Como utilizar o storytelling na advocacia para atrair clientes?

Todo advogado deseja atrair mais clientes, e o segredo para alcançar esse objetivo pode estar em aplicar técnicas de storytelling em seu marketing jurídico

Isso porque, o storytelling é a habilidade de construir narrativas elaboradas que se tornam envolvente para o leitor. Essa ação pode parecer muito simples, porém apresenta grande importância para a construção de marca do seu escritório. 

Sabendo disso, a JuriDigital preparou este artigo para explicar como é possível aplicar as técnicas de storytelling em seu marketing jurídico. 

Continue a leitura para saber mais!

O que é storytelling?

A verdade é que desde dos nossos antepassados temos a habilidade de contar histórias, essa é uma característica do ser humano. 

Portanto, todo mundo possui uma bela história para contar, como, por exemplo, como foi passar na faculdade dos sonhos, o significado do seu nome, o momento em que passou na prova da OAB, entre outros tantos episódios da sua vida. 

Enfim, são vários momentos que se contados da forma correta, geram muita curiosidade e interesse de quem ouve a história.

Imagem com a palavra storytelling

Por isso, storytelling é a habilidade do ser humano em contar histórias utilizando recursos do audiovisual que permitem ir além das palavras

A palavra storytelling é composta por duas palavras em inglês: story significa história em português e telling é semelhante a contar. Ou seja, toda história existe um jeito de contar que a torna ainda mais chamativa e cativante. 

Essa técnica permite que empresas de diferentes segmentos promovam o seu negócio e realizem vendas indiretas utilizando a persuasão como aliada. 

Dicas para um storytelling interessante

Agora que você já entendeu o significado da palavra, é importante considerar algumas etapas para colocar essa estratégia em seu conteúdo jurídico, confira.

Imagem exemplifica os pilares de um bom storytelling
  • Técnicas Narrativas: etapa para definir qual o conceito o seu conteúdo terá;
  • Como esse conteúdo será contado: essa é parte fundamental do storytelling, pois é a onde o conteúdo ganha vida;
  • Fluidez: é importante que a sua história tenha um começo, meio e fim, isso torna a experiência do leitor ainda mais interessante. 

Como aplicar o storytelling na advocacia?

Muitos profissionais do ramo do direito ficam em dúvidas sobre como produzir conteúdo para a sua área. Esse fator, pode impactar até mesmo na produtividade do profissional, por achar que isso é muito trabalhoso e difícil.

Para tornar esse processo menos doloroso, separamos aqui alguns tópicos para que você consiga estruturar as suas histórias de forma clara e objetiva. Com certeza, eles guiarão você para iniciar um brainstorming de sucesso.

1. Coloque os seus serviços na narrativa

Normalmente cada profissional do direito escolhe uma área para seguir ou se especializar, sendo interessante que você foque em suas narrativas a sua especialização ou área de atuação dentro do direito

Caso você tenha um escritório com profissionais de diferentes especialidades, é uma ótima oportunidade para explorar as potencialidades de cada área e serviço de atuação. 

Veja um exemplo de como fazer na prática: um escritório de advocacia possui advogados especialistas em direito trabalhista e direito empresarial. Para aplicar o storytelling é possível realizar uma discussão para verificar quais são os temas da área que estão em destaque.

A partir disso, fica fácil de encontrar quais são as principais dores dos clientes, como a falta de conhecimento no assunto ou desejo de mais informações, com esses dados o escritório apresenta quais serviços são oferecidos para solucionar aquela dor.  

2. Construa uma narrativa

Sabendo quais são os problemas do meio jurídico e do seu cliente, é importante colocar a sua empresa no centro da narrativa

Dessa forma, a sua empresa consegue se autopromover e facilitar o entendimento do seu cliente de como a sua organização possui a solução certa. 

Foque sempre em trazer histórias que tenham começo, meio e fim para que o leitor siga uma sequência lógica. 

>> Confira o nosso artigo e saiba como o ChatGPT pode te ajudar no marketing jurídico

3. Utilize a personalidade da sua marca

A personalidade da marca é composta pelas características que a empresa deseja assumir, ou seja, são elementos que a fazem ser reconhecidos, como cor, o modo como se comunica, quais elementos visuais são utilizados. 

Por isso, é importante que esses elementos também apareçam no seu storytelling para que a comunicação aconteça de forma integrada e harmônica

Imagem de marcas e a sua personalidade
Imagem representa diversas marcas e a sua personalidade

Caso faça sentido para o seu escritório, é interessante aplicar modelos de arquétipos em seu marketing jurídico e assim favorecer a presença da sua marca na cabeça dos seus clientes.

4. Observe a cultura do seu público

Esse tópico é para que você sempre reserve um tempo e verifique quais são os temas de interesse do seu cliente e como esses assuntos se relacionam com a sua solução. Confira o exemplo para que você possa entender melhor.

Um escritório que oferece serviços voltados para o direito empresarial pode aproveitar o tema do 13º salário para criar um conteúdo informativo. Dessa maneira, é possível aproximar tanto empresários que precisam estar em dias com as suas obrigações trabalhistas, quanto o trabalhador que busca informação sobre os seus direitos. 

Além disso, esses momentos o seu público possui interesse são uma ótima oportunidade para a produção de conteúdo sazonal e com altos picos de SEO.

Já deu para perceber que o storytelling apresenta grandes oportunidades para fortalecer o marketing jurídico de advogados, não é mesmo? Agora vamos verificar quais os benefícios dessa estratégia. 

Confira os benefícios do storytelling na advocacia

O storytelling aplicado na publicidade possui benefícios que o fazem interessante de serem aplicados em sua estratégia de comunicação, tais como:

Engajar o público

Por meio do storytelling é possível contar uma história que carrega sentimentos, como emoção, angústia, problema e no fim apresentar a solução.

Por isso, ao construir uma narrativa interessante e que se relaciona com as características da sua empresa se torna ainda mais fácil se conectar com o público de interesse. 

Essa forma de contar história facilita que o público continue o enredo até o fim ou em caso de postagem em redes sociais, o usuário fica instigado em passar até a última página da publicação.

O storytelling colabora para que o público certo desperte a atenção para o conteúdo e engaje, deixando like, comentário ou compartilhe com quem possa se interessar pelo tema.  

Despertar desejos e identificação com a marca

Como dito anteriormente, uma história bem contada pode despertar desejo no consumidor e despertar até uma ação espontânea, fazendo com que o cliente vá atrás da marca. 

Esse cenário acontece muito em comercias de comidas e bebidas que apresentam um enredo chamativo, um grande exemplo são os comerciais do Mc Downloads que mostram a méquizice de cada pessoa.

Mas, como aplicar isso no meio jurídico? Os serviços de advogados são contratados a partir de uma dor do cliente, então você pode contar uma história de como conseguiu resolver a dor de um cliente.

Vai além da informação

Com aplicações do storytelling é possível levar o seu leitor para além da informação e aproximá-lo ainda mais da sua marca.

Por isso, aproveite o storytelling para soltar toda a criatividade e cativar o seu público cada vez mais. 

Onde aplicar o storytelling dentro da advocacia?

O storytelling pode ser aplicado em diversos modelos de conteúdo. Mas, lembre-se de tomar cuidado com os exageros, pois essa prática pode cansar o leitor. 

Vamos te mostrar algumas possibilidades para aplicar o storytelling na produção de conteúdo. Confira.

Conteúdo informativo

Esse tipo de conteúdo é muito interessante e bastante utilizado nas estratégias de inbound marketing, o seu grande valor está na transmissão de informação de fácil acesso. 

Sendo excelente para dar apoio ao cliente que deseja ter mais informações sobre determinado produto ou serviço. Um ótimo começo para produzir este tipo de conteúdo é dar dicas jurídicas, recomendar livros ou projetos, além de trazer temas atuais e relacionar com a legislação, por exemplo.

Conteúdo como serviço

O meio jurídico é conhecido por ser bastante complexo, então que tal produzir conteúdos que simplifiquem a vida de seus clientes ou potenciais?

É possível produzir esse tipo de conteúdo de diferentes formas, como, por exemplo, disponibilizar planilhas, ebooks ou passo a passo de como solicitar algum benefício governamental. 

Conteúdo que converse com a audiência

Hoje as redes sociais permitem que comunidades sejam criadas por meio de perfis que tenham o mesmo interesse.

Então, é possível desenvolver conteúdos direcionados a comunidade, com interesses em determinado assunto. Exemplo disso, são advogados que trabalham com a previdência social, um bom caminho é realizar lives para esclarecer dúvidas. Assim o profissional consegue promover o seu conhecimento e atrair potenciais clientes. 

Conclusão

Nesse blogpost entendemos como o storytelling é uma estratégia que pode ser aplicada por profissionais do meio jurídico para construir histórias com narrativas que prendem a atenção do público.

Por meio do storytelling fica ainda mais fácil produzir conteúdos que conversem com a sua audiência de forma clara e objetiva. Além dessa ação ser uma ótima estratégia para posicionar a sua marca.

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