Conheça 10 Dicas de Instagram para Aumentar sua Demanda Jurídica

blog1-3621b336

Você sabia que as redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo são o Facebook e o Instagram?

Já não é de hoje que praticamente todo mundo utiliza essas redes sociais com muita frequência. Seja para servir de entretenimento, se informar ou para divulgar algum serviço, por exemplo

Sendo assim, podemos dizer que nos dias atuais, muitas pessoas aproveitam da popularidade dessas redes sociais para conquistarem um público relacionado ao nicho que trabalham.

Pois é, são ferramentas de propaganda jamais vistas antes, que chegaram para revolucionar o mercado e e trazer uma proximidade entre empresa e cliente.

Mas, apesar de todas essas vantagens, muitas pessoas ainda não enxergam o Instagram como um bom meio para praticar o marketing jurídico.

Nó viemos te dizer que sim! O Instagram pode ser uma ferramento rentável para escritórios de advocacia. Aqui, te mostraremos, todas as melhores dicas para saber utilizar bem as redes sociais no seu marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB.

 

Marketing Jurídico Digital

Antes de te apresentarmos a nossas dicas para se dar bem no meio digital, vamos falar um pouco sobre o marketing jurídico, para contextualizar o assunto.

Assim como o “marketing tradicional”, o jurídico pode ser considerado um conjunto de estratégias para fazer com que a empresa ou marca, ganhe espaço e visibilidade no mercado.

O marketing para advogados segue essa mesma linha de raciocínio, mas com suas peculiaridades em especiais. Isso se dá por que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), impõe algumas sansões à essas estratégias.

De todo modo, podemos afirmar que se suas ações forem bem planejadas e dentro das normas da OAB, o retorno será muito positivo.

#1 Faça um Planejamento Adequado

Toda estratégia deve ser pensada e modulada antes de aplicada, independentemente do mercado. Sendo assim, antes de qualquer coisa, é necessário pensar:

  • Como você quer ser visto;
  • Quem você quer que veja;
  • Que tipo de conteúdo divulgar;
  • Qual a frequência;
  • Dentre outras estratégias.

Dessa maneira, você consegue se organizar e programar tudo com calma, para que tudo possa ser feito com o máximo de qualidade.

Caso você não tenha tempo ou conhecimentos na área de design e marketing digital, por exemplo, contratar uma agência especializada pode ser uma ótima opção para o seu escritório.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, veja as dicas da Júlia Munhoz sobre o tema.

 

#2 Separe o perfil pessoal do profissional

Muitos pensam que por já possuírem uma rede de amigos e seguidores considerável, utilizar o perfil pessoa como o perfil profissional, pode ser a melhor opção para se usas nas redes sociais. Mas não é bem assim.

Claro que se você já tiver um público para ver seus conteúdos, você já terá dado um grande passo, mas, muitas dessas pessoas não interesse em seus serviços e por mais que gere visibilidade, não terá impactos em seu faturamento.

Além disso, não e muito profissional postar conteúdos informativos durante a semana e no fim de semana fazer vídeos em festas ou boates. Isso pode fazer com que sua imagem perca um pouco da credibilidade.

Você pode manter o seu perfil pessoal e até fazer algumas postagens ou referências ao seu perfil profissional, desde que o perfil profissional seja ativo e seu principal foco.

 

#3 Utilize um linguajar um pouco mais informal

Para ter um perfil de sucesso nas redes sociais é importante que você atinja uma quantidade maior de pessoas que estejam relacionadas ao seu negócio, correto?

Veja bem, você acha que é possível atingir um número alto utilizando uma linguagem complexa repleta de termos difíceis da advocacia?

É evidente que não, portanto, sua linguagem deve ser mais popular. É claro que você não deve extrapolar na informalidade, mas faça com que as pessoas que não estão habituadas com um vocabulário tão complicado te entendam sem maiores dificuldades.

É importante seguir esse passo, porque uma das propostas do marketing jurídico na internet é justamente levar conhecimento de termos e situações difíceis da advocacia para um público que muitas vezes é leigo, quando de trata da advocacia.

Para completar as informações veja o que a S+ Digital fala sobre isso.

 

#4 Produza Conteúdos de Qualidade

Como a base do Marketing Jurídico digital é a divulgação de conteúdos considerados relevantes, é de suma importância se manter atualizado e por dentro dos temas considerados novidade no mercado.

Como o Instagram é uma rede social instantânea e voltada completamente para o lado visual, é mais que recomendado o uso de:

  • Vídeos;
  • Peças Gráficas,
  • Fotografias,
  • Infográficos,
  • Dados e Números.

Todos essas maneiras de se comunicar citadas acima, são de fácil legibilidade e entendimento do leitor, além de atraírem a atenção dos mesmos.

Caso você tenha que utilizar textos mais completos, crie uma arte legal e moderna, com cores sóbrias e discretas, e de apoio, utilize uma legenda encorpada e informativa. Assim, além da legenda mais maçante, o usuário terá a imagem para facilitar sua leitura.

Conheça as tendências para o futuro do Instagram com as dicas da Rock Content.

 

#5 Tenha um Cronograma de Postagens

Manter a regularidade é peça chave no marketing jurídico. Produza conteúdo sempre e mantenha seu perfil atualizado.

Separe uma hora do dia para se dedicar às redes sociais e sempre e tenha consistência nos conteúdos das publicações.

Porém, é fundamental lembrar que quantidade não é qualidade. Você pode fazer várias publicações por dia, mas se não forem conteúdos relevantes e bem feitos, seu perfil não vai conseguir autoridade.

Mantenha o equilíbrio entre a consistência e relevância. Lembre que seu perfil é sua vitrine digital, portanto cuide do seu perfil com o máximo de seriedade e profissionalismo, que puder.

Para ver mais afundo sobre o tópico, veja o que a Catraca Livre tem a dizer sobre o assunto.

 

#6 Organize seu feed

Ter um feed organizado visualmente é muito importante. Produza peças que sempre tenham sua identidade visual e suas cores inseridos nele.

Veja algumas dicas:

  • Invista em imagens de alta qualidade;
  • Se atente à paleta de cores nas artes;
  • Não use os filtros do aplicativo;
  • Não publique muitas fotos parecidas.

Essa organização visual vai fazer com que o público veja que você se empenha em mostrar uma organização e em facilitar a leitura dele. Isso trás mais credibilidade para seu escritório.

Uma outra dica, é padronizar seu conteúdos de acordo com as cores. Se você tem em sua rotina postar algumas dicas, use sempre a cor azul por exemplo. Dessa maneira, o usuário conseguirá achar os conteúdos de seu interesse com maior facilidade.

Se você quiser ver como funciona na prática, veja as dicas que a TechTudo tem para oferecer.

 

#7 Invista em anúncios patrocinados

O Instagram possui anúncios pagos para atingir um público maior para seu conteúdo. Através dele, você consegue segmentar a sua campanha seja por:

  • Idade;
  • Região;
  • Sexo;
  • Área de Interesse;

Ou seja, você gasta bem menos que as mídias tradicionais e consegue chegar exatamente ao público que tem interesse em seus serviços.

Além disso, ao fim do patrocínio, você tem acesso a várias métricas para poder analisar como foi sua campanha.

Se você postou no horário certo, quem realmente visualizou, quem se engajou, que se interessou e o melhor, tudo isso sem sair da plataforma do Instagram.

Vale lembrar que poucas pessoas sabem, mas pagar por anúncios não fere o código de ética da OAB, por isso você pode aproveitar dessa ferramenta para alcançar um número maior de acessos ao seu conteúdo e conquistar muito mais clientes.

 

#8 Use Hashtags

As hashtags possuem uma função parecida com as dos patrocínios do Instagram. Quando bem utilizadas, as tags são capazes de atrair muitos visitantes ao seu perfil, de acordo com o interesse de cada usuário.

Pode parecer simples, mas é importante ter atenção. Por ser uma ferramenta não tão específica, é bom evitar o uso das tags mais comuns. Apesar de atrair muitos seguidores, muitos deles estão apenas navegando e não vão engajar ou gerar faturamento apra seu escritório.

Realize pesquisa sobre palavras-chave relacionadas ao seu mercado e fala uma seleção das que podem ser benéficas para o seu post.

Sempre use pelo menos uma hashtag por legenda, caso tenha encontrado várias palavras-chave de relevância, faça uma divisão e guarde algumas para serem utilizadas em outros posts.

 

#9 Utilize as publicações como iscas

O principal foco do seu perfil profissional nas redes sociais é converter futuros consumidores do seu conteúdo para que se tornem seus clientes. Dessa forma, é bom fazer publicações chamativas para que ganhe acessos ao seu site, aumentando dessa forma o seu público.

No caso do Instagram, por exemplo, é muito útil postar imagens chamativas e que convertam em cliques para seu website oficial.

O marketing jurídico depende de acesso e autoridade, e isso se conquista no longo prazo. Até lá é necessário muito empenho.

 

#10 Realize Análises

Depois de trabalhar as estratégias acima, podemos dizer que você já está inserido e bem inserido no meio digital.

Para que fique ainda mais fácil traçar e aplicar novas ações, você pode contar com os métodos de análise do Instagram.

São algumas métricas oferecidas por eles que são capazes de nos direcionar para o melhor caminho dentro da rede social.

Elas nos mostram algumas informações importantes como:

  • Número de curtidas;
  • Número de interações;
  • Quantos seguidores novos seu post atraiu;
  • De onde vem os seus seguidores;
  • De qual sexo;
  • Qual horário eles se fazem mais presentes;
  • E até qual foi o seu alcance total, do post, ou até do mês.

Analisando todos esses dados, você tem um embasamento muito forte sobre o hábito dos seus usuários e assim, você pode trabalhar estratégias embasadas nessas informações, para que seu conteúdos ganhem mais acessos e engajamentos a cada nova postagem.

Gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário para que a gente possa melhor cada dia mais e conseguir sanar suas dúvidas sempre que precisar!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos especialistas estão aqui para responder suas dúvidas!
Olá! posso te ajudar a aumentar sua demanda?