Instagram para advogados: 10 dicas poderosas para conquistar seguidores

Instagram para advogados

Você sabia que o Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil? Além disso, sabe como criar um Instagram para advogados?

Pois é, seja para se entreter, se informar ou para divulgar algum serviço, quase todo mundo utiliza a rede social para se informar ou se entreter.

Sendo assim, podemos dizer que uma estratégia de marketing jurídico corre pode não ter um bom retorno se não incluir a administração do Instagram no plano de ações. A rede social é um canal chave para conquistar seguidores interessados nos assuntos jurídicos da área de atuação dos advogados. Ademais, gera proximidade com o público.

Mas, apesar de todas essas possibilidades, muitos profissionais ainda não usam o Instagram como ferramenta de marketing jurídico. É preciso alterar essa realidade.

Por quê incluir o Instagram para advogados no marketing jurídico digital

O Instagram para advogados pode ser uma ferramenta para a captação de clientes na advocacia. Portanto, quem estudar e aplicar as dicas sobre como fazer Instagram para advogados sem ferir o Código de Ética da OAB aumenta as chances de ter uma agenda ocupada.

Contudo, para comemorar o número de seguidores e celebrar mais ainda uma agenda com horários completos, o perfil de advogados no Instagram precisa fazer parte do plano de marketing jurídico. Não é nenhum segredo o por quê.

Assim como o “marketing tradicional”, o jurídico também diz respeito a um conjunto de estratégias para fazer com que o escritório de advocacia ganhe espaço e visibilidade no mercado. Entretanto, precisa obedecer o que determina a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mas, não há com o que se preocupar. Em suma, podemos afirmar que se as ações forem bem planejadas, dentro das normas da OAB, o retorno dos posts jurídicos para Instagram será muito positivo.

10 dicas sobre como fazer um Instagram para advogados

Instagram para advogados

1. Faça um bom planejamento

Seja qual for o objetivo, é preciso planejar uma estratégia antes de partir para a ação. Sendo assim, uma das primeiras tarefas para definir o que postar no Instagram para advogados é:

  • como você quer ser visto, ou seja, sua bio de advogado no Instagram;
  • quem você quer que o veja;
  • que tipo de conteúdo divulgar;
  • a frequência das publicações, conforme a grade de conteúdo para advogados em redes sociais.

Dessa forma, você se organiza e programa tudo com calma, para que tudo possa ser feito com o máximo de qualidade. Uma recomendação é estudar a rede social de advogados famosos no Instagram e observar:

  • como se posicionam;
  • as ferramentas que utilizam;
  • quais conteúdos compartilham;
  • o formato dos conteúdos compartilhados;
  • a frequência das publicações;
  • os tipos de publicação mais curtidas e comentadas.

É possível fazer o Instagram para advogados sem precisar de ajuda. Mas como é algo que demanda tempo e um pouco de estudo sobre a área de design e marketing digital, talvez contratar uma agência especializada seja uma ótima opção para o seu escritório.

2. Separe o perfil pessoal do profissional

Muitos pensam que por já possuir uma rede de amigos e seguidores, utilizar o perfil pessoal como o perfil profissional pode ser a melhor opção. Mas não é bem assim.

Embora as pessoas gostem de ver que aqueles que seguem no Instagram são “gente como a gente”, uma hora as publicações de cunho pessoal podem cansar a audiência. A consequência pode ser a diminuição do número de seguidores. O objetivo não é esse, e sim captar clientes na advocacia.

Claro que se você já tiver um público para ver seus conteúdos, você já terá dado um grande passo. Mas, muitas dessas pessoas podem não ter interesse em seus serviços. Então, por mais que gere views, não terá impactos em seu faturamento.

Além disso, não é muito profissional postar conteúdos informativos durante a semana e no fim de semana fazer vídeos em festas ou boates. Isso pode fazer com que sua imagem perca um pouco da credibilidade.

Você pode manter o seu perfil pessoal e até fazer algumas postagens ou referências ao seu perfil profissional, desde que o perfil profissional seja ativo e seu principal foco.

Pode ser cansativo ter de ficar o tempo todo cuidando para não publicar no perfil de advogado no Instagram fotos, textos e vídeos de cunho pessoal. Ter as duas contas pode desviar a atenção do que realmente importa, que são os clientes. Sendo assim, vale considerar fazer o que advogados famosos do Instagram provavelmente fazem que é ter uma pessoa administrando o perfil profissional.

3. Utilize uma linguagem mais informal

Para ter um perfil de sucesso nas redes sociais é crucial que você atinja muitas pessoas que estejam interessadas no seu conteúdo, correto?

Veja bem, você acha que é possível conquistar uma audiência alta com os posts jurídicos para Instagram utilizando uma linguagem complexa e repleta de termos da advocacia que só quem atua no meio conhece o significado?

É evidente que não. Portanto, quando for escrever o que postar no Instagram para advogados sua linguagem deve ser a menos jurídica possível. Em outras palavras, “traduza” palavras que as pessoas normalmente não sabem o que significam. É fácil identificá-las. Muito provavelmente um cliente já perguntou a você o que é uma jurisprudência ou o auto de um processo.

É claro que você não deve extrapolar na linguagem informal e partir para a linguagem totalmente coloquial. Isso também não cairia bem para o seu perfil de advogado no Instagram. Mas faça com que as pessoas que não estão habituadas com um vocabulário tão complicado te entendam sem maiores dificuldades.

É uma questão de empatia. As pessoas conectam-se com quem demonstra genuíno interesse em fazê-las compreender de forma agradável um assunto que é difícil para elas compreender.

É importante seguir essa dica. Afinal, uma das propostas do marketing jurídico na internet é levar conhecimento de termos e situações difíceis da advocacia para um público que muitas vezes é leigo.

4. Defina o que postar no Instagram para advogados

Marketing jurídico: Instagram para advogados

Como a base do marketing jurídico digital é a divulgação de conteúdos considerados relevantes, é de suma importância o advogado se atualizar para estar por dentro dos temas mais atuais do meio jurídico.

É algo de ainda maior importância se considerar que pelo código de ética da OAB a única forma de o advogado ter uma presença digital é disseminando informações de qualidade e não promover a venda de serviços jurídicos.

Mas, atenção! Há diferentes formas de compartilhar conhecimento que não apenas texto. Até porque o Instagram para advogados é uma rede dinâmica. As pessoas que seguem ou passam pelo perfil têm suas preferências e texto, especialmente os muito longos, podem não ser atrativos para parte dos seguidores.

Ainda, o Instagram é uma rede social voltada para o lado visual, portanto, é mais que recomendado o uso de:

  • vídeos;
  • peças gráficas,
  • fotografias,
  • infográficos,
  • dados e números.

Todas essas maneiras de se comunicar facilitam a leitura e o entendimento do leitor, além de atrair e prender mais a sua atenção.

Por isso, a dica para textos mais completos é criar uma arte visual legal e moderna, com cores sóbrias e discretas, e como apoio, utilizar uma legenda que contextualize parte do que está exposto nas imagens. Assim, o usuário terá os dois elementos para facilitar sua leitura.

Outra boa ferramenta do Instagram para advogados é o Reels. Com ele, é possível criar vídeos com grande alcance dentro da rede social.

5. Tenha uma grade de conteúdos para advogados em redes sociais

Manter a regularidade das publicações é peça chave no marketing jurídico. Logo, produza conteúdos sempre e mantenha seu perfil atualizado. Até mesmo a bio de advogado no Instagram.

Profissionais liberais que cuidam do próprio perfil na rede social podem separar uma hora do dia para se dedicar ao que postar no Instagram para advogados. A dificuldade nisso, porém, pode ser a falta de consistência nos conteúdos das publicações, que pode ser feito às pressas em função dos compromissos do dia.

Quando os conteúdos não são relevantes e nem bem feitos, dificilmente o perfil consegue se tornar relevante. Mesmo que você se dedique a fazer várias postagens por dia. Lembre-se que quantidade não é qualidade.

Por isso, a dica é ter uma grade de conteúdos para advogados em redes sociais. Parar no início de uma semana ou no começo de um mês para pensar sobre o que postar no Instagram para advogados e em quais formatos pode economizar tempo e alguma situação indesejada pela falta de planejamento. Dessa maneira, será possível um equilíbrio entre a consistência e a relevância.

O perfil de advogados no Instagram é como uma vitrine digital, portanto cuide dele com o máximo de seriedade que puder. Ou contrate uma agência especializada para cuidar disso para você.

6. Organize as redes sociais para advogados

Ter um feed com um visual organizado é muito importante. É mais agradável para quem visitar seu Instagram encontrar a “casa arrumada” do que “dar de cara com desorganização”.

Como fazer Instagram para advogados visualmente atrativo é mais simples do que parece. Basta produzir peças que sempre tenham sua identidade visual e suas cores inseridos nele. Um bom benchmarking a esse respeito é o Instagram da advogada Paula Pimentel.

Entre os advogados famosos no Instagram, o perfil da Paula é um dos que reúne os seguintes elementos, que tornam a rede social profissional organizada e agradável:

  • imagens de alta qualidade;
  • utilização de uma paleta de cores nas artes que condiz com a identidade visual da profissional;
  • publicações sem os filtros fornecidos pelo aplicativo;
  • fotos que introduzem o assunto abordado.

Isso faz com que o público veja que você se empenha na disponibilização dos conteúdos, demonstra cuidado e organização, e interesse em facilitar a leitura para os seguidores. Isso traz mais credibilidade para o escritório.

Uma outra dica é manter um padrão de conteúdos de acordo com as cores. Se você posta algumas dicas, use sempre a cor azul para identificar esse tipo de conteúdo, por exemplo. Dessa maneira, o usuário consegue localizar os conteúdos que o interessam com maior facilidade.

Fazer isso, porém, requer um conhecimento sobre design. Existem aplicativos gratuitos que oferecem ideias prontas para facilitar as publicações. Entretanto, assim como você, outros posts jurídicos para Instagram podem utilizar a arte que escolheu, pois não há exclusividade. Uma identidade visual única só pode ser obtida de duas maneiras: ou você a cria ou uma agência especializada a desenvolve para você.

7. Invista em anúncios patrocinados

Instagram para advogados e marketing jurídico

O Instagram possui anúncios pagos que possibilitam atingir um público maior para seu conteúdo. Especialmente para quem está começando o perfil de advogados no Instagram, investir em patrocínio na rede social é um meio de se tornar conhecido e conquistar alguns seguidores.

A rede social possibilita localizar pessoas interessadas em posts jurídicos para Instagram por:

  • idade;
  • região;
  • gênero;
  • área de Interesse.

É um investimento baixo, em comparação com as mídias tradicionais, como rádios, televisão, revistas e jornais. Além disso, o anúncio não será genérico, ou seja, para todas as pessoas, e sim específico. Portanto, alcançará o público realmente interessado em seus serviços.

Outro ponto favorável é que ao término do patrocínio, você dispões de várias métricas para analisar o desempenho da campanha. Por exemplo: se você postou no horário certo, quem visualizou, quem se engajou, quem se interessou e o melhor, tudo isso sem sair do Instagram.

Vale lembrar que poucas pessoas sabem, mas pagar por anúncios não fere o código de ética da OAB. Por isso você pode aproveitar dessa ferramenta para alcançar um número maior de acessos ao seu conteúdo e conquistar muito mais clientes. Por isso, não deixe de considerar essa opção em sua estratégia de Instagram para advogados.

8. Use hashtags

As hashtags possuem uma função parecida a dos anúncios patrocinados o Instagram. Mas com uma diferença: não é preciso pagar para usá-las. É por essa razão que muitos advogados famosos no Instagram utilizam um determinado número de hastags nos posts jurídicos para Instagram. Conhecem o potencial dessa ferramenta, pois quando bem utilizadas, as hashtags são capazes de atrair muitos visitantes ao seu perfil de advogados no Instagram, de acordo com o interesse de cada usuário.

Caso você não saiba o que é hashtag, eis uma explicação rápida: são as palavras, geralmente escritas em letras minúsculas e, às vezes, sem acentuação, acompanhadas pelo símbolo conhecido como jogo da velha em frente a elas. Exemplo: #advocacia. Aparecem sempre escritas ao fim da legenda e se tornam um link depois de publicadas. Assim, facilitam as buscas na rede social. Ou seja, uma pessoa que se interesse pelo assunto advocacia e quer saber mais a respeito no Instagram, precisa apenas clicar na hashtag para acessar todas as publicações em que ela consta.

Pode parecer simples apenas escolher uma palavra como hashtag, mas é preciso ter atenção. Uma dica é evitar o uso das tags mais comuns. Apesar de atrair muitos seguidores, muitos deles estão apenas navegando e podem não se engajar com o seu conteúdo.

Portanto, realize uma pesquisa sobre palavras-chave relacionadas ao seu nicho de atuação e faça uma seleção das que podem ser benéficas para o seu post.

Sempre use pelo menos uma hashtag por legenda. Mas caso tenha encontrado várias palavras-chave de relevância, faça uma divisão e guarde algumas para serem utilizadas em outros posts.

9. Utilize os posts jurídicos para Instagram como atração

O principal foco do perfil de advogados no Instagram é captar clientes na advocacia. Mas como o Código de Ética da OAB limita a forma de publicidade para conseguir clientes, os advogados precisam investir em publicações atrativas para conquistar a atenção do maior número de pessoas possíveis.

O Instagram é uma ferramenta poderosa para isso, mas não pode ser a única a ser utilizada no marketing jurídico. Os posts jurídicos para Instagram geralmente são parte de uma estratégia que inclui um website. A lógica é publicar conteúdos de muito interesse na rede social que instiguem a pessoa a querer saber mais sobre o assunto, promovendo visitas ao website oficial do advogado.

Portanto, são duas frentes de atuação do marketing jurídico para haver acesso e autoridade. Mas isso se conquista no longo prazo. Até lá é necessário dedicação e consistência.

10. Analise as métricas dos posts jurídicos para Instagram

Engajamento do Instragram para advogados

Depois de trabalhar as estratégias acima, podemos dizer que você já está inserido e bem inserido no meio digital.

Para que fique ainda mais fácil traçar e aplicar novas ações, analise as métricas dos posts jurídicos para Instagram. A verificação dos dados ajudam a direcionar as ações pelo caminho de maior sucesso dentro da rede social.

Algumas das informações mais importantes a analisar são:

  • o número de curtidas nos posts jurídicos para Instagram;
  • o número de interações, como comentários;
  • quantos seguidores novos um post atraiu;
  • a origem dos seus seguidores;
  • o gênero das pessoas que seguem o perfil de advogados no Instagram;
  • os horários em que os seguidores mais utilizam a rede social;
  • alcance total, do post, ou até do mês.

Analisando todos esses dados, você tem um embasamento muito forte sobre como os usuários se comportam em relação ao seu conteúdo. Com isso, você pode trabalhar estratégias direcionadas ao que mais atrai os seguidores. Assim, as chances de seus conteúdos ganharem mais acessos e engajamentos a cada nova postagem aumentam.

Com todas essas dicas, você será plenamente capaz de criar uma estratégia de Instagram para advogados. Ou então, saberá exatamente quais serviços especializados de uma agência de marketing jurídico contratar para obter sucesso na conquista de seguidores e na captação de clientes.

Gostou do conteúdo? Escreva-nos em resposta para que possamos melhorar cada dia e sanar todas as suas dúvidas!

WeCreativez WhatsApp Support
Nossos especialistas estão aqui para responder suas dúvidas!
Olá! posso te ajudar a aumentar sua demanda?