Gatilhos mentais na advocacia: veja 5 técnica para captar clientes?

Os gatilhos mentais são muito famosos por enviarem estímulos ao cérebro e influenciar na tomada de decisão do indivíduo. Essa característica faz com que eles sejam preciosos para quem trabalha com marketing e vendas.

Ao aplicá-los da forma correta é possível alavancar as suas estratégias de prospecção e conquistar cada vez mais clientes. 

Sabendo disso, a sua agência de publicidade jurídica, a JuriDigital, preparou esse conteúdo repleto de dicas para potencializar a sua estratégia de marketing. Confira para saber mais!

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais podem estar contidos em eventos ou circunstâncias externas que conseguem ativar determinada parte do cérebro, fazendo com que a pessoa responda a esse estímulo, seja ele negativo ou positivo.

Por meio de um gatilho mental a pessoa pode sentir aspectos negativos, como ansiedade, pânico, desânimo, desespero, entre outras sensações. Já quando os estímulos são positivos é possível que a pessoa sinta alegria, calma, confiança, entusiasmo e motivação. 

Imagem com a frase gatilhos mentais

Um dos principais elementos que ativam os gatilhos são os 5 sentidos do ser humano. Você com certeza já deve ter sentido um cheiro familiar na rua e lembrou de alguém ou de alguma situação, não é mesmo? 

Dessa forma, a pessoa consegue acessar uma janela em sua memória e se transportar para o passado que relembra aquele elemento. Esse momento pode ser tão intenso que por alguns segundos é possível sentir o mesmo que sentiu naquela época. 

Já no marketing eles aparecem em formato de imagem ou som.

  • Exemplo disso, é o fato de você conseguir reconhecer a logo do McDonald ‘s mesmo que esteja desconfigurada.
Campanha do McDonald’s sobre dicas de trânsito.

Dessa forma, é possível produzir conteúdos que ativem o gatilho do seu usuário. Exemplo disso, é o uso de uma imagem com cachorro ou uma foto que mostre a sua equipe ao bater a meta do mês. 

Esse tipo de conteúdo pode não ativar uma memória em específico, mas despertar sentimentos positivos como amor, felicidade e ternura.

Outra aplicação dos gatilhos mentais dentro do marketing, são nas estratégias para gerar leads ou fidelizar clientes. Para que essas ações tenham o efeito desejado, o principal foco é dar às pessoas o que elas desejam ou precisam no momento certo.

Mas calma, utilizar gatilhos mentais não tem nada a haver com manipulação ou hipnose. Esses são elementos estudados pela psicologia que ajudam a conhecer melhor as características das pessoas. 

Entendendo esse princípio, já fica fácil de saber qual é a primeira regra para se ter sucesso ao aproveitar os gatilhos mentais, né?

Por isso, o primeiro passo é conhecer bem o seu cliente ou qual o perfil que deseja atrair para o seu escritório. Por meio das informações certas é possível aplicar os gatilhos que melhor facilitam a tomada de decisão do seu lead. 

Como funcionam os gatilhos mentais na advocacia?

Agora que você já entendeu o conceito geral do gatilho mental, pode ficar em dúvida em como aplicar essa técnica em sua comunicação. Pode deixar que a JuriDigital, explicar como fazer isso!

Os gatilhos mentais dentro da advocacia podem ser aplicados em diferentes tipos de mídias sociais. Dessa forma, essa técnica deve estar alinhada com a área de atuação do seu escritório e com as características do seu cliente.

Mas, o que isso quer dizer na prática? Vamos supor que a sua especialidade seja com o direito empresarial e o seu público-alvo é empresas e empresários de pequeno e médio porte. 

Uma característica encontrada no perfil de ambos clientes é o desejo de ficar em conformidade com a legislação. 

Para esse público é possível utilizar o princípio da autoridade juntamente com a prova social (clientes que conquistaram bons resultados a partir do seu serviço) e assim reforçar a sua capacidade de solucionar problemas 

Exemplifica o gatilho mental da autoridade

Para atrair potenciais clientes dentro do direito empresarial é possível produzir conteúdos relacionados aos pontos negativos e consequências para quem não está de acordo com a legislação

Essas informações podem despertar o sentimento de medo por infringir as regras e buscar maneiras de se regularizar. 

Viu, como os gatilhos mentais podem ser grandes aliados para compor, atrair e reter clientes?

Conheça os princípios do gatilho mental 

Existem princípios dentro dos gatinhos mentais que ajudam tanto o vendedor quanto o profissional que trabalha com marketing a aplicá-los de forma consciente em suas estratégias. 

Confira quais são eles. 

1. Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é bastante utilizado por políticos, pois ele proporciona às pessoas que recebem algo de alguém sem pedir nada em troca, o dever de retribuir o favor.

Exemplo dessa situação, na área do direito empresarial, é o profissional que disponibiliza de forma gratuita uma planilha com as principais datas e obrigações jurídicas do ano todo.

A pessoa que se beneficia dessa planilha acaba tendo o sentimento de gratidão para aquele que a produziu.  

Imagem mostra um exemplo do gatilho da reciprocidade.

Além disso, essa é uma ótima estratégia para que a pessoa experimente a qualidade e comprove os resultados do seu trabalho. Dessa forma, quando precisar de um determinado serviço terá você como referência. 

Outra forma de aplicar o princípio da reciprocidade é mandar um brinde ou lembrancinha para aquele cliente que conseguiu ganhar uma causa na justiça ou está com as suas obrigações em dia.

Assim é possível incentivar o seu cliente a colaborar sempre com o seu trabalho e fazer com que o seu atendimento tenha um diferencial. 

2. Autoridade 

O gatilho da autoridade consiste em posicionar o seu negócio como referência no segmento em que atua. Ou seja, é preciso que todos os colaboradores tenham o mesmo pensamento, produtos e serviços sejam de alta qualidade.

Assim o seu público entende que o seu escritório ou você enquanto profissional domina a área de atuação. 

Uma forma de aplicar esse gatilho mental é realizando a produção de conteúdos relacionados com a especialidade do escritório. 

Por exemplo, se você é um profissional da área do INSS, pode ajudar outras pessoas produzindo conteúdo que responda as principais dúvidas desse público. 

3. Prova Social

O gatilho mental da prova social é uma ótima oportunidade para atrair e conquistar a confiança de novos clientes. Isso porque, essa estratégia consiste em destacar e promover clientes que tiveram sucesso com o seu produto ou serviço.

Além disso, as pessoas costumam contratar determinados serviços quando alguém favorece os pontos positivos dessa compra. Então, esse pode ser entendido como o famoso QI= Quem Indica. 

Exemplo de recomendações feita pelos clientes da Clickcease

Uma dica para aplicar esse gatilho, é reservar uma parte em seu site para destacar as avaliações dos seus clientes.

 Além disso, coloque histórias de sucesso do seu cliente em seu site, principalmente na parte institucional e aplique as técnicas de storytelling.

4. Principio da novidade

Praticamente todo o ser humano possui grande curiosidade sobre aquilo que é novo, isso torna o gatilho da novidade um forte alinhado de vendedores e profissionais de marketing.

Isso porque, o cérebro de quem recebe o estímulo de novidade aumenta a liberação de dopamina com a sensação de recompensa, segundo pesquisa realizada pelos alunos de Neurologia na Universidade do Reino Unido. 

Os profissionais de marketing aplicam essa técnica nas mensagens anunciando novidades, mas sem muita informação para causar aquela curiosidade nos espectadores.

Você com certeza já deve ter visto um site fazendo contagem regressiva para uma promoção. Inclusive, essa é uma ação muito praticada pela empresa Shopee que coloca alguns produtos em contagem regressiva em promoções relâmpago. 

Propaganda da Shopee fazendo alusão a ofertas relâmpagos

5. Escassez e urgência

O princípio da escassez e da urgência quando aplicado nas estratégias de marketing digital rende bastante resultados positivos.

Isso porque, o ser humano tem a tendência de se esperar, mesmo que de forma inconsciente, quando algo está acabando ou quando ele possui a sensação de estar ficando para trás.

Muitos supermercados costumam realizar promoções relâmpagos, exemplo disso, é quando o locutor anuncia uma lata de Leite Ninho 380gr por R$0,00 cada, essa promoção é válida por 15 segundos. 

Essa ação causa um alvoroço e faz com que muitas pessoas corram em direção à prateleira do arroz para aproveitar essa promoção, pois não sabem quando ela vai acontecer de novo, mesmo que os clientes não precisem tanto daquele produto. 

Então no marketing jurídico você pode anunciar uma promoção e limitar o número de clientes ou realizar consultoria grátis sem horário e nem dia definido no story do seu Instagram. Dessa forma, você consegue manter os usuários sempre ligados para não perder nenhuma oportunidade.

5 lugares para aplicar os gatilhos mentais dentro da advocacia?

Os gatilhos mentais podem ser utilizados em diferentes canais de comunicação da sua empresa e até mesmo ao falar com o seu cliente. Veja alguns exemplos práticos. 

1. E-mail marketing

Procure adicionar gatilhos mentais na mensagem do seu e-mail ou no botão de CTA para facilitar a tomada de decisão do seu cliente.

Lembre-se de tomar cuidado com os excessos, aqui vão algumas dicas:

  • Defina bem o objetivo do seu e-mail marketing;
  • Saiba as características do cliente que receberá o e-mail marketing;
  • Escolha o gatilho que mais se encaixa com a sua mensagem.

2. Landing pages

As landing pages são as páginas cujo objetivo é fazer com que o seu cliente tome uma ação, seja baixar um material gratuito, solicitar orçamento, contratar um serviço, enfim, são várias as usabilidades de landing pages.

Esse tipo de página são excelentes para colocar algum gatilho mental, como:

  • Prova social: destaque comentários positivos dos seus clientes;
  • Urgência ou escassez: peça para o programador do seu site se possível adicionar um cronômetro para anunciar algum lançamento importante;
  • Autoridade: coloque recortes de jornais e revistas para o qual você deu entrevista sobre a sua área de atuação.

3. Redes sociais

As redes sociais permitem trabalhar os gatilhos mentais de diferente forma, seja para passar o princípio de autoridade por meio da produção de conteúdos que evidenciam o seu domínio em determinada área.

Também é possível anunciar lançamento e criar expectativas em seus seguidores através de publicações. 

As publicações que contém gatilho mental facilitam na geração de leads para a equipe de vendas e assim potencializa o seu negócio. 

4. Conteúdo

Os gatilhos mentais também podem ser aplicados em todos os conteúdos que o seu escritório produz, quer saber como? Então, confira.

  • Ao produzir relatórios com dados e informações úteis para a sociedade, o seu conteúdo passa a ser referenciado por outras empresas que não possuem o mesmo conhecimento que você, logo é possível ter mais autoridade na área;
  • O princípio da reciprocidade é bastante aplicado no marketing de conteúdo, devido ao grande número de pessoas que procuram o blog ou canal de YouTube para terem acesso às informações jurídicas. Muitas delas por ter gratidão ao seu conteúdo deixam like, comentários e compartilham com outras pessoas.

Contrate uma agência de marketing jurídico 

Mesmo você sabendo que aplicar as técnicas de gatilhos mentais não é difícil ou não você não possui tempo para planejar a sua estratégia de marketing. O principal conselho que damos é contratar uma agência especializada em marketing jurídico. Veja o porquê.

Imagem com texto sobre marketing jurídico

1. Respeita e segue o Código de Ética da OAB

Todo advogado possui grande preocupação em respeitar as diretrizes referente à publicidade na advocacia. Saiba que as agências especializadas no marketing jurídico conhecem e dominam todas essas normas e trabalham para cumpri-las.

2. Entende as dores e necessidades do profissional do direito

Os profissionais do meio jurídico precisam manter a sua imagem ligada ao profissionalismo e honestidade, logo entendemos que não são todos os tipos de publicidade que satisfaça a necessidade do cliente.

Por isso, as agências especializadas em marketing jurídico pautam suas ações para atender essa necessidade.

3. Planejam estratégias alinhadas ao seu objetivo profissional

Além disso, as agências voltadas para o meio jurídico conseguem planejar as estratégias de comunicação lado a lado com o cliente, e atendê-lo de forma personalizada. 

Dessa forma, o cliente fica despreocupado em ter que dominar todas as técnicas do marketing jurídico e focar em sua área de atuação, garantido o sucesso dos processos e dos clientes.

Contrate a JuriDigital

Nós da JuriDigital somos uma empresa especializada em marketing jurídico atuando lado a lado do cliente para que ele tenha total sucesso em suas ações de comunicação.

Por isso, aqui na JuriDigital trabalhando com os seguintes serviços: 

  • Criação de Websites;
  • Instagram e Facebook Ads;
  • E-mail profissional;
  • Google Ads;
  • Desenvolvimento de identidade visual completa;
  • Gestão de mídias sociais.

Tudo isso, respeitando as normas e regimentos propostos pelo Código de Ética da OAB. 

Entre em contato e solicite um orçamento já!
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