Site para Advogados: Os 10 Passos para Criar Facilmente

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Como Criar um Site para Advogados?

Nos dias de hoje, a população já se acostumou a procurar e comprar produtos e serviços na internet. Isso é válido para todos os segmentos. Bem como na advocacia. Um profissional completo precisa ter sua presença online garantida. Também um site para advogados completo e bem ranqueado no Google.

Pois é o site o primeiro contato do possível cliente. Ele verá o escritório e os serviços que são oferecidos por este. Igualmente serve como um portfólio.

Neste artigo, encontre um guia de como criar um site para advogados e escritórios de advocacia.

Contratando um profissional

No caso de o escritório contar com um orçamento pro projeto: Contrate um profissional. Afinal, ele irá criar um site responsivo. Existem muitas agências, online e físicas que oferecem esse serviço. Além disso, é possível achar profissionais em sites como Workana e 99Freelas. Neles, se posta o projeto desejado e freelancers lançam suas propostas de preço e prazos.

Criando um site para advogados

Seja por falta de recursos, ou pela vontade de botar a mão na massa, é possível criar o site para advogados por conta própria.  Existem várias ferramentas baratas – e até mesmo gratuitas – para construir um site profissional.

Quais os benefícios de ter um site para advogados?

São muitos os benefícios de estar presente online. Por exemplo:

  • Encontrar novos clientes – Um dos maiores benefícios de ter um site do escritório é, sem dúvida, conseguir novos clientes. Pessoas que não se conseguiria off-line.
  • Ganhar credibilidade no ramo – Principalmente para os advogados iniciantes. É uma ótima chance de ganhar força no meio jurídico e na área de atuação.
  • Ter um bom ranqueamento no Google – É preciso ter uma boa estratégia para as redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube. Elas são essenciais. Do mesmo modo, através do website o cliente pode encontrar os serviços. Afinal, a grande maioria utiliza o Google para pesquisar. Logo, o site deve estar bem nas pesquisas. Em resumo: O conteúdo tem que ser de qualidade. As páginas devem ser responsivas. E o SEO (Search Engine Optmization) deve ser aplicado de forma certa.
  • Ter uma vitrine/escritório virtual do seu negócio – O site é uma extensão do escritório. Afinal, ele oferece os mesmos serviços. Desse modo, economiza tempo e recursos. Ao mesmo tempo, ele tem atendimento ao cliente sem restrições de horário. Além disso, o site pode dar para o usuário uma série de materiais de apoio como: Artigos, e-books e podcasts.
  • Divulgar conteúdo – É uma ótima forma de compartilhar conteúdos de qualidade. Como resultado, o público se identifica. Começa uma relação com a marca. Relação que pode render negócios no futuro.
site para advogados

Estruturando o site para advogados

Em primeiro lugar: Defina quais páginas terá o site. Bem como os conteúdos.

A OAB proíbe a venda direta dos serviços. Por isso é importante que o site seja não venda nada. E sim que apresente a equipe e tenha conteúdos que ajudem o leitor. Além disso, que possua:

  • Home – É o primeiro contato do cliente com a marca. Logo, além de intuitiva e fácil de navegar, deve possuir todas as informações básicas. Também é bom colocar um chatbot para receber o cliente. Isto é, robôs que possuem respostas prontas. Eles fazem o primeiro contato com o usuário. Além disso, sanam duvidas e levam para as áreas corretas.
  • Sobre – A aba “Sobre” conta a história do escritório, entre outras coisas. Por exemplo: A “Visão, Missão e Valores”. Nessa página o usuário consegue ver a estrutura da empresa.
  • Quem somos – Essa é a sessão para apresentar quem atende os clientes. Por exemplo: Uma breve descrição, o número da OAB e a área de atuação. Deixe os contatos em um lugar bem visível. Essa aba também pode conter as áreas de atuação do escritório. Portanto, deixe exemplos de ações para o público.
  • Contato – Onde falar com a empresa: Redes Sociais, e-mail, telefone e endereço do escritório. Por fim, pode ser colocado ali um formulário de contato.
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Layout

O Layout é outra parte importante. Depois de definidas as páginas do site, é preciso ver como ele ficará depois de pronto. Desse modo, o ideal é seguir as cores e fontes já usadas na comunicação. Assim mantém o padrão.

Por outro lado, no caso de imagens, existem bancos pagos ou gratuitos. Os dois têm muitos recursos para ajudar no processo.

  • Hospedagem – A opção mais utilizada por quem não tem experiência em web design é o WordPress. Afinal, ele tem muitos templates fáceis de editar. A grande maioria deles é responsivo: Adaptável para todos os tipos de telas. Essa parte, sem dúvidas, é essencial para o bom funcionamento do site. Para sua posição no ranking também pois o brasileiro usa cada vez mais o celular para fazer suas pesquisas.
  • Aparência – Para sites jurídicos, escolha layouts mais sóbrios. Evite animações e escolha letras de fácil leitura. As imagens devem passar seriedade e a garantia de uma empresa idônea.
  • Conteúdo – Cuidado com o conteúdo que entrará no site. Revise erros e veja se a mensagem como um todo está clara para o leitor. Termos muito técnicos e jurídicos são úteis se o texto é para profissionais. Caso contrário, é melhor manter a linguagem simples. Mantenha o site atualizado com os profissionais do escritório e meios de contato. Realize checagens pontuais se os links e conteúdos estão funcionando normalmente.
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SEO

É parte essencial de qualquer site. O SEO (Search Engine Optmization) é um conjunto de estratégias para colocar a página entre as primeiras opções pesquisadas. Contudo sem precisar pagar anúncios patrocinados. Desse modo ou se ganha tráfego orgânico com baixo custo ou com custo zero.

  • Palavras-chave – Primeiramente é preciso definir quais palavras-chave serão utilizadas. O que o usuário irá digitar para encontrar o site? E para que seu problema seja resolvido? Palavras amplas são necessárias, como: “advogado” ou “advocacia”. Mas é preciso trabalhar também palavras específicas. Por exemplo: Se a área de atuação for trabalhista, utilizar “advogado trabalhista”. Ou até mesmo “advogado trabalhista em SP”. Quanto mais preciso o termo, maiores as chances de alcançar ótimas posições nos resultados de busca. Em contrapartida: Quanto mais amplo, mais competidores. Consequentemente, menos chances de alcançar os clientes.

Com ferramentas como o Google Analytics é possível checar quais palavras-chave estão funcionando e quais não estão. Existem outras ferramentas que ajudam a encontrar palavras-chave adequadas. E através do Google Trends, é possível ver quais termos estão em alta no Google. Essa é uma boa forma de entender quais conteúdos criar dentro da área de atuação.

  • Regionalidade – Não esqueça de otimizar o conteúdo para as pessoas que estão perto. Afinal, elas poderão ser clientes presenciais.  É importante deixar visível e utilizar nas palavras-chaves: Estado, cidade e bairro. Além disso, deixe o endereço cadastrado nos locais do Google.
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Domínio e hospedagem

Com o site finalizado, é hora de colocá-lo no ar!

  • Escolhendo o domínio – O domínio é o endereço do site. Ou seja, aquilo que os visitantes irão digitar para acessar. Pelo site Registro Br é possível registrar o domínio desejado, desde que ele não esteja em uso. A maioria dos sites comerciais no brasil utilizam a denominação “.com.br”. Mas também é possível escolher “adv.br”, que foi criada para empresas jurídicas. Utilizando técnicas de SEO, ambas ranqueam bem. Assim, fica então à critério do escritório.
  • Escolhendo a hospedagem – Pois como o nome já sugere, é o local onde o site ficará hospedado. A hospedagem deixa o site no ar e de acesso livre para todos. Existem muitas empresas desse serviço com valores variados. Dois exemplos são: Digital Ocean e King Host. Então é importante pesquisar e entender qual o melhor para a empresa.

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Criando um blog

A melhor forma de se destacar é fazendo um conteúdo de qualidade. Sobretudo compartilhável. Logo, criar e postar em blog ainda é uma ótima forma de se manter próximo aos clientes. Tendo um newsletter, é possível também enviar por e-mail os melhores artigos do mês para quem se inscrever.

Ele pode ser alimentado com assuntos atuais. Ou pequenas cartilhas que façam o leitor entender mais sobre o mundo jurídico. Sempre foque na área de atuação do escritório, para que o Google reconheça como páginas relevantes. Dessa forma a posição no ranking melhora. Se inspire com os melhores blogs jurídicos.

Marketing

Com o site no ar, é hora de colocar em prática os 8P’s do Marketing Digital:

  • Produto: Quais serão os serviços oferecidos no site? De que forma os problemas do cliente podem ser resolvidos pelo escritório?
  • Preço: No caso do site não se pode de fato ofertar um valor. O preço será o valor agregado no conteúdo. E como essa referência pode se transformar em futuros negócios;
  • Praça: O site está dentro do mundo de seu público-alvo? As soluções e os modos de contato que eles preferem usar estão disponíveis? São fáceis de achar?
  • Promoção: De que forma o cliente é impactado? Qual é o perfil dele?
  • Posicionamento: Qual é a persona? A persona é o “cliente ideal” da empresa. Com essa visão bem clara, é possível definir as estratégias. O tom e a dinâmica dos textos que serão criados para os clientes. No meio digital, tão importante como o que falar é como falar.
  • Pessoas: Os profissionais estão alinhados com a visão, missão e valores? Isso vale pros que trabalham no escritório físico e virtual.
  • Processos: Estratégias alinhadas. É hora de decidir quem será responsável por cada processo. E como cada um desses fará para garantir o sucesso da empresa no mundo digital.
  • Performance: A última das etapas. Mas não menos importante. É a hora de colher os dados e analisar os resultados online.

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Análises

Depois do site no ar e toda a estratégia de marketing rodando, é hora de analisar o que está dando certo e o que pode melhorar. Definir KPIs e realizar testes A/B é importante para manter o site bem e nas primeiras posições.

  • Google Analytics – É uma ferramenta grátis e muito utilizada. O Google Analytics é um ótimo recurso para obter mais dados sobre os usuários e as formas de tráfego que entram no site.

Com ele é possível descobrir: Sexo, idade, cidade, palavras-chave, região, entre outros dados úteis. Assim, se traça o perfil dos usuários. Até mesmo entender se quem está entrando no site é o público-alvo.

Ele é ótimo para campanhas de funil também. São as que o usuário passa por uma jornada de “compra” que termina sempre em uma conversão: Vendas, cadastro, etc.

Conclusão

Hoje o profissional precisa estar no ambiente online. Mais do que isso, os escritórios devem criar uma extensão do seu trabalho em seus sites para que consigam mais clientes. É preciso que seus sites sejam completos e coesos. Simples de acessar e responsivos para todas as plataformas. Também é interessante para melhorar o ranqueamento nas buscas a criação de um blog. E que este sirva como complemento e fonte de conteúdos que ajudem o leitor.

Use esse guia completo para criar seu site de advocacia!

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