7 Dicas de Marketing Digital para advogados em 2024

Os anos passam e o marketing digital jurídico ganha ainda mais força e mercado. Um exemplo vem da pandemia, que mudou muitas coisas e fez com que as empresas, principalmente os escritórios de advocacia entrassem no mundo digital.

Com a expansão e as possibilidades de negócios a partir das redes sociais, esse aspecto fez com que os modos de venda e atração de clientes online se tornassem uma das principais fontes de renda de muitas empresas. 

Há tempos o marketing digital jurídico é visto como uma oportunidade para escritórios e advogados que estão iniciando a sua carreira ou desejam crescer a sua carteira de clientes.

Além disso, já é comprovado que os retornos de um site, um blog com bom conteúdo ou até mesmo o Google Ads quando trabalhados de forma estratégica podem ser muito rentáveis para todos os profissionais.

Portanto, se você deseja conhecer algumas dicas práticas e eficientes, fica nesse artigo que vamos te mostrar 7 estratégias de marketing digital para advogados que podem aumentar a relevância e a produção do seu escritório. 

E vamos te apresentar exemplos de como aplicar na prática. Continue lendo para saber mais!

Dicas e estratégias de marketing digital jurídico

Vamos apresentar algumas dicas e estratégias para advogados que desejam crescer no ambiente digital e conquistar novos clientes.  

Também vamos apresentar ferramentas boas e objetivas na hora de planejar a sua estratégia e dar início ao seu trabalho de marketing. 

Algumas são mais simples e podem ser feitas por você, outras podem ser mais efetivas se você busca por uma agência de marketing jurídico.

1. Invista em um bom website

Para o advogado que deseja marcar autoridade no ambiente online, saiba que o website é um excelente início. 

Isso porque, ele traz diversos benefícios para que o escritório inicie o seu posicionamento online, colaborando para fortalecer a reputação e deixar as informações acessíveis para potenciais clientes. 

Possibilitando assim, que os clientes venham atrás dos seus serviços, considerando que as informações do seu site fiquem disponíveis na internet para acessar quando necessário.

identidade visual

Considere o site para advogados como uma vitrine na internet. Portanto, deixe os dados do seu escritório, as áreas de atuação que você trabalha e as especializações daqueles que compõem sua equipe.

Ou seja, a ideia é usar a página como um espaço para que você seja visto e para que as pessoas te conheçam. 

Exemplo de Website desenvolvido pela JuriDigital

Nunca utilize ele com um objetivo direto de vendas, seu site para advogado deve ser informativo e ser atrativo.

Quando falamos na atração, existem outras possibilidades para conquistar clientes, mas de forma discreta e muitas vezes em uma troca de informações. 

Ou seja, você oferece conteúdos de valor, e que são do interesse do público que está seguindo o seu perfil, para que essas pessoas possam receber ainda mais conteúdos o seu escritório pode pedir para que elas deixem os dados, como e-mail, telefone, área de atuação.

Para realizar essa captação é possível utilizar algumas opções dentro ou fora do seu website, estão:

Exemplo de Website desenvolvido pela JuriDigital

Tudo isso visando converter o usuário em contato e, no futuro, em cliente. Dessa forma, nunca vise gerar uma venda ou oferecer uma consulta dentro do próprio site, para que você não seja punido pelo Código de Ética da OAB.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração, é visto como um conjunto de estratégias que visam atrair clientes através da produção de conteúdos relevantes.

Ou seja, por meio de artigos ou notícias, você faz com que os leitores procurem pelo seu blog, website ou até mesmo redes sociais. Sempre pelo conteúdo que você oferece.

Afinal, o diferencial é que ao invés de você ir atrás de um possível cliente, ele que vem atrás de você, buscando por informação e conteúdo de valor. E assim vai se iniciando uma relação entre empresa e cliente.

imagem representa a captação de cliente via inbound marketing

A grande vantagem dessa ação é que o seu escritório de advocacia passa a ser visto como uma referência no assunto, passando ainda mais credibilidade e autoridade para os clientes. 

Outro ponto positivo é que não é necessário muito dinheiro para colocar em prática. E caso você tenha noção de redação, o custo é zero.

Pois através da definição de um objetivo, da produção dos conteúdos e técnicas de SEO, você consegue estar nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas de maneira orgânica, ou seja, sem nenhum investimento.

Para isso, é essencial realizar as estratégias de otimização, para que os resultados sejam satisfatórios.

A ação do inbound marketing é uma das mais econômicas e com bons resultados. Se você é advogado e está começando no digital, é recomendado começar por essa ação. 

3. Google Ads

Ao contrário da estratégia citada acima, o Google Ads é um meio de atração paga. Tem como objetivo atrair pessoas que já querem o serviço que você oferece.

Por meio de um site bem feito, com informações estratégias e sobre as áreas do direito que você atua, é possível buscar clientes segmentados por:

  • Palavras-chave;
  • Localização;
  • Dispositivo de acesso;
  • Informações demográficas;
  • E até canais de acesso.

Assim, as chances de atrair uma pessoa que já está buscando pelo que você tem a oferecer é muito maior. 

Pois ela irá buscar por “advogado empresarial em Belo Horizonte” e seu anúncio irá aparecer como uma das opções.

Outro detalhe é que você pode escolher o tipo de contato para levá-la até você. Seja por telefone, WhatsApp ou via site, conforme o que precisa.

busca de clientes por meio do google ads

Além disso, a ferramenta oferece diversas métricas para que você possa mensurar os resultados

Assim, fica mais fácil ver as campanhas e saber quais tem melhor retorno, quais foram piores e saber onde ajustar.

4. Redes Sociais

Por muito tempo teve a maior rejeição por parte dos advogados. Hoje é um ótimo espaço para trabalhar o marketing de relacionamento e gerar mais relevância para o seu escritório de advocacia.

O modo com que as redes sociais como Facebook e Instagram são vistos abriu espaço para que as empresas ganhassem mais um canal de comunicação com o cliente.

Mostraram que não são apenas um hobby, mas um espaço para quem tem vários objetivos. Seja como um canal para compartilhar notícias ou o dia a dia do seu escritório, elas podem ser úteis

redes sociais

>> Comunicação interna na advocacia: como aplicar? 

Quando se trata do Instagram, podemos usar o feed para postar uma série de dicas úteis, stories para interagir com os seguidores, mediante enquetes e caixas de perguntas e o reels para vídeos informativos e ainda compartilhar tudo com sua página do Facebook.

Já o LinkedIn, por ser mais profissional, é ótima para encontrar parceiros, gerar credibilidade, realizar networking e ainda usar como prospecção de clientes qualificados.

5. WhatsApp

O WhatsApp, assim como as que citamos acima, é uma rede social, mas os ganhos que ela traz para um escritório de advocacia nos fez separá-la das demais, e dar uma maior ênfase.

Foi uma das primeiras ferramentas digitais usadas pela grande maioria dos escritórios. E isso acontece porque muita gente nem se lembra que é uma rede social.

A facilidade que ela traz coloca o WhatsApp em outro patamar, e faz com que ele se torne útil para agilizar diversos processos

Seja de comunicação, calendário ou até mesmo para facilitar a troca de documentos e assinaturas.

Outro benefício é a ajuda na conversão de contatos através do website. Os botões de WhatsApp são um dos maiores meios de conversão de usuários para clientes, pois são claros e objetivos. 

Dessa forma, facilita a maneira com que a pessoa entra em contato com seu escritório.

Vale lembrar que o WhatsApp Business oferece diversas vantagens para empresas, como, por exemplo:

  • Apresentar informações da empresa;
  • Métricas de resultados;
  • Etiquetas para separar as conversas;
  • Agiliza o atendimento.

Então, se o seu escritório ainda não investiu em uma conta no WhatsApp Business chegou o momento de cadastrar o seu número. 

6. E-mail Marketing

O e-mail marketing é mais uma ferramenta que visa atrair ou nutrir clientes a partir de bons conteúdos. Porém, aqui, para criar uma lista de contatos, você precisa da autorização dos mesmos.

A partir disso, você pode programar conteúdos semanais ou até mesmo quinzenais, com o objetivo de oferecer algo relevante e em troca pedir mais dados para melhorar a relação com os clientes.

Outro detalhe é que essa estratégia vai muito além da atração. Ela serve para a retenção de clientes e para o trabalho de pós-venda, que pode gerar algo mais no futuro.

Afinal, se um cliente recebe um serviço bem feito e é bem atendido, as chances de ele te indicar para um amigo ou procurar seus serviços caso precise de novo é muito grande.

E isso gera mais crédito para o seu escritório de advocacia, seja através dos conteúdos, da relevância dos temas ou até mesmo do período em que você faz os envios. 

De todo modo, as pessoas vão reparar que você tem interesse em oferecer algo para elas, que nesse caso é informação de qualidade.

>> Saiba como produzir conteúdos relevantes na advocacia

7. Software Jurídico

Pode não parecer, mas ter um software jurídico em seu escritório pode ser uma estratégia de marketing digital jurídico

Isso porque as ferramentas de hoje em dia oferecem funções que podem ajudar no marketing de relacionamento.

Podemos citar algumas como gestão de agenda e calendário, controle de processos e até mesmo IA que tem como objetivo otimizar o atendimento aos clientes.

>> Como utilizar o ChatGPT no marketing jurídico? Confira algumas dicas.

Quando um advogado contrata um software jurídico, o principal foco dele é otimizar tarefas internas e fazer com que ele tenha mais tempo para trabalhar em seus casos. 

Isso pode fazer com que ele tenha mais tempo para buscar novos clientes também.

Além disso, muitos softwares servem como CRM (Customer Relationship Management), que organizam as informações dos clientes e facilitam o contato entre empresa e cliente, gerando uma relação mais próxima conforme os anseios de cada um.

Conclusão

O artigo acima trouxe muitas vantagens das ferramentas de marketing jurídico e mostrou o valor de buscar por outros jeitos de se destacar em um lugar que está em constante evolução. 

Pensando em obter uma fatia maior do mercado da advocacia, gerar mais relevância para o seu escritório e ainda melhorar a sua cartela de clientes, o investimento em alguma delas é evidente.

Mesmo que você comece devagar e pelas mais simples como redes sociais e WhatsApp, não perca mais tempo e comece a trazer mais tecnologia para sua rotina.

Por isso, aproveite as dicas que trouxemos e corra atrás de um profissional ou uma agência de marketing para iniciar suas estratégias de marketing digital jurídico e se torne referência no mercado.

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