Google Ads para Advogados: Tendências para 2023

Estratégias de marketing de conteúdo, aplicação das técnicas de SEO e site otimizado colaboram para que a sua página suba nas pesquisas. Mas, se você quer potencializar os seus resultados digitais com o Google Ads para advogados é possível com o tráfego pago.

Caso seja essa a sua necessidade, é importante que você entenda como funciona o Google Ads e quais as possibilidades dessa ferramenta para o segmento da advocacia, e assim consiga obter bons resultados. 

Saiba que com a criação de campanhas certas, segmentação de público e monitoramento, é possível aparecer nos primeiros lugares de buscas dos usuários sem gastar muito. 

Por isso, confira abaixo as tendências do Google Ads para advogados em 2023.

Tempo estimado de leitura: 17 minutos

Tendências do Google Ads para advogados em 2023

Autonomia para realizar a sua própria campanha

Já é possível encontrar bons cursos direcionados para o marketing jurídico que ensinam ao advogado estratégias eficientes para atrair e converter mais clientes através do Google Ads.

Destacamos o curso da JuriDigital voltado para profissionais do direito que desejam aprender e dominar a ferramenta do Google Ads. O curso pretende ensinar advogados como destacar o seu negócio no meio digital e ser encontrado pelos clientes nas plataformas de pesquisa. 

Tendo em vista, que mais 110 mil pessoas utilizam o Google para procurar a palavra advogado. Existem também grande procura para advogado criminalista com 18.100; advogado de família 20.350; advogado trabalhista com 21,200 mil pesquisas por mês.

Informações como essas mostram o potencial dessa ferramenta para conectar o profissional com a especialidade necessária no momento e na hora certa para clientes em potencial através do Google Ads.

Por isso, o curso da JuriDigital é voltado para advogados que desejam ter maior autonomia na hora de criar as suas campanhas sem depender especificamente de uma agência. Para participar não é necessário ter conhecimento prévio, mas sim, muita vontade de aprender.

Acesse o link e veja mais informações sobre o curso de Google Ads da JuriDigital!

Uso da base de clientes para segmentar estratégias

Profissionais que possuam base de clientes sólida, devem aproveitar as informações já cadastras para analisar o perfil predominante dos seus clientes, ou, como costumamos chamar no universo de marketing: criar a persona do seu negócio.

Através da persona do cliente a sua empresa terá conhecimento prévio de quem são os seus clientes, quais dores você resolve, porque os clientes vêm até você, qual a idade deles, profissão, localização.

Imagem ilustrativa sobre a base de clientes para o google ads

Todos esses dados ajudam na estratégia de segmentação do anúncio, fazendo com que tenha maior conversão, ou seja, atraia clientes alinhados com o serviço do escritório. 

Caso surja alguma dúvida sobre o perfil do seu cliente, realize pesquisas com a sua base de clientes para entender as suas características. 

Foco em dados

Quando se cria uma campanha no Google Ads para advogados, é básico olhar todas as métricas para entender se de fato atingiu os resultados esperados. Entretanto, a maioria foca apenas no valor investido, e esquece de outras premissas que também importam.

Print de um relatório do Google Ads

Por isso, a cada ano que se passa os profissionais de marketing estão focando no Data Drive e acompanham os dados de ação. Pois é através dessas informações que é possível melhorar a desempenho de campanhas dentro do Google Ads.

Afinal, o que vale mais: vários anúncios com um valor barato, mas, sem retorno ou poucos anúncios bem segmentados e que acabam trazendo novos clientes, ainda que com um valor um pouco mais alto?

Marketing de conteúdo para advogados ainda é a melhor solução

A maioria das campanhas no Google Ads são focadas em ofertas atrativas para o cliente. Mas, no caso do marketing jurídico, essa ação é proibida e os anúncios não podem entregar ofertas ou gratuidades.

Dessa forma, o advogado precisa focar seus esforços em criar campanhas que atinjam o consumidor e resolva os problemas de potenciais clientes. 

Saiba que muitos usuários consultam o Google para tirar dúvidas jurídicas. Como, por exemplo, um funcionário demitido de forma injusta sempre procura informação na internet para saber quais medidas podem ser tomadas por ele nessa situação. 

Através do marketing de conteúdo, escritórios ou profissionais especializados em Direito Trabalhista, aparecem como destaque nos mecanismos de buscas e ao utilizar os benefícios dos gatilhos mentais mostram autoridade e conhecimento no assunto.

Portanto, um conteúdo bem feito possui grande potencial para fortalecer a confiança do consumidor e se interessar pelos seus serviços.

O que a OAB diz sobre Google Ads para advogados?

Muitas dúvidas surgiram em 2021, sobre a possibilidade de existir anúncios pagos para advogados. Isso porque, as regras do Código de Ética da OAB e no Provimento de 2000 não continham especificações para essa prática. Já que não se faziam tais práticas quando se criou ambos.

Mas, com o Provimento 205/2021, a OAB deixa claro que pode haver anúncios pagos na estratégia de marketing jurídico. No entanto, alguns detalhes precisam ser vistos.

Google ads para advogados

O Art 4º diz que pode construir estratégia através do Google Ads desde que sigam as regras do inciso V do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Ainda no Provimento 205/2021 existe um adendo no anexo único sobre aquisição de palavras-chave que diz:

“Permitida a utilização de ferramentas de aquisição de palavra-chave quando responsivo a uma busca iniciada pelo potencial cliente e desde que as palavras selecionadas estejam em consonância com ditames éticos. Proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo.”

Isso quer dizer que todas as palavras-chave precisam ser diretas e reais. Ou seja, não podem induzir ao erro. Além disso, precisam manter a ética da profissão.

Também se proíbe usar vídeos, imagens ou textos que indiquem ganhos materiais vindos do exercício da profissão.

 Google Ads para advogados: dicas para construir a sua estratégia

Os anúncios pagos são uma ótima opção para alcançar mais clientes. Mas, para serem efetivos, precisam de uma estratégia certa, caso contrário é possível haver perda de dinheiro.

Penando nisso, preparamos aqui algumas dicas para realizar uma boa estratégia de marketing jurídico no Google Ads para advogados, confira:

Entenda as necessidades do seu cliente

É preciso analisar todo o cenário antes de botar a mão na massa. A maioria dos clientes entra no Google à procura de respostas para seus problemas.

Com isso em mente, pergunte: O que meu cliente precisa hoje?

imagem sugestiva para o advogado entender a necessidade do cliente

Se o advogado atua na área trabalhista, alguns tópicos frequentes seriam:

Já se a área de atuação é a civil, os tópicos mudariam. Mas, você profissional pode produzir conteúdo seguindo os seguintes tópicos:

  • Divórcio;
  • Herança;
  • União estável;
  • Divisão de bens.

Sabendo das dores do seu cliente, a produção de conteúdo acontece de forma mais assertiva e sintonizada com a intenção de busca do cliente. 

Escolha bem as palavras-chave

Sabendo a real “dor” do público, o momento de escolher as palavras-chave para criação do anúncio é a próxima etapa.

Palavras-chave muito amplas como “Direito”, “Advogado” e “Escritório de Advocacia” não vão muito bem, pois a concorrência é enorme. Sendo quase impossível alcançar os primeiros lugares.

Aqui é colocado em prática a pesquisa anterior. Conforme o perfil do cliente e o serviço que se pretende oferecer, pode ser criado um conjunto de palavras-chave que serão usadas. 

O ideal é que cada anúncio seja focado em um único objetivo. Ou seja, se o advogado atua em direito criminal, não deve montar um anúncio genérico usando apenas essas palavras ou similares. 

Portanto, busque criar um grupo de anúncios com palavras-chave que seus clientes buscam no Google.

Use CTAs

Call to Action (CTA) são as chamadas para ação. Expressões que despertem o interesse do usuário e o instiguem a clicar naquele anúncio ao invés de tantos que estão na página buscas. 

É sempre bom lembrar que a OAB proíbe anúncios que oferecem algo. Então não se deve usar palavras tais como “Oferta”, “Brinde”, “Grátis”.

Os CTAs no caso do marketing jurídico devem focar nos benefícios que serão entregues. Ou o que será resolvido ao clicar no link.

Aplique técnicas de SEO Local

Além disso, aplique as técnicas de SEO local, e mantenha sempre o seu cadastro do Google Meu Negócio em dia.

Pois muitos usuários pesquisam sobre a reputação da empresa antes de entrar em contato, então é bom conseguir avaliações positivas dentro deles. 

Prepare sua landing page 

Além do SEO local, outro ponto é preparar o seu landing page. Ou seja, a página de destino no site. Um anúncio bem feito pode chamar a atenção e render cliques. Por isso, é necessário que o seu site tenha boa estabilidade para suportar as ações e seja bem-planejado para que os seus clientes tomem a decisão de fechar contrato.

Tenha um bom conteúdo, que cumpra com o prometido no anúncio e botões de contato de fácil acesso, seja por formulário ou por redes sociais. Além disso, o site precisa ser responsivo, carregar rápido e funcionar sem problemas em todos os lugares.

O anúncio é a porta de entrada, mas o negócio é feito nas etapas seguintes.

Realize testes

Os chamados testes A/B são testes para entender o que tem de melhor e o que tem que ser mudado. 

Esse é o momento de testar formatos, sejam eles textos, imagens, vídeos diferentes para cada campanha e ir adaptando conforme os resultados forem saindo.

Mensure os resultados

Criar é útil, mas acompanhar é crucial! O próprio Google Ads possui uma aba de relatórios para que se possa acompanhar os resultados de suas campanhas durante o período delas.

Imagem que representa a análise de dados no google ads para advogados

Além do ROI (Retorno Sobre Investimento), deve-se olhar: os números de retenção, de novos leads e novos clientes. Com os resultados em mãos, será possível planejar os próximos passos.

CONCLUSÃO

Com a OAB dizendo o que se pode ou não na criação de anúncios pagos, muitos decidiram incorporar essa ferramenta à sua estratégia de marketing jurídico.

Anúncios pagos são permitidos, desde que não sejam usados para a oferta de serviços jurídicos. É aí que o conteúdo se torna a chave para o sucesso.

O Google Ads oferece uma série de campanhas e anúncios para que o advogado possa se destacar e conseguir mais clientes. Para 2022, a tendência é focar na resolução de problemas e em campanhas efetivas.


Principais dúvidas sobre Google Ads

O que é Google Ads?

O Google Ads ou também conhecido como Google Adwords é uma plataforma destinada para criação de anúncios dentro dos produtos do Google, como YouTube, Gmail e Play Store.

Para se ter ideia da potencialidade dessa ferramenta, em 2022 a plataforma conquistou uma receita de US$224.47 bilhões.

Muitos advogados ficam em dúvidas se o Google Ads é uma boa ferramenta para potencializar o seu negócio? Saiba que o que torna o Google Ads interessante para esses profissionais é a personalização do seu anúncio para se destacar frente ao público de interesse.

Dessa forma, você pode definir qual o público a sua publicidade deve atrair, por meio da definição de idade, localização. Ou seja, com o Google Ads o seu escritório investe em tráfego pago para atrair audiência qualificada e que tenha relação com o seu negócio.

Veja um exemplo de como os anúncios no Google funcionam: uma empresa que vende produtos veganos certamente prefere que os seus anúncios apareçam para 600 pessoas declaradas veganas do que para 8.000 pessoas com variados estilos de alimentação.

Esse exemplo evidencia que o público no qual deseja atrair é muito importante ao realizar uma campanha, pois esse é um caminho para atrair potenciais clientes e incentivá-los a realizar uma ação de compra.

Essa lógica também vale para os escritórios de advocacia ou advogados autônomos que possuem especialidades bem definidas e precisam de clientes que necessitam desses serviços.

Conheça os tipos de anúncio no Google Ads

Rede de Display

Campanhas de anúncios na rede de display englobam todos os sites, blogs e portais parceiros do Google. Podem aparecer em formato de banner ou texto. Também possui uma ótima segmentação. É possível escolher os temas dos sites que exibirão, bem como o público que deseja atingir.

Rede de Pesquisa

Campanhas de anúncios na rede de pesquisa focam nos resultados de pesquisas do buscador. Se encontram majoritariamente no topo da página. 

São as mais usadas pelos advogados, pois atingem os usuários que estão em busca de algo no Google. Seja um serviço ou a solução para seu problema. Portanto, é simples de usar. Além disso, só se cobra pelo número de cliques no link. 

Vídeo 

Os anúncios em formato de vídeo são vistos mais no YouTube, com sua exibição antes ou durante os vídeos da plataforma. Eles oferecem a opção de links que enviam para a landing page.

O Código de Ética permite vídeos. Desde que apenas informem ou ensinem algo. Por exemplo: Um vídeo sobre uma nova lei que entrará em vigor com o link para um artigo do site com mais detalhes, caso o usuário ainda tenha dúvidas.

Discovery

O Discovery é uma ferramenta do Google onde os usuários entram para se informar e, como o nome já sugere, descobrir novas coisas. As campanhas para o Discovery também trabalham com segmentação, sendo entregues conforme as configurações e palavras-chave definidas.

Como é a interface do Google Ads?

Dentro do Google Ads existem alguns menus para facilitar a navegação:

Visão Geral

 É o local que permite acompanhar um resumo das campanhas. É possível filtrar apenas o período desejado. 

Campanhas

Aba de comando das campanhas. Aqui é possível ver um resumo de todas as campanhas criadas, bem como acesso ao orçamento e status. Também se encontra um resumo de tráfego e gastos. O gráfico desta área é um bom começo para mensurar resultados.

Configurações

Como o nome já sugere, mostra as configurações da campanha e dados sobre ela, em resumo: orçamento, tipo de campanha, data de início e término e status.

Histórico de alterações

Todas as alterações na conta, nos anúncios, no lance e nos orçamentos estão nessa aba. É possível filtrar por datas e exportar os dados para maiores análises.

Locais

Um ótimo método do Google Ads para advogados. Afinal, é possível segmentar e até mesmo excluir locais das campanhas. Como a maioria do suporte é presencial e ter clientes na região é preciso, deixe seus anúncios apenas nos lugares que são foco.

Metas de desempenho

É possível estabelecer metas de volume, gasto e eficiência dentro do Google Ads.

Grupos de campanhas

Aba para ver os grupos de campanhas. Ainda mais quando se fala de muitos assuntos, criar grupos de campanhas ajudará a ver os resultados de forma mais eficaz.

Relatórios

Fica na barra superior e cria relatórios para medir as métricas de campanha.