O Perfil da Empresa ou conhecido como antigo Google Meu Negócio é uma ferramenta interessante para diferentes negócios, incluindo advogados e escritórios de advocacia.
Isso porque, a plataforma permite que o escritório apareça para potenciais clientes no Google Maps, pesquisa no Google ou SERPs.
Para o sucesso da plataforma é importante que os profissionais sigam algumas instruções no momento de cadastrar a sua empresa, além de atualizar as informações que ali estão.
Essas ações colaboram para aumentar o seu alcance de novos clientes.
Sabendo da importância dessa ferramenta, a equipe da JuriDigital preparou este artigo com dicas preciosas que vão favorecer o seu perfil em 2023.
Confira para saber mais!
O que é o perfil da Empresa no Google ou antigo Google Meu Negócio
O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google, que possibilita empresas de diferentes ramos de atuação divulgarem o seu negócio para aparecer nos resultados de pesquisa.
Dessa maneira, escritórios de advocacia conseguem apresentar a sua solução para clientes que estão procurando por alguma solução jurídica.
Para se ter ideia, segundo dados do Ubersuggest, mais de 110 mil pessoas pesquisam no Google a palavra advogado.
Além disso, o fluxo de pesquisa para advogados especializados em determinada área também é alto durante todo o mês.
Confira quais são os números:
- Advogado criminalista: 18.100;
- Advogado de família: 20.350;
- Advogado trabalhista: 21.200.
Por esse motivo, o Perfil da Empresa no Google se torna tão interessante para advogados que desejam ampliar a sua carteira de clientes.
Um dos destaques da ferramenta são as diversas possibilidades de uso, como atualizar as informações da empresa com facilidade, adicionar novidades e promoções, listar os serviços, entre outros.
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Confira os benefícios do Google Meu Negócio para advogados
Como já deu para perceber, o Google Meu Negócio permite a inserção de diversas informações importantes para o seu cliente entender como funciona o seu escritório.
Mas, além de tudo isso, existem outros benefícios que vão contribuir para que você advogado crie o seu Perfil da Empresa.
Confira agora quais são esses benefícios!
Maior visibilidade para o seu escritório
Como vimos as pesquisas por advogados no Google Meu Negócio são bastante grandes, por meio de um perfil é possível aparecer nessa primeira página.
Dessa forma, a visibilidade do seu escritório também cresce ao aparecer nos resultados de pesquisa do Google e Google Maps.
Para a felicidade de quem gosta de performance, estudos recentes do Think With Google evidenciaram que houve um aumento na pesquisa de frases “onde comprar” e “perto de mim” em smartphones. Esse aumento chegou a mais de 200% nos últimos anos.
Uma grande vantagem desse tipo de pesquisa é a sua característica de “descoberta”, ou seja, a pessoa não está procurando por uma marca específica, mas sim, uma busca geral.
Isso colabora para que o consumidor esteja aberto para novas experiências de compras. Caso o usuário esteja perto do seu estabelecimento, é provável que ele vá até você.
Promoção da reputação de marca
Outro grande benefício é a promoção da reputação do seu escritório, através das avaliações dos seus clientes.
Destarte, que o recurso de avaliações é lido por 98% dos usuários que procuram por empresas no Google Meu Negócio.
As avaliações do Google Maps funcionam por meio de estrelinhas que variam de 1 a 5, e podem conter a descrição do porquê o cliente deu aquela nota.
Portanto, quanto mais perto de 5 melhor é a taxa de recomendação dos clientes, além de mostrar para o Google que as pessoas gostam dos seus serviços ou produtos.
Fortalecer o marketing local
Já o marketing local ou estratégias de intenção de buscas (SEO local), consiste em estratégias que otimizam o conteúdo para ser encontrado por pessoas que estejam próximas ou na mesma região do seu escritório.
O benefício do marketing local está em facilitar a decisão de compra do cliente, por meio do uso de informações que mostram como o seu escritório é a melhor solução.
Vejamos um exemplo: um profissional CLT acaba de ser demitido e sente que os seus direitos trabalhistas não foram devidamente respeitados.
Para esclarecer todas as dúvidas, ele procura no Google: “advogados trabalhistas próximos a mim” ou “advogados trabalhistas”.
Normalmente, o Google verifica a localização do usuário e traz como respostas profissionais que são da mesma região, cidade e estado.
A partir dos resultados encontrados, o trabalhador pode verificar as informações de cada advogado, como formas de pagamento, avaliações de outros clientes, fotos, dados para contato, entre outros.
Com certeza, o perfil que estiver mais completo e com informações atualizadas será o escolhido para o primeiro contato.
Saiba também que as avaliações presentes no Perfil da Empresa, são fundamentais para o aumento da confiança do cliente e assim deseje realizar contato com o seu escritório.
Portanto, todos esses benefícios favorecem o aumento da demanda de clientes locais para o seu escritório de advocacia.
Mas, para o sucesso do seu Google Meu Negócio é necessário que a estratégia da sua empresa esteja alinhada com outras ações para atrair e reter clientes.
Passo a passo de como fazer o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio
Para realizar o cadastro da sua empresa no Perfil da Empresa do Google é bem simples e intuitivo.
Preparamos aqui um passo a passo para facilitar o cadastro do seu escritório ou serviços de advocacia.
1. Adicione o seu escritório no Google Maps
No canto esquerdo (nos três tracinhos) da página do Google Maps é possível acessar diversos recursos.
Procure por “adicione sua empresa”. Para adicionar é necessário ter uma conta comercial no Google, caso não tenha é necessário fazer uma conta para trabalho ou empresa.
Seguindo adiante com a sua conta comercial, preencha as informações solicitadas, como:
- Nome e sobrenome;
- Telefone;
- Endereço de e-mail;
- Senha.
Feito isso, é necessário comprovar a sua identidade por meio de um código que chegará ao seu celular.
Logo em seguida, aceite os termos e condições dos serviços Google.
Hora de configurar o seu perfil comercial
Essa é a etapa em que vamos configurar todas as informações da sua conta no Google Meu Negócio.
Primeiramente digite o nome do seu escritório. Muita atenção nessa parte para escrever o nome do seu escritório exatamente como deseja que ele apareça nas pesquisas do Google.
Obs: ao digitar o Google exibe uma lista de empresas que já possuem esse nome.
Em seguida, temos a lista de categorias, é essencial você escolher uma categoria que mais se encaixa com o seu escritório.
Pois, é a categoria que informa o Google sobre qual ramo a sua empresa faz parte. Essa informação colabora para que o algoritmo escolha as respostas mais adequadas para o tipo de pesquisa.
Coloque a sua localização
Essa é uma opção, porém, categorias do tipo restaurante são obrigadas a colocarem um endereço.
Caso o seu escritório tenha um endereço físico pode adicionar, mas se não tiver é só passar para frente.
Se você adicionou o endereço comercial, é normal que o Google pergunte se há entregas ou visitas em domicílio.
Para quem não adicionou endereço, essa etapa é obrigatória, para concluir basta clicar em uma das opções.
Como adicionar informações no Perfil da Empresa do Google?
Outra etapa importante é adicionar as informações do seu escritório, isso porque é por meio delas que os seus novos clientes entrarão em contato com você.
Aqui você deve adicionar o número comercial da empresa, pode ser inclusive o WhatsApp Business.
Além disso, é preciso colocar a URL do seu site jurídico, caso tenha um, ou outro link que leve os usuários para a sua rede social.
Dica extra: Ative as recomendações
No final, o Google perguntará se você deseja receber atualizações e recomendações para que o seu perfil tenha um desempenho melhor.
Portanto, essa é uma boa oportunidade para manter o seu perfil sempre atualizado e conforme as novas funções que a plataforma agrega.
Último passo verificar o seu perfil no Google Meu Negócio
Agora que você já preencheu as etapas principais do Google Meu Negócio é necessário fazer a verificação, essa ação é semelhante às verificações para abrir uma conta nas redes sociais.
Para concluir, o Google permite 5 formas:
- Por meio de um telefone, recebendo chamada ou mensagem de texto com o código;
- Através do e-mail que contém o código;
- Por carta que chega através do correio, você receberá o seu código;
- Mediante uma gravação de vídeo mostrando a localização da sua empresa e que de fato você é proprietário do negócio;
- Ou por chamada de vídeo ao vivo com um representante do Google.
Saiba que as possibilidades de verificação variam para quem adicionou um endereço ou não.
Confira como fica:
- Empresas com local físico serão verificadas mediante carta pelo correio.
- Se o seu escritório não tiver endereço, é necessário adicionar o endereço pessoal do proprietário para a verificação. Nessa situação, é possível escolher entre receber uma ligação ou mensagem.
Se por algum motivo as opções de verificação não funcionarem corretamente, entre em contato com a central de ajuda do Google.
Agora que você já compreendeu como adicionar as informações essenciais para o perfil de empresa no Google, chegou a hora de adicionar outros elementos que vão potencializar a sua conta.
Dica JuriDigital: potencialize o seu Perfil de Empresa no Google Meu negócio
Concluindo a etapa de verificação, o Google permite que você adicione outras informações sobre a sua empresa e ative os serviços que a sua categoria possui.
Importante: recomendamos que para a melhor performance do seu serviço é necessário preencher o máximo de informações possível.
Veja quais são as opções:
Adicione serviços específicos dentro da sua categoria
Ao selecionar a sua categoria de negócio é possível adicionar serviços específicos, como, por exemplo, uma agência de marketing pode adicionar um serviço específico de telemarketing.
Essa ação contribui para que o seu escritório esteja entre os primeiros no ranking de pesquisas e assim apareça na primeira página.
Coloque o seu horário de funcionamento
Logo em seguida, é necessário adicionar o dia e horário de funcionamento do seu escritório. Portanto, selecione todos os dias da semana quem que o escritório recebe clientes, defina os horários de abertura e fechamento.
Ative as mensagens
Outra opção bastante interessante, é o recurso de mensagens, por meio dele os clientes podem enviar mensagens diretamente no perfil do Google Meu Negócio.
Porém, para que o seu potencial cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é necessário que essa opção seja somente ativada mediante um responsável para responder às mensagens.
Para ativar, basta selecionar a “opção mensagem”.
Coloque a descrição do seu escritório no Google Meu Negócio
O Google permite que a descrição contenha cerca de 750 caracteres, por isso, é muito importante utilizar técnicas de escrita, como storytelling ou gatilhos mentais para atrair o seu cliente.
Além disso, é importante seguir a recomendação do Google no momento de escrever a recomendação da sua empresa. Veja algumas dessas recomendações:
- Seus produtos ou serviços;
- Seu ponto de venda;
- Sua história;
- Qualquer outra informação que os usuários possam achar útil.
Adicione fotos com qualidade
As fotos são fundamentais para que o seu Perfil da Empresa no Google tenha sucesso, pois é através delas que os clientes conseguem identificar os seus produtos e reconhecer o seu escritório por meio da identidade visual.
Portanto, adicione a logomarca do seu escritório na foto de perfil, coloque também foto do ambiente interno e externo do seu escritório para que os clientes tenham noção de como ele é.
Google ads
Por fim, saiba que também é possível configurar a sua conta através do Google Ads, e o melhor, sem perder os resultados da busca orgânica.
E caso queira patrocinar o seu perfil no Google Ads para aparecer sempre nos primeiros lugares de pesquisa, essa função se torna viável.
Conclusão
Durante o artigo, verificamos como o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio possui benefícios interessantes para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar na internet.
Além disso, essa é uma plataforma gratuita e descomplicada, favorecendo a atualização das informações constantemente e o aumento da venda local.
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