WhatsApp Business para Advogados: como usar a plataforma de forma eficaz?

O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários ativos em todo mundo devido às diversas facilidades que essa ferramenta proporciona ao usuário. Pensando em tornar a experiência de micro e pequenos empresários ainda melhor, foi desenvolvido o WhatsApp Business.

Saiba que o WhatsApp Business é um ótimo canal de atendimento para escritórios de advocacia e advogados.

Isso porque, essa versão do bate-papo oferece recursos profissionais que facilitam o controle e a qualidade no atendimento de novos clientes. 

Pensando em ampliar o seu entendimento sobre o WhatsApp Business, preparamos esse artigo completo para que você advogado saiba explorar os recursos deste instrumento.  

Versões do WhatsApp e as suas funcionalidades

Existem três versões do WhatsApp que atendem as necessidades de diferentes públicos. 

Por isso, antes de definir qual versão o seu escritório deseja utilizar, é importante entender o que cada uma oferece e qual é a necessidade do seu escritório com o WhatsApp.

Sabendo disso, vamos entender agora quais são as principais diferenças.

Imagem mostra os logo tipos das versões do WhatsApp

WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger é a versão tradicional do aplicativo, ou seja, essa é a versão mais utilizada pelos usuários. 

Pode ser encontrado facilmente em qualquer loja de aplicativos e baixado gratuitamente.

Com o WhatsApp Messenger é possível enviar mensagens de forma instantânea para parentes, amigos e familiares de onde e quando quiser. Necessitando apenas ter sinal de internet para o envio e recebimento das mensagens.

Imagem representa a versão do WhatsApp Messenger

Além disso, é possível utilizar a ferramenta no celular e no computador por meio de uma guia ou instalando o aplicativo.

Apesar de ser a versão básica, saiba que ainda dá para fazer muita coisa com o WhatsApp tradicional, tais como:

  • Chamada de voz e de vídeo;
  • Montar e participar de grupos ou comunidades virtuais;
  • Enviar e receber dinheiro;
  • Compartilhar fotos, vídeos, localização, mensagens, documentos;
  • Postar status que dura 24 horas;
  • Encontrar empresas que estão próximas de você.

Enfim, as possibilidades são infinitas ao utilizar o WhatsApp Messenger, além disso, periodicamente o aplicativo recebe atualizações com novos recursos. 

Baixe o WhatsApp Messenger no Play Store ou no App Store.

WhatsApp Business

Já o WhatsApp Business é destinado para pequenas e médias empresas que possuem fluxo de mensagem mais elevado.

Por isso, a ferramenta é voltada para uso profissional com recursos que melhoram a qualidade da comunicação e atendimento entre empresa e cliente. 

Imagem mostra celular com a logo do WhatsApp Business

Através desses recursos é possível etiquetar mensagens, adicionar respostas automáticas de saudação, além de outras possibilidades que será explicado mais adiante. 

Empresas que recebem muitas mensagens em um mesmo número, precisam de ferramentas mais avançadas que somente a API consegue suprir.

Ou seja, o WhatsApp Business funciona de forma manual e possui poucas opções para automatizar os processos. Por esse motivo, o seu uso é recomendado para advogados ou pequenos e médios escritórios de advocacia. 

WhatsApp Business API

Já para escritórios que possuem grande volume de mensagens em um mesmo número devem contratar empresas que são parceiras do WhatsApp que fornecem a solução API.

Dessa forma, o seu negócio terá acesso a recursos mais avançados como a implementação do chatbot para que o cliente receba atendimento automatizado sobre assuntos gerais. 

Imagem com a logo do WhatsApp Business API

Além de tornar o atendimento escalável, pois permite que vários atendentes trabalham com o mesmo número e assim consiga atender ainda mais pessoas.

Também facilita o controle de métricas e estatísticas como o tempo de espera, atendimento, número de solicitações, entre outros dados que fazem diferença na hora de montar a sua estratégia de comunicação 

>> Confira o nosso artigo sobre LinkedIn para advogados: saiba como destacar o seu perfil com 5 dicas. 

Recursos do WhatsApp Business para advogados que fazem a diferença

Agora que você já compreendeu as diferenças e características de cada versão do WhatsApp, chegou a hora de conhecer os recursos do WhatsApp Business que fazem diferença para o seu escritório. 

Perfil comercial 

Como o WhatsApp Business é uma conta profissional, ao utilizar essa opção logo você terá acesso a uma conta comercial. 

Dessa maneira, o seu escritório aproveita os recursos para adicionar informações complementares para novos clientes, tais como: 

  • Endereço e localização do seu escritório;
  • E-mail oficial da empresa;
  • Site;
  • Horário de atendimento;
  • Catálogo de serviços com preços;
  • Endereço para as redes sociais, como Instagram e Facebook.
Imagem ilustrativa de conta comercial no WhatsApp Business
Imagem ilustrativa de um perfil comercial no WhatsApp Business

Em síntese, todas essas informações podem ser personalizadas para que o seu cliente ao ver as suas informações consiga identificar qual é a sua especialização ou quais demandas o escritório atende.

Mensagens automáticas

Outra possibilidade é a automação de mensagens, através dessa função o seu escritório consegue adicionar mensagens que são disparadas de forma automática para clientes que entrem em contato.

Imagem mostrando exemplo de mensagens automáticas no WhatsApp Business

Dessa forma, você pode inserir tanto mensagens de saudação, como, por exemplo: Olá, que bom te ver por aqui! Prazer, eu sou o Dr. a/o. Vou responder a sua mensagem o mais rápido possível.

Ou também, inserir mensagens de informação ou que agilizem o processo de comunicação, tais como: 

  • Olá! Somos o escritório XX, no momento estamos ocupados, mas responderemos a sua mensagem assim que possível.
  • Olá, somos o escritório XX! Para agilizar o seu atendimento, por favor, colocar nome completo e a sua dúvida.

Etiquetas para mensagens

Os advogados que atendem através do WhatsApp sabem o caos que fica quando vários clientes estão na lista de mensagens. 

Para evitar essa situação e proporcionar maior organização das mensagens existem as etiquetas.

Por meio delas, o WhatsApp Business permite ao administrador da conta criar categorias conforme as suas necessidades. 

Imagem ilustrativa sobre o uso de etiquetas no WhatsApp Business

Veja os exemplos de como o seu escritório pode utilizar essa funcionalidade:

  • Etiqueta amarela: clientes novos;
  • Etiqueta roxa: clientes antigos;
  • Etiqueta verde: cliente pagou;
  • Etiqueta laranja: processo concluído.

Portanto, o seu escritório pode alterar a etiqueta para aquilo que faz sentido. 

Dica de ouro: converse previamente com a equipe de atendimento quais etiquetas fazem sentido para os profissionais, pois essa organização beneficia principalmente este departamento.

Como dito anteriormente, as versões do WhatsApp receberam novas atualizações e com isso, novos recursos chegam para os usuários.

Em 2022, a empresa Meta adicionou o WhatsApp Business Search, que possibilita aos usuário realizar buscas para encontrar estabelecimentos ou empresas que estão próximas.

O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar para que os clientes certos encontrem soluções próximas de onde estão. 

Além disso, a compra ou contratação do serviço acontece 100% através do aplicativo WhatsApp Business.

Essa possibilidade permite a troca de mensagens entre empresa e cliente, o envio do pagamento e o acompanhamento da entrega.

Dica de ouro: apesar dessa funcionalidade ser considerada nova, existe grande potencial para destacar o seu escritório e serviços jurídicos. Por isso, não perca tempo e cadastre a sua empresa no WhatsApp Business Search.

Enquetes 

Outro recurso que pode ser utilizado em todas as versões do WhatsApp é a enquete.

Essa ferramenta permite realizar votações com até 12 opções de escolhas, em um grupo no WhatsApp. 

Feito isso, todos os integrantes do grupo conseguem visualizar a quantidade de vetos, quais opções foram escolhidas por quem e verificar a porcentagem de cada enquete.

Exemplo de como as etiquetas do WhatsApp Funcionam

Com certeza, esse recurso pode ser aplicado nos grupos da empresa para que os funcionários possam escolher democraticamente os horários das reuniões, entre outras possibilidades.

>> Saiba como utilizar os gatilhos mentais para atrair mais clientes.

Benefícios e desvantagem do WhatsApp Business para advogados

Como deu para perceber, o WhatsApp Business possui bastantes recursos indicados tanto para advogados quanto escritórios de advocacia. 

Conheça os benefícios do uso dessa ferramenta:

  • Informações completas sobre a empresa: por meio dos recursos de conta comercial, o seu escritório terá todas as informações necessárias a disposição do cliente e assim aumentar a confiança do mesmo;
  • Diversos recursos que simplificam o atendimento: como visto ao longo do texto, os recursos do WhatsApp Business são bem maiores quando comparados a versão tradicional. Isso torna, a versão Business chamativa para quem deseja entregar um atendimento de qualidade para o cliente;
  • Agilidade no atendimento: todas as versões do aplicativo garantem a troca de mensagens de forma instantânea. Sendo elas bem mais rápidas do que o envio de um e-mail. Além disso, o aplicativo permite realizar tanto chamadas de áudio quanto de vídeo de forma gratuita;
  • Possibilidade de fidelizar o cliente: mediante um atendimento de excelência é possível aumentar as chances de fidelização dos seus clientes. 

Desvantagens do WhatsApp Business

Como nem tudo são flores, o WhatsApp Business apresenta pontos que devem ser considerados ao utilizar a ferramenta.

Imagem ilustrativa sobre as desvantagens do WhatsApp Business

Sabendo disso, separamos os dois principais pontos desfavoráveis para o WhatsApp Business. Veja quais são eles:

  • O número deve ser exclusivo: ou seja, escritórios que utilizam o WhatsApp Messenger precisarão utilizar este número apenas para o WhatsApp Business;
  • Não possui integração com outros sistemas: isso significa que não é possível integrar a ferramenta com o CRM, por exemplo. Para fazer a integração é necessário contratar a API do WhatsApp.

Como aproveitar todos os benefícios do WhatsApp Business?

Agora que você finalmente já conhece todos os recursos dessa ferramenta e deseja aproveitar todos os benefícios do WhatsApp Business.

Para usufruir de todos os recursos é necessário baixar o aplicativo. Para isso, basta seguir o passo a passo:

Como baixar o WhatsApp Business

O processo de instalar o aplicativo é bem simples. Primeiramente vá em sua Play Store ou Apple Store e realize o download de forma gratuita. 

Com o aplicativo em mãos é necessário realizar os primeiros procedimentos: 

  • Toque em concordar os termos e condições;
  • Permita que o aplicativo acesso dados, como fotos, contatos e arquivos;
  • É necessário inserir um número válido e exclusivo para o WhatsApp Business; 
  • Após isso, basta configurar os dados da sua empresa.

Dica de ouro: se você quiser pode usar o WhatsApp Business e o Messenger no mesmo aparelho.

>> Confira o nosso artigo sobre Google Ads para advogados: tendências para 2023.

Com aplicativo instalado e pronto para ser utilizado, é necessário inserir informações sobre o seu escritório. Saiba como fazer isso:

Adicione informações sobre o seu escritório

Antes de passar o seu contato para os seus clientes, é importante adicionar todas as informações referente ao seu escritório e descrever os seus serviços.

  • Coloque o seu nome ou nome do escritório;
  • Endereço físico se houver;
  • Site oficial;
  • Horário de funcionamento;
  • Catálogo de serviços;
  • Uma breve descrição sobre a empresa;
  • Configure as suas mensagens automáticas;
  • Adicione uma foto de perfil, pode ser você ou a logo marca do escritório;
  • Programe as suas mensagens automáticas.

São essas informações primordiais para iniciar com o uso do WhatsApp Business em seus atendimentos. Portanto, sempre que houver mudanças nas informações é necessário alterá-las. 

Por fim, aplique essas dicas para obter sucesso em seu atendimento para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes. 

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