Conheça os Benefícios do Uso das Redes Sociais no Atendimento ao Cliente

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Como nós já sabemos, a cada dia que passa as redes sociais estão deixando de ser perfis pessoais para se tornarem perfis de negócios. Mas, você sabe quais são os benefícios do uso das redes sociais no atendimento ao cliente?

Sites como Instagram, Facebook deixaram de ser apenas sites recreativos para virarem ferramentas de negócios. Além disso, surgiram redes voltadas para o mundo corporativo, como o Linkedin, por exemplo.

E isso nos faz pensar como aproveitar as redes sociais para oferecer os melhores benefícios para nossos clientes, não é mesmo?

Então, se você é advogado(a) e ainda não consegue atender as demandas de seus clientes através das redes sociais, vamos te mostrar alguns dos benefícios do uso das redes sociais como um canal de atendimento ao cliente.

benefícios do uso das redes sociais no atendimento ao cliente

Custos

Ao analisar o custo de uma estrutura de atendimento física com uma virtual, é nítida a economia de recursos no segundo caso. Por isso, um dos benefícios de se usar as redes sociais como um canal de atendimento entre advogado e cliente é o custo. Ainda há a opção de se usar Chatbots. Assim, o cliente terá atendimento 24h por dia, 7 dias por semana para as dúvidas mais simples. Lembrando que o Código de Ética da OAB proíbe o uso de chatbots para substituir consultas.

Transparência

Estar nas redes sociais tem como outro benefício a transparência. Por serem mais acessíveis ao público, o cliente se vê de igual para igual. E isso é muito importante. Ainda mais porque muitas pessoas ainda veem o advogado como uma figura muito distante.

Velocidade

Outra grande vantagem de usar as redes sociais para atender as dúvidas dos clientes é a velocidade. Mesmo o e-mail que é outra ferramenta on-line possui um tempo de resposta maior. As redes ainda contam com sistemas de respostas automáticas. Se você não está disponível no momento para responder a questão, uma mensagem aparece para o cliente. Dessa forma, ele se sente valorizado, já que não ficou sem resposta. Por outro lado, você consegue administrar todas as conversas de forma mais tranquila.

Proximidade

Sem dúvidas, uma das melhores vantagens. Atender o seu cliente nas redes sociais é estar próximo dele. E como falado em tópicos anteriores, o cliente sente uma maior identificação com o advogado. E esta pode ser muito útil na hora que ele precisar algum serviço.

Pois se ele está buscando informações é porque, muito provável precise de um advogado. Então pense em qual ele vai escolher: Aquele que está disponível no Instagram, por exemplo, e responde de forma rápida as dúvidas que ele tem. Ou aquele que só possui e-mail (ou pior, telefone!) e responde a cada dois dias?

Muito provável que até a próxima resposta do segundo advogado, o cliente já tenha fechado com o primeiro.

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Um advogado precisa ser sério e honrar sua profissão. Mas isso não significa que ele não pode ser moderno. Seriedade não é sinônimo de antigo. Por isso ele pode e deve estar nas redes sociais e falar com seus clientes ali. Caso siga todas as regras da OAB e mantenha um tom formal, isso só será benéfico para ele.

Reputação

Atender nas redes sociais também é uma forma de aumentar a reputação no ambiente online. Reputação essa que pode ajudar o advogado a se tornar referência. Além de que, ao criar conteúdo em cima de dúvidas frequentes, por exemplo, há a chance de compartilharem. Pois um cliente pode ver e estar passando pela mesma situação, ou conhecer alguém assim. Dessa forma, se cria uma rede e os conteúdos alcançam ainda mais pessoas.

Conhecimento

Estar nas redes sociais pode trazer muitos insights também. Se pode usar os dados obtidos das respostas e interações para usar no plano de marketing. Por exemplo:

  • Quais são as dúvidas que mais aparecem entre os clientes?
  • Eu consigo criar um artigo ou conteúdo sobre isso?
  • Qual o perfil do público que fala comigo nas redes?
  • Quais são as críticas e elogios que recebo?
  • Onde posso melhorar?

Existem muitos meios para monitorar esses dados. Com os resultados, se pode trabalhar na melhoria do atendimento bem como na criação de novos materiais.

Comunicação

Por fim, uma das vantagens de se atender o público nas redes sociais é a facilidade na comunicação. É um canal muito direto entre cliente e advogado.

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