Perfil da empresa no Google Meu Negócio para advogados em 2023

O Perfil da Empresa ou conhecido como antigo Google Meu Negócio é uma ferramenta interessante para diferentes negócios, incluindo advogados e escritórios de advocacia.

Isso porque, a plataforma permite que o escritório apareça para potenciais clientes no Google Maps, pesquisa no Google ou SERPs.

Para o sucesso da plataforma é importante que os profissionais sigam algumas instruções no momento de cadastrar a sua empresa, além de atualizar as informações que ali estão.

Essas ações colaboram para aumentar o seu alcance de novos clientes.

Sabendo da importância dessa ferramenta, a equipe da JuriDigital preparou este artigo com dicas preciosas que vão favorecer o seu perfil em 2023.

Confira para saber mais!

O que é o perfil da Empresa no Google ou antigo Google Meu Negócio 

O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google, que possibilita empresas de diferentes ramos de atuação divulgarem o seu negócio para aparecer nos resultados de pesquisa.

Dessa maneira, escritórios de advocacia conseguem apresentar a sua solução para clientes que estão procurando por alguma solução jurídica.  

Para se ter ideia, segundo dados do Ubersuggest, mais de 110 mil pessoas pesquisam no Google a palavra advogado. 

Além disso, o fluxo de pesquisa para advogados especializados em determinada área também é alto durante todo o mês.

Confira quais são os números: 

Imagem com as informações de pesquisa no Google
  • Advogado criminalista: 18.100;
  • Advogado de família: 20.350;
  • Advogado trabalhista: 21.200.

Por esse motivo, o Perfil da Empresa no Google se torna tão interessante para advogados que desejam ampliar a sua carteira de clientes. 

Um dos destaques da ferramenta são as diversas possibilidades de uso, como atualizar as informações da empresa com facilidade, adicionar novidades e promoções, listar os serviços, entre outros.

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Confira os benefícios do Google Meu Negócio para advogados

Como já deu para perceber, o Google Meu Negócio permite a inserção de diversas informações importantes para o seu cliente entender como funciona o seu escritório.

Mas, além de tudo isso, existem outros benefícios que vão contribuir para que você advogado crie o seu Perfil da Empresa. 

Confira agora quais são esses benefícios!

Maior visibilidade para o seu escritório

Como vimos as pesquisas por advogados no Google Meu Negócio são bastante grandes, por meio de um perfil é possível aparecer nessa primeira página.

Dessa forma, a visibilidade do seu escritório também cresce ao aparecer nos resultados de pesquisa do Google e Google Maps.

Para a felicidade de quem gosta de performance, estudos recentes do Think With Google evidenciaram que houve um aumento na pesquisa de frases “onde comprar” e “perto de mim” em smartphones. Esse aumento chegou a mais de 200% nos últimos anos.   

Imagem faz referência sobre os beneficíos do Google Meu Negócio

Uma grande vantagem desse tipo de pesquisa é a sua característica de “descoberta”, ou seja, a pessoa não está procurando por uma marca específica, mas sim, uma busca geral.

Isso colabora para que o consumidor esteja aberto para novas experiências de compras. Caso o usuário esteja perto do seu estabelecimento, é provável que ele vá até você. 

Promoção da reputação de marca

Outro grande benefício é a promoção da reputação do seu escritório, através das avaliações dos seus clientes.

Destarte, que o recurso de avaliações é lido por 98% dos usuários que procuram por empresas no Google Meu Negócio.

Print da aba de avaliações do Google Meu Negócio

As avaliações do Google Maps funcionam por meio de estrelinhas que variam de 1 a 5, e podem conter a descrição do porquê o cliente deu aquela nota.

Portanto, quanto mais perto de 5 melhor é a taxa de recomendação dos clientes, além de mostrar para o Google que as pessoas gostam dos seus serviços ou produtos. 

Fortalecer o marketing local 

Já o marketing local ou estratégias de intenção de buscas (SEO local), consiste em estratégias que otimizam o conteúdo para ser encontrado por pessoas que estejam próximas ou na mesma região do seu escritório. 

O benefício do marketing local está em facilitar a decisão de compra do cliente, por meio do uso de informações que mostram como o seu escritório é a melhor solução.

Vejamos um exemplo: um profissional CLT acaba de ser demitido e sente que os seus direitos trabalhistas não foram devidamente respeitados. 

Para esclarecer todas as dúvidas, ele procura no Google: “advogados trabalhistas próximos a mim” ou “advogados trabalhistas”.

Normalmente, o Google verifica a localização do usuário e traz como respostas profissionais que são da mesma região, cidade e estado. 

A partir dos resultados encontrados, o trabalhador pode verificar as informações de cada advogado, como formas de pagamento, avaliações de outros clientes, fotos, dados para contato, entre outros. 

Com certeza, o perfil que estiver mais completo e com informações atualizadas será o escolhido para o primeiro contato. 

Saiba também que as avaliações presentes no Perfil da Empresa, são fundamentais para o aumento da confiança do cliente e assim deseje realizar contato com o seu escritório. 

Imagem de clientes comprando no Google Meu Negócio

Portanto, todos esses benefícios favorecem o aumento da demanda de clientes locais para o seu escritório de advocacia.

Mas, para o sucesso do seu Google Meu Negócio é necessário que a estratégia da sua empresa esteja alinhada com outras ações para atrair e reter clientes.

Passo a passo de como fazer o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio

Para realizar o cadastro da sua empresa no Perfil da Empresa do Google é bem simples e intuitivo. 

Preparamos aqui um passo a passo para facilitar o cadastro do seu escritório ou serviços de advocacia.  

1. Adicione o seu escritório no Google Maps 

No canto esquerdo (nos três tracinhos) da página do Google Maps é possível acessar diversos recursos. 

Procure por “adicione sua empresa”. Para adicionar é necessário ter uma conta comercial no Google, caso não tenha é necessário fazer uma conta para trabalho ou empresa

Imagem da primeira página para criar uma conta no Google Meu Negócio
Imagem meramente ilustrativa

Seguindo adiante com a sua conta comercial, preencha as informações solicitadas, como:

  • Nome e sobrenome;
  • Telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Senha.

Feito isso, é necessário comprovar a sua identidade por meio de um código que chegará ao seu celular. 

Logo em seguida, aceite os termos e condições dos serviços Google.

Hora de configurar o seu perfil comercial 

Essa é a etapa em que vamos configurar todas as informações da sua conta no Google Meu Negócio. 

Primeiramente digite o nome do seu escritório. Muita atenção nessa parte para escrever o nome do seu escritório exatamente como deseja que ele apareça nas pesquisas do Google.

Obs: ao digitar o Google exibe uma lista de empresas que já possuem esse nome. 

Imagem mostra como é a etapa para adicionar o nome da sua empresa no Google Meu Negócio
Imagem ilustrativa

Em seguida, temos a lista de categorias, é essencial você escolher uma categoria que mais se encaixa com o seu escritório. 

Pois, é a categoria que informa o Google sobre qual ramo a sua empresa faz parte. Essa informação colabora para que o algoritmo escolha as respostas mais adequadas para o tipo de pesquisa.

Coloque a sua localização

Essa é uma opção, porém, categorias do tipo restaurante são obrigadas a colocarem um endereço.

Caso o seu escritório tenha um endereço físico pode adicionar, mas se não tiver é só passar para frente.

Se você adicionou o endereço comercial, é normal que o Google pergunte se há entregas ou visitas em domicílio.

Para quem não adicionou endereço, essa etapa é obrigatória, para concluir basta clicar em uma das opções. 

Como adicionar informações no Perfil da Empresa do Google?

Outra etapa importante é adicionar as informações do seu escritório, isso porque é por meio delas que os seus novos clientes entrarão em contato com você.

Aqui você deve adicionar o número comercial da empresa, pode ser inclusive o WhatsApp Business

Além disso, é preciso colocar a URL do seu site jurídico, caso tenha um, ou outro link que leve os usuários para a sua rede social.

Dica extra: Ative as recomendações

No final, o Google perguntará se você deseja receber atualizações e recomendações para que o seu perfil tenha um desempenho melhor.

Portanto, essa é uma boa oportunidade para manter o seu perfil sempre atualizado e conforme as novas funções que a plataforma agrega.

 Último passo verificar o seu perfil no Google Meu Negócio

Agora que você já preencheu as etapas principais do Google Meu Negócio é necessário fazer a verificação, essa ação é semelhante às verificações para abrir uma conta nas redes sociais.

Para concluir, o Google permite 5 formas:

  1. Por meio de um telefone, recebendo chamada ou mensagem de texto com o código;
  2. Através do e-mail que contém o código;
  3. Por carta que chega através do correio, você receberá o seu código;
  4. Mediante uma gravação de vídeo mostrando a localização da sua empresa e que de fato você é proprietário do negócio;
  5. Ou por chamada de vídeo ao vivo com um representante do Google. 

Saiba que as possibilidades de verificação variam para quem adicionou um endereço ou não. 

image de carta de verificação google meu negócio
Imagem ilustrativa

Confira como fica:

  • Empresas com local físico serão verificadas mediante carta pelo correio.
  • Se o seu escritório não tiver endereço, é necessário adicionar o endereço pessoal do proprietário para a verificação. Nessa situação, é possível escolher entre receber uma ligação ou mensagem.

Se por algum motivo as opções de verificação não funcionarem corretamente, entre em contato com a central de ajuda do Google

Agora que você já compreendeu como adicionar as informações essenciais para o perfil de empresa no Google, chegou a hora de adicionar outros elementos que vão potencializar a sua conta. 

Dica JuriDigital: potencialize o seu Perfil de Empresa no Google Meu negócio

Concluindo a etapa de verificação, o Google permite que você adicione outras informações sobre a sua empresa e ative os serviços que a sua categoria possui.

Importante: recomendamos que para a melhor performance do seu serviço é necessário preencher o máximo de informações possível. 

Veja quais são as opções: 

Adicione serviços específicos dentro da sua categoria 

Ao selecionar a sua categoria de negócio é possível adicionar serviços específicos, como, por exemplo, uma agência de marketing pode adicionar um serviço específico de telemarketing.

Essa ação contribui para que o seu escritório esteja entre os primeiros no ranking de pesquisas e assim apareça na primeira página. 

Coloque o seu horário de funcionamento 

Logo em seguida, é necessário adicionar o dia e horário de funcionamento do seu escritório. Portanto, selecione todos os dias da semana quem que o escritório recebe clientes, defina os horários de abertura e fechamento. 

Ative as mensagens 

Outra opção bastante interessante, é o recurso de mensagens, por meio dele os clientes podem enviar mensagens diretamente no perfil do Google Meu Negócio. 

Porém, para que o seu potencial cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é necessário que essa opção seja somente ativada mediante um responsável para responder às mensagens. 

Para ativar, basta selecionar a “opção mensagem”.

Coloque a descrição do seu escritório no Google Meu Negócio

O Google permite que a descrição contenha cerca de 750 caracteres, por isso, é muito importante utilizar técnicas de escrita, como storytelling ou gatilhos mentais para atrair o seu cliente.

Além disso, é importante seguir a recomendação do Google no momento de escrever a recomendação da sua empresa. Veja algumas dessas recomendações:

  • Seus produtos ou serviços;
  • Seu ponto de venda;
  • Sua história;
  • Qualquer outra informação que os usuários possam achar útil.

Adicione fotos com qualidade

As fotos são fundamentais para que o seu Perfil da Empresa no Google tenha sucesso, pois é através delas que os clientes conseguem identificar os seus produtos e reconhecer o seu escritório por meio da identidade visual.

Portanto, adicione a logomarca do seu escritório na foto de perfil, coloque também foto do ambiente interno e externo do seu escritório para que os clientes tenham noção de como ele é.

Google ads

Por fim, saiba que também é possível configurar a sua conta através do Google Ads, e o melhor, sem perder os resultados da busca orgânica.

E caso queira patrocinar o seu perfil no Google Ads para aparecer sempre nos primeiros lugares de pesquisa, essa função se torna viável.

Conclusão

Durante o artigo, verificamos como o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio possui benefícios interessantes para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar na internet.

Além disso, essa é uma plataforma gratuita e descomplicada, favorecendo a atualização das informações constantemente e o aumento da venda local. 

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