Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil? Por esse motivo, a rede social é altamente indicada para advogados que desejam se posicionar no marketing digital.
Saiba que o Instagram é uma rede social utilizada para diversas finalidades, tais como, entretenimento, meio de informações, além de ser um canal eficiente para acompanhar os seus concorrentes.
A maioria das pessoas que utilizam o Instagram possuem como objetivo consumir conteúdos de entretenimento, além de buscarem por informações de qualidade.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, revelou que os usuários de Instagram gostam de seguir pessoas influentes e consumir conteúdos indicados por esses influenciadores.
Esse fator favorece para que escritório de advocacia e advogados possam ofertar conteúdos informativos sobre o mundo jurídico e evidenciar o potencial de seus serviços.
Além de, claro, ser um canal chave para conquistar seguidores interessados nos assuntos jurídicos da área de atuação dos advogados. A partir disso, também é possível estreitar laços e desenvolver um relacionamento próximo do seu cliente.
Mas, apesar de todas essas possibilidades, muitos profissionais ainda não usam o Instagram como ferramenta de marketing jurídico. Isso acontece devido à falta de conhecimento sobre as potencialidades dessa plataforma.
Sabendo disso, preparamos este artigo completo com informações que vão ajudar você advogado no desenvolvimento de um perfil no Instagram forte e assim atrair mais clientes.
Confira para saber mais!
- Entenda a relação do Instagram com o marketing jurídico
- 10 dicas sobre como fazer um Instagram para advogados
- 1. Faça um bom planejamento
- 2. Separe o perfil pessoal do profissional
- 3. Utilize uma linguagem mais informal
- 4. Defina o seu conteúdo
- 5. Tenha um cronograma de conteúdos
- 6. Organize as redes sociais para advogados
- 7. Invista em anúncios patrocinados
- 8. Use hashtags
- 9. Utilize o seu Instagram para atrair clientes
- 10. Analise as métricas dos posts jurídicos para Instagram
Entenda a relação do Instagram com o marketing jurídico
Como dito no início do texto, o Instagram para advogados é uma ferramenta para a captação de clientes na advocacia. Segundo artigo publicado pela Resultados Digitais, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários ativos.
Dados como esse mostram a capacidade dessa plataforma em potencializar os esforços aplicados no marketing jurídico de advogados.
Entretanto, é necessário que o advogado tenha consciência das boas práticas impostas pelo Código de Ética da OAB, e as siga com rigor, visando evitar sanções disciplinares.
Para cumprir essas normas, é indicado que os advogados trabalhem as estratégias de Instagram paralelamente ao marketing jurídico.
Pois assim como o “marketing tradicional”, o jurídico também diz respeito ao conjunto de ações que fazem com que o escritório de advocacia ganhe espaço e visibilidade no mercado digital.
Saiba que no Instagram você advogado consegue promover a sua comunicação institucional, ou seja, destacar no meio online os pontos fortes do seu escritório de advocacia, como, por exemplo, a localização, como funciona o atendimento ao cliente, serviços, horários de atendimento, entre outros.
Além disso, essa é uma plataforma para que o seu escritório de advocacia trabalhe o marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia muito interessante para escritórios que desejam atrair clientes ou conquistar seguidores.
O marketing de conteúdo envolve a criação e divulgação de conteúdo de valor, ou seja, que resolvam ou ajudem pessoas a resolverem algum problema de forma simples.
Veja um exemplo de como isso funciona na prática:
Um escritório ou advogado especializado em direito empresarial pode utilizar o seu Instagram para produzir conteúdo que ajudem os empresários a compreender os seus direitos.
Esse conteúdo pode ser em formato de vídeo, story, imagem ou carrossel, live, o formato que você preferir.
Saiba que essa técnica é excelente para advogados no início da carreira ou que estão sem verba para realizarem um investimento maior.
Se você ficou interessado em aproveitar todos esses benefícios, e não sabe como. Preparamos aqui 10 dicas que vão te ajudar nesse período inicial, confira.
>> Confira também o nosso artigo com 6 lições sobre marketing jurídico com a série Suits.
10 dicas sobre como fazer um Instagram para advogados
Ao criar uma rede social é normal que muitos advogados fiquem inseguros ou pedidos por onde começar a estruturar esse novo projeto.
Sabendo disso, separamos 10 dicas essenciais que certamente vão ajudar você advogado a contornar os desafios desse período inicial.
1. Faça um bom planejamento
Primeiramente, todo novo projeto necessita de um bom planejamento, entendendo que, é por meio desse processo que as ações necessárias serão definidas, para que assim o plano comece a ganhar vida.
Portanto, uma das primeiras tarefas para advogados que desejam criar uma conta no Instagram é reservar um momento para o planejamento.
Para isso, separamos alguns tópicos que devem fazer parte da reunião de planejamento do seu escritório de advocacia:
- Qual a impressão que as suas redes sociais devem transpassar para os seus novos clientes? (um escritório elegante ou de uma representação de inteligência jurídica?);
- Qual o público que você deseja atrair? Esse entendimento é essencial, pois a partir da resposta é possível definir o tipo de conteúdo que será reproduzido em seu Instagram;
- Qual o tipo de conteúdo você irá produzir? Quais formatos para o seu público dá mais resultado?
- Defina a frequência das publicações.
Essas perguntas nortearão os debates iniciais do planejamento estratégico do seu escritório de advocacia.
Compreenda que o mais essencial na etapa do planejamento é que você, advogado e sócios do escritório, tenham clareza de qual a identidade do escritório, qual a imagem que vocês desejam transmitir, quem é o seu público ou potenciais clientes.
Dessa forma, é possível organizar e programar tudo com calma, para que as produções do seu Instagram sejam feitas com o máximo de qualidade possível.
Uma grande dica para advogados que estão sem inspiração para criar o Instagram do seu escritório, é analisar a rede social dos concorrentes da sua área ou advogados que te inspiram.
Vale ressaltar alguns pontos que devem ser observados:
- Como se posicionam?
- Quais estratégias eles utilizam?
- Qual o tipo e formatos de conteúdos normalmente eles compartilham?
- Quais conteúdos possuem maior engajamento?
- Qual a frequência das publicações?
Criar uma nova rede social demanda tempo e o conhecimento de estratégias que vão potencializar o seu Instagram.
Por esse motivo, recomendamos que você procure profissionais que tenham habilidades com a criação e estruturação de redes sociais.
Também é possível contratar agências de marketing, assim como a JuriDigital que está a mais de 6 anos ajudando advogados do Brasil inteiro a se destacarem no ambiente digital.
O grande diferencial da JuriDigital está em ser uma agência especializada em marketing jurídico, ou seja, nossos profissionais trabalham consoante as recomendações do Código de Ética da OAB.
Nosso compromisso em resultados, faz com que os nossos clientes experimentem os melhores resultados com o marketing.
Entre em contato com a nossa equipe do comercial e saiba como as nossas soluções podem ajudar o seu escritório de advocacia a decolar no digital.
2. Separe o perfil pessoal do profissional
Um grande engano de muitos profissionais, está em pensar que por já possuir um Instagram com amigos e seguidores, podem utilizar o perfil pessoal com objetivos profissionais.
Essa não é uma boa opção, pois, com certeza, implicará na junção da sua vida pessoal e aspectos profissionais.
É importante que você advogado considere as redes sociais como uma extensão do seu currículo e atividade profissional, por esse motivo não é de bom-tom misturar a vida pessoal com a profissional.
Embora as pessoas gostem de ver que aqueles que seguem no Instagram são “gente como a gente”, as publicações de cunho pessoal podem envolver situações íntimas como festas de família ou aquele domingão de preguiça, além da exposição de pessoas que não possuem vínculo com o seu escritório.
A consequência dessa ação pode ser a diminuição do número de seguidores. Sabendo que esse não é um Instagram para o seu escritório, mas sim captar clientes na advocacia.
Claro que se você já tiver um público para ver seus conteúdos, você já terá dado um grande passo. Mas, muitas dessas pessoas podem não ter interesse em seus serviços.
Então, por mais que gere views, não terá impactos em seu faturamento.
Além disso, não é muito profissional postar conteúdos informativos durante a semana e no fim de semana fazer vídeos em festas ou boates. Isso pode fazer com que sua imagem perca um pouco da credibilidade.
Você pode manter o seu perfil pessoal e até fazer algumas postagens ou referências ao seu perfil profissional, desde que o perfil profissional seja ativo e seu principal foco.
Pode ser cansativo ter de ficar o tempo todo cuidando para não publicar no perfil de advogado no Instagram fotos, textos e vídeos de cunho pessoal.
Mas, pode ter certeza de que essa atividade trará frutos mais consistentes no futuro.
>> Confira o nosso artigo sobre WhatsApp Business para advogados.
3. Utilize uma linguagem mais informal
Para ter um perfil de sucesso nas redes sociais é crucial que você atinja muitas pessoas que estejam interessadas no seu conteúdo, correto?
Veja bem, você acha que é possível conquistar uma audiência alta com os posts jurídicos para Instagram utilizando uma linguagem complexa e repleta de termos da advocacia que só quem atua no meio conhece o significado? É evidente que não.
Portanto, quando for escrever o que postar no Instagram utilize linguagem que todos conseguem compreender.
Em outras palavras, “traduza” palavras que normalmente as pessoas não conhecem o significado. É fácil identificá-las. Muito provavelmente um cliente já perguntou a você o que é uma jurisprudência ou o auto de um processo.
Portanto, sempre que possível modere o uso de palavras complexas ou esclarece os termos utilizados para explicar determinada ação jurídica.
Considere essa prática como uma questão de empatia. As pessoas conectam-se com quem demonstra genuíno interesse em fazê-las compreender de forma agradável um assunto difícil para elas compreender.
É importante seguir essa dica. Afinal, uma das propostas do marketing jurídico na internet é levar conhecimento de termos e situações difíceis da advocacia para um público que muitas vezes é leigo.
>> Você pode gostar do nosso artigo: como utilizar storytelling na advocacia?
4. Defina o seu conteúdo
Como a base do marketing jurídico digital é a divulgação de conteúdos considerados relevantes, é de suma importância o advogado se atualizar para estar por dentro dos temas mais atuais do meio jurídico.
É algo de ainda maior importância se considerar que pelo código de ética da OAB a única forma de o advogado ter uma presença digital é disseminando informações de qualidade e não promover a venda de serviços jurídicos.
Mas, atenção! Há diferentes formas de compartilhar conhecimento que não apenas o texto. Até porque, o Instagram é uma rede dinâmica. As pessoas que seguem ou passam pelo perfil têm suas preferências e texto, especialmente os muito longos, podem não ser atrativos para parte dos seus seguidores.
Além disso, o Instagram é uma rede social que está se tornando cada dia mais visual. Logo, é mais que recomendado o uso de:
- Vídeos em formato de reels;
- peças gráficas;
- Fotografias;
- Infográficos;
- Mino Vlog.
Todas essas maneiras de se comunicar facilitam a leitura e o entendimento do leitor, além de atrair e prender mais a sua atenção.
Por isso, a dica para textos mais completos é criar uma arte visual legal e moderna, com cores que estejam dentro da sua identidade visual e adicionar legenda que complementam a imagem.
A junção desses dois elementos colabora para um texto chamativo e interessante.
5. Tenha um cronograma de conteúdos
Manter a regularidade das publicações é peça chave no marketing jurídico. Logo, produza conteúdos sempre e mantenha seu perfil atualizado. Até mesmo a bio de advogado no Instagram.
Profissionais liberais que cuidam do próprio perfil na rede social podem separar uma hora do dia para se dedicar ao que postar no Instagram para advogados.
Saiba que a falta de consistência no planejamento, construção e publicações dos conteúdos, fazem com que o seu perfil tenha publicações medíocres.
Quando os conteúdos não são relevantes e nem bem feitos, dificilmente o perfil consegue se tornar relevante. Mesmo que você se dedique a fazer várias postagens por dia. Lembre-se que quantidade não é qualidade.
Por isso, a dica é ter uma grade de conteúdos para advogados em redes sociais.
Recomendamos que você reserve um momento no início de uma semana ou no começo de um mês para se dedicar ao planejamento de conteúdo e pensar no que deve ser postado no Instagram para advogados. Dessa maneira, será possível um equilíbrio entre a consistência e a relevância.
O perfil de advogados no Instagram é como uma vitrine digital, portanto cuide dele com o máximo de seriedade que puder. Ou contrate uma agência especializada para cuidar disso para você.
>> Cartão de visitas para advogados: o que pode, regras da OAB.
6. Organize as redes sociais para advogados
Ter um feed com um visual organizado é muito importante. É mais agradável para quem visitar seu Instagram encontrar a “casa arrumada” do que “dar de cara com desorganização”.
Mas, como fazer Instagram para advogados visualmente atrativos? Calma, é mais simples do que parece.
Basta produzir peças que sempre tenham sua identidade visual e suas cores inseridas nele. Um bom benchmarking a esse respeito é o Instagram da advogada Paula Pimentel.
Entre os advogados famosos no Instagram, o perfil da Paula é um dos que reúne os seguintes elementos, que tornam a rede social profissional organizada e agradável:
- Imagens de alta qualidade;
- Utilização de uma paleta de cores nas artes que condiz com a identidade visual da profissional;
- Publicações sem os filtros fornecidos pelo aplicativo;
- Fotos que introduzem o assunto abordado.
Isso faz com que o público veja que você se empenha na disponibilização dos conteúdos, demonstra cuidado e organização, e interesse em facilitar a leitura para os seguidores. Isso traz mais credibilidade para o escritório.
Outra dica é manter um padrão de conteúdos segundo as cores. Se você posta algumas dicas, use sempre a cor azul para identificar esse tipo de conteúdo, por exemplo.
Dessa maneira, o usuário consegue localizar os conteúdos que o interessam com maior facilidade.
Fazer isso, porém, requer um conhecimento sobre design. Existem aplicativos gratuitos que oferecem ideias prontas para facilitar as publicações.
Entretanto, assim como você, outros posts jurídicos para Instagram podem utilizar a arte que escolheu, pois não há exclusividade. Uma identidade visual única só pode ser obtida de duas maneiras: ou você a cria, ou uma agência especializada a desenvolve para você.
7. Invista em anúncios patrocinados
O Instagram possui anúncios pagos que possibilitam atingir um público maior para seu conteúdo.
Especialmente para quem está começando o perfil de advogados no Instagram, investir em patrocínio na rede social é um meio de se tornar conhecido e conquistar alguns seguidores.
A rede social possibilita localizar pessoas interessadas em posts jurídicos para Instagram por:
- Idade;
- Região;
- Gênero;
- Área de Interesse.
É um investimento baixo, em comparação com as mídias tradicionais, como rádios, televisão, revistas e jornais. Além disso, o anúncio não será genérico, ou seja, para todas as pessoas, e sim específico. Portanto, alcançará o público realmente interessado em seus serviços.
Outro ponto favorável é que ao término do patrocínio, você dispõe de várias métricas para analisar o desempenho da campanha.
Por exemplo: se você postou no horário certo, quem visualizou, quem se engajou, quem se interessou e o melhor, tudo isso sem sair do Instagram.
Vale lembrar que poucas pessoas sabem, mas pagar por anúncios não fere o código de ética da OAB. Por isso você pode aproveitar dessa ferramenta para alcançar um número maior de acessos ao seu conteúdo e conquistar muito mais clientes.
Por isso, não deixe de considerar essa opção em sua estratégia de Instagram para advogados.
>> Confira nosso artigo sobre Google Ads para advogados: tendências para 2023.
8. Use hashtags
As hashtags possuem uma função parecida a dos anúncios patrocinados no Instagram. Mas com uma diferença: não é preciso pagar para usá-las. É por essa razão que muitos advogados famosos no Instagram utilizam um determinado número de hashtags nos posts jurídicos para Instagram.
Conhecem o potencial dessa ferramenta, pois quando bem utilizadas, as hashtags são capazes de atrair muitos visitantes ao seu perfil de advogados no Instagram, conforme o interesse de cada usuário.
Caso você não saiba o que é hashtag, eis uma explicação rápida: são as palavras, geralmente escritas em letras minúsculas e, às vezes, sem acentuação, acompanhadas pelo símbolo conhecido como jogo da velha em frente a elas.
Exemplo: #advocacia. Aparecem sempre escritas ao fim da legenda e se tornam um link após publicadas. Assim, facilitam as buscas na rede social.
Ou seja, uma pessoa que se interesse pelo assunto advocacia e quer saber mais a respeito no Instagram, precisa apenas clicar na hashtag para acessar todas as publicações em que ela consta.
Pode parecer simples apenas escolher uma palavra como hashtag, mas é preciso ter atenção. Uma dica é evitar o uso das tags mais comuns. Apesar de atrair muitos seguidores, muitos deles estão apenas navegando e podem não se engajar com o seu conteúdo.
Portanto, realize uma pesquisa sobre palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação e faça uma seleção das que podem ser benéficas para o seu post.
Sempre use pelo menos uma hashtag por legenda. Mas caso tenha encontrado várias palavras-chave de relevância, faça uma divisão e guarde algumas para serem utilizadas em outros posts.
9. Utilize o seu Instagram para atrair clientes
O principal foco do perfil de advogados no Instagram é captar clientes na advocacia. Mas como o Código de Ética da OAB limita a forma de publicidade para conseguir clientes, os advogados precisam investir em publicações atrativas para conquistar a atenção do maior número de pessoas possíveis.
O Instagram é uma ferramenta poderosa para isso, mas não pode ser a única a ser utilizada no marketing jurídico.
Os posts jurídicos para Instagram geralmente são parte de uma estratégia que inclui um website.
A lógica é publicar conteúdos de muito interesse na rede social que instiguem a pessoa a querer saber mais sobre o assunto, promovendo visitas ao website oficial do advogado.
Portanto, são duas frentes de atuação do marketing jurídico para haver acesso e autoridade. Mas isso se conquista no longo prazo. Até lá é necessário dedicação e consistência.]
>> Confira o nosso artigo sobre transformação digital na advocacia.
10. Analise as métricas dos posts jurídicos para Instagram
Após trabalhar as estratégias acima, podemos dizer que você já está bem inserido no meio digital.
Para ficar ainda mais fácil traçar e aplicar novas ações, analise as métricas dos posts jurídicos para Instagram.
Pois, a verificação dos dados ajudam a direcionar as ações pelo caminho de maior sucesso dentro da rede social.
Algumas das informações mais importantes a analisar são:
- Número de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamento, salvamentos);
- Quantidade de novos seguidores;
- A origem dos seus seguidores;
- Qual o perfil dos seus seguidores?;
- Os horários em que os seguidores mais utilizam a rede social;
- Alcance total, do post, ou até do mês.
Analisando todos esses dados, você terá acesso a um embasamento muito sobre como os usuários se comportam em relação ao seu conteúdo. Com isso, você pode trabalhar estratégias direcionadas ao que mais atrai os seguidores.
Assim, as chances de seus conteúdos ganharem mais acessos e engajamentos a cada nova postagem aumentam.
Com todas essas dicas, você será plenamente capaz de criar uma estratégia de Instagram para advogados. Ou então, saberá exatamente quais serviços especializados de uma agência de marketing jurídico contratar para obter sucesso na conquista de seguidores e na captação de clientes.
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