Transformação digital na advocacia: o que é e qual a importância?

Embora na pandemia a transformação digital tenha se intensificado, não foi apenas a partir dela que o digital começou a fazer parte do dia a dia das empresas.

Segundo dados apresentados pela Forbes, 76,2% das empresas brasileiras estão desenvolvendo ou já implementaram alguma estratégia de digitalização. Dados como esses revelam a intenção das empresas em utilizar e aproveitar os benefícios propostos pela tecnologia.

Em 2021, 62,5% das empresas pretendem utilizar no mínimo 10 a 30% do seu faturamento em processos de digitalização do negócio. Essa grande estratégia advém da necessidade em otimizar os processos e melhorar a capacidade produtiva, visando também, o melhor desempenho dos seus colaboradores. 

Você que está lendo este artigo, com certeza têm curiosidade em saber como a transformação digital impacta a advocacia, não é mesmo?

Então, continue lendo este artigo para saber como a transformação digital funciona na prática e quais os seus impactos no mercado da advocacia.

O que é transformação digital?

A transformação digital consiste na implementação de novas tecnologias, como softwares, equipamentos computadorizados e hardware que tenham a capacidade de reformular os processos da organização.

Através da transformação digital é possível corrigir erros com maior facilidade, aumentar a produção, entregar produtos ou serviços com maior qualidade, e potencializar a produtividade do colaborador em atividades que sejam estratégicas para a empresa. 

Dessa forma, empresas que passam pela transformação digital conseguem aumentar o seu lucro, a qualidade das suas entregas e promover um ambiente ainda mais produtivo e organizado. 

Imagem mostra frase escrita transformação digital

Outro fator que aumenta a aderência das empresas pela transformação digital, é o fato do mercado empresarial está em constante mudanças, tornando o fator tecnológico um diferencial competitivo. 

Segundo dados do Data Sebrae, em 2020, foram registradas mais de 19 milhões de empresas ativas no Brasil. Sendo grande parte desse número composto pelas Micros e Pequenas Empresas. Essas informações colocam o Brasil na segunda posição de maior potencial para a transformação digital no mundo, segundo dados da Dell Technologies.

Agora que você já sabe o que é transformação digital! Vamos conhecer quais são as principais tecnologias utilizadas pelas empresas. 

Principais tecnologias utilizadas na transformação digital

Computação em Nuvem

A tecnologia em nuvem se destaca por oferecer serviços como armazenamento, segurança, rede, aplicativos, entre outras possibilidades. Por isso, 15% das empresas estão focando em contratar serviços em nuvem e tecnologias clouds.

Tecnologias de colaboração virtual

Devido à pandemia, o número por busca de plataformas que permitem a colaboração virtual aumentou significativamente. Essas tecnologias possibilitam a resolução de desafios causados pela distância geográfica.

Imagem de profissional trabalhando na transformação digital

Devido aos benefícios das tecnologias de colaboração virtual, é por diversas organizações permitir o trabalho em home-office, 15% das empresas estão investindo nesse tipo de tecnologia

Inteligência artificial

Já 14% das empresas são adeptas da inteligência artificial. Através da IA é possível automatizar processos para que as empresas tenham ganhos de produtividade.

Transformação digital na advocacia como acontece?

Agora que você já entendeu o porquê empresas de diferentes segmentos estão apostando na transformação digital, vamos compreender como esse processo acontece na advocacia. 

A transformação digital na advocacia surge para reformular e modernizar a forma como o profissional do direito trabalha. Através da implementação de tecnologias certas é possível potencializar os resultados e serviços do advogado. 

Imagem de advogado participando da transformação digital

Na prática, esse profissional pode utilizar ferramentas como Google Workspace, para melhorar a produtividade do escritório, tecnologias de armazenamento em nuvem para tornar os processos cada vez mais digital, enfim, as possibilidades são enormes.

Saiba que por meio da transformação digital é possível ter uma gestão centralizada, rápida e eficiente, seja para pequenos, médio e grande escritórios, bem como, para advogados que trabalham só. 

Essa organização permite que o profissional entregue maior qualidade em seus serviços, consiga atender um número maior de clientes, por meio de tecnologias que facilitam o gerenciamento do escritório ou do dia a dia jurídico. 

Veja algumas possibilidades das tecnologias voltadas para o meio jurídico:

  • Possibilitando a gestão de processos, controle de prazos, 
  • Envio e recebimento de documento, 
  • Gerenciamento de documentos interno e de casos de clientes.

Desafios para a transformação digital na advocacia

Como nem tudo são flores, para que a transformação digital aconteça no meio jurídico ainda existem alguns desafios, como:

Mentalidade

Primeiramente é importante entender que a transformação digital não acontece se o profissional não compreende quais são os benefícios que ela traz. Outro empecilho, é a mentalidade focada na advocacia antiga, que funcionava somente com papel.

Para que a modernização tecnológica aconteça é necessário mudar essa mentalidade, para isso basta pesquisar na internet e ver quais tipos de tecnologia mais atendem a sua necessidade e como elas podem potencializar o seu trabalho.

Armazenamento e uso de dados

Para que a gestão do escritório aconteça via ferramentas digitais é importante armazenar dados. E em alguns casos a Lei Geral de Proteção de Dados, pode assustar muitos profissionais, pois é necessário entender como armazenar e utilizar essas informações. 

imagem representa dificuldades da transformação digital, principalmente na parte de armazenamento de dados

Nesse caso, saiba que a maioria das soluções possui normas e diretrizes para o tratamento e armazenamento de dados, bem como um sistema com alta eficiência e segurança.

Dificuldades em encontrar a solução certa

Alguns profissionais podem ficar perdidos no momento de contratar uma solução para a sua empresa, seja devido às grandes variedades no mercado, promessas ou até mesmo falta de conhecimento básico em tecnologia.

Essa dificuldade pode ser solucionada por meio de sites que ajudam compradores de softwares como o Capterra e a B2B Stack. Por meio deles é possível ter acesso as principais informações da ferramenta, tais como:

  • Empresa desenvolvedora da solução;
  • Avaliação de usuário reais da tecnologia;
  • Benéficos e funcionalidades da ferramenta;
  • Tutoriais de como funciona;
  • Alguns softwares permitem teste grátis;
  • Pacotes e planos da solução.

Viu como todos esses problemas podem ser resolvidos de forma simples? E caso a sua preocupação esteja relacionada com o preço ou custo de manutenção, muitas dessas ferramentas oferecem ótimas opções de pagamentos. 

Como fazer a transformação digital na advocacia?

Como visto, a transformação digital não se trata de uma área apenas, mas sim, de uma reformulação geral em um negócio. Por isso, no momento em que você decidir passar por essa transformação, é importante considerar alguns pontos, como:

Compreender a sua posição atual

É primordial fazer o diagnóstico para entender em que lugar a empresa está hoje e aonde deseja chegar. Dessa forma, é possível identificar qual caminho está mais alinhado com os seus objetivos.

 

Veja o seguinte exemplo: O senhor Otávio, possui um escritório de advogados especializado em direito empresarial na cidade de Curitiba, ele deseja expandir o atendimento para todo o território do estado do Paraná. Porém, o grande desafio desse advogado é a organização dos processos e a grande perda dos prazos de processos jurídicos de seus clientes.

Esse problema tem lhe custado a reputação do seu escritório na cidade de Curitiba, e não pode expandir a empresa se essa situação continuar. Compreendendo esse caso, fica fácil entender que o senhor Otávio precisa de um software que ajude na gestão da empresa, além de auxiliá-lo a não perder os prazos. 

Além disso, é importante que ele contrate uma ferramenta que facilite o trabalho virtual para que ele possa acompanhar o trabalho das outras filiais.

Fazendo o diagnóstico da sua posição atual, torna- se ainda mais fácil saber qual a melhor possibilidade dentro da transformação digital para o seu escritório ou ramo de atuação.

A gestão deve estar alinhada

É importante que os gestores estejam na mesma página, por isso, reúna-se com eles a fim de definir o novo modelo de gestão, quais e como as ferramentas digitais disponíveis serão utilizadas.

Além disso, é importante que todos tragam sugestões e problemas que possam ser melhorados. Lembre-se de pensar principalmente na possibilidade de contratar tecnologias que favoreçam o clima organizacional e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Comece, teste e avalie

Definindo o modelo de gestão e os objetivos, é hora de começar. Chegou a hora de realizar pesquisas e encontrar a solução que mais atenda a necessidade do seu escritório. 

Aproveite este momento para utilizar o teste grátis e conversar bastante com a empresa desenvolvedora da solução para sanar qualquer dúvida sobre a ferramenta.

imagem mostra pessoas trabalhando com a transformação digital

As ideias do modelo de gestão podem não funcionar, fazendo com que seja necessário dar passos atrás. Portanto, não tenha medo, faça testes, avalie se está fazendo sentido e se for necessário, refaça a estratégia e as ações.

Seja Customer Centric sempre

Enquanto todas as etapas da transformação digital ditas anteriormente acontecem, é importante apontar que, na maioria das empresas, ser Customer Centric é sinônimo de transformação digital. 

Assim sendo, em cada passo dado, lembre-se de quem é o principal alvo dessas mudanças e como fazer para que tudo fique ainda melhor para o seu cliente.

Aplicações da transformação digital na advocacia?

Devido à pandemia da Covid-19, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), viu a necessidade em alterar as regras para a publicidade através do Provimento 205/21, que flexibilizou as regras de publicidade da área.

Dessa forma, é possível explorar ainda mais os meios digitais para produzir conteúdo e informar clientes em potencial sobre assuntos que sejam do interesse dele através de blog, redes sociais, entre outras possibilidades.

Por isso, os advogados e profissionais do meio jurídico estão buscando cada vez mais aproveitar as possibilidades do marketing jurídico para aparecer e se posicionar no meio online. 

No campo do atendimento também é possível implementar sistemas tecnológicos que colaboram com a melhoria do atendimento ao cliente, como Chatbots que tornam o atendimento automático uma realidade possível. 

Aplicações de Inteligência Artificial (IA) dentro da gestão do escritório, tornando os processos ainda mais assertivos ou modelo de IA para facilitar a produção de conteúdo, como o ChatGPT

Exemplos de transformação digital na advocacia

Embora a transformação digital na advocacia não se trate apenas da implementação de tecnologias no Direito, é inegável que elas revolucionaram o mundo jurídico.

Exemplo disso foi a possibilidade de realizar audiências online, opção intensificada pela pandemia. A transformação afeta inclusive a legislação, para se ter ideia, em certas audiências de julgamento, especialmente em casos de crimes, atualmente, é permitida a filmagem com intuito de não acontecer constrangimentos às vítimas por parte dos advogados da outra parte.

Ademais, a transformação digital na advocacia permite uma nova estrutura nos escritórios. Ou seja, novos cargos passam a compor a equipe e as funções passam a ser mais divididas, sobrando mais tempo para que o advogado se dedique aos estudos de teses e atendimento de clientes.

Marketing jurídico e a transformação digital: é mesmo essencial?

A resposta é que sim. Apesar de a transformação digital não se tratar apenas de investir em marketing jurídico, ele segue sendo essencial, tanto para a carreira jurídica, quanto para a experiência do seu cliente.

Hoje, com a maturidade digital alcançada em nossa sociedade, é fácil entender que em qualquer necessidade de determinado serviço, o primeiro local onde o usuário irá pesquisar é no Google ou nas redes sociais. Logo, manter uma boa presença digital é essencial para a consolidação de uma carreira de sucesso.

Mas como fazer isso? Confira algumas possibilidades do marketing jurídico.

Site para advogados

Como você bem sabe, a OAB possui restrições quanto ao tipo de publicidade que os advogados podem realizar. Desse modo, uma opção muito interessante é manter um site. Você pode utilizar esse aqui como exemplo, inclusive.

Em seu site, é possível deixar o seu contato, explicar quais serviços você presta e conteúdos educativos relacionados à sua área de atuação.

Assim, além de mostrar sua expertise no assunto, você ainda informará o seu usuário com a possibilidade de convertê-lo em cliente.

Contrate uma agência especializada em marketing jurídico

Para advogados, o tempo é preciosíssimo. Assim, perder tempo produzindo conteúdo para uma rede que não trará retornos não é uma opção, concorda?

Mas, como saber onde me divulgar? Para suprir todas essas dúvidas é importante contratar uma agência especializada em marketing jurídico, pois ela saberá exatamente as normas e regimentos previstos pela OAB e assim garanta que a sua publicidade não viole nenhuma dessas regras.

Por meio de uma agência voltada para o ramo jurídico você terá o apoio de quem realmente entende onde o seu público está, qual a sua persona e quais estratégias podem ou não ser relevantes para o seu segmento.

Caso você esteja em dúvida de qual agência contratar, conheça a JuriDigital.

JuriDigital

A JuriDigital se tornou uma das primeiras agências a se destacar na prestação de serviços de marketing voltados para o meio jurídico. 

A empresa nasceu no coração do Alexandre Lopes, um grande apaixonado por tecnologia e marketing juntamente com o seu sócio publicitário de formação Pedro Lommez, onde uniram o que há de mais novo e inovador no mercado de marketing e tecnologia.

Para fortalecer a presença dos advogados no meio digital, a agência fornece, os seguintes serviços: 

  • Criação de Websites;
  • Instagram e Facebook Ads;
  • E-mail profissional;
  • Google Ads;
  • Desenvolvimento de identidade visual completa;
  • Gestão de mídias sociais;

Tudo isso, respeitando as normas e regimentos propostos pelo Código de Ética da OAB. Na JuriDigital você terá um atendimento personalizado para que as suas dores sejam compreendidas pela equipe criativa e a partir disso, definir qual a melhor solução para o seu negócio.

Confira o portfólio da JuriDigital e comprove a qualidade dos serviços da empresa.

E caso você queira um atendimento especializado, fale com um dos especialistas da empresa através do link.

Conclusão

Em resumo, a transformação digital na advocacia perpassa diversas áreas e é essencial para escritórios que querem se destacar no ramo. Vale lembrar que, como dito no início deste artigo, a transformação digital não é importante somente para o futuro, pois ela já está acontecendo. 

Logo, a transformação digital é essencial para ter sucesso hoje. Se você ainda não entendeu e não começou a ir atrás dessa revolução, você pode estar atrasado.

Mas entenda, essa transformação não é estática. É indispensável se manter atualizado e entender as dinâmicas sociais conforme passam os anos, uma vez que a transformação digital é infinita.

Gostou deste conteúdo? Confira mais no blog da JuriDigital e fique por dentro dos assuntos relacionados ao marketing jurídico.