Impactos da Inteligência Artificial no Marketing Jurídico

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O Advogatech é um Portal focado em Direito Digital. Ele traz as inovações da Inteligência Artificial no marketing jurídico em formato completo e fácil de entender.

Relação entre Inteligência Artificial e o Marketing Jurídico

A IA deixou de ser apenas um conceito do futuro!

Sua grande eficiência tem se mostrado útil ao resolver problemas difíceis ou específicos. Ela se baseia na extração de dados. Seja trazendo insights, fazendo previsões, traçando estratégias ou mostrando meios capazes de otimizar a experiência do usuário.

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Dessa maneira, a relação entre IA e marketing jurídico tornou-se estreita. Visto que este pode ser adaptado para cada usuário, levando em conta o que ele prefere a partir do que interage.

A atuação da IA junto ao marketing jurídico traz facilidades criadas pela tecnologia, tais como:

  • Visualização de dados com Business Intelligence;
  • Análise de comportamento e interesse dos usuários;
  • Previsão inteligente de comportamento;
  • Criação de e-mails e anúncios personalizados;
  • Chatbots e assistentes virtuais.

Ou seja, a grande gama de vantagens, faz com que profissionais de várias áreas queiram incluir em seus negócios.

Business Intelligence para a Tomada de Decisões

Ferramentas de Business Intelligence geram gráficos, visões e dashboards com base em um conjuntos de dados. Dessa forma, ajudam na análise e apresentação.

Assim, com base nesses gráficos é mais fácil tomar decisões para o plano de marketing do seu negócio.

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Aliado ao machine learning, é possível ir além e achar padrões que podem não ser visíveis ao olho humano, mas que são vistos por máquinas.

Do mesmo modo, traz a opção de agregar, analisar e melhor ver os dados de acesso do seu site. Por exemplo, se pode ter uma visão geral e entender os erros e acertos do conteúdo e estratégias usadas.

Nas suas campanhas de marketing, muitos dados pode lhe trazer insights valiosos. É possível entender como seus usuários interagem com seus posts, e entender o melhor formato a se usar para atrair seus clientes.

Análise de Comportamentos e Interesses dos Usuários com Inteligência Artificial no Marketing Jurídico

O Facebook Ads, Google Ads e outras redes de anúncio usam métodos de IA capazes de entender como os usuários agem e o que gostam.

Assim, essa análise permite que, ao pensar nas suas campanhas de marketing jurídico, o advogado possa melhor segmentar e direcionar os anúncios para seu público de interesse.

Seja ao procurar novas parcerias comerciais ou ao divulgar seus serviços. Uma abordagem específica é sempre melhor que uma ampla demais.

Previsão de Comportamentos

Existem técnicas que utilizam dados de várias análises de comportamentos dos usuários, para então identificar padrões e prever suas ações futuras.

Com técnicas de machine learning, é possível tentar prever o que os usuários farão. E assim, indicar as chances de alguma ação ocorrer.

Esta previsão é baseada no histórico e ações passadas deles. Dessa forma, é possível prever qual produto ele pode comprar, qual site acessar e qual vídeo irá assistir.

Pensando nisso, a IA permite uma atuação mais correta, que vira estratégias para melhorar a experiência do usuário. O que pode aumentar e muito a taxa de conversão (ou seja, compra), ao levar em conta o que o usuário prefere.

Chatbots e Atendentes Virtuais

Os chatbots, são atendentes virtuais que, usam técnicas de IA para entender mensagens escritas por humanos, para então responder da melhor forma.

São usadas técnicas de IA como NLP (Natural Language Processing), que são o núcleo da estratégia de máquina montada para entender contextos e perguntas humanas.

Assim, ao anunciar produtos ou serviços, quem usa o marketing jurídico pode ter um chatbot para sanar as mais comuns dúvidas de seus clientes, por exemplo.

Dessa forma, seria possível responder milhares de conversas ao mesmo tempo, com dados sempre atualizados e exatos. Algo que seria impossível se feito por humanos.

Por isso, os chatbots fazem com que o advogado possa focar em outros assuntos, já que seu “SAC” está automatizado por chatbots.

É possível também, que eles coletem dados que façam com que o profissional veja quais as dúvidas mais recorrentes, por exemplo, que podem ser corrigidas ou melhor explicadas em seus produtos ou serviços.

Anúncios Personalizados

Com o mesmo princípio da “previsão inteligente”, os anúncios personalizados (ou segmentados) são mostrados aos usuários com base nas suas escolhas e interações.

Em linhas gerais, quando você navega na internet deixa “rastros” por qualquer site que visita. Sob esta ótica, há várias formas de deixar o anúncio de acordo com seu público-alvo.

Uma delas é usar Cookies, que nada mais são que arquivos de texto salvos em seu navegador, que ajudam os sites a “lembrar” suas preferências.

Assim, olhar como o usuário se comporta ajuda a entregar os anúncios certos ao seu público alvo. Dessa forma, imagina quantas pessoas podem entrar em contato com o seu conteúdo! Google e as redes sociais são bons canais para atrair visitas ao seu blog.

A ferramenta do Facebook Ads, por exemplo, traz as seguintes opções de segmentação:

  • Local;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Idiomas;
  • Páginas de interesse;
  • Interesse geral;
  • Interações no site;

As Ferramentas do Futuro na Inteligência Artificial no Marketing Jurídico

Dados hoje são tão valiosos como o petróleo era há algum tempo atrás. Eles podem conter informações cruciais, que de várias formas podem guiar o crescimento e evolução do profissional ou de seu escritório.

Entender quais são as “dores” do seu público sempre foi vital em qualquer área do marketing. Já que permite que, do mesmo modo, novos produtos possam ser criados para atender as demandas do mercado.

Com um grande número de dados sendo gerada todos os dias, é muito importante o uso de ferramentas capazes de lidar com esse volume de dados. Mas que também possam extrair conteúdo que ajude dessa imensidão de zeros e uns.

A IA e suas tecnologias parceiras vieram para causar mudança no mercado e trazer novas chances de crescer para todos.

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