Marketing Jurídico – Tudo Que Você Precisa Saber

Marketing Jurídico

Atualmente, as pessoas cada vez mais pesquisam e procuram informações antes de contratar um serviço ou comprar um produto e isso é válido para todas as áreas, inclusive a advocacia.

Com esse novo cenários, os profissionais precisam se adaptar para atender as demandas de seus clientes, mais exigentes do que nunca e se destacar dos demais colegas. Com isso se fortaleceu o marketing jurídico, que ajuda a criar uma boa reputação para o profissional e a descobrir novos clientes de forma mais fácil e com menos esforços.

O que é marketing jurídico?

O marketing jurídico é uma variação do marketing tradicional às necessidades do mundo jurídico. Seu objetivo é gerar valor para os clientes que usam os serviços da advocacia. Ele consiste em uma série de ações e práticas que te ajudarão a fortalecer sua imagem e sua marca perante àqueles que procuram pelo seu serviço. Para isso, é desenvolvida uma série de estratégias que cumprem as normas do Código de Ética da OAB para conseguir mais clientes e fidelizá-los.

 

 

O marketing jurídico por si só, é feito no offline e apesar de esquecido como pontuado nesse artigo do Migalhas, é muito importante e deve ser realizado em complemento com o marketing jurídico digital.

O marketing jurídico digital

Sendo uma variação do marketing jurídico tradicional, o marketing jurídico digital tem suas forças apenas no ambiente online, com estratégias de divulgação, criação e postagem de conteúdo, análise e acompanhamento de métricas, entre outras funções dedicadas ao crescimento do negócio na atmosfera online. Ao contrário do marketing tradicional que se usa de uma comunicação unilateral, o marketing jurídico digital vem com uma comunicação bilateral, onde tanto o profissional quanto o consumidor têm voz e mantém o diálogo vivo, criando uma grande rede e agregando valor mútuo.

 

 

O conceito de marketing e suas estratégias para captação de clientes vem sendo gradativamente acrescentado à rotina dos escritórios de advocacia e à carreira de seus advogados que nele trabalham. Apesar disso, ainda são poucos que investem profundamente nas estratégias digitais. Muitos acabam ainda focando em desenvolver sua marca pessoal no mundo offline, mas sem muita presença digitalmente, o que é um erro, já que na internet é possível aumentar e muito seus negócios. Visando isso, foi criado o marketing digital com ênfase no jurídico, para ajudar o profissional a entender e desenvolver suas estratégias a fim de angariar mais clientes.

Nos últimos anos, as empresas passaram a entender a grande oportunidade vinda da internet e passaram a migrar seus esforços e estratégias para o meio digital, estreitando os laços com seu público-alvo com menos investimento, além de ter ferramentas (muitas com baixo custo ou até custo zero) de fácil entendimento para avaliar as métricas definidas.Com o marketing jurídico digital, o profissional consegue se tornar uma referência em seu negócio, dentro e fora da internet.

O marketing jurídico digital deve ser implantado como uma estratégia empresarial de forma constante, e não apenas uma ação sazonal. As estratégias sim, podem ser alteradas de acordo com as metas da empresa, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

O marketing digital hoje é uma ferramenta amplamente usada por ser eficiente e de baixo orçamento, com grandes retornos se usada corretamente. Se considerarmos as mídias tradicionais como o rádio, TV e jornais e compararmos o investimento que se tem nelas com o que é realizado digitalmente, teremos uma grande diferença. Cada vez mais os esforços de marketing estão sendo trazidos para as soluções online. Todos os tipos de negócio podem e devem se beneficiar dessa prática, inclusive a Advocacia.

Cada meio de comunicação digital tem sua própria particularidade e deve ser planejado separadamente:

Site – O site da empresa precisa ser intuitivo, responsivo (adaptável a todas as telas), ter informações claras e objetivas e ser de fácil navegação. Além disso o design deve ser agradável aos olhos.

Blog – Sendo parte do site ou construído separadamente, um blog ainda é uma ótima forma de postar conteúdos relevantes para alcançar as pessoas. É importante que ele esteja bem ranqueado nas pesquisas do Google para que ele seja encontrado rapidamente.

Instagram – Sendo uma rede social extremamente visual, o profissional deve aproveitar dessa vantagem e postar fotos e vídeos com conteúdo educativo sobre a sua área de atuação. Nos Stories, pode-se aproveitar da função perguntas para fazer alguns bate-bola com os seguidores sobre dúvidas frequentes e com certa frequência, usar as lives para conversar com o público.

YouTube – Sendo hoje uma plataforma de vídeos utilizada amplamente para pesquisas sobre os mais diversos assuntos pela maioria de seus usuários, o YouTube é uma oportunidade de se conectar com o público que está procurando pelo seu serviço. Vídeos não muito longos e educativos são uma forma eficaz de crescer na rede.

Facebook – Rede social mais famosa do Brasil atualmente, o Facebook possui soluções próprias para empresas. Mas, para atingir o público, a dica é focar em conteúdo compartilhável. Sempre faça as perguntas: “Esse é um conteúdo que meus amigos gostariam de ver? Esse é um conteúdo que eles compartilhariam? Esse é um conteúdo que eu compartilharia?” Além disso, é importante manter sempre uma pessoa disponível para responder as dúvidas que chegam no chat com agilidade.

Linkedin – Uma rede muitas vezes esquecida pelos profissionais, o Linkedin é um ótimo local para conseguir contatos profissionais e recomendações dos clientes. Isso não impede que se produza também um conteúdo sério e relevante que alcance outros advogados e potenciais clientes.  No perfil, é interessante colocar de forma resumida a vida acadêmica e profissional, além de projetos pertinentes.

Whatsapp – Mais uma rede ainda pouco explorada. Com conteúdos mais objetivos e a exploração dos grupos e da rede de transmissão, é possível criar laços e uma comunidade com os atuais clientes, que podem divulgar para seu círculo os serviços.

Os 8 P’s do Marketing

Vindo como uma evolução do Mix de Marketing definido por Kotler, os 8 P’s do marketing são diretrizes que você deve observar para direcionar seu negócio com mais segurança. São eles:

  • Produto: Antes de mais nada, é preciso se atentar ao produto que você está oferecendo e entender qual problema do seu cliente você irá solucionar. Produto é aquilo que seu cliente recebe, o serviço apresentado.
  • Preço: Como o código de ética proíbe a divulgação de preços dos serviços, é necessário trabalhar com o conceito de valor agregado. O que te diferencia dos seus concorrentes para que seja mais atrativo contratar os seus serviços?
  • Praça: Onde seu público-alvo está concentrado virtualmente e localmente? Você está falando nos lugares certos? Estar bem posicionado é crucial para conseguir angariar mais clientes.
  • Promoção: Aqui se deve analisar como você está oferecendo seu serviço e qual o perfil de pessoas que estariam interessadas nele. Além disso, deve-se perguntar se o seu serviço possui algum tipo de sazonalidade ou se a demanda é constante o ano todo.
  • Posicionamento: Qual a sua persona? Como você se comunica com seus clientes? Como um tom mais informal ou formal?
  • Pessoas: Aqui é chegada a hora de analisar se as pessoas que você está alcançando realmente tem o perfil da empresa. Para isso é necessário a criação da persona, o perfil da pessoa com quem se fala e qual a linguagem a ser utilizada.
  • Processos: Nessa etapa é definido quem é responsável por cada etapa da estratégia de marketing escolhida pela equipe.
  • Performance: Chegada a hora das análises. Aqui, as métricas são analisadas. Os resultados esperados foram atingidos?

O Inbound Marketing na Advocacia

Um dos principais pilares do marketing digital, independente do segmento que trabalhamos é o Inbound marketing, ou marketing de conteúdo. Essa estratégia visa conquistar o cliente através da criação de conteúdo relevante para o cliente. O consumidor se sente atraído por meio do uso da informação.

Algumas práticas do marketing de conteúdo são:

  • Criação e postagem em blogs da área, contando e explicando alguns conceitos chave e respondendo dúvidas para atrair a atenção do seu público alvo
  • Criação de vídeos
  • Criação de material educativo digital, tais como: Infográficos, ebooks e listas
  • Podcasts
  • Criação de estudo de casos, destrinchando um caso especial e como ele foi solucionado
  • Webinars e cursos
  • Manter um diálogo com o público, seja pelos comentários do blog ou rede social, ou respondendo as dúvidas vindas das mensagens privadas
  • Planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais

Todas essas opções são formas de atrair o consumidor, consolidar a marca e criar um relacionamento que pode se tornar em negócios posteriormente. É crucial que se estabeleça uma relação com o consumidor e que, além de disponibilizar conteúdos, que também se escute e que se mantenha o diálogo, estando sempre aberto.

O marketing jurídico e o código de ética da OAB

Muitos profissionais ainda têm receio de desenvolver e botar em prática suas ações de marketing jurídico por conta do Código de Ética e Disciplina da OAB. Mas seguindo as diretrizes dadas neste, não há o que temer.

 

 

O art. 39 nos diz que “a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo”. Dessa forma, deve-se atentar que o profissional precisa manter as suas postagens e estratégias em um conteúdo focado em informação, sem promover diretamente seu escritório, seu nome e seus serviços.

Já o art.3 informa que “São meios lícitos de publicidade da advocacia: §2º As malas-diretas e os cartões de apresentação só podem ser fornecidos a colegas, clientes ou a pessoas que os solicitem ou os autorizem previamente”. Se aplicarmos para o ambiente online, é possível criar uma periodicidade de e-mails marketing com aqueles que desejarem receber mais informações sobre o seu conteúdo.

O que é permitido?

  • Fazer anúncios, inclusive patrocinados, desde que não sejam tendenciosos (“O melhor advogado da cidade)
  • Ter um site informativo
  • Manter um blog com postagens de conteúdo meramente educacional
  • Ser ativo nas redes sociais e patrocinar posts
  • Incluir dados de contato em seu site e anúncios
  • Manter uma comunicação através de e-mail marketing, não fazendo uso de spam e enviando apenas para a lista de clientes que aceitou previamente receber seus conteúdos

O que não é permitido?

  • Usar linguagem tendenciosa e que direcione o consumidor
  • Publicar valores e formas de pagamento
  • Enviar mensagens com cunho publicitário, seja via e-mail, redes sociais, mala direta ou via celular
  • Oferecer consultas grátis em troca de divulgação (Consultas pró-bono são liberadas, desde que respeitem esse quesito)
  • Fazer anúncios no rádio e televisão
  • Usar imagens de tribunais em materiais do escritório
  • Patrocinar ou promover eventos que não sejam diretamente relacionados ao Direito

As mudanças do ensino jurídico com o crescimento do marketing digital para advogados

Com a crescente das estratégias online e a oportunidade de negócio vinda delas, o ensino tradicional também precisou se adaptar às novas necessidades do profissional. Já se teve muitos avanços nesse sentido. Assim como elas tiveram que se adaptar primeiramente com soluções de ensino à distância, as instituições que possuem o curso de Direito estão cada vez mais agregando as disciplinas do marketing jurídico e o marketing jurídico digital dentro de suas grades curriculares.

Além disso, já se tem diretrizes diretas sobre o assunto dentro do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil e diversos seminários, eventos e palestras pelo país realizados pelas instituições. O marketing jurídico, hoje, já é visto como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de carreira do profissional.

Antes visto como uma ferramenta extracurricular e como diferencial na carreira do advogado, cada vez mais, as instituições apostam no marketing jurídico digital como uma solução viável e de fácil acesso para o novo profissional que está se formando.

Além das matérias que são inseridas no curso regular de Direito, são oferecidos diversos cursos complementares e especializações voltadas a disseminação das estratégias do marketing jurídico digital.

Práticas do Marketing Jurídico

Planejamento: A primeira parte de qualquer estratégia de Marketing é o Planejamento. Para se botar algo em prática é necessário se entender onde quer chegar o qual será o caminho utilizado. Então é imprescindível a criação de metas. Quais são os resultados planejados? Qual a meta de clientes a serem conquistados com o investimento realizado? Quais meios serão utilizados para o alcance dessas pessoas? Quanto será investido e em qual prazo? Todas essas perguntas são muito importantes e as respostas serão a chave para o desenvolvimento dos outros passos.

Público-Alvo e Persona: Quemé o seu cliente? Quais seus hábitos, seus costumes, sua idade média, suas redes preferidas? Entender com quem está falando ajuda a definir como falar, onde falar e o que falar. A base do marketing jurídico é a comunicação e como ela é feita tem muita influência no resultado final e em quantas pessoas serão atingidas.

Produção: Depois de todas as etapas anteriores definidas, é chegado o momento de colocar a mão na massa. É necessário produzir um conteúdo de qualidade e que seja realmente relevante para aquele que está lendo. É importante se atentar ao fato de que nem sempre o cliente saberá todos os jargões jurídicos então uma linguagem simples e explicativa costuma funcionar melhor. Não apenas o conteúdo escrito que deve estar muito bem feito. O visual de toda a comunicação da empresa também deve ser bem feito e agradável aos olhos. Isso desde o logo da empresa até o website.

O Conjur preparou um artigo com 50 estratégias simples de marketing para advogados com diversas dicas muitos úteis para serem aplicadas.

Conclusão

Um advogado hoje, para ser completo, não basta apenas dominar sua área de atuação. Ele precisa também entender e aplicar as estratégias de marketing jurídico, digital e offline, para se destacar no mercado e conseguir mais clientes. Use esse guia para alavancar seus negócios e ser um profissional de destaque.

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