Saiba como criar a melhor identidade visual para o seu escritório

A identidade visual (ID) consiste em combinar elementos gráficos que consigam transmitir a essência da empresa, produto, serviço ou alguma ideia por trás. 

Por esse motivo, empresas do mundo todo levam muito a sério a construção da sua identidade visual, pois normalmente elas são o primeiro contato que o cliente possui com a empresa.

Por isso é necessário que a sua identidade visual seja assertiva e coerente com os seus objetivos profissionais.

Sabendo da importância desse elemento para fortalecer a reputação e presença de marca para advogados, preparamos este artigo com dicas preciosas.

Confira para saber como criar a melhor identidade visual para o seu escritório!

O que é uma identidade visual?

Para que a sua identidade visual tenha o efeito desejado em seu escritório é importante entender a definição desse conceito.

Identidade visual é entendida na área de comunicação e marketing como a construção e junção de elementos visuais que facilitam o entendimento de uma ideia, empresa, serviço ou produto.

Além disso, é por meio dela que os escritórios de advocacia conseguem se diferenciar um do outro

Para a sua existência são necessários alguns processos, tais como, a criação de um logotipo que é o símbolo central de uma empresa.

Também é necessário escolher cores, tipografias, formatos e slogan que chamem a atenção do seu cliente e descreva as características do seu serviço.

Imagem com a frase identidade visual

Para que você possa entender o conceito de identidade visual, vamos pensar em uma situação cotidiana.

Quando sentimos determinado cheiro, imediatamente lembramos de alguém ou alguma situação, pois esse cheiro se torna a marca daquele momento ou indivíduo.

E assim com a identidade visual, é bastante comum campanhas de empresas como McDonald ‘s desfigurar a sua logo original e mesmo assim reconhecemos de onde é aquela propaganda.

Isso acontece quando a identidade é bem construída e aplicada para que se torne fácil de ser gravada na memória dos clientes.

Em síntese, é a identidade visual a grande responsável por levar o DNA da sua empresa aos seus clientes. 

Por que ter uma identidade visual para o meu escritório?

Já começamos a entender a importância de uma identidade visual para escritório de advocacia e advogados, mas saiba que ainda existe muito mais por trás da identidade visual.

É importante entender que é através da identidade visual que a sua marca começa a ser formada

Como vimos, ao construir uma identidade visual ela é a responsável por carregar consigo os principais elementos visuais do escritório, como a logo, cores, fontes, entre outros.

Portanto, são esses elementos que estarão em seu site, redes sociais, como Instagram, Facebook, utensílios de papelaria, materiais impressos, entre outros.

Imagem meramente representativa

A partir desse uso frequente de sua identidade visual, clientes e potenciais clientes poderão identificar a sua marca onde quer que apareça.

Isso colabora para que a sua marca esteja no imaginário popular, ou seja, fixada na mente de todos que já tiveram contato com o seu escritório. 

Exemplo prático é a logo da empresa McDonald ‘s formada por um grande M central nas cores vermelho e amarelo. Inclusive, são cores que foram escolhidas com base em gatilhos mentais.

A partir dessa identidade visual foram criados os restaurantes, uniformes dos colaboradores, além do personagem Ronald McDonald.

Essa imagem te lembra de alguma marca?

O sucesso da marca McDonald ‘s mostra que é possível se tornar inesquecível na vida desses clientes.

Por isso, te pergunto, é esse o impacto que você quer para o seu escritório de advocacia? Pois bem, saiba que é possível ter uma marca de destaque e passar confiança, credibilidade e profissionalismo para os seus clientes.

Para atingir esse objetivo basta construir uma identidade visual que expresse os valores e interesse do seu escritório. 

Continue lendo o texto para saber como tornar o seu sonho possível. 

Diferenças entre identidade visual, marca e branding

Como dito anteriormente, para a construção de uma identidade visual é necessário considerar outros elementos, como a marca e o branding.

Veja a seguir a definição e utilidades de cada para a sua identidade visual. 

Marca

Muitas pessoas associam a marca com a logo, isso não é totalmente errado e nem cem por cento certo.

Saiba que a logo é a representação visual da marca, ou seja, é a marca que detém os sentimentos e informações da empresa perante o público.

Por esse motivo, com o passar dos anos é natural que a logo seja alterada, mas ainda, sim, continua sendo a mesma marca.

Algumas empresas mudam de nome devido a diversos fatores, porém, a grande maioria altera a sua logo para se adequar aos novos tempos ou mudança de personalidade.

O mesmo aconteceu com a rede de televisão Globo, que com o passar do tempo teve diversos símbolos para atender a sua necessidade do momento. 

Branding

Já o branding consiste em ações que reforçam a marca de um advogado ou escritório de advocacia. 

Para que isso aconteça são utilizadas ações que evidenciam a qualidade dos serviços, diferenciais e valores da marca.

Portanto, para a construção de uma identidade visual e uma marca bem posicionada é necessário que as técnicas de branding sejam utilizadas.

Benefícios em se ter uma identidade visual para advogados

Agora vamos conhecer os benefícios da identidade visual para advogados e escritórios de advocacia.

Aumento da credibilidade de marca

Mediante uma identidade visual bem definida é possível aplicar as cores, logos, entre outros elementos dentro de toda a sua comunicação.

Assim, você terá uma marca que segue o padrão geral para qualquer meio de comunicação. 

Dessa forma, os seus clientes terão a sensação de organização, sendo esse considerado um bom sinal de qualidade e confiança.

Imagem com profissionais trabalhando a sua identidade visual

Pois quem cuida bem das suas redes sociais, também deve prestar um bom serviço jurídico. 

Por isso, a construção da identidade visual é fundamental para que advogados tenham sucesso e aumentem a sua carteira de clientes.

Por isso, aqui na JuriDigital prezamos pela construção da identidade visual de cada advogado com profissionais de design de excelência. 

Imagem de profissionalismo

Outro benefício para empresas que exploram as potencialidades da identidade visual é o fortalecimento da imagem profissional devido à coerência que se dá à sua comunicação.

Pois profissionais que estão preocupados com a sua imagem profissional passam mais credibilidade e comprometimento com a sua profissão e carreira. 

Dessa forma, advogados e profissionais de qualquer outra área, conseguem transmitir maior profissionalismo em seus serviços.

Passo a passo de como criar uma identidade visual 

Chegou a hora mais esperada por você advogado que deseja saber como criar uma identidade visual de sucesso, né?

Por isso, separe papel e caneta que vamos e contar o passo a passo para criar uma identidade visual de maneira simples. 

Esboçando uma identidade visual

Para que você não se perca em sua identidade visual é necessário anotar todas as etapas desse processo. 

Isso garante que você também tenha dados e documentos para analisar se em algum momento houve falha no projeto e encontrar pontos de melhorias. 

Também é importante que você tenha um olhar crítico para analisar dados e entender o seu público-alvo, pois somente assim você construirá uma marca sólida e que converse com a sua audiência.

Imagem que representa o início da construção de identidade visual

Ressaltamos que o processo de construção de identidade visual é complexo e trabalhoso; por isso, é necessário tempo e dedicação.

Saiba que existem profissionais capacitados para executar projetos de design com muita qualidade, assim na JuriDigital que é uma agência especializada em marketing jurídico.

 Mas já que você quer cumprir esse desafio sozinho, estamos aqui para ajudar.

Comece o seu projeto pelo briefing

O briefing é a etapa mais fundamental do seu projeto, pois é nele que irá reunir as principais ideias, inspiração para a construção da sua ID.

Portanto, este o momento de encontrar respostas para perguntas, como, por exemplos:

  • Qual o seu segmento?
  • Como você descreveria o seu escritório?
  • Quem é o seu público e quais as características deles?
  • Quais as principais dores do seu público?
  • Como os seus concorrentes trabalham?

Essas dúvidas vão te ajudar a construir uma identidade visual atrativa e interessante para os seus clientes. 

Brainstorming

Outra etapa fundamental é o brainstorming que em tradução livre significa “tempestade de ideias”.

Imagem ilustrativa fazendo brainstorming

Dessa forma, esse é o momento de reunir a equipe, sócios e discutir ideias para a marca do escritório. Lembre-se de que nenhuma ideia é irrelevante para esse momento.

Aqui vão algumas dicas para o seu momento de brainstorming:

  • Realize esse momento quando a equipe estiver bem disposta, por isso, considere início de trabalho ou prepare um dia especial para este momento;
  • Incentive todos a contribuírem com as suas ideias, praticando sempre a escuta ativa;
  • Tenha um líder para organizar a dinâmica.

Colocando essas práticas em ação, esse momento será um período de descontração e imersão para encontrar o propósito da empresa.

Escolhendo fonte, cor e estilo 

A fonte se trata da forma como a letra é escrita, ou seja, se ela é cursiva, fina, grossa ou diferentona.

Exemplo de fontes
Exemplo de fontes para compor a sua identidade visual

Por isso, é necessário que a tipografia tenha harmonia e que seja legível para o seu público.

Decidindo a paleta de cores

As cores são fundamentais para se comunicar com o seu público, pois elas conseguem transmitir informações e emoções.

Imagem representativa sobre paleta de cores

Por isso, é importante escolher com detalhe sobre as cores para o seu escritório de advocacia. 

Veja alguns significados das cores: 

  • Vermelho: dinamismo, paixão, energia, perigo, intensidade
  • Azul: segurança, sucesso, serenidade, produtividade, seriedade
  • Amarelo: luz, otimismo, esperança, brilho, cautela
  • Verde: confiança, calma, esperança, saúde, natureza.

Conclusão

Por fim, é importante não se prender apenas uma identidade visual, sempre que o seu negócio mudar de missão, propósito ou público a ID também pode mudar completamente. 

Por isso, a identidade visual é um elemento em movimento que se transforma conforme as novas necessidades da sociedade. 

Portanto, sempre que houver necessidade pode ser alterada ou incorporar algum elemento novo ao seu projeto.