Publicidade na advocacia: qual a importância e como fazer?

Desde 2021, a publicidade na advocacia ganhou novas possibilidades. Isso porque, com a aprovação do provimento 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), algumas regras foram flexibilizadas.

Essa flexibilização era bastante aguardada, uma vez que, o uso da publicidade nos mais diversos ramos de atuação é cada vez mais comum, especialmente, no mundo digital.

Assim, neste artigo, vou te dar algumas dicas de como atuar nesse ramo sem ferir as regras do código da OAB e trazer os motivos pelos quais, você deve utilizar essa estratégia em seu escritório jurídico. Vamos lá?

Qual a diferença entre marketing jurídico e publicidade na advocacia?

Enquanto o marketing jurídico é a atuação no mercado, a publicidade na advocacia é a divulgação.

Isto é, o marketing jurídico é responsável, por exemplo, pela definição de preços, público-alvo, criação de personas, etc. Já a publicidade é a criação dos materiais para divulgação do produto.

O que é publicidade na advocacia?

Publicidade vem do latim “Publicis“, ou seja, “Público” em português. Dessa forma, Publicidade trata-se de tornar algo público. O significado, para além do significado semântico, é então, tornar um serviço público com intuito comercial.

Quando falamos de advocacia, então, se trata de tornar os serviços de um advogado ou advogada público a fim de conquistar novos clientes e fidelizar antigos.

Assim, patrocínio de eventos, cartões de visita, publicação de materiais culturais, materiais informativos, tudo isso, é publicidade na advocacia.

O que diz o código de ética da OAB?

Um dos principais motivos para as regras acerca da publicidade na advocacia é o fato de que, segundo o código de ética da OAB não considera a advocacia como uma atividade mercantil. Por essa razão, não se deve utilizar as diversas estratégias de marketing existentes no mercado com objetivo de venda dos serviços.

Agora, a OAB considera a advocacia um bem de consumo. Isso significa que deve ser consumida. Assim sendo, deve ser, também, divulgada. Por essa razão permite-se o uso da publicidade, porém com restrições.

Tudo isso, resume-se na maneira como a divulgação dos serviços advocatícios podem ser feitos. Segundo o código de ética e até o provimento 205/2021, a publicidade pode ser feita de maneira informativa. Isto é, com estratégias de marketing que foquem no auxílio aos possíveis clientes por meio de conteúdos educativos.

O que ficaria vetado, então? Promoções, divulgação em determinados veículos, veiculação de “brindes” junto a cartões de natal e outras felicitações, com intuito de mercantilizar a oferta do serviço e, a divulgação indiscriminada desses brindes.

Além disso, os advogados e advogadas não podem incluir em seus sites de advocacia, informações de preços, formas de pagamento, gratuidade nos serviços, etc.

O que mudou com o provimento 205/2021 nas regras de publicidade para advogados?

Em primeiro lugar, o provimento 205/2021 que trata das regras de publicidade na advocacia se ocupou de definir os tipos de publicidade.

Art. 2º Para fins deste provimento devem ser observados os seguintes conceitos:

I – Marketing jurídico: Especialização do marketing destinada aos profissionais da área
jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do
exercício da advocacia;
II – Marketing de conteúdos jurídicos: estratégia de marketing que se utiliza da criação e
da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de
comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a)
advogado(a) ou escritório de advocacia;
III – Publicidade: meio pelo qual se tornam públicas as informações a respeito de pessoas,
ideias, serviços ou produtos, utilizando os meios de comunicação disponíveis, desde que
não vedados pelo Código de Ética e Disciplina da Advocacia;
IV – Publicidade profissional: meio utilizado para tornar pública as informações atinentes
ao exercício profissional, bem como os dados do perfil da pessoa física ou jurídica inscrita
na Ordem dos Advogados do Brasil, utilizando os meios de comunicação disponíveis,
desde que não vedados pelo Código de Ética e Disciplina da Advocacia;
V – Publicidade de conteúdos jurídicos: divulgação destinada a levar ao conhecimento do
público conteúdos jurídicos;

Além disso, o provimento se ocupou, principalmente, de permitir a divulgação de serviços advocatícios por meio de tráfego pago, anúncios em tv, rádio e outdoors. Mas, o provimento é claro, a flexibilização se dá, desde que o conteúdo não desrespeite o código de ética dos advogados e a

Publicidade ativa x publicidade passiva

Ademais, o mesmo artigo do provimento se ocupou de diferenciar publicidade ativa e publicidade passiva.

Definiu que publicidade ativa é a divulgação que atinge um alto número de pessoas, mesmo quando essas não buscam pelo conteúdo. Já a publicidade passiva trata-se daquela divulgação que atinge somente o público que buscou pela informação.

Nesse sentido, a publicidade na advocacia que o código de ética permite é a publicidade passiva.

Como fazer publicidade na advocacia?

Uma das maiores dúvidas sobre a publicidade na advocacia é: se agora as regras são flexíveis, como posso começar a utilizar as técnicas para me manter relevante e garantir meu sucesso? Bom, separei algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido.

1 – Entenda a transformação digital na advocacia

O mundo mudou. Com a pandemia, isso foi ainda mais latente. Na advocacia, o mesmo aconteceu. Novas áreas surgiram, novos problemas também, o mundo se formou no digital e está evoluindo nele.

Para se manter relevante, é indispensável entender quais os problemas do mundo atual. Ou seja, além de entrar no digital e investir em marketing digital robusto sem estudo, que tal, em um primeiro momento, estudar o mercado? O que estão falando?

E que tal, estudar outros nichos? Para entender o mundo e atuar nele, é importante entender como ele se comporta.

Você pode, por exemplo, contratar uma agência de marketing digital especializada em marketing jurídico. Por serem especialistas, poderão te auxiliar nesse estudo e quais passos você quer e pode dar.

2 – Invista em marketing jurídico digital: seja ativo nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que o uso das redes sociais apenas se intensificou, ano a ano. É por essa razão que investir nas redes é imprescindível, tanto para pôr em prática o tópico anterior, quanto para fazer a divulgação do seu trabalho.

Hoje, já existem diversos advogados e advogadas que estão se utilizando das redes para fazer publicidade na advocacia por meio de conteúdos educativos e informativos, e consequentemente, se tornado grandes nomes do Direito.

Lembre-se: não tenha preconceitos. Uma rede que para você pode ser muito jovem hoje, amanhã será composta por possíveis clientes – e até concorrentes.

3 – Varie estratégias de marketing jurídico para prospecção de clientes na advocacia

Você não precisa estar em todas as redes e fazer todo o tipo de marketing existente. Sem dúvidas, fazer isso pode trazer apenas cansaço. Mas entender qual o seu público, onde ele está e como ele se comunica vai te fazer ter uma estratégia mais certeira no marketing jurídico digital. Desse modo, consequentemente, você conseguirá mais clientes.

Apesar disso, não deixa de ser importante variar sua estratégia e lugares de divulgação. O seu público, definitivamente, não estará apenas em um lugar. Assim, quanto mais você aparecer para o seu público, em diferentes lugares, com uma estratégia assertiva, mais você conseguirá ser referência e alcançar o sucesso desejado.

4 – Fidelize clientes com marketing para advogados

A fidelização de clientes, cada vez mais, tem tomado o lugar da captação de novos clientes no mundo do marketing. Isso porque, além de ser mais fácil, a troca é mais autêntica e o crescimento também.

Veja bem, um cliente que gosta do seu serviço vai indicá-lo sempre a quem o conhece. Assim, o “marketing boca a boca” garante a construção de um público que não te trocaria por qualquer empecilho.

Pense em você, com certeza você tem aquele seu lugar o qual não troca por nenhum outro e aquele onde nunca mais voltaria, não é? Com seus clientes é a mesma coisa.

Assim, investir na fidelização de clientes é uma maneira de fazer publicidade na advocacia de forma que não irá ferir o código de ética, irá garantir seu sucesso e garantir que seus clientes não te troquem facilmente.

Qual a importância da publicidade para escritórios de advocacia?

Atualmente, quando alguém vai buscar por um produto ou serviço, a primeira coisa que essa pessoa faz é abrir o Google e fazer uma busca pelo que deseja. Em segundos, o Google oferece diversas opções, do mais relevante ao menos relevante, considerando localização, conteúdos que o profissional ou empresa disponibiliza, entre outros.

Hoje em dia, as redes sociais também ocupam essa posição de mecanismo de busca por produtos ou serviços. O Instagram, por exemplo, possui até a possibilidade de comprar diretamente por ele. Já o Tik Tok, chegou a ultrapassar o Google em volume de buscas.

Para resumir o que estou dizendo, hoje, o comportamento do consumidor mudou completamente. O fácil acesso às informações, incluindo as informações comerciais, aumentou consideravelmente a necessidade de publicidade nos mais diversos ramos.

Assim, a publicidade na advocacia passou a ter um papel central no crescimento dos escritórios jurídicos no país. Se antes, as ações publicitárias eram ligadas a eventos e distribuição de flyers e cartões de visitas, hoje, a presença online é a principal maneira de divulgação na advocacia.

Conclusão

Percebe-se, então, que a importância da publicidade na advocacia se dá devido à necessidade de divulgação do trabalho do escritório jurídico ou do advogado(a). Independente de como é essa publicidade, ela sempre foi necessária. Hoje é mais do que nunca.

Existem muitas informações disponíveis para ajudar a conseguir clientes na advocacia. Os conteúdos do blog são um bom começo para você crescer cada vez mais no mercado.