Você é um advogado que acredita na força do marketing jurídico, mas tem receio quanto às normas da OAB? Acredita que não se dá pra usar uma estratégia de Facebook e Instagram para advogados?
Se a resposta for sim, pode ficar tranquilo, pois não é tão difícil quanto parece!
No texto abaixo, você encontrará 7 dicas infalíveis para colocar em prática suas estratégias.
Utilizar as redes sociais de forma sábia, é um desafio para muitas empresas. Mas, de todo modo, saiba que o marketing jurídico pode te auxiliar a aumentar a demanda do seu escritório de forma simples e objetiva.
Continue lendo e descubra como aumentar o alcance do Facebook e do Instagram sem ferir as regras da OAB e ainda crescer os números da sua empresa.
No Brasil, as redes sociais mais usadas pelo povo são o Facebook e o Instagram. Dessa forma, fica claro como essas mídias podem ser grandes chances de ganhar visibilidade no mundo digital. E o melhor, isso também se encaixa ao marketing jurídico.
O seu escritório de advocacia pode ganhar mais força, caso consiga trabalhar de forma correta as estratégias de marketing nessas redes sociais.
O Facebook é útil por sua notável expressão dentro do mundo digital. Uma propaganda, quando veiculada nesse meio, pode alcançar milhares, e até milhões de pessoas. Já o Instagram tem o poder de influenciar no estilo de vida, força de marcas e pesquisas de compras.
Todo esse potencial das redes sociais não pode ser perdido. Veja como usar de uma maneira que, ao mesmo tempo irá conseguir uma maior demanda para você, e não irá ferir o Código de Ética da Organização dos Advogados do Brasil, a OAB.
Faça um planejamento em cada rede social
Saiba que tanto o Facebook quanto o Instagram possuem públicos diferentes. Muitos que usam uma das redes sociais não utilizam a outra, e vice versa. Assim, não planeje apenas uma estratégia para aplicar em ambas. O Facebook e Instagram para advogados precisa ser muito bem pensado.
Conheça o tipo de usuário que acessa cada uma, e assim, crie uma estratégia de divulgação para cada persona.
1. Tenha Cuidado com as Publicações
Planeje como será cada publicação, seja qual for o formato: Foto, vídeo ou texto. Uma linha do tempo bagunçada ou um feed confuso não atrai nenhum potencial cliente.
Procure por um profissional de marketing jurídico para te auxiliar em tudo o que precisar. Esse é um detalhe vital, ainda mais quando se trata do Instagram, por ser uma rede que está 100% envolvida pelo visual.
2. Crie um Perfil Comercial para a Divulgação dos seus Serviços
Apesar de parecer mais cômodo, não é uma boa ideia utilizar o seu perfil pessoal para adquirir clientes. Aprenda a separar a sua vida profissional da vida pessoal.
Não é nada agradável você fazer postagens sobre o seu trabalho de advogado, e no fim de semana postar que está em uma balada com seus amigos. Tenha a certeza de que, se você fizer isso, você perderá credibilidade com o público.
No Facebook, é possível criar uma página para que você fale sobre os seus serviços. Assim, não será preciso depender do seu perfil pessoal.
Já no Instagram, você tem a opção de criar um perfil comercial. Nesse caso, a grande vantagem é que você pode obter dados específicos, como qual é a melhor hora para você fazer postagens, de acordo com o horário que seus seguidores mais interagem.
3. Ofereça Conteúdo de Qualidade
Um dos grandes erros de quem começa a trabalhar o marketing jurídico, sem traçar as estratégias antes, é não fazer um conteúdo de qualidade. E esse é um dos maiores enganos que um escritório pode cometer.
Todas as táticas aqui descritas são para que o se tenha mais alcance e um retorno positivo nos números.
Você pode até aumentar a demanda do seu perfil e com isso conseguir mais consultas sem elas, mas essa será uma situação passageira, pois você não terá conteúdo para manter seus clientes.
4. Sempre Faça Postagens
É preciso criar uma rotina e estar presente, com frequência, em suas páginas, seja uma vez por dia ou três vezes na semana. Não deixe de manter ativo o seu perfil, isso é essencial em todo marketing jurídico.
Aproveite os retornos de dados das redes sociais para saber os horários que os seu seguidores engajam mais com seus conteúdos, assim, você vai poupar tempo por sempre publicar no tempo certo.
5. Use Hashtags
Por mais que essa ferramenta tenha ficado popular no Instagram, hoje em dia é muito comum utilizar também no Facebook. Usando as hashtags, você alcança pessoas que ainda não te seguem ou sequer conhecem, mas tem interesse no assunto em questão.
Ou seja, se você utilizar bem as palavras-chave você terá um retorno ainda maior, sem que tenha mais trabalho para chegar até o cliente.
6. Interaja com o seu Público
Apesar de ser uma regra básica para todo marketing jurídico bem sucedido, muitos não a utilizam ou então possuem uma frequência abaixo da ideal. A comunicação com o seu público é muito importante, pois o seu perfil ganha engajamento.
Sendo assim, explore bastante:
- Enquetes;
- Conteúdos que tragam impacto;
- Conteúdos que as pessoas compartilhem;
- Hashtags e demais meios que geram a interação.
7. Saiba como Explorar os Conteúdos Visuais
Muitos vezes os usuários estão em busca de informação, mas não tem muito tempo para realizar muitas pesquisas ou até mesmo para ler textos mais longos.
Tanto o Facebook quanto o Instagram, são redes sociais onde os conteúdos são rápidas e a informações são instantâneas. Por isso, use e abuse de imagens e tópicos.
Eles informam, são diretos, interativos e mais fáceis de consumir pela facilidade de se entender. Assim, o usuário que muitas vezes não quer ler um texto, vai conseguir sanar suas dúvidas com facilidade e rapidez.
Facebook e Instagram para advogados: O marketing jurídico é fundamental
Não perca espaço na mídia e visibilidade por falta de mão de obra especializada em conteúdos dentro do seu escritório de advocacia. Caso seja necessário, contrate uma equipe para gerir todos os perfis.
Quanto maior a sua atividade nessas mídias, maior o engajamento. Consequentemente, a oferta de trabalho aumenta.
Utilize todos os meios para que os seus serviços sejam divulgados com maestria. Assim, a procura pelo seu trabalho aumentará cada vez mais.
Com uma alta demanda, seu escritório será mais reconhecido e você se firmará como um dos grandes profissionais no ramo em que está. Agora que você já entender a importância do Facebook e Instagram para advogados, comece a montar sua estratégia.