Impactos da Inteligência Artificial no Marketing Jurídico

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Relação entre IA e o Marketing Jurídico

A Inteligência Artificial deixou de ser apenas um conceito futurista!

Sua espantosa eficiência tem se apresentado útil na resolução de problemas específicos e complexos baseados na extração de dados, seja fornecendo insights, fazendo previsões, traçando estratégias ou apresentando ferramentas capazes de otimizar a experiência do usuário.

Dessa maneira, a relação entre IA e marketing jurídico tornou-se estreita, visto que o marketing pode ser personalizado para cada usuário diferente, levando em conta suas preferências a partir de suas interações.

A atuação da IA junto ao marketing jurídico traz consigo facilidades criadas pela tecnologia, tais como:

  • visualização de dados com Business Intelligence;
  • análise de comportamento e interesse dos usuários;
  • previsão inteligente de comportamento;
  • criação de e-mails e anúncios personalizados;
  • chatbots e assistentes virtuais.

A grande gama de benefícios, faz com que profissionais de diferentes segmentos queiram incluir a tecnologia em seus negócios.

 

Business Intelligence Analytics para a Tomada de Decisões

Ferramentas de Business Intelligence (inteligência para negócios) permitem gerar gráficos, visualizações e dashboards com base em um conjuntos de dados, que podem ser então melhor analisados e apresentados.

Com base nesses gráficos é possível tomar decisões estratégicas no planejamento do marketing do seu negócio.

Aliado às ferramentas de machine learning, é possível ir além e encontrar padrões que podem não ser visíveis ao olho humano, mas que são facilmente encontrados por computadores.

Tendo a opção de agregar, analisar e melhor visualizar as informações de acesso do seu site. Por exemplo, é possível ter uma visão geral e entender os erros e acertos do conteúdo e  estratégias utilizadas.

Nas suas campanhas de marketing, um horizonte de informações pode lhe trazer insights valiosos. É possível entender o comportamento dos seus usuários, e entender o formato de abordagem a se utilizar para atrair seus clientes.

 

Análise de Comportamentos e Interesses dos Usuários

Ferramentas como o Facebook Ads, Google Ads e outras plataformas de anúncio, utilizam métodos de Inteligência Artificial capazes de entender comportamentos e interesses de seus usuários.

Essa análise permite que, no planejamento das suas campanhas de marketing jurídico, o profissional do direito possa melhor segmentar e direcionar os anúncios para seu público de interesse.

Seja ao procurar novas parcerias comerciais ou ao divulgar seus serviços. Uma abordagem específica é sempre melhor que uma abordagem ampla demais.

 

Previsão Inteligente de Comportamentos

Existem ferramentas que utilizam dados históricos de inúmeras análises de comportamentos dos usuários, para então identificar padrões e prever suas prováveis ações futuras.

Utilizando técnicas de machine learning, é possível tentar prever comportamentos dos usuários, e indicar a probabilidade de algumas interações ocorrerem.

Esta previsão é baseada no histórico e comportamento passado deles. Dessa forma é possível prever qual produto ele pode comprar, qual site acessar e qual vídeo irá assistir.

Pensando nisso, a IA permite uma atuação mais assertiva resultando em estratégias para personalizar a experiência do usuário. O que pode aumentar significativamente a taxa de conversão (ou seja, compra), ao levar em consideração as preferências dos usuários.

 

Chatbots e Atendentes Virtuais

Os chatbots, são espécies de atendentes virtuais que, utilizando técnicas de Inteligência Artificial conseguem entender mensagens e solicitações escritas por humanos, para então poder responder da maneira mais relevante possível.

São utilizadas técnicas de IA como NLP (Natural Language Processing), ou Processamento de Linguagens Naturais, que são o núcleo da estratégia computacional montada para entender contextos e perguntas humanas.

Ao anunciar produtos ou serviços, o profissional que utiliza marketing jurídico, poderia ter um chatbot que possa responder as principais e mais comuns dúvidas de seus clientes, por exemplo.

Dessa forma, seria possível responder milhares de conversas simultaneamente, com informações sempre atualizadas e exatas, algo que seria humanamente impossível.

 

Os chatbots permitem que o profissional possa focar em assuntos mais importantes, então seu “SAC” está automatizado por chatbots.

É possível também, que os chatbots coletem informações estratégicas que permitam que o profissional identifique as dúvidas mais recorrentes, por exemplo, que poderiam ser corrigidas ou melhor transparecidas em seus produtos ou serviços.

 

Anúncios Personalizados

Com o mesmo princípio da “previsão inteligente de comportamentos”, os anúncios personalizados (ou anúncio segmentado), são direcionados aos usuários com base nas suas escolhas e interações.

Em linhas gerais, quando você navega na internet deixa “rastros” por qualquer site que visita. Sob esta ótica, há diferentes formas de tornar o anúncio personalizado de acordo com seu público-alvo.

Uma delas é utilizando Cookies de rastreamento, que nada mais são que arquivos de texto armazenados em seu navegador, que ajudam os sites a “lembrar” suas preferências.

Estrategicamente, acompanhar o comportamento do usuário ajuda a entregar anúncios consoantes ao seu público alvo. Dessa forma, imagina quantas pessoas entrarão em contato com o seu conteúdo! Google e as redes sociais são canais excelentes para atrair visitas ao seu blog.

A ferramenta do Facebook Ads, por exemplo, traz as seguintes opções de segmentação:

  • Localização geográfica;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Idiomas;
  • Páginas de interesse;
  • Interesse geral do usuário;
  • Interações realizadas no site;

 

As Ferramentas do Futuro

Dados hoje são tão valiosos como o petróleo era há algumas décadas atrás. Eles podem conter informações importantíssimas, que de várias formas podem guiar o crescimento e evolução do profissional ou de seu escritório.

Entender exatamente as necessidades do seu público sempre foi muito importante em qualquer área do marketing. Já que permite que em contrapartida, produtos correspondentes possam ser criados para atender as demandas do mercado.

Com uma quantidade absurda de dados sendo gerada todos os dias, faz-se necessário que existam ferramentas capazes de lidar com esse volume de informações.

Mas que também possam extrair conteúdo relevante desse emaranhado de zeros e uns.

A Inteligência Artificial e suas tecnologias parceiras vieram para causar disrupção no mercado e trazer novas oportunidade de crescimento para todos.

1 Comentário

  • Parabéns pela iniciativa de explicar esse “Mundo Novo”. Importante nós advogados entendermos e aplicarmos essas tecnologias, pois do contrários, estaremos fora do mercado.

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