E-mail marketing para advogados é uma estratégia muito interessante para estreitar o relacionamento com os seus clientes.
Através dele é possível enviar de forma mensal ou semanal conteúdos que são do interesse do seu cliente, como artigo de blog, e-book gratuito, palestras que você oferece, entre outras informações.
Portanto, se você deseja compreender a fundo como essa estratégia potencializa o seu marketing jurídico, continue lendo o artigo para saber mais.
- O que é e-mail marketing?
- Confira os benefícios do e-mail marketing para advogados
- Passo a passo de como fazer e-mail marketing para advogados
- 1. Crie uma base de contatos
- 2. Determine a persona
- 3. Planeje os conteúdos
- 4. Planeje a frequência
- 5. Foque no conteúdo e ofereça vantagens
- 6. Segmente o público
- 7. Atente-se a datas importantes para seu nicho e para o cliente
- 8. Se atente às normas da OAB
- 9. Escolha a plataforma de e-mail marketing para advogados
- 10. Realize testes A/B
- 11. Mensure os resultados
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia do marketing jurídico para promover a comunicação entre escritório de advocacia e cliente de forma direta e objetiva.
É bastante comum que clientes cadastrem o seu e-mail para receber comunicados de empresas que sejam do seu interesse.
Exemplo disso, é a empresa de cosméticos O Boticário que utiliza este canal para o envio de ofertas, novidades sobre a marca, lançamento de produtos e dicas de beleza para seus clientes.
Tudo isso, para que a empresa se mantenha presente na vida daquele consumidor e de quebra, ainda permita que o cliente realize novas compras.
Além disso, a ferramenta do e-mail é considerada bastante preciosa para os profissionais do marketing, pois a maioria dos usuários de internet possuem algum e-mail.
Segundo dados do Statista, em 2021 foram encontrados 4,14 bilhões de usuário ativos no e-mail, logo essa plataforma é interessante para disparos de comunicados entre empresa e cliente.
A diferença de um e-mail marketing para o normal, está no seu objetivo, que pode ser de vendas, promoção da organização.
Para que este e-mail marketing seja efetivo, é primeiramente realizada a segmentação do público.
Ou seja, clientes que estão mais propensos a realizarem compra, recebem e-mail de promoção e assim por diante
Essa ação garante uma melhor entrega do seu e-mail, tendo em vista que o conteúdo é pensado para os interesses e particularidades de cada pessoa.
Confira os benefícios que essa estratégia proporciona para o seu escritório de advocacia.
Confira os benefícios do e-mail marketing para advogados
O e-mail marketing é uma grande ferramenta de marketing jurídico para o advogado.
Com ele, se atinge uma base de clientes conhecida mediante informações relevantes para quem recebe.
Saiba que o e-mail marketing é diferente de uma newsletter, pois para a sua execução envolve planejamento e estudo de público para que a sua campanha de e-mail marketing seja assertiva.
Vejamos de forma prática como o e-mail marketing pode funcionar na advocacia:
- Um escritório de advocacia oferece serviços na área cível e empresarial. Dessa forma, os clientes da primeira receberão um tipo de conteúdo e os da segunda, outro. Ambos os conteúdos devem estar conforme os interesses de cada cliente.
Veja qual o impacto do e-mail marketing na advocacia.
Baixo Investimento
Para iniciar a estratégia não é necessário grande investimento. Sendo necessário, em algumas vezes, pagar uma plataforma ou escolher uma gratuita para coordenar os disparos.
Além disso, é possível realizar o monitoramento de forma gratuita
Conquistar clientes em especial
Conteúdos que são bons costumam ser compartilhados para outras pessoas. Se você possui um bom conteúdo no seu e-mail marketing, é possível que os seus clientes compartilhem com outras pessoas.
Isso porque, sabemos que o Brasil é um país que possui baixo acesso à informação jurídica de qualidade. Logo, o seu conteúdo colabora para que as pessoas recebam informações seguras e de qualidade.
Saiba que a produção de conteúdo faz parte das estratégias de gatilhos mentais. Ao produzir um conteúdo de qualidade que solucione algum problema ou dúvida, as pessoas tendem a criarem sentimento de gratidão.
Logo, essas pessoas possuem grande potencial de se tornarem futuros clientes do seu escritório de advocacia.
>> Confira nosso artigo sobre como utilizar arquétipos em marketing jurídico.
Envio de conteúdo para o público segmentado
Diferente de outras plataformas como as redes sociais, o e-mail permite que você envie mensagens de forma segmentada.
Ou seja, se o seu cliente deseja receber conteúdos relacionados a questões de atualização e novas leis, você pode mandar diretamente para ele.
Passo a passo de como fazer e-mail marketing para advogados
1. Crie uma base de contatos
Primeiramente, para se criar uma estratégia de e-mail marketing para advogados é preciso montar uma base de contatos.
Eles podem ou ser clientes, ou pessoas que se cadastraram no site no passado. Essa lista deve ser orgânica, pois vai representar o público que deseja receber os conteúdos.
2. Determine a persona
Em segundo lugar, ao ter a lista definida, é possível definir a persona.
Persona é um perfil detalhado que molda a estratégia a ser seguida. Através da lista de contatos se define quem é a pessoa que receberá o conteúdo.
Então nessa etapa se responde às seguintes perguntas:
- Qual a idade?
- Qual o sexo?
- Qual o seu nível de escolaridade?
- Em que ramo trabalha?
- Quais os hobbies?
- Quais problemas ele(a) precisa que sejam resolvidos?
Além disso, é aqui que se deixa bem claro qual o objetivo a ser alcançado com o mailing.
>> Confira o guia completo sobre fachada de escritório de advocacia em 2023.
3. Planeje os conteúdos
Tendo a lista e a persona, é hora de começar a planejar. Cada segmentação tem um calendário próprio, com os conteúdos e prazos bem definidos.
O título do e-mail é muito importante, pois é ele que irá definir se o e-mail será aberto. Assim sendo, deve ser direto, oferecer alguma solução ou instigar de alguma forma.
Além do tema e do texto, invista no layout. Após abrir o e-mail, o cliente deve se sentir atraído pelo conteúdo. Toda a comunicação deve seguir um mesmo padrão, o que ajuda no reconhecimento.
Seja direto e diga a ideia principal logo no começo. Pois e-mails são cortados nos dispositivos e se a pessoa não se interessar logo de início, ou não rolar para ver até o fim da mensagem, o seu cliente pode deletar a mensagem.
Além disso, use CTAs (Call to Actions) para que o cliente interaja e possa entrar em contato caso precise dos serviços. Todavia, respeitem o Código de Ética da OAB na hora de criar as chamadas.
No final, deixe uma opção para o cliente descadastrar o envio, caso queira. A princípio essa ferramenta parece ser ruim. Mas, na verdade, é uma aliada.
Assim, pessoas que não estão interessadas podem parar de receber e a entrega fica focada para o público-alvo.
4. Planeje a frequência
Planeje a frequência de disparo dos e-mails, pois a taxa de abertura é uma métrica muito importante dentro da estratégia.
Muitos e-mails saturam a imagem da empresa, mas poucos e-mails fazem o profissional ser esquecido.
A partir da definição da frequência que se consegue montar o calendário de postagens.
5. Foque no conteúdo e ofereça vantagens
O conteúdo é a peça chave. De nada adianta um e-mail bonito, mas que não entrega nada de valor para quem está abrindo.
Assim, o cliente continuará querendo receber o que o advogado ou escritório está enviando.
Um bom exercício é responder como cliente algumas perguntas:
- O que me faz abrir um e-mail?
- Quais vantagens gosto de receber?
- Qual conteúdo me mantém interessado?
- Me descadastrar por qual motivo?
Sempre que possível ofereça vantagens como um e-book, por exemplo.
>> Veja como o ChatGPT pode te ajudar na produção de conteúdo para o seu e-mail marketing.
6. Segmente o público
Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens dessa estratégia é sua segmentação.
Logo, ao montar as listas de envio monte a base conforme o planejamento realizado.
Pois um cliente que pediu ajuda em um caso familiar não vai querer receber algo técnico que está sendo lançado para a base acadêmica.
7. Atente-se a datas importantes para seu nicho e para o cliente
Uma boa forma de se ter ideias é se atentar para datas importantes dentro da sua área de atuação e para os clientes.
Grandes fatos da mídia, caso caibam no conteúdo, também podem entrar nas pautas.
>> Confira o nosso artigo sobre publicidade na advocacia.
8. Se atente às normas da OAB
Toda estratégia precisa atentar às normas da OAB sobre marketing. Não se deve em hipótese alguma colocar valores dos disparos, nem realizar promoções especiais.
Caso algum e-book seja realizado, ele precisa ser relevante e ter um teor puramente instrutivo.
Em hipótese alguma realize disparo para pessoas que não pediram ou concordaram anteriormente com o envio. Por fim, o Código de Ética da OAB proíbe o envio de mala direta.
9. Escolha a plataforma de e-mail marketing para advogados
Com conteúdos e lista pronta, é a hora de escolher a plataforma para gerenciar o processo. Graças a ela o envio é feito de modo automático e os resultados podem ser obtidos de forma fácil para análise.
Existem plataformas que oferecem versões gratuitas com algumas limitações e versões pagas com mais recursos. As principais são:
>> Confira o nosso artigo sobre a transformação digital na advocacia.
10. Realize testes A/B
Após iniciar os disparos, é crucial realizar testes para descobrir o melhor dia e horário.
Do mesmo modo, se pode também enviar diferentes layouts de um mesmo e-mail para pessoas diferentes da mesma base para descobrir qual deles é melhor.
Por consequência, os testes A/B são importantes para a tomada de decisão sobre todo o processo de criação e disparo dos e-mails.
Textos, horários, CTAs, títulos. Tudo pode ser testado a fim de melhorar o material criado.
11. Mensure os resultados
Por fim, é hora de colher os dados e analisar os resultados. Existem várias métricas para checar se a campanha está sendo boa. Através desses dados é que se consegue traçar os próximos passos.
Alguns KPIs são:
- Porcentagem de e-mail abertos;
- Quantidade de e-mails enviados;
- Cliques nos CTAs;
- Descadastramento;
- Conversões;
- Número de erros de entrega.
Com baixo custo e alto potencial de retorno, é inegável a importância de uma boa estratégia de marketing digital jurídico para e-mail.
Seguindo o passo-a-passo é possível criar uma que se adéque com os objetivos e que traga mais clientes em potencial, além de fidelizar aqueles que já fizeram negócio em algum momento.
>> Confira o nosso artigo sobre Google Ads para advogados e as tendências para 2023.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da JuriDigital e fique por dentro das novidades do marketing jurídico.