Todo advogado quando se forma deseja ter sucesso e uma vasta cartela de clientes, não é mesmo? Pois bem, um dos caminhos para o sucesso na carreira profissional está na utilização do marketing digital para advogados.
Isso porque, o mundo está cada vez mais interligado na internet, fator esse que colabora para que muitas oportunidades de negócios sejam fechadas no mundo digital, inclusive no ramo de direito.
Sabendo da importância do meio digital para os profissionais do direito, preparamos este guia completo sobre marketing digital, para advogados que desejam conhecer ou se aprofundar nesse assunto.
Confira para saber mais!
O que é marketing digital para advogados?
O marketing digital para advogados consiste na união de estratégias que visam a promoção do profissional no meio online, seja através das redes sociais, sites, entre outras formas.
Com a ampla variedade de redes sociais é possível aplicar diferentes ações que visam encontrar e atrair o público de interesse.
Veja um exemplo de como o marketing digital para advogados funciona na prática:
Uma advogada especialista em aposentadoria pode ter dentro da sua estratégia de marketing digital a produção de conteúdo em vídeo para informar os clientes sobre os seus direitos.
Já um advogado trabalhista pode ser melhor para ele ter um website e produzir conteúdo para as redes sociais, em geral.
Enfim, a depender da especialidade do profissional a estratégia muda, mas sempre o foco na promoção e valorização do profissional dentro do ambiente online.
E você deve estar se perguntando, quem trabalha com o marketing digital tem que deixar as estratégias tradicionais de lado, como, por exemplo, o bom e velho cartão de visita físico, ou a impressão de folhetos?
A resposta é claro que não, tanto as ações online e offline devem andar lado a lado para um sucesso ainda mais duradouro.
Para quem deseja que as duas estratégias caminhem lado a lado pode preferir trabalhar com o marketing jurídico.
O mais importante de tudo, é que as estratégias de divulgação do seu escritório precisam ser feitas com qualidade e planejamento para que os seus clientes recebam um conteúdo de qualidade.
Além disso, é necessário que o advogado ou agência que realiza o seu marketing jurídico cumpra devidamente as regras de publicidade para advogados impostas no Código de Ética da OAB.
Isso porque, o descumprimento dessas normas implica em sanções que podem desabonar a sua carreira profissional.
Agora que você já compreendeu o que é marketing digital para advogados, vamos compreender a relação das redes sociais no processo estratégico do marketing.
Relação do marketing digital e mídias orgânicas
Normalmente os advogados que desejam iniciar com o marketing digital começam primeiramente com as mídias orgânicas.
O termo mídia orgânica é usado para descrever uma rede social ou site que permite conquistar tráfego orgânico, ou seja, sempre precisar investir determinado capital.
Portanto, a mídia orgânica é totalmente gratuita, ao contrário, por exemplo, do Google Ads que é uma plataforma capaz de impulsionar o seu site a partir de um valor pago.
Na verdade, um dos poucos investimentos que você pode precisar fazer são:
- Pagar uma plataforma para fazer o design ou utilizar os modelos gratuitos (uma boa dica, é aproveitar os templates prontos do Canva);
- Pagar uma agência de marketing jurídico, ou se você tiver tempo também poderá fazer as suas próprias publicações;
- Caso deseje poderá enviar para impressões os seus materiais gráficos.
Para começar a trabalhar com o marketing digital e em especial as mídias orgânicas esse é o começo.
Essas ações são passíveis de serem feitas e permitidas pela OAB, além de fazerem parte do bom e velho inbound marketing ou mais conhecido como marketing de atração.
Mas, lembre-se que para obter um resultado satisfatório é necessário investir tempo e dedicação para planejar, além de, claro, ter o conhecimento de qual a melhor forma de aplicar essas estratégias.
Se você preferir, pode contar com a ajuda de agências de marketing especializadas no atendimento de advogados.
Esse é o caso da JuriDigital que está a mais de 6 anos atendendo advogados do Brasil inteiro e impulsionando as suas redes sociais para que eles sejam encontrados por clientes em potencial.
Se você deseja aumentar a sua demanda de clientes, entre em contato agora com a equipe do comercial da JuriDigital.
O que diz a OAB sobre o uso de redes sociais para advogados?
As redes sociais, é permitida pela OAB e é uma das mais utilizadas pelos advogados para divulgarem os seus escritórios e serviços.
Segundo o Código de Ética da OAB e o novo Provimento 205/2021, as mídias orgânicas são classificadas como uma publicidade “passiva”, ou seja, é capaz de atrair o público que está em busca de informações sobre o profissional em questão.
Outra informação importante que o documento traz é que o marketing de conteúdo jurídico é permitido como objeto para informar o público e evidenciar a capacidade do profissional que ali se propõe a responder às dúvidas de seus clientes.
Já o artigo 4º permite a utilização da publicidade passiva, entretanto é importante que não haja mercantilização da profissão.
Portanto, ao seguir essas regras o advogado possui o pleno direito em utilizar as possibilidades das mídias orgânicas.
Uma dica extra, é sempre ficar atento sempre aos novos provimentos da OAB, pois a Ordem sempre que necessário atualiza às normas por meio deste documento.
Descubra as potencialidades das redes sociais no marketing digital para advogados
Como deu para perceber o marketing digital possui foco em mídias digitais, logo as redes sociais e sites se tornam o canal de entrada para os advogados que desejam estar mais próximos dos seus clientes.
Por isso, os diferentes tipos de canais de mídia orgânica possuem potencialidades de alcance que são únicos e que quando bem trabalhado vale muito a pena o investimento.
Vamos conhecer um pouco mais a fundo os canais que permitem o vasto trabalho em mídia orgânica.
1. Blog
O blog ou site para advogados são um excelente canal para a produção de conteúdo jurídico. Isso porque, é possível escrever textos completos que respondam às principais dúvidas dos seus clientes.
Além disso, se o seu conteúdo tiver uma boa qualidade, bem escrito e com as técnicas corretas de otimização para SEO, saiba que é possível alcançar as primeiras páginas de pesquisas dos buscadores na internet.
Esse fator colabora para que o seu site em geral aumente a autoridade e claro, o volume de tráfego, logo também é possível conquistar novos clientes.
2. Redes sociais
Sabemos que existem vários tipos de redes sociais, e cada uma possui uma determinada característica.
Por isso, antes de começar a produzir conteúdo para as redes sociais é importante conhecer o seu público e entender quais ferramentas de cada rede social são melhores para atrair esse tipo de público.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos aqui um resumo das principais redes sociais.
Muitas pessoas possuem preconceito com o Facebook, pois consideram que ele é uma rede social ultrapassada.
Mas a verdade é que essa ainda é uma das redes sociais mais utilizada no mundo todo e pode trazer muitos resultados para os advogados que desejam atrair mais clientes.
Portanto, sempre que possível dê atenção ao Facebook, atualize as suas informações de contato sempre que necessário.
A produção de conteúdo no Facebook é bem semelhante ao do Instagram, nele é possível publicar imagens únicas ou várias imagens em post só.
Entretanto, um lado negativo do Facebook é a falta do formato carrossel, pois as imagens múltiplas ficam sem sequência.
Além disso, no Facebook é possível compartilhar vídeos longos e curtos, além de, claro, acompanhar muitas métricas de como está o seu desempenho.
Um lado positivo para quem usa Instagram e Facebook é a integração das duas redes sociais, pois fazem parte da mesma empresa administradora.
Com isso, é possível acessar o Meta Business Suite que permite verificar as métricas das duas redes sociais em um único canal.
Além disso, também é possível programar publicações, story, reels nas duas redes sociais em um único lugar.
Isso colabora para que você advogado consiga administrar o seu conteúdo com maior facilidade e sem perder o foco.
Para obter bons resultados no Instagram é possível utilizar vídeos curtos chamados de reels para responder às dúvidas do seu público de forma prática.
E para você advogado mais descontraído, se quiser poderá entrar nas chamadas trends (formato de vídeos ou tendências que estão em alta no Instagram).
Lembre-se sempre de ter cautela e realizar somente aquelas ações que estão alinhadas com o seu perfil.
O LinkedIn é uma rede social focada no mundo corporativo, por isso o conteúdo é diferente, como, por exemplo, há o uso maior de texto e reflexões sobre a carreira profissional.
Dessa forma, o LinkedIn é uma ótima mídia social para se conectar com outros colegas de carreira e também produzir conteúdos relacionados a sua área de atuação.
>> Confira como fazer o seu LinkedIn de forma correta.
3. YouTube
O YouTube é uma ótima ferramenta para quem deseja esclarecer dúvidas e atrair clientes, isso porque a área do direito carrega consigo muitas dúvidas para pessoas que não são do ramo.
Dessa forma, o canal no YouTube se torna uma forma eficiente para responder às dúvidas mais complexas, além de criar um relacionamento ainda mais forte com o seu potencial cliente.
Saiba que a Ordem dos Advogados do Brasil possui algumas ressalvas quanto a publicação de vídeos, confira:
Art. 4º – § 2º Na divulgação de imagem, vídeo ou áudio contendo atuação profissional, inclusive em audiências e sustentações orais, em processos judiciais ou administrativos, não alcançados por segredo de justiça, serão respeitados o sigilo e a dignidade profissional e vedada a referência ou menção a decisões judiciais e resultados de qualquer natureza obtidos em procedimentos que patrocina ou participa de alguma forma, ressalvada a hipótese de manifestação espontânea em caso coberto pela mídia;
Art. 5º – § 3º É permitida a participação do advogado ou da advogada em vídeos ao vivo ou gravados, na internet ou nas redes sociais, assim como em debates e palestras virtuais, desde que observadas as regras dos arts. 42 e 43 do CED, sendo vedada a utilização de casos concretos ou apresentação de resultados;
Proibido o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo.
Portanto, no momento de produzir conteúdo para as mídias orgânicas é importante sempre estar atento ao cumprimento das regras estabelecidas pela OAB para que você não tenha nenhuma punição.
Benefícios do marketing digital para advogados
Como já deu para perceber, existem diversos benefícios para os advogados que aplicam as estratégias do marketing digital.
Vamos conferir quais são os principais benefícios que o marketing digital para advogados possui.
1. Fortalecimento da credibilidade digital do escritório
Certamente você advogado quando queria encontrar algum endereço ou estabelecimento já recorreu ao Google Maps ou até mesmo deu uma olhadinha nas redes sociais.
Saiba que essa é uma prática comum na maioria dos novos clientes que estão com alguma dúvida ou desejam encontrar um serviço específico.
Por isso, para advogados ter um site profissional e uma rede social bem estruturada se torna essencial, pois essa ação transfere maior credibilidade aos seus serviços.
A partir desse fortalecimento de imagem, logo se torna mais fácil atrair e converter os usuários das suas redes sociais em clientes reais.
Outro aspecto que as estratégias de marketing digital para advogados contribui é para que os seus conteúdos apareçam nos primeiros resultados das buscas.
Saiba que quando um texto responde às principais dúvidas do seu público-alvo você possui a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento, além de ser encontrado com maior facilidade.
Por isso, o marketing digital anda lado a lado com as estratégias de Otimização para os Mecanismos de Buscas (SEO).
2. Evidenciar o seu conhecimento e autoridade no assunto
Como vimos, as mídias orgânicas permitem a criação de conteúdo, esse cenário é ideal para profissionais que desejam mostrar o seu conhecimento.
Além disso, esses canais permitem popularizar temas que são complexos ou desconhecidos para a maioria da sociedade.
Profissionais que ensinam o que sabem conseguem mostrar o seu saber e assim evidenciar a sua forma de trabalhar.
Dessa maneira, as redes sociais se tornam um caminho de atração de cliente de forma indireta.
3. Investimento baixo e retorno alto
O investimento em mídia orgânica é muito baixo quando comparado às mídias pagos, sendo necessária muita constância nas publicações e adequação para que o seu conteúdo seja entregue ao público certo.
Além disso, a ampla variedade de redes permite ao advogado trabalhar o seu marketing digital de forma estratégica naquela que melhor atende às suas necessidades.
4. Atração de clientes de forma gratuita
A produção de conteúdo com frequência e qualidade é uma grande fonte de atração para novos clientes.
Isso porque, o mundo jurídico é complexo e o Brasil possui um sistema judiciário muito caótico. Esse fator torna a distribuição de conteúdo jurídico uma forma de atrair clientes por meio de um canal gratuito.
Sendo este um recurso ideal que permite a execução de estratégias de marketing digital possível independente do tamanho do escritório de advocacia ou ramo de atuação.
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