Facebook e Instagram: 7 Dicas Inacreditáveis para Advogados

Você é um advogado que acredita na força do marketing jurídico, mas tem receio quanto às normas da OAB?

Se a resposta for sim, pode ficar tranquilo, pois não é tão complicado quanto parece!

No texto abaixo, você encontrará 7 dicas infalíveis para colocar em prática suas estratégias de marketing jurídico em redes sociais.

 

Utilizar as redes sociais com sabedoria, é um desafio para muitas empresas. Mas, de todo modo, saiba que o marketing jurídico pode te auxiliar a alavancar a demanda do seu escritório com estratégias simples e objetivas.

Continue lendo e descubra como potencializar o alcance do Facebook e do Instagram sem descumprir as regras da OAB e ainda aumentar os números da sua empresa.

No Brasil, as redes sociais mais acessadas pela população são o Facebook e o Instagram, respectivamente. Dessa maneira, fica evidente como essas mídias podem ser ótimas oportunidades de ganhar visibilidade no mundo digital. E o melhor, isso também se encaixa ao marketing jurídico.

O seu escritório de advocacia pode ganhar notoriedade e mais força, caso consiga trabalhar adequadamente as estratégias de marketing nessas redes sociais.

O Facebook é útil por sua notável expressão dentro do mundo digital. Uma propaganda, quando veiculada nesse meio, pode alcançar milhares, e até milhões de pessoas. Já o Instagram tem o poder de influenciar no estilo de vida, estabelecimento de marcas e pesquisas de compras.

Todo esse potencial das redes sociais não podem ser desperdiçados. Veja como utilizá-las de uma maneira que, ao mesmo tempo irá conseguir uma maior demanda para o seu escritório, e não irá ferir o Código de Ética da Organização dos Advogados do Brasil, a OAB.

Faça um planejamento de sua estratégia em cada rede social

Saiba que tanto o Facebook quanto o Instagram possuem públicos diferentes. Muitos que usam uma das redes sociais não utilizam a outra, e vice versa. Assim, não planeje apenas uma estratégia para aplicar em ambas.

Conheça o tipo de usuário que acessa cada uma, e assim, crie uma estratégia de divulgação específica para cada persona.

1. Tenha Cuidado com as Publicações

Planeje como será cada publicação, independentemente do formato, seja foto, vídeo ou texto. Uma linha do tempo bagunçada ou um feed confuso não atrai nenhum potencial cliente.

Procure por um profissional de marketing jurídico competente para auxiliá-lo em tudo o que precisar. Esse é um detalhe de suma importância, principalmente quando se trata do Instagram, por ser uma rede que está totalmente envolvida pelo visual.

2. Crie um Perfil Comercial para a Divulgação dos seus Serviços

Apesar de parecer mais cômodo, não é uma boa ideia utilizar o seu perfil pessoal para adquirir clientes. Aprenda a separar a sua vida profissional da vida pessoal.

Não é nada agradável você fazer postagens divulgando o seu trabalho de advogado, e no fim de semana postar que está em uma balada com seus amigos. Tenha a certeza de que, se você fizer isso, você perderá credibilidade com o público.

No Facebook, é possível criar uma página para que você propague os seus serviços. Assim, não será necessário depender do seu perfil pessoal.

Já no Instagram, você tem a opção de criar um perfil comercial. Nesse caso, a grande vantagem é que você pode obter dados específicos, como qual é a melhor hora para você fazer postagens, de acordo com o engajamento dos seus seguidores.

3. Ofereça Conteúdo de Qualidade

Um dos grandes erros de quem começa a trabalhar o marketing jurídico, sem traçar as estratégias antes, é dispensar um conteúdo de qualidade. E esse é um dos maiores enganos que um escritório pode cometer.

Todas as táticas aqui descritas são para que o seu estabelecimento tenha mais alcance e um retorno positivo nos números.

Você pode até aumentar a demanda do seu perfil e com isso conseguir mais consultas, mas essa será uma situação passageira, pois você não terá conteúdo para manter a fidelidade de seus usuários.

4. Sempre Faça Postagens

É necessário criar uma rotina e estar presente, com frequência, em suas páginas, seja uma vez por dia ou três vezes na semana. Não deixe de manter ativo o seu perfil, isso é essencial em todo marketing jurídico.

Aproveite os retornos analíticos das redes sociais, para descobrir os horários que quem os seu seguidores engajam mais com seus conteúdos, assim, você economizará tempo por sempre publicar no tempo certo.

5. Use Hashtags

Por mais que essa ferramenta tenha se popularizado no Instagram, hoje em dia é muito comum utilizá-las também no Facebook. Utilizando as hashtags, você alcança pessoas que ainda não te seguem ou se quer conhecem, mas tem interesse no assunto em questão.

Ou seja, se você utilizar bem as palavras-chave, você terá um retorno ainda maior, sem que tenha mais trabalho para chegar até esse público.

 6. Interaja com o seu Público

Apesar de ser uma regra fundamental para todo marketing jurídico bem sucedido, muitos não a utilizam ou então possuem uma frequência de interação abaixo da necessária. A comunicação com o seu público é muito importante, pois o seu perfil ganha engajamento.

Sendo assim, explore bastante:

  • Enquetes;
  • Conteúdos que tragam impacto nos comentários;
  • Conteúdos compartilháveis;
  • Hashtags e demais ferramentas que geram a interação.

7. Saiba como Explorar os Conteúdos Visuais

Muitos vezes os usuários estão procurando informação, mas não tem muito tempo para realizar muitas pesquisas o até mesmo para ler textos mais longos.

Tanto o Facebook quanto o Instagram, são redes sociais onde os conteúdos são passageiros e a informações são instantâneas. Por isso, use e abuse de imagens, tópicos e infográficos.

Eles são informativos, diretos, interativos e mas consumíveis pela facilidade de entendimento. Assim, o usuário que muitas vezes não quer ler um texto, vai conseguir sanar suas dúvidas com facilidade e rapidez.

O marketing jurídico através do Facebook e Instagram é fundamental

Não perca espaço na mídia e visibilidade por falta de mão de obra especializada em conteúdos, dentro do seu escritório de advocacia. Caso seja necessário, contrate uma equipe para gerenciar todos os perfis comerciais.

Quanto maior a sua atividade nessas mídias, maior o engajamento. Consequentemente, a oferta de trabalho aumenta.

Utilize todos os meios disponíveis para que os seus serviços sejam divulgados com maestria. Assim, a procura pelo seu trabalho aumentará cada vez mais.

Com uma alta demanda, seu escritório será mais reconhecido e você se firmará como um dos grandes profissionais no ramo em que está.

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