Conheça os 4 Melhores Cursos para Alavancar seu Marketing Jurídico

Trabalhar o marketing jurídico ainda pode ser uma questão difícil para muitos advogados do ramo, não é mesmo? Antes de tudo: Você já pensou em fazer cursos de marketing digital jurídico para aprender mais sobre as técnicas e atrair clientes?

Saiba que ao aplicar as técnicas do marketing jurídico é possível conquistar novos clientes e negócios que estão alinhados com o propósito do seu escritório e assim aumentar a sua receita.

E para que essas ações tenham sucesso, é necessário que essas estratégias estejam alinhadas com o Código de Ética proposto pela OAB. Além disso, um bom planejamento de comunicação e a análise do mercado de atuação fazem total diferença para alcançar o seu objetivo profissional. 

Sabendo dessa importância, preparamos uma lista com os melhores cursos de marketing digital jurídico que oferecem a você advogado um olhar analítico sobre as suas estratégias de marketing.

Continue lendo para saber quais são os melhores cursos e a descrição de cada um.

Confira os melhores Cursos de Marketing Digital Jurídico

Confira quais são os melhores e mais famosos cursos voltados para o marketing digital jurídico e um breve resumo sobre: a temática, conteúdo, metodologia, objetivos e professores. 

Dessa maneira, você consegue ter uma breve noção de como funciona o curso e quais os objetivos dessa formação. 

1. JuriDigital: Dominando o Google Ads

Com o curso da JuriDigital você consegue descobrir quais são as principais estratégias aplicadas ao Google Ads para conquistar novos clientes diariamente.

O principal objetivo do curso é tornar o seu negócio fácil de ser encontrado nas plataformas de pesquisa. Como complemento, você terá apoio na construção de um WebSite profissional para que novos clientes conheçam a sua marca e quais serviços você oferece.

Isso porque, mais 110 mil pessoas utilizam o Google- maior site de pesquisa do mundo e procuram a palavra advogado. Existem também grande procura para advogado criminalista com 18.100; advogado de família 20.350; advogado trabalhista com 21,200 mil pesquisas por mês.

Dados como esses não deixam dúvidas da importância do advogado se posicionar de forma estratégica no meio digital. Principalmente por meio de propagandas pagas no Google Ads, que permitem ao profissional posicionar os seus serviços para quem busca e precisa deles.

Sabendo disso, o conteúdo do curso da JuriDigital consiste em: 

Conteúdo do curso: 

  • Aprenda a fazer campanhas no Google Ads: você aprenderá como fazer campanhas no Google segmentadas para a sua área de atuação ou projeto de interesse. Para que o seu negócio e soluções cheguem ao público-alvo de maneira assertiva, no momento e na hora certa;
  • Tenha Autonomia: a JuriDigital pensa na didática do curso, por isso, garante que após o aprendizado o aluno terá autonomia e liberdade para rodar as suas próprias campanhas e atrair novos clientes. Além disso, aplicando as estratégias propostas pelo professor, é possível poupar tempo na construção de estratégias assertivas e com bom desempenho;
  • Conheça todas as normas da OAB: a Ordem dos Advogados do Brasil impõe restrições relacionadas à publicidade de advogados, sendo necessário tomar certos cuidados. No curso você vai aprender como fazer publicidade do zero sem ferir o Código de Ética da OAB;
  • Acesso ao suporte durante todo o curso: em caso de dúvidas é possível acionar os professores da JuriDigital que darão todo o suporte necessário. 

Conheça o professor e idealizador do curso:

Alexandre Lopes é sócio e proprietário da empresa JuriDigital– uma das primeiras agências especializada em marketing jurídico do Brasil. Devido a essa experiência ele viu de perto quais são as dificuldades dos advogados com o marketing, por esse motivo decidiu lançar este curso para dar autonomia e liberdade para o profissional fazer as suas próprias campanhas e obter bons resultados. 

Alexandre também possui grandes habilidades com Google Ads desde 2007. Atuando como mentor e consultor em diferentes segmentos tais como startup, vinícolas e empresas de tecnologia. 

Já em 2017, ao observar a carência do mercado jurídico, decidiu se especializar em marketing digital jurídico e oferecer por meio da JuriDigital um atendimento focado e personalizado para atender as necessidades de cada profissional.

Principais dúvidas sobre o curso:

  • Formas de pagamento: é possível parcelar em até 12 vezes. 
  • Tempo de acesso ao curso: você pode acessá-lo de onde e quando quiser com o acesso vitalício.
  • Nível do curso: para iniciantes ou profissionais que desejam aprofundar o seu conhecimento. O curso vai do zero ao mais avançado.
  • O curso trata apenas do Google Ads: o foco principal é o Google Ads, porém também é abordado os principais aspectos de marketing digital para o seu escritório.

Ficou interessado? Então acesse o link e garanta a sua vaga!

2. Advogado Preparado Para Vencer 

O curso Advogado Preparado Para Vencer consiste em um treinamento de alta performance para advogados e pequenos escritórios que desejam conquistar mais clientes, construir a sua reputação por honorários atrativos de forma ética e profissional.

Conteúdo do curso: 

  • Mentalidade empreendedora: aprenda as ferramentas da neurociência e psicologia positiva aplicadas no mundo empresarial;
  • Estratégia de negócios: aprenda como planejar a sua carreira para ter maior destaque profissional;
  • Honorários: aprenda a calcular o seu honorário de forma estratégica;
  • Marketing: aprenda utilizar a internet e se posicionar no digital;
  • Como ser contratado: aprenda estratégias de negociação e satisfação do cliente.

Conheça o professor e idealizador do curso:

Katia Macedo é advogada e engenheira idealizadora do curso. Desde 2012, oferece consultorias, mentorias e treinamentos para advogados e escritórios com até 10 advogados visando ensinar esses profissionais a se destacarem no mercado.

Principais dúvidas sobre o curso:

  • Quais as formas de pagamento: é possível pagar pela plataforma Eduzz de forma segura. Você pode pagar a vista ou parcelado em até 12 vezes no cartão;
  • Posso cancelar a minha conta: sim, você pode cancelar a sua compra quando quiser, basta fazer uma solicitação no e-mail [email protected];
  • Todas as aulas são online: todas as aulas são gravadas, mas também é possível participar de aulas ao vivo com a mentora do curso;
  • Tempo de acesso ao curso: você tem acesso ao curso durante um ano. Caso queira renovar o curso terá 20% de desconto.

Ficou interessado? Compre o curso direto no site e garanta já a sua vaga. 

3. Marketing Jurídico: Inovação e Desafios da Advocacia- ESPM

O principal objetivo do curso é ensinar sobre as normas da OAB referente a publicidade na advocacia. Dessa forma, os professores vão ensinar os princípios do Provimento 94/2000 do Conselho Federal da OAB.

Conteúdo do curso: 

  • Princípios éticos e filosóficos do Direito quanto a sua função social, ministério e essencialidade da Advocacia;
  • Normas de publicidade da OAB;
  • Marketing, Visual Law e Legal Design.

Conheça o professor e idealizador do curso:

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado.

Ficou curioso para saber mais sobre o curso? Acesse o site da ESPM.

4. Marketing Jurídico Digital

Esse é um curso preparado pela Ordem dos Advogados trazendo as principais estratégias conforme o novo Código de Ético.

Conteúdo do curso: 

  • 5 objetivos que um projeto de marketing jurídico deve ter;
  • Quais são as principais estratégias e ações;
  • 3 pilares fundamentais: Design, Tecnologia e Conteúdo;
  • Jornada de compra do cliente jurídico pelo funil de vendas;
  • Provimento que regula a publicidade 205/21;
  • Inbound marketing.

Conheça o professor e idealizador do curso:

O professor do curso é o Iuri dos Reis Cordeiro.

Acesse o site da OAB ESA e garanta a sua vaga.

Qual a importância do marketing jurídico?

O marketing jurídico é o conjunto de ações que podem ser executadas tanto pelos advogados quanto por profissionais da área da comunicação, visando promover os serviços do profissional de advocacia no meio online ou offline

Para atingir esse objetivo, o marketing jurídico planeja quais ações podem trazer melhores resultados para o advogado e atender a sua necessidade, seja em atrair novos clientes, realizar prospecção, encontrar novos parceiros. 

O marketing jurídico no formato online atua principalmente na administração e aplicação de estratégias dentro de redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube. Essa presença nas redes sociais colaboram para que o profissional divulgue os seus serviços.

Marketing jurídico

Já no meio offline, o marketing jurídico auxilia o advogado em diversos aspectos, como, a promoção do atendimento de qualidade, realizar análise e encontrar oportunidades de negócio, networking e prospecção ativa, entre outros. 

Além disso, profissionais que trabalham com o marketing jurídico buscam estar de acordo com o Código de Ética da OAB. Em 2021, a Ordem dos Advogados do Brasil aprovou o uso de marketing nos escritórios de advocacia. Confira as definições propostas pela OAB:

1. “É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”;
2. Estabelece alguns conceitos. O conceito de marketing jurídico definido é: “…consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do negócio no ramo da advocacia”.

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância do marketing jurídico, vamos conhecer os melhores cursos de marketing digital jurídico. 

Dicas de Estratégias

Preparamos aqui algumas dicas que, se postas em prática, podem melhorar os seus resultados.

Assim, você já terá uma noção de quais cursos podem te atender melhor, conforme o que precisa:

Tenha atenção ao planejar

O planejamento é a chave do sucesso, pois é nesse momento em que você coloca no papel quais são os seus objetivos profissionais, como, por exemplo: se tornar referência no ramo, ter um grande escritório, ter muitos clientes, quais empresas você deseja trabalhar? Qual o perfil de cliente ideal para você?

Portanto, são essas dúvidas que vão lhe ajudar a entender quais ações do marketing jurídico fazem sentido para você, e a partir disso, definir que tipo de conteúdo deve produzir. 

Utilize um perfil comercial: 

Uma conta comercial nas redes sociais traz um aspecto de maior profissionalismo, além de permitirem separar o conteúdo pessoal do profissional.

Saiba também que contas comerciais permitem ter acesso a diversas métricas que facilitam a análise de desempenho das suas publicações.  

Sempre produza um bom conteúdo:

O marketing de conteúdo é um grande alinhado de profissionais que desejam se destacar como autoridade naquilo que fazem.

Isso porque, através do marketing de conteúdo é possível sanar as principais dúvidas dos clientes e assim mostrar todo o seu conhecimento sobre o assunto.

Dica extra: para ter sucesso no marketing de conteúdo você pode aplicar as técnicas de storytelling juntamente com os gatilhos mentais.

Tenha constância:

A constância é a chave para o sucesso de profissionais que desejam se destacar nas redes sociais. Por isso, invista no planejamento de suas publicações para que elas possam ter constância.

Interaja com o seu público:

Como o nome já diz, são redes sociais, ou seja, esses são ambientes virtuais que permitem a interação entre pessoas em diferentes ambientes e espaço de tempo.

Dessa forma, sempre que alguém comentar ou interagir e for pertinente, mande uma reação de volta, agradeça pelas menções e respondam às mensagens que chegam para você.

Caso o fluxo de mensagens seja muito alto, você pode contratar uma equipe para cuidar do atendimento virtual e assim garantir a qualidade no atendimento ao cliente.

Essas são apenas algumas dicas norteadoras para quem está no início do plano de marketing.

>> Confira também o nosso texto sobre transformação digital na advocacia.

Conclusão

Após conhecer as melhores opções de cursos de Marketing Digital Jurídico do Brasil, decerto ficou claro que opções para estudar não faltam, não é mesmo?

E, além disso, todos são online. Desse modo facilita a adesão de quem tem uma vida corrida e não tem tempo de ir até uma faculdade.

Todavia, vale lembrar que a ordem dos cursos não têm relação se são melhores ou piores. Ou seja, todos são completos e são ótimos para te ensinar o que você precisa para ir com tudo nesse meio.

Mas caso você queira mais dicas rápidas e focadas sobre algum assunto, dê uma olhada em nosso blog.

Lá, você irá encontrar sobretudo vários artigos ótimos que podem te ajudar a traçar algumas de suas estratégias.