google em 9 passos

Hoje, é imprescindível que o advogado esteja presente na internet. Mas como conseguir se destacar em meio a tantos outros profissionais que também oferecem seu trabalho online? É necessário fazer seu site se destacar com técnicas de SEO para advogados.

Com a concorrência cada vez mais acirrada e os consumidores migrando suas decisões para o meio digital, é preciso adaptar seu site para que este fique bem rankeado nos mecanismos de pesquisa.

Logo, aplicar a técnica de SEO para advogados fará com que seu nome e site apareça no topo da pesquisa de forma orgânica, economizando recursos para publicidade.

As normas da OAB em relação a publicidade restringem o trabalho de marketing do advogado. Mas aplicando as técnicas certas, é possível conseguir mais clientes sem infringir as regras.

SEO para advogados

O QUE É SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optmization (Otimização para Mecanismos de Busca em português). São técnicas aplicadas nos sites e blogs para que estes alcancem o topo do ranking dos buscadores e atraia mais usuários e potenciais clientes. Além disso, pode ajudar na construção da autoridade do profissional no espaço virtual, uma vez que seu conteúdo alcança mais pessoas.

Imagine que um potencial cliente precise de um advogado trabalhista para resolver uma questão. Ele digita o termo no Google a fim de sanar seu problema. Em menos de um segundo a pesquisa retorna 102.000.000 resultados.

 

SEO para advogados

Como o Google seleciona quais são mais relevantes para esse usuário e os coloca no topo da pesquisa? Através de 3 etapas:

  • Crawling:
  • Indexação
  • Rankeamento

Assim ele rastreia a internet procurando conteúdos atuais, com links ativos e palavras relacionadas ao termo da pesquisa. Seu algoritmo então enumera por ordem de prioridade os resultados.

O buscador sempre procura responder a pergunta do usuário da melhor forma possível. Por isso, ao desenvolver a estratégia deve-se sempre levar em conta qual problema do cliente será solucionado por aquele potencial cliente e como saná-lo por completo.

 

TÉCNICAS DE SEO PARA ADVOGADOS

As técnicas de SEO para advogados são aplicadas para otimizar os artigos jurídicos e o site profissional nos resultados de pesquisa. Aplicando as técnicas, consegue-se gerar mais leads, alcançar mais pessoas e angariar potenciais clientes sem custos. A seguir algumas técnicas de SEO para otimizar o site:

DEFINA A PERSONA

Um dos passos iniciais para qualquer estratégia de SEO é a definição da persona. Persona é o perfil da pessoa que visitará o site, ou seja, o futuro cliente. Dentro da sua área de atuação é necessário definir:

  • Sexo
  • Idade
  • Perfil Profissional
  • Escolaridade
  • Características pessoais

Pode-se utilizar uma pesquisa com os clientes atuais e a partir dos resultados obtidos, desenhar esse perfil ideal. Dessa forma, toda a sua comunicação e escrita será direcionada para esse tipo de pessoa. Claro que, como falamos de artigos profissionais, o tom será sempre informal e muitas vezes didático.

 

DEIXE O SITE RESPONSIVO

Tão importante quanto o conteúdo do site, é seu funcionamento. É necessário garantir que todas as páginas carreguem corretamente e de forma rápida. O Google derruba no ranqueamento páginas que demorar para mostrar o carregamento completo. O ideal é que o processo demore menos de 2 segundos.

Além disso, deve-se garantir que o site se adapte a todos os formatos de tela. Principalmente nos dias atuais, onde as pessoas passam boa parte do tempo no celular e estão usando o dispositivo cada vez mais para pesquisas. Páginas cortadas ou que dificultam a leitura atrapalham a experiência e influenciam no resultado. Por isso atente-se às seguintes perguntas e faça testes sempre que necessário:

  1. Em quanto tempo o site carrega por completo?
  2. Todos os links estão funcionando corretamente?
  3. Os menus estão abrindo normalmente em todos os dispositivos?
  4. Os textos estão legíveis mesmo em dispositivos móveis?
  5. A página está adaptada corretamente para todos os dispositivos?

 

DEFINA AS PALAVRAS-CHAVE DE CADA POST

Um bom conjunto de palavras-chave é essencial para que o artigo seja bem rankeado nas pesquisas. Elas podem ser classificadas de três formas:

  • Palavras-chave short tail são termos amplos e muitas vezes genéricos. Por esse motivo são amplamente buscadas, mas também retornam milhões de resultados. Usando um exemplo de artigo sobre 5 Livros de Direito para quem quer seguir o Direito Civil, alguns termos short tail seriam Direito ou Livros de Direito.
  • Palavras middle tail estão no meio das outras duas como o nome sugere. Não são tão amplas mas ainda assim não são muito específicas. A concorrência ainda é acirrada. Para nosso exemplo, uma termo middle tail seria Livros de Direito Civil.
  • Já no caso das palavras-chave long-tail, os termos escolhidos são específicos e definidos de acordo com o artigo mas também com a persona a quem se fala. Com esses termos a possibilidade de ranquear nas primeiras posições é bem maior. Seguindo o exemplo anterior, um termo long-tail seria Livros para seguir a área de Direito Civil.

Depois de definidas, é necessário colocá-las em lugares estratégicos da página, como o título, a URL, nos subtítulos e na metadescrição, tomando o cuidado para não exagerar na repetição tornando o conteúdo robótico. Caso existam imagens ilustrando o post, é interessante renomeá-las com as palavras-chave, já que o Google também possui pesquisa de imagens e esta pode direcionar o usuário até o site.

Algumas ferramentas ajudam a descobrir quais termos estão sendo pesquisados e a definir palavras-chave de acordo com o segmento:

 

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OTIMIZE OS TÍTULOS DOS POSTS

Além de conter as palavras-chave como dito anteriormente, existem outras boas práticas para garantir que o título seja otimizado. É importante dedicar bastante atenção a esse tópico também, já que o título é o primeiro contato do usuário com o conteúdo, ainda nos resultados de pesquisa.

O ideal é criar um título chamativo, que cause a curiosidade do usuário e que faça ele acreditar que seu problema será solucionado através da sua página. Se possível é interessante adicionar palavras que induzem esse pensamento: “Como fazer”, “X formas de”, entre outras.

Também é interessante atentar-se para o tamanho. Títulos muito longos são cortados nos resultados de pesquisa mobile.

 

OTIMIZE A METADESCRIÇÃO DAS PÁGINAS

Quando um resultado aparece no Google, abaixo do título é mostrado uma espécie de resumo do que será encontrado na página. Esse resumo é a metadescrição. Ela não é considerada pelo buscador para definir o ranqueamento, mas infuencia diretamente na decisão do usuário de entrar no link ou não.

Além da palavra-chave escolhida, ela deve oferecer um resumo claro e consistente do que está sendo oferecido naquela página e ter mais de 160 caracteres que é o mínimo para que seja exibida corretamente nas pesquisas.

Pode-se utilizar também o conceito de gatilhos mentais que são estímulos que fazem o ser humano tomar uma decisão ou atitude. Os 7 tipos de gatilhos mentais são:

  • Escassez
  • Urgência
  • Antecipação
  • Histórias
  • Prova Social
  • Novidade
  • Reciprocidade

Evite criar metadescrições muito parecidas ou até mesmo iguais para que elas não compitam entre si.

 

OTIMIZE A URL DAS SUAS PÁGINAS

O último item a aparecer nos resultados de pesquisa – mas não menos importante – é a URL. Ao gerar uma página, geralmente sua URL é gerada automaticamente e se torna uma sequência de letras e números sem nexo. Voltando ao nosso exemplo de artigo citado anteriormente, qual das URLs abaixo seria mais atrativa?

http://seusite.com.br/5-livros-direito-civil

ou

http://seusite.com.br/3df94-sf4-fj

A primeira URL facilita até mesmo o compartilhamento da página para outras pessoas.

Assim como nos demais pontos, é interessante incluir a palavra-chave principal. Deixá-la mais curta também é uma boa prática. No exemplo, foram excluídos os artigos e palavras que não eram absolutamente essenciais para o entendimento. Evite usar caracteres especiais e utilize preferivelmente hífens como separação de palavras.

Também é preferível que o domínio seja próprio (sem .blogspot ou .wordpress) e de preferência com o nome do escritório ou do profissional.

 

APLIQUE A ESCANEABILIDADE NOS POSTS

Dentro dos artigos também existem algumas regras a serem seguidas para melhorar o ranqueamento nas pesquisas.

Textos mais dinâmicos melhoram a leitura para o usuário e ajudam o buscador no rastreamento das palavras chaves. Algumas dicas de escaneabilidade são:

  • Deve-se evitar blocos de texto muito longos, substituindo por parágrafos curtos e bullet points quando forem apresentadas listas;
  • Sempre que possível, utilizar imagens para ilustrar a ideia principal do texto;
  • Utilizar negrito para destacar as palavras-chave e conceitos importantes;
  • Utilizar hiperlinks internos (de outros artigos do site) e externo (de sites confiáveis e de autoridade);
  • Utilizar termos de CTAs (Call to Action);
  • Construa link buildings;
  • Boa escrita, respeitando as regras do português.
  • SEO para advogados deve conter sempre as fontes e referências.

 

UTILIZE CTAs (Call to Action)

Como visto no tópico anterior, os CTAs (Chamadas para Ação em português) ajudam na escaneabilidade do texto, ao mesmo tempo que incentivam o usuário a tomar uma decisão, seja essa assinar uma newsletter, clicar em outro link, se inscrever no canal do YouTube ou contratar o serviço de advocacia oferecido.

Pensando na persona e no objetivo da chamada, consegue-se desenvolver um CTA efetivo. Ele pode constar até mesmo na metadescrição, ajudando na tarefa de conquistar o usuário.

SEO para advogados

VELOCIDADE MÁXIMA

Hoje é imprescindivel que seu site seja rapido. Esta é uma das métricas mais valorizadas tanto pelo Google quanto pelos Usuários.

Ninguém quer esperar 10 segundos para um site carregar e o Google sabe disso!

Além disso, o Google tem seguido um conjunto de métricas chamadas WebVitals,

Core Web Vitals são algumas medidas importantes para avaliar se uma página oferece boa experiência de uso para o usuário ou não.

Ela avalia tempo de carregamento, velocidade e estabilidade.

Para conhecer os WebVitals do seu site, você pode testá-lo em:

 

SEO LOCAL

Se o objetivo é conseguir mais clientes na região onde o escritório fica localizado, uma boa estratégia é aplicar o SEO Local. As premissas são as mesmas, mas as palavras-chave serão focadas no local de atuação. Ex: Advogados na Vila Mariana – É preferível usar o bairro de atuação, já que “advogados em São Paulo” é uma pesquisa ampla que retornaria muitos resultados.

Além disso, deve-se criar um cadastro no Google Meu Negócio que é uma solução do buscador para retornar empresas de acordo com a pesquisa do usuário. Também deve-se inserir as informações da empresa no Google Maps, serviço que mostra a localização via mapa.

Dessa forma, quanto mais próximo você estiver do usuário que está pesquisando, maiores a chances de melhor ranqueamento. Com o aumento das pesquisas nos dispositivos móveis que possuem geolocalização, os resultados são ainda mais assertivos quando se procura um estabelecimento físico.  

As avaliações do estabelecimento também contam pontos no ranqueamento, então sempre que possível é interessante pedir que os atuais clientes deixem o feedback.

SEO local para advogados

Ter um site otimizado é essencial para qualquer advogado que quer aumentar sua presença na internet. Através das técnicas de SEO para advogados é possível atrair mais usuários para o site e fazer com que estes se tornem novos clientes sem investimentos financeiros.

 

MELHORES SITES SOBRE SEO

A grande maioria dos sites especialistas em SEO são estrangeiros, por isso vale a pena praticar o inglês para conhecê-los:

WeCreativez WhatsApp Support
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