E-mail marketing para Advogados em 11 passos

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Nesse artigo, você encontra um passo-a-passo para montar uma estratégia de e-mail marketing para advogados.

Com o mercado cada vez mais acirrado, é preciso manter a base de clientes por perto. Do mesmo modo, com a internet, várias ferramentas ajudam o advogado nessa missão. Decerto uma delas é o e-mail marketing

E-mail Marketing

O QUE É E-MAIL MARKETING?

O e-mail marketing é uma ferramenta digital onde se usa o e-mail para envio de informações, notícias e outras coisas importantes com sua base de dados. Além disso, tem como objetivo criar uma relação com os clientes e gerar mais vendas.

O que o difere de um e-mail normal é que seu envio é segmentado, o que garante uma entrega melhor já que o conteúdo é pensado para os interesses da pessoa e assim, tem mais chances de conversão.

A base de clientes fica mais fiel, já que este tem como cancelar o envio a qualquer hora. Por esse fato, todo o planejamento deve ser feito com o fim de fidelizar e garantir que ele queira receber o conteúdo.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO E-MAIL MARKETING PARA ADVOGADOS?

O e-mail marketing pode ser uma grande ferramenta de marketing jurídico para o advogado. Com ele, se atinge uma base de clientes conhecida através de informações relevantes para quem recebe.

Ele é diferente de uma newsletter, onde se envia notícias e informações do escritório sem um filtro. No e-mail marketing, é preciso acertar o público correto.

Por exemplo: Um escritório de advocacia oferece serviços na área cível e empresarial. Dessa forma, os clientes da primeira receberão um tipo de conteúdo e os da segunda, outro. Ambos dentro da área de atuação que procuraram inicialmente.

Além disso, possui muitas vantagens, entre elas:

Investimento baixo

Para iniciar a estratégia não é necessário grande investimento. Apenas pagar uma plataforma ou escolher uma gratuita para coordenar os disparos. O resto pode ser feito sem outros custos.

Angariar futuros clientes

Pessoas gostam de enviar bons conteúdos na internet ou para seus conhecidos. Logo, o encaminhamento dos e-mails pode gerar novos contatos que se tornarão futuros clientes.

Relacionamento com clientes e potenciais clientes

Para aqueles que já estão na sua base de dados, os e-mails podem servir para estreitar os laços, criando dessa forma uma relação e construindo a autoridade.

Assim, sempre que algum cliente precisar de um serviço jurídico, já sabe em quem confiar.

O PASSO-A-PASSO DE E-MAIL MARKETING PARA ADVOGADOS

Crie uma base de contatos

Primeiramente, para se criar uma estratégia de e-mail marketing para advogados é preciso montar uma base de contatos. Eles podem ou ser clientes ou pessoas que se cadastraram no site no passado.

Essa lista deve ser orgânica, pois vai representar o público que deseja receber os conteúdos.

Determine a persona

Em segundo lugar, ao ter a lista definida, é possível definir a persona.

Persona é um perfil detalhado que molda a estratégia a ser seguida. Através da lista de contatos se define quem é a pessoa que receberá o conteúdo. Então nessa etapa se responde as seguintes perguntas:

  • Qual a idade?
  • Qual o sexo?
  • A escolaridade?
  • Em que ramo trabalha?
  • Quais os hobbies?
  • Quais problemas ele(a) precisa que sejam resolvidos?

Além disso, é aqui que se deixa bem claro qual o objetivo a ser alcançado com o mailing.

Planeje os conteúdos

Tendo a lista e a persona, é hora de começar a planejar. Cada segmentação tem um calendário próprio, com os conteúdos e prazos bem definidos.

O título do e-mail é muito importante, pois é ele que irá definir se o e-mail será aberto. Assim sendo, deve ser direto, oferecer alguma solução ou instigar de alguma forma.

Além do tema e do texto, invista no layout. Após abrir o e-mail, o cliente deve se sentir atraído pelo conteúdo. Toda a comunicação deve seguir um mesmo padrão, o que ajuda no reconhecimento.

Seja direto e diga a ideia principal logo no começo. Pois e-mails são cortados nos dispositivos e se a pessoa não se interessar logo de início, não rolará para ver até o fim e deletará a mensagem.

Além disso, use CTAs (Call to Actions) para que o cliente interaja e possa entrar em contato caso precise dos serviços. Todavia respeite o código de ética da OAB na hora de criar as chamadas.

No final, deixe uma opção para o cliente descadastrar o envio, caso queira. A princípio essa ferramenta parece ser ruim. Mas na verdade é uma aliada. Assim, pessoas que não estão interessadas podem parar de receber e a entrega fica focada para o público-alvo.

Planeje a frequência

Planeje a frequência de disparo dos e-mails pois a taxa de abertura é uma métrica muito importante dentro da estratégia.

Muitos e-mails saturam a imagem da empresa, mas poucos e-mails fazem o profissional ser esquecido.

A partir da definição da frequência que se consegue montar o calendário de postagens.

Foque no conteúdo e ofereça vantagens

O conteúdo é peça chave. De nada adianta um e-mail bonito mas que não entrega nada de valor para quem está abrindo.

Assim, o cliente continuará querendo receber o que o advogado ou escritório está enviando.

Um bom exercício é responder como cliente algumas perguntas:

  • O que me faz abrir um e-mail?
  • Quais vantagens gosto de receber?
  • Qual conteúdo me mantém interessado?
  • Me descadastraria por qual motivo?

Sempre que possível ofereça vantagens como um e-book, por exemplo.  

Segmente o público

Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens dessa estratégia é sua segmentação.

Logo, ao montar as listas de envio monte a base de acordo com o planejamento realizado. Pois um cliente que pediu ajuda em um caso familiar não vai querer receber algo técnico que está sendo lançado para a base acadêmica.

Atente-se a datas importantes para seu nicho e para o cliente

Uma boa forma de se ter ideias é se atentar para datas importantes dentro da sua área de atuação e para os clientes.

Grandes fatos da mídia, caso caibam no conteúdo, também podem entrar nas pautas.

Se atente às normas da OAB

Toda estratégia precisa atentar às normas da OAB sobre marketing.

Não se deve em hipótese alguma colocar valores nos disparos, nem realizar promoções especiais. Caso algum e-book seja realizado, ele precisa ser relevante e ter um teor puramente instrutivo.

Em hipótese alguma realize disparo para pessoas que não pediram ou concordaram anteriormente com o envio. Por fim, o Código de Ética da OAB proíbe o envio de mala direta.

Escolha a plataforma de e-mail marketing para advogados

Com conteúdos e lista pronta, é a hora de escolher a plataforma para gerenciar o processo. Graças a ela o envio é feito de modo automático e os resultados podem ser obtidos de forma fácil para análise.

Existem plataformas que oferecem versões gratuitas com algumas limitações e versões pagas com mais recursos. As principais são:

Realize testes A/B

Após iniciar os disparos, é crucial realizar testes para descobrir o melhor dia e horário.

Do mesmo modo, se pode também enviar diferentes layouts de um mesmo e-mail para pessoas diferentes da mesma base para descobrir qual deles é melhor.

Por consequência, os testes A/B são importantes para a tomada de decisão sobre todo o processo de criação e disparo dos e-mails. Textos, horários, CTAs, Títulos. Tudo pode ser testado a fim de melhorar o material criado.

Mensure os resultados

Por fim, é hora de colher os dados e analisar os resultados. Existem várias métricas para checar se a campanha está sendo boa. Através desses dados é que se consegue traçar os próximos passos.

Alguns KPIs são:

  • Porcentagem de e-mail abertos
  • Quantidade de e-mails enviados
  • Cliques nos CTAs
  • Descadastramento
  • Conversões
  • Número de erros de entrega

Com baixo custo e alto potencial de retorno, é inegável a importância de uma boa estratégia de marketing digital jurídico para e-mail.

 

E-mail marketing para advogados – Conclusão

Seguindo o passo-a-passo é possível criar uma que se adeque com os objetivos e que traga mais clientes em potencial, além de fidelizar aqueles que já fizeram negócio em algum momento.

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