Você sabe o que é chatbot e como advogados podem usar? Então, leia esse artigo e saiba mais sobre essa ferramenta.
O Advogatech é um Portal Jurídico focado em Direito Digital, que traz as inovações tecnológicas no mundo jurídico de forma fácil e completa.
O que são chatbots?
Os chatbots são programas de computador que usam técnicas de inteligência artificial para conduzir conversas via texto ou áudio, de forma a imitar a humana.
Por tentar se parecer com um ser humano, os chatbots passam pelo teste de Turing, que visa testar se o comportamento de uma máquina em um cenário de conversa se distingue do de um ser humano.
Por isso, o uso dos chatbots virou algo muito comum para atender o cliente, em vendas e até em call centers. Muitos chatbots já fazem parte do nosso dia-dia, como por exemplo:
- Siri da Apple
- Google Assistant
- Cortana da Microsoft
- Alexa da Amazon
- Bixby da Samsung
- BIA do Bradesco
- AVI (Itaú)
Os chatbots podem fazer pesquisas pra você, agendar tarefas, fazer compras on-line, responder perguntas, verificar o saldo da sua conta, dentre várias outras funções. Os softwares são criados para entender o contexto da sua pergunta, seja como for. Mesmo que seja escrita de outra maneira. Mesmo que não tenham programado a pergunta da forma que foi escrita.
Em resumo, a ideia central é nos livrar de tarefas de repetição e difíceis. Desse modo, se pode focar em tarefas mais criativas e a máquina cuida do resto.
Como surgiram?
Em 1950, Alan Turing, um cientista da computação britânico publicou um artigo que se chama (em tradução livre) “Computadores e a Inteligência” – Computer Machinery and Intelligence. Nele, Alan propôs a questão: “máquinas podem pensar?”.
Assim, para tentar tornar esta mais palpável, ele mostrou o Teste de Turing. Em resumo, seria uma forma de medir a relação entre a inteligência de uma máquina e a de um humano durante uma conversa.
Uma década e meia depois, em 1966 o Alemão-Americano Joseph Weizenbaum criou então o chatbot Eliza para tentar passar o teste de Turing. Apesar de ter enganado alguns, o robô Eliza não passou no teste. Mas trouxe com seus erros muita bagagem que permitiu avanços.
Em 1994 para descrever o chatbot Julia, que fora criado por ele e até participou do Prêmio Loebner. O Loebner Prize é uma competição anual com a mesma base de um teste de Turing. Ela acontece entre softwares de IA onde os juízes premiam os que mais parecem humanos.
Vários chatbots foram criados desde então, até chegar no nível de hoje. Onde se usam redes neurais (Artificial Neural Networks) com Machine Learning e NLP (Natural Language Processing) para interpretar as perguntas e assim aprender com as dúvidas novas.
Como funciona a Inteligência Artificial?
A IA usa de métodos estatísticos e ademais pode utilizar estudos de neurociência para tentar replicar modelos neurais de forma digital. Aliando à capacidade de um computador lidar com milhões de dados, é possível extrair e processar dados em velocidades que nenhum ser humano poderia.
Uma das áreas da IA é a NLP, ou Processamento de Linguagens Naturais. Com essa tecnologia é possível trazer elementos das nossas línguas (português, inglês e alemão, por exemplo). Assim, se cria uma forma estruturada, de modo que um computador possa interpretar e até entender contextos e sentimentos da frase.
Como funciona o chatbot para advogados?
Os chatbots mais simples respondem frases ou perguntas exatas. Bem como identificar palavras-chave para tentar entender do que se trata. O problema é que esse tipo é limitado às perguntas exatas que foram programadas.
Com um número limitado de ações, as perguntas “Como está o tempo hoje?” e “Hoje vai chover?” seriam vistas como diferentes, e se uma delas não tivesse sido programada antes, o chatbot não saberia como responder.
Com a IA, o chatbot pode converter as frases em elementos e relações com estrutura. O que permite identificar relações entre as palavras, suas classes, seus sinônimos, antônimos e qual o seu significado no contexto da frase. Com todo esse poder de ser mais adaptável e dinâmico, os chatbots mais avançados podem responder uma gama muito maior de questões.
O Advogatech é um Portal Jurídico focado em Direito Digital, que apresenta as principais inovações tecnológicas no mundo jurídico em formato completo e de fácil entendimento.
Exemplos de sucesso
Casas Bahia
Criado em 2017, o chatbot Bahianinho, trouxe uma grande vantagem à Casas Bahia no atendimento aos clientes. Principalmente em datas como Natal e Black Friday, onde a demanda aumenta bastante e as respostas precisam ser rápidas e eficientes.
Seu chatbot responde dúvidas, ajuda os clientes a localizar produtos, avisa sobre promoções e personaliza ofertas de acordo com o que cada cliente precisa.
Uber
O Uber tem seu chatbot que funciona na plataforma do Facebook. Ele permite que o usuário peça um carro do mesmo modo que no app. Mas ainda não há esse serviço no Brasil.
Localiza
O serviço de aluguel de carros, Localiza, também lançou seu chatbot e permite que seus clientes reservem um carro via o Messenger, do Facebook.
Rock in Rio
Durante a edição de 2017 do Rock In Rio, o bot Roque trocou mais de 3 milhões de mensagens com seus usuários enquanto tirava dúvidas, enviava informações e interagia com o público.
Itaú
O Banco Itaú usa também um chatbot, que serve como um meio de os clientes tirarem dúvidas e receberem dicas sobre investimentos e gerenciamento financeiro. O chatbot traz dicas de acordo com a movimentação bancária do cliente, o que permite que ele ofereça soluções de acordo com o perfil cada um.
eBay
O site de vendas americano eBay também criou seu chatbot no Facebook Messenger e permite que os usuários encontrem produtos e até mesmo enviem imagens para fazer uma busca personalizada.
Sephora
A rede de cosméticos usa um chatbot que presta atendimento personalizado para seus clientes assim que eles responderem um questionário online. Dessa forma, o bot entende os gostos dos clientes e lhes oferece os produtos que mais condizem com suas preferências.
Benefícios do chatbot para advogados e escritórios
Identificação inicial do caso
Uma das tarefas dos escritórios de advocacia é de atender os novos clientes e identificar os primeiros passos a serem dados em relação ao seu caso. Isso envolve entender também a especialidade requerida no processo, a fim de decidir qual advogado especialista o atenderá.
Os chatbots podem durante a conversa com o cliente, identificar a demanda e enviar para o advogado mais adequado de acordo com os dados passados pelo cliente.
Responder dúvidas de potenciais clientes
É possível também responder dúvidas no site do advogado ou do escritório que podem mandar o cliente para uma consultoria no caso de dúvidas mais avançadas. Ao fornecer respostas para os problemas do cliente, o advogado provê valor para o usuário do seu site, que se torna então mais propício a agendar uma consulta.
Agendamento de consultas
Agendar consultas pode ser feito através de um chatbot conectado à uma agenda digital, que já informa ao cliente os dias e horários para consulta.
Funciona sem parar
Além disso, há o benefício da máquina poder trabalhar 24h por dia, 7 dias por semana, sem precisar de descanso e sem precisar se ausentar. Isso garante ao advogado que seu serviço de atendimento irá funcionar sempre.
Visão de mercado
Durante as conversas com os usuários do site, se pode usar um chatbot para que os advogados façam seu conteúdo casar com o que o público precisa, a fim de adaptar seu negócio para atender o cliente. Dessa forma, se tem uma melhor visão do mercado, com informações vindas direto dos seus clientes.
Conclusão – Chatbot para advogados
As inovações estão mudando a clássica atuação jurídica, a deixando mais moderna, rápida e eficaz. De fato, o impacto dessas duas ciências se traduz no surgimento de novas soluções diante da sociedade. As relações políticas, sociais e econômicas estão mais dinâmicas, garantindo agilidade nos negócios em todos os setores. O chatbot para advogados é mais um dos muitos meios que contribuem com o avanço do mercado global.