Marketing Jurídico: Guia prático do básico ao avançado para advogados

O marketing jurídico é uma estratégia fundamental para os advogados e escritórios de advocacia que desejam aumentar a sua presença digital e atrair novos clientes por meio das estratégias de marketing. 

Considerando que o número de usuários ativos em redes sociais atingiu a margem de 4,88 bilhões de usuários, o que representa 60,6% da população mundial, de acordo com um relatório trimestral sobre o uso da internet.

Logo, as redes sociais são uma oportunidade para que os advogados encontrem seus clientes no digital. 

Porém, para alcançar bons resultados no marketing jurídico é preciso compreender as táticas que são mais eficientes para o setor jurídico. 

Considerando que as estratégias do marketing jurídico são personalizadas para atender as necessidades e objetivos dos advogados, ou seja, aqui você aprenderá quais ações são mais eficientes para o seu setor. 

Outro fator que contribui para a importância do marketing especializado no setor jurídico, é o fato de que existem restrições impostas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB, sobre o uso da publicidade para advogados. 

Por isso, algumas estratégias do marketing tradicional não se aplicam aos advogados. Logo, ações personalizadas para que os advogados conquistem maior visibilidade e novos clientes, o marketing jurídico se encarrega em cumprir as normas da OAB.

Então, se você deseja aumentar a sua demanda de clientes e aprender como desenvolver estratégias do zero e de maneira eficiente para fortalecer o seu marketing jurídico. 

Nós da JuriDigital preparamos para você este guia completo com estratégias que vão do básico ao avançado para turbinar a sua presença no digital em 2024. 

Continue lendo para saber mais!

O que é o marketing jurídico?

Primeiramente é preciso entender que o marketing jurídico é uma variação do marketing tradicional, porém, a grande diferença é que essa estratégia visa atender às necessidades do mundo jurídico. 

Dessa forma, o seu objetivo é, sobretudo, gerar valor para os clientes que utilizam os serviços da advocacia, além de colaborar para aumentar a demanda de clientes (geração de leads) e elaborar ações que ajudem no processo de fidelização dos clientes.  

Imagem representa o marketing jurídico digital

Portanto, o marketing constitui uma tática que impulsiona o desenvolvimento empresarial. De acordo com um estudo conduzido pela pesquisa sobre Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil em 2021, 94% das organizações optam pelo marketing digital como meio de impulsionar seu crescimento.

Para que essa meta seja atingida, o marketing jurídico une uma série de estratégias e práticas que colaboram para fortalecer a imagem e a marca do seu escritório perante o seu público-alvo. 

Assim é possível aproveitar as oportunidades do universo digital para formalizar negócios consistentes para os advogados.

A análise das “Tendências de Social Media 2023” revela que os 131,5 milhões de usuários conectados no Brasil estão dedicando crescente tempo à internet.

Em dezembro de 2022, essa categoria foi a mais consumida, totalizando 356 bilhões de minutos, correspondendo a uma média de 46 horas de conexão por usuário no mês. Esse valor representa um aumento significativo de 31% em comparação com janeiro de 2020.

Mas, para que as ações do marketing jurídico sejam eficientes e éticas, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil instituiu o Código de Ética e Disciplina da OAB, que visa nortear e restringir a publicidade em torno dos advogados.

Imagem exemplifica o marketing jurídico

Esse fator torna o marketing jurídico ainda mais desafiador quando comparado ao marketing tradicional, pois as restrições da Ordem exigem muita atenção e cautela para seguir todas as regras.

Além disso, para que o marketing jurídico seja bem feito e traga bons resultados é necessário ter cuidado ao contratar uma agência especializada em marketing jurídico, visto que é essencial que a sua prestação de serviços seja sempre pautada no cumprimento das normas. 

>> Confira o nosso artigo e entenda o poder das campanhas de tráfego pago para novos Advogados

A Importância do marketing jurídico atualmente

O marketing jurídico consiste na utilização das estratégias tanto online quanto offline para que a necessidade em tornar o escritório mais bem posicionado e reconhecido aconteça.

Dessa forma, o marketing jurídico está lado a lado do advogado para construir a melhor identidade visual, desenvolvimento do cartão de visitas, logomarca, entre outras atividades decisivas para o posicionamento em meios online e offline. 

Além disso, é o marketing jurídico que pensa de forma conjunta todas as ações de comunicação do advogado para que ela tenha uniformidade e consiga a partir disso transmitir os valores mais íntimos da organização.

Imagem mostra advogado fechando negócio após trabalhar o seu marketing digital

Pois, o marketing jurídico compreende que para se tornar advogado é necessário múltiplos esforços. Portanto, a comunicação e as estratégias de marca não devem ser negligenciadas. 

Mais do que isso, a comunicação jurídica trabalha em outras frentes, como a adoção de estratégias para captar clientes, a compra de mídia paga por meio do Google Ads ou impulsionamento das redes sociais

>> Descubra quais são os melhores cursos de marketing jurídico

Principais Benefícios do Marketing Jurídico

Como vimos anteriormente, o marketing jurídico é a área que desenvolve estratégias para o posicionamento online e offline do escritório e de advogados, tudo isso, respeitando as normas da OAB. 

Mas quais são os principais benefícios dessa estratégia para os advogados? Confira, agora, os principais resultados dessa estratégia e, porque o seu escritório deve adotá-la. 

Imagem que mostra as diferenças entre marketing jurídico e marketing jurídico digital

1. Atração de mais clientes e novos negócios 

Aquela velha forma do boca a boca (indicação) ainda funciona muito bem, mas hoje vivemos em um mundo globalizado e cada vez mais interligado devido à internet e às redes sociais. 

Esse fator colabora para que pessoas que nunca se viram ou ouviram falar uma das outras possam fechar negócios.

Representa a atração de clientes por meio do marketing jurídico

Portanto, essa é a essência do marketing jurídico: conectar pessoas no momento e na hora certa

Mas, para isso, as estratégias precisam viabilizar que os escritórios de advocacia sejam encontrados pelo seu público-alvo, a partir de ações estrategicamente pensadas. 

Por consequência, os escritórios que possuem o marketing jurídico conseguem atrair clientes e novos negócios aliados com os valores da empresa. 

2. Potencializa o relacionamento com o cliente

Outro grande benefício do marketing jurídico, é o fato de ele pensar em estratégias de comunicação 360, e o relacionamento do cliente, não fica de fora das ações. 

Um marketing jurídico bem feito permite que o seu escritório estreite os laços com o seu cliente e esteja preparado para receber bem o seu cliente.

Mas de que forma isso acontece?

Imagem que representa como o marketing jurídico ajuda a expandir os negócios

Por meio de um site jurídico bem feito, o seu cliente terá uma ótima experiência de usuário, assim ele conseguirá encontrar com facilidade as suas informações. 

Já no aspecto das redes sociais, com o planejamento de produção de conteúdo ele se torna feito especialmente para o seu cliente.

Ou seja, se as suas redes sociais estiverem uniformes e bem estruturadas, a taxa de confiança do seu cliente tende aumentar.

>> Confira o nosso artigo sobre customer success na advocacia: tudo que você precisa saber.

3. Facilita para que as metas do escritório sejam alcançadas

Como vimos, o marketing jurídico colabora para aumentar a demanda de novos clientes e fidelizar os antigos, com isso o crescimento do escritório facilita que as metas sejam alcançadas. 

A partir desse cenário, as diferentes áreas do marketing jurídico conseguem atingir os seus objetivos.

Portanto, a equipe comercial consegue receber clientes (leads) mais qualificados que possuem maiores taxas no fechamento de contratos. 

Os advogados conseguem focar naquilo que realmente é importante, que é se dedicar aos casos e fazer um trabalho bem feito.  

>> Confira o nosso artigo sobre Marketing jurídico e a geração de leads no Setor Jurídico: entenda como funciona!

4. Favorece a competitividade no mercado de atuação

Sabemos o quanto o mercado da advocacia é uma área competitiva, segundo dados da OAB no Brasil existem mais de 1,3 milhões de advogados registrados na Ordem de Advogados do Brasil.

Com isso, é necessário que os escritórios de advocacia desenvolvam estratégias que favoreçam a sua competitividade e crescimento dentro desse mercado. 

Mas, claro, sempre respeitando as normas e regimentos da OAB. 

5. Melhora autoridade de marca

Como diz o ditado, a presença é crucial para ser lembrado. O marketing jurídico proporciona a oportunidade de construir e consolidar uma autoridade de marca crescente. 

Essa autoridade representa o nível de confiança que o público deposita em relação ao seu escritório – uma percepção que não se obtém por meios forçados ou transações financeiras, mas sim por conquistas legítimas.

Uma estratégia eficaz de divulgação desempenha um papel fundamental no fortalecimento dessa confiança. 

Imagem mostra a importância sobre as métricas e o marketing jurídico

Isso se materializa por meio da demonstração do conhecimento especializado do advogado e pela evidência da qualidade dos seus serviços oferecidos.

Segundo conclusão do Especial Edelman Trust Barometer 2021, a confiança é um dos investimentos mais importantes para uma marca atualmente. Considerando que para o fechamento de negócios, muitos precisam estar respaldados pela confiança entre cliente e empresa. 

Por isso, é fundamental que você advogado adote estratégias que sejam capazes de fortalecer a autoridade e a confiança do seu escritório. 

6. Melhor custo benefício

Com a disseminação através da internet, os escritórios de advocacia conseguem atingir um público de maneira orgânica, ou seja, sem custos, ou por meio de investimentos financeiros. 

No caso do alcance orgânico, é possível ampliar a base de clientes mediante estratégias de engajamento gratuito, como o incentivo para que os seus seguidores compartilhem o seu conteúdo com outras pessoas. 

É importante observar que, embora não sejam totalmente gratuitas, essas abordagens demandam tempo e a expertise de profissionais para serem eficazes – uma exigência básica em qualquer estratégia de comunicação. 

No contexto do marketing jurídico, essa abordagem apresenta uma relação custo-benefício favorável, pois representa um investimento modesto em troca de um alcance significativo.

Por outro lado, o engajamento pago pode ocorrer por meio de anúncios, a forma mais tradicional, ou por meio de sorteios de produtos, ou vouchers, nos quais os clientes são incentivados a marcar outras pessoas na publicação para participar. 

Tais ações podem ser implementadas com um investimento financeiro modesto e proporcionarão certamente resultados positivos para o seu negócio.

>> Confira o nosso artigo O Impacto Transformador da JuriDigital em Marketing Digital.

Diferenças entre marketing jurídico e marketing digital

Agora que você já compreendeu o que é marketing jurídico e os seus benefícios, é importante compreender as diferenças existentes entre o marketing digital.

O marketing digital cuida especificamente para que as empresas estejam bem posicionadas no ambiente digital. 

Para que esse propósito seja alcançado, as estratégias são voltadas para plataformas digitais de comunicação, como redes sociais, website, entre outras opções. 

Dessa forma, o marketing digital para advogados visa promover os valores e o escritório do profissional para que os seus clientes consigam enxergar valor em seus serviços.

Além disso, o marketing digital quando bem feito colabora para que o advogado seja bem encontrado nos mecanismos de buscas.   

>> Confira o nosso artigo sobre Google Meu Negócio para advogados.

Entenda a transformação do marketing digital para advogados

Nos últimos anos, vemos uma migração e valorização surpreendente do meio digital, tal fator contribuiu para que os escritórios de advocacia e advogados do mundo todo migrassem para as redes digitais. 

Um estudo realizado pelo Capterra, evidenciou as redes sociais mais utilizadas em diferentes países como Espanha, México, Brasil, Reino Unido e França.

Imagem com o estudo sobre o Capterra  sobre o uso das redes sociais
Imagem do estudo realizado pelo Capterra

Os dados revelaram a grande aderência da população em utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagem para a sua comunicação. 

Inclusive, o WhatsApp é bastante utilizado para a troca de mensagens e como portal de relacionamento com cliente, a sua porcentagem de uso foi de 98%. Já o Tik Tok é usado por 54% dos entrevistados. 

Em contrapartida, as redes sociais, como Facebook (89%) e Instagram (91%) detêm grande usabilidade pelos usuários.

Essas informações mostram que o universo digital se tornou um ambiente bastante atrativo para realizar negócios. 

Por isso, diversas empresas e escritórios de advocacia estão investidos nas potencialidades que o mundo digital proporciona. 

>> Você pode gostar também: transformação digital na advocacia: o que é e qual a sua importância.

As métricas se tornaram valiosas

Com o marketing jurídico digital e a evolução das redes sociais, os profissionais passaram a ter acesso a um volume de dados que são capazes de representar o comportamento do consumidor. 

Essas informações são de grande importância para compor e dar sentido às estratégias do marketing jurídico. 

Métricas relacionadas ao marketing jurídico

Além de claro, fornecer um entendimento maior sobre o público que deseja atrair e quais as suas necessidades frente ao mundo jurídico. 

Essas informações tornam o marketing jurídico mais assertivo e com menor despesas para os advogados. 

Logo, o marketing jurídico fica ainda mais interessante para os advogados que desejam expandir a sua carteira de clientes. 

Por onde começar a fazer o seu Marketing Jurídico?

O primeiro passo de qualquer estratégia de Marketing é o Planejamento. 

Para se colocar algo em prática é preciso entender onde se quer chegar e qual será o caminho a ser feito. 

Então, é muito importante que se crie metas e compreenda quais são os resultados que se deseja alcançar através do marketing jurídico. 

Imagem representando as metas alcançadas através do marketing jurídico

Portanto, aqui vão alguns questionamentos essenciais para o seu planejamento: 

  • Qual a meta de clientes a serem conquistados com o investimento realizado? 
  • Quais serão os meios para o alcance dessas pessoas? 
  • Quanto será investido e em qual prazo? 

Todas essas perguntas são cruciais e as respostas serão a chave para o seguir com os outros passos do seu planejamento:

Público-Alvo e Persona: 

Compreender quem é o seu cliente é fundamental no momento em traçar o plano de ação do seu marketing jurídico. 

Por isso, entenda a fundo quais são os hábitos, seus costumes, sua idade média, suas redes preferidas, para que você advogado possa encontrá-los de forma assertiva e desenvolver um relacionamento. 

Público-alvo no marketing juridico

Entender com quem está falando ajuda a definir como falar, onde falar e o que falar. A base do marketing jurídico é a comunicação e como ela é feita tem muita influência no resultado.

>> Confira esse artigo sobre as lições de Suits para o marketing jurídico

Produção: 

Depois de todas as etapas definidas, é chegado o momento de colocar a mão na massa, para produzir um bom conteúdo e que seja relevante para aquele que está lendo. 

Fique atento ao fato de que nem sempre o cliente saberá todos os jargões jurídicos, então um texto simples é o mais indicado. 

Produção de conteúdo no marketing jurídico

Não apenas o conteúdo escrito que deve estar muito bem feito, mas os que contém design devem contar com a Identidade Visual e formatação adequada do escritório.

Desenvolva sempre o hábito de priorizar a qualidade em vez da quantidade, peça para alguém avaliar o seu conteúdo. 

Meios de comunicação no marketing digital jurídico

Os meios de comunicação no marketing digital jurídico, consiste em sua grande maioria nas plataformas digitais, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras.

Para que o resultado das redes sociais seja eficiente, é necessário que o planejamento do conteúdo esteja aliado com as características das redes sociais

Isso porque, cada plataforma apresenta uma essência e um objetivo diferente. Logo, a replicação do mesmo conteúdo em plataformas diferentes, pode não alcançar os objetivos esperados. 

Pesquisa para melhorar o seu marketing jurídico

Para que você possa compreender melhor preparamos o seguinte exemplo:

  • Um advogado deseja atrair clientes locais para o seu escritório de advocacia, para isso ele utiliza o LinkedIn de forma orgânica apenas com publicações que contenham informações sobre o seu ramo de atuação. 

Essa é uma escolha não muito indicada, pois dependendo de como está o perfil do advogado na plataforma, torna-se complicado saber quem realmente precisa de um serviço jurídico e qual a localização dessas pessoas. 

google ads no marketing jurídico

A partir de um conhecimento prévio, ele saberia que uma ótima opção para atingir esse objetivo é utilizando o Google Ads

Pensando em facilitar a sua compreensão sobre os diferentes tipos de mídias digitais que podem ser trabalhadas dentro do marketing jurídico, separamos aqui as principais dentro do mercado digital e quais são as suas principais características. 

Canais digitais para o marketing jurídico:

Site: 

Para que ele seja eficiente é necessário ser intuitivo, responsivo, ou seja, que tenha uma boa projeção em diferentes telas e formatos. 

Além de claro, um design agradável e boa usabilidade para que o usuário permaneça o maior tempo possível em seu site. 

Imagem do site para quem deseja investir no marketing jurídico

Outra característica que merece atenção especial são as informações de contato, que devem ser fáceis de localizar e atualizadas sempre que necessário.

Esse meio é excelente para que o cliente conheça o seu escritório no dia e horário que quiser, dessa forma, ele consegue encontrar as principais informações do escritório, como endereço, horários de atendimento, especializações e registro na OAB.

Blog: 

Ele pode fazer parte do seu site jurídico ou acontecer de forma independente. Uma grande curiosidade, é que muitas pessoas acreditam que ter um blog não faz mais sentido. 

Porém, se esse for o seu pensamento, sabia que ele ainda é uma ótima ferramenta que permite postar conteúdos completos para responder às principais dúvidas e alcançar potenciais clientes.

Imagem sobre blog

 

Mas, para que a eficiência de um blog seja 100% é importante produzir conteúdos que respondam a dúvidas que tenham um bom volume de buscas e ser otimizado para os mecanismos de buscas, ou popularmente conhecido como SEO

Produção de materiais ricos: 

Os materiais ricos são um elemento primordial para o sucesso de um marketing jurídico bem feito. 

O seu conceito consiste em oferecer soluções para os seus clientes de forma descomplicada. Por isso, a versatilidade é uma característica dessa estratégia, pois ele pode ser produzido em diferentes formatos, a escolha irá depender do seu ramo de atuação. 

Imagem sobre produção de conteúdo no marketing jurídico
Portrait of young woman waving at camera while sitting at the table with laptop and recording herself on camera

Por exemplo, se você é um advogado especializado em direito empresarial, poderá distribuir uma planilha de Excel com as principais datas fiscais ou deveres jurídicos empresariais para que o seu cliente não se esqueça. 

Em todas as áreas também é possível produzir e-books ou modelos para que os clientes baixem o seu material. 

Benefícios dos materiais ricos:

A preciosidade em se produzir materiais ricos está em atrair pessoas que realmente precisam daquele material ou se interessam de alguma forma pelo assunto. 

Portanto, para que elas possam ter acesso a esse material elas precisam realizar uma ação, que geralmente consiste em deixar as suas informações de contato, como e-mail, telefone, nome completo. 

Por que isso é dito como precioso, se é de graça? Pensa comigo, a pessoa deixou as informações de contato de livre e espontânea vontade, o seu interesse em baixar aquele conteúdo mostra que o indivíduo possui desejo em consumir estas informações. 

Logo, esse cliente passa a ser considerado lead, pois por meio desse material rico, ele permite que você entre em contato para realizar prospecção ativa, envio de campanhas de e-mail marketing, entre outras ações.

Exemplos de materiais ricos

Com certeza, se o conteúdo for de qualidade e ele tiver interesse em seus serviços, o seu escritório de advocacia possui maiores chances de ser contratado, pois ele já conhece um pouco da qualidade dos seus serviços. 

Além disso, os materiais ricos são uma ótima forma de colocar em prática o gatilho mental da reciprocidade, ou seja, quando você ajuda outra pessoa, ela se sente no dever de retribuir o favor. 

>> Confira o nosso artigo sobre Como produzir conteúdos relevantes sendo advogado?

Redes sociais para o marketing jurídico

Instagram:

Como vimos na pesquisa realizada pelo Capterra, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos entrevistados, isso faz com que ela seja um ótimo canal para divulgar o seu conteúdo jurídico. 

Nele é possível explorar diferentes formatos para a produção de conteúdo, como post de somente uma imagem com a legenda. 

imagem de logos de redes sociais

Além da possibilidade de utilizar carrossel para explicar conteúdos mais longos ou complexos. Também é possível aproveitar reels para produzir vídeos curtos e informativos. 

Outro grande destaque do Instagram é a produção de story que some após 24 horas. Todas essas funcionalidades permitem que você produza conteúdo dinâmico e interaja mais com o seu público. 

Instagram para advogados: guia completo

Além disso, o Instagram possui grande capacidade em coletar dados dos seus seguidores, como a idade, faixa etária, horários mais ativos na rede social, entre outras informações que ajudam na construção do seu marketing jurídico. 

YouTube:

O YouTube é uma plataforma bastante reconhecida pela entrega de vídeos, nele é possível pesquisar os assuntos mais variados e ter acesso a tutoriais bem didáticos. Inclusive informações relacionadas ao mundo jurídico. 

Dessa forma, o YouTube é uma ferramenta que permite ao advogado se conectar com o público que procura pelo seu serviço.

Portanto, vídeos com uma boa qualidade, didática e com formatos não muito longos, fazem parte de uma forma eficaz de crescer na rede. 

Para que o seu conteúdo seja assertivo e interessante, você deve realizar uma pesquisa prévia e verificar quais assuntos que mais interessam para o seu público-alvo. 

Além disso, considere realizar lives periodicamente para interagir com o seu público, as diferentes plataformas possuem as funções para realizar live periodicamente. 

Facebook: 

Muitas pessoas acreditam que o Facebook é uma rede social esquecida, mas sabia que ele ainda possui soluções próprias para empresas que trazem consigo grande vantagem para os escritórios de advocacia. 

Nele é possível postar imagens, vídeos, realizar lives, além de permitir realizar campanhas pagas para aumentar a entregabilidade do seu perfil. 

Além disso, saiba que muitas pessoas continuam utilizando a ferramenta para encontrar serviços ou verificar o perfil da rede social.

Outra função interessante do Facebook é o seu chat Messenger, que foi separada da plataforma em 2014. A partir disso, o Messenger ganhou a versão mobile. 

 Em 2020, aconteceu a integração da ferramenta ao Instagram, que faz parte do mesmo grupo administrativo do Facebook, a empresa Meta

Facebook e a relação com o marketing jurídico

Através dessa integração, as conversas através do Facebook, Instagram e Messenger acontecem de forma uniforme e podem ser acessadas por qualquer uma das três plataformas.

LinkedIn: 

O LinkedIn é uma rede social voltada para o ambiente corporativo, através dela é possível compartilhar as experiências profissionais, evidenciar o desenvolvimento de carreira e conectar-se com pessoas da sua áreas de interesse.

A plataforma foi fundada em 5 de maio de 2003, a empresa já possui uma trajetória de 20 anos, envolvendo a maneira como nos relacionamos profissionalmente.

Imagem representa o uso do LinkedIn por advogados

Em 2016, a surpresa da aquisição da plataforma pela Microsoft, por U$26,2 bilhões, uniu a maior empresa de serviços em nuvem profissional com a maior rede social corporativa do mundo.

Devido à grande parcela de usuários ativos da plataforma e o grande anseio em compartilhar e aprender mais, essa é uma rede social excelente para a produção de conteúdo jurídico. 

Uma das ótimas formas em produzir conteúdo para o LinkedIn é apostando em artigos que respondam a perguntas ou evidencie casos comuns ao seu meio corporativo. 

>> Confira o nosso artigo e saiba como utilizar o LinkedIn para advogados

WhatsApp: 

O WhatsApp é uma ferramenta bastante utilizada para troca de mensagens, sendo inclusive utilizado para fins comerciais. 

Uma grande vantagem do WhatsApp é as diversas versões para atender às variadas necessidades do mercado. 

Dessa forma, você encontra a opção WhatsApp Messenger, WhatsApp Business e WhatsApp Business API. 

>> Confira o nosso artigo sobre os benefícios do WhatsApp Business para advogados

Como aplicar o marketing de conteúdo para a atração de clientes?

Chegamos agora a um dos principais pilares do marketing digital, o Inbound Marketing, ou marketing de conteúdo.

Essa é uma estratégia que visa captar novos clientes através da criação de bons conteúdos. Portanto, o consumidor se atrai pela informação sobre determinado assunto que ele não domina.

Algumas práticas do marketing de conteúdo são:

  • Criação e postagem em blogs jurídicos. Por meio dessa ação é possível contar, explicar, conceito e responder as principais dúvidas para atrair a atenção do seu público alvo;
  • Outro caminho é a produção de vídeos que podem ser veiculados nas redes sociais ou em um canal no YouTube;
  • Desenvolvimento de materiais educativos digital, tais como: Infográficos, ebooks e listas;
  • Podcasts;
  • Resolução de estudos de caso, nesse formato é permitido uma possível resolução de um caso especial, um belo exemplo disso, são as tramas de novelas;
  • Webinars e cursos;
  • Enfim, as possibilidades são infinitas.

Em suma, todas essas opções consistem em formas de atrair clientes, consolidar a marca e desenvolver relações que possam ser lucrativas para a empresa. 

Exemplo disso, seriam parcerias para trocar divulgação de conteúdo no blog.

É crucial que se crie uma relação com o cliente e que, além de entregar conteúdos, também escute e mantenha um diálogo claro e aberto com o seu cliente com objetivo de entender as suas necessidades.

O marketing jurídico e o código de ética da OAB: entenda as regras

Muitos têm medo de criar ações de marketing jurídico por conta do Código de Ética da OAB.

Mas esse fator não deve ser um empecilho para você. Confira algumas dicas que preparamos:

O art. 39 diz que “a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo”. Dessa forma, postagens e estratégias devem ter o foco em informar. 

Imagem com dicas sobre o que não pode e o que pode dentro do marketing jurídico segundo o Código de Ética da OAB

Dessa forma, é importante que você não promova de forma direta o seu escritório, seu nome ou serviços.

Já o art.3 informa que “São meios lícitos de publicidade da advocacia: §2º As malas-diretas e os cartões de apresentação só podem ser fornecidos a colegas, clientes ou a pessoas que os solicitem ou os autorizem previamente”

Indo para o ambiente online, é possível criar uma rotina de e-mail marketing com aqueles que desejarem receber informações.

>> Confira o novo provimento da OAB 205/2021.

O que se pode fazer?

  • Fazer anúncios, inclusive patrocinados, desde que não sejam tendenciosos (“O melhor advogado da cidade);
  • Ter um site cujo objetivo seja informar o seu cliente;
  • Manter um blog com postagens de conteúdo educacional e informativos;
  • Ser ativo nas redes sociais e patrocinar posts;
  • Incluir dados de contato em seu site e anúncios;
  • Manter uma comunicação via e-mail marketing, enviando para a lista de clientes que aceitou receber seus conteúdos.

O que não se pode fazer?

  • Usar linguagem que direcione o consumidor de alguma forma;
  • Publicar valores e formas de pagamento;
  • Enviar mensagens com cunho publicitário, seja via e-mail, redes sociais, mala direta ou via celular;
  • Oferecer consultas grátis em troca de divulgação (Consultas pró-bono são liberadas, desde que respeitem esse quesito);
  • Fazer anúncios no rádio e televisão;
  • Usar imagens de tribunais em materiais do escritório;
  • Patrocinar ou promover eventos que não sejam diretamente relacionados ao Direito.
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Para saber mais sobre como a OAB regula o Marketing Jurídico você pode conferir no nosso artigo Marketing jurídico e OAB – Seu Guia Definitivo.

O ensino sobre o marketing jurídico se tornou uma necessidade 

Com a crescente das estratégias online, o ensino também precisou se adaptar. Houve muitos avanços nesse sentido.

Assim como elas tiveram que se adaptar em primeiro lugar com soluções de ensino à distância, as instituições que possuem o curso de Direito estão cada vez mais agregando as disciplinas do marketing jurídico e o marketing jurídico digital dentro de suas grades.

Dicas sobre marketing jurídico

Além disso, já se tem diretrizes diretas sobre o assunto dentro do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil e diversos seminários, eventos e palestras feitos pelo país.

O marketing jurídico, hoje, já é visto como uma ferramenta para desenvolver a carreira do profissional.

Antes visto como uma ferramenta extracurricular e como diferencial na carreira do advogado, cada vez mais, as instituições apostam no marketing jurídico digital como uma solução viável e de fácil acesso para o novo profissional que está se formando.

Além das matérias do curso regular, são oferecidos diversos cursos complementares voltados às estratégias do marketing jurídico digital.

Confira o nosso curso sobre o Google Ads personalizado para advogados. 

>> Como utilizar storytelling na advocacia para atrair clientes?

Contrate uma empresa especializada em marketing jurídico

É importante ressaltar que advogados que desejam ter sucesso com o marketing jurídico precisam procurar bons profissionais ou uma agência especializada em marketing jurídico. 

Isso porque, a comunicação do advogado precisa transmitir confiança e credibilidade, logo um serviço ruim pode colocar anos de dedicação a perder. 

Uma agência especializada em marketing jurídico saberá identificar qual a melhor estratégia para divulgar os seus serviços de advocacia e como alcançar os clientes certos. 

Print do site da JuriDigital

Saiba que a JuriDigital é uma agência de marketing especializada em trabalhar com profissionais do ramo jurídico e está a mais de 6 anos ajudando advogados do Brasil inteiro no fortalecimento da sua presença digital.

Por sabermos a importância e a potencialidade do marketing jurídico, temos profissionais capacitados para planejar estratégias eficientes para advogados de diferentes áreas do direito. 

>> Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para que possamos entender as suas dores e necessidades. 

Dica extra: saiba o que são os 8 P’s do Marketing

É uma evolução do Mix de Marketing proposto pelo especialista em marketing Kotler

Os 8 P’s do marketing consiste em guias importantes que ajudam a direcionar as estratégias de marketing jurídico para o seu escritório. 

Dessa forma, vale a pena compreender para que serve cada um deles. Confira: 

Produto: 

É aquilo que resolve o problema do seu público, ou seja, ele pode ser os seus serviços de advocacia ou consultorias jurídicas. 

O produto é um dos primeiros passos para compreender o propósito do seu serviço. 

Preço: 

É visto como um elemento atrativo para atrair clientes, entretanto, o Código de Ética da OAB proíbe a divulgação de preços dos serviços, pois se entende que cada caso é um caso. 

Portanto, para que este fator não atrapalhe o seu desempenho, é importante trabalhar com o conceito de valor agregado. Pense sempre no que te diferencia dos outros profissionais?

Praça: 

Esse se trata dos locais onde seu público-alvo possa estar, necessário é possível considerar os meios online e off-line. 

Reflita se você está falando nos meios de comunicação certos? Pois estar no lugar certo é crucial para ter mais clientes.

Promoção: 

Promover os serviços é uma das práticas mais comuns na advocacia. Portanto, considere analisar como você oferece seu serviço e qual o perfil de pessoas que se interessam nele. 

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Além disso, pense se o seu serviço possui algum tipo de sazonalidade ou se existe demanda o ano todo.

Posicionamento: 

Conhecer o seu público é fundamental, para isso alguns questionamentos se fazem essenciais: Qual a sua persona? Como você fala com seus clientes? Com um tom mais informal ou formal?

Pessoas: 

Reflita se as pessoas que você alcança realmente têm o perfil da empresa. Para isso crie a persona, o perfil da pessoa com quem se fala e como falar com ela.

Processos: 

Tenha sempre definido quem cuida de cada etapa da estratégia de marketing escolhida pela equipe.

Performance: 

Chegou a hora de analisar. Aqui, se olha as métricas, confira sempre se as suas redes sociais estão dando o retorno esperado. Caso não estejam, é necessário modificar a estratégia. 

>> Confira o nosso artigo sobre como calcular o Retorno sobre Investimentos (ROI)

Conclusão

Um advogado hoje, para ser completo, não basta apenas dominar a sua área, é necessário entender e aplicar as estratégias de marketing jurídico, para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conquistar mais clientes. 

Não deixe de utilizar as dicas que você encontrou neste guia. Coloque em prática e se destaque no mercado. 

Para ficar por dentro das novidades do marketing jurídico acompanhe o blog da JuriDitial.