As 7 Principais Estratégias de Marketing Digital Jurídico em 2021

marketing digital jurídico

Os anos vão passando e o marketing digital jurídico vai ganhando ainda mais força e mercado. Um grande exemplo disso vem da pandemia que atravessamos, que revolucionou muitos mercados e fez com que diversos empreendimentos ingressassem no mundo digital.

A necessidade de atrair clientes e realizar vendas mesmo sem lojas e comércios abertos, fez com que os mecanismos de venda e atração online se tornassem uma das principais fontes de renda de muitas empresas, o que impactou também o mercado jurídico.

Há tempos o marketing digital jurídico s já é visto como uma ótima ferramenta para escritórios, tirando de muitos o preconceito desse tipo de estratégia, principalmente por ser um mercado mais cético.

Além disso, os retornos trazidos por um website jurídico, um blog com conteúdos de qualidade ou até mesmo ferramentas como o Google Ads, mostram que pode ser muito rentável ingressar no meio digital.

Desse modo, a necessidade de ingressar no marketing digital jurídico se faz evidente, seja através de uma rede social ou um website, é fundamental estar nesse canal de comunicação, pois lá a demanda é constante e pode alcançar pessoas que você nunca imaginou ter como cliente.

Nesse artigo, vamos te mostrar 7 estratégias de marketing digital para advogados que podem aumentar a relevância e a produção do seu escritório e ainda dar exemplos de como aplicar na prática.

 

Melhores Estratégias de Marketing Digital Jurídico

Abaixo, vamos trazer algumas das ferramentas consideradas as mais eficientes e objetivas na hora de planejar a sua estratégia e dar início ao seu trabalho de marketing. Algumas delas são mais simples e podem ser feitas por você mesmo, outras podem ser mais efetivas se você busca por uma agência de marketing jurídico.

 

1ª Estratégia: Website

Para iniciar as nossas dicas, nós trouxemos uma das ferramentas mais completas e que oferece uma gama de benefícios muito boa, seja para quem está ingressando no mercado jurídico agora ou para quem já possui um escritório consolidado.

Isso por que através de um website, é possível implementar diversas outras ferramentas, para deixar ele ainda mais completo e atrativo. Sendo assim, muitas vezes não será necessário ir atrás do cliente, ele mesmo virá atrás dos seus serviços.

O seu website pode ser a sua vitrine na internet, por lá você deve compartilhar as informações do seu escritório, as áreas de atuação que você trabalha e os currículos dos profissionais que compõem a sua equipe.

Ou seja, a ideia é usar a página como um espaço para que você seja visto e para que as pessoas te conheçam. Nunca utilize ele com um objetivo direto de vendas, seu site para advogado tem que ser informativo e atrativo e não mercantilizador.

Quando falamos na atração, nós citamos algumas ferramentas específicas que visam atrair clientes, mas de uma maneira discreta e muitas vezes através de uma troca de informações. Você oferece conteúdos de valor em troca das informações pessoais deles, por exemplo.

Dentre as ferramentas de atração, podemos citar:

  • Blog;
  • Landing Page;
  • Formulário de Contato;
  • Cta’s;
  • Vídeos interativos.

 

Tudo isso com o objetivo de converter o usuário em contato e posteriormente em cliente, nunca visando gerar uma venda ou oferecer uma consulta dentro do próprio site, para que você não seja punido pelo Código de Ética da OAB.

 

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração, pode ser considerado como um conjunto de estratégias que visam atrair clientes através da produção e do compartilhamento de conteúdos relevantes.

Ou seja, através da produção de artigos, compartilhamento de notícias, você vai fazer com que os leitores procurem pelo seu blog, website ou até mesmo redes sociais, mas sempre pelo conteúdo que você oferece.

O diferencial dessa estratégia, é que ao invés do seu escritório ir atrás de um possível cliente, ele que vem atrás de você, buscando por informação e conteúdo de valor. E assim vai se iniciando uma relação entre empresa e cliente.

Outro ponto que torna essa estratégia muito benéfica, é que não é necessário muito investimento para colocar em prática. E caso você tenha conhecimentos de redação, o custo é zero.

Pois através da definição de um target, da produção dos conteúdos e aplicação de técnicas de SEO, você consegue aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas de maneira orgânica, ou seja, sem nenhum investimento monetário.

 

Google ads

Ao contrário da estratégia citada acima, o Google Ads é uma ferramenta de atração paga e tem como objetivo atrair pessoas que já tem um interesse direto no serviço que você oferece.

Através de um website bem produzido, com informações pessoais e sobre as áreas de atuação do direito que você atua, é possível buscar clientes segmentados por:

  • Palavras chave;
  • Localização;
  • Dispositivo de acesso;
  • Informações demográficas;
  • E até canais de acesso.

 

Assim, as chances de atrair uma pessoa que já está buscando pelo que você tem a oferecer é muito maior. Pois ela irá buscar por “advogado empresarial em Belo Horizonte”, e seu anúncio irá aparecer como uma das opções.

Outro detalhe importante é que você pode escolher o tipo de contato para levá-la até você. Seja por telefone celular, Whatsapp ou direcionando ela para o seu website, de acordo com sua necessidade.

Além disso, a ferramenta oferece diversas métricas para que você possa mensurar os resultados. Assim, fica mais fácil visualizar as campanhas e saber quais trouxeram um melhor retorno, quais foram piores e saber exatamente onde ajustar para melhorar.

 

Redes Sociais

Uma das estratégias que por muito tempo teve a maior rejeição por parte dos advogados, hoje é um ótimo espaço para trabalhar o marketing de relacionamento e gerar mais relevância para o seu escritório de advocacia.

O modo com que as redes sociais como Facebook e Instagram passaram a ser vistas, abriu espaço para que empresas dos mais diversos segmentos ganhassem mais um canal de comunicação com os consumidores.

Essas redes sociais se profissionalizaram e mostraram que não são apenas um passatempo, mas um espaço para quem tem diferentes objetivos. Independentemente se você deseja utilizá-la como um canal para compartilhar notícias ou o dia a dia do seu escritório, elas podem ser úteis

Quando se trata do Instagram, podemos usar o feed para compartilhar uma série de dicas interessantes, stories para interagir com os seguidores através de enquetes e caixas de perguntas e o reels para compartilhar vídeos informativos e ainda compartilhar tudo com sua página do Facebook.

Já o Linkedin, por ser a ferramenta mais profissional que temos, se mostra uma ótima ferramenta para encontrar profissionais parceiros, gerar credibilidade para o seu escritório, realizar networking e ainda usar como prospecção de clientes altamente qualificados e direcionados.

 

Whatsapp

O Whatsapp, assim como as que citamos acima, é considerada uma rede social, mas os benefícios que ela trás para um escritório de advocacia nos fez separá-la das demais, e dar uma maior ênfase a esta ferramenta.

Podemos dizer que ela foi uma das primeiras ferramentas digitais implementadas por grande maioria dos escritórios, sem nenhum preconceito. E isso acontece por que muita gente que usa a ferramenta nem se lembra que ela é sim uma rede social.

A facilidade que ela trás para a comunicação coloca o Whatsapp em outro patamar, e faz com que ela se torne necessária para agilizar diversos processos, seja de comunicação, de calendário e até mesmo para facilitar a troca de documentos e assinaturas.

Outro benefício da rede social é a ajuda que ela trás na conversão de contatos através do website. Os botões de Whatsapp são um dos maiores meios de conversão de usuários para clientes, pois eles são chamativos e objetivos, facilitando a maneira com que a pessoa entra em contato com seu escritório.

Vale lembrar que o WhatsApp business pode oferecer diversas vantagens para empresas, como por exemplo:

  • Apresentar informações da empresa;
  • Métricas de mensuração;
  • Etiquetas para separar as conversas;
  • Agilizar o atendimento.

 

Email Marketing

O email marketing é mais uma ferramenta que visa atrair ou nutrir clientes a partir do compartilhamento de conteúdos relevantes. A grande diferença é que para você criar uma lista de contatos, você precisa da autorização dos mesmos.

A partir disso, você pode programar conteúdos semanais ou até mesmo quinzenais, com o objetivo de oferecer informações relevantes e em troca pedir mais informações pessoais para melhorar o relacionamento com os clientes.

Um detalhe importante é que essa estratégia vai muito além da atração de novos clientes, mas é fundamental para a retenção de clientes, para o trabalho de relacionamento pós venda, que pode gerar outras oportunidades futuramente.

Afinal, se um cliente recebe um serviço bem feito, é bem atendido e possui um bom relacionamento com sua empresa, as chances de ele te indicar para um amigo ou procurar seus serviços caso venha precisar novamente é muito grande.

E isso gera mais credibilidade para o seu escritório de advocacia, seja através dos conteúdos compartilhados, da relevância dos temas ou até mesmo da periodicidade em que você faz os envios, de todo modo, as pessoas vão reparar que você tem interesse em oferecer algo para eles, que nesse caso é informação de qualidade.

 

Software Jurídico

Pode não parecer, mas implementar um software jurídico em seu escritório pode sim ser considerado como uma estratégia de marketing digital jurídico. Isso pois as ferramentas de hoje em dia oferecem funções que podem ajudar no marketing de relacionamento.

Podemos citar ferramentas como gestão de agenda e calendário, controle de processos e até mesmo inteligências artificiais que tem como objetivo otimizar o atendimento aos clientes.

Quando um advogado contrata um software jurídico, o principal foco dele é otimizar tarefas internas e fazer com que ele tenha mais tempos para trabalhar diretamente com seus casos e pode fazer com que ele tenha mais tempo para buscar por novos clientes também.

Além disso, muitos softwares servem como CRM (Customer Relationship Management), que tem como objetivo organizar as informações dos clientes e facilitar o contato entre empresa e cliente, gerando um relacionamento mais próximo e direcionado, de acordo com a necessidade de cada um.

 

Conclusão

O artigo acima trouxe diversos benefícios através de ferramentas de marketing jurídico e mostrou a necessidade de buscar por novas alternativas para poder se destacar em um mercado que está em constante evolução e crescimento. 

Pensando em obter uma fatia maior do mercado da advocacia, gerar mais relevância para o seu escritório e ainda melhorar a sua cartela de clientes, o investimento em alguma das estratégias acima é evidente.

Mesmo que você comece devagar e pelas mais simples como redes sociais e Whatsapp, é fundamental não perder mais tempo e começar a trazer mais tecnologia para o seu empreendimento.

Por isso, aproveite as dicas que trouxemos e corra atrás de um profissional ou uma agência de marketing  para iniciar suas estratégias de marketing digital jurídico e se torne referência no mercado.

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