Para os amantes do universo jurídico ou do mundo corporativo, a série Suits é cheia de grandes reflexões e aprendizados.
Com uma história bem escrita, Suits consegue prender o telespectador do começo ao fim para descobrir o que acontecerá com o famoso Mike Ross.
O sucesso da trama e a qualidade do elenco fizeram com que a série fosse indicada para premiações, como TV Guide Awards e People’s Choice Awards– Melhor Série Dramática em Canal Fechado.
Mesmo que o último episódio da série tenha sido gravado em 2019, o enredo de Suits continua presente nas redes sociais e no subconsciente de quem assistiu.
Tudo isso, devido aos diálogos inteligentes que os personagens têm ao longo da série. Mas, você já pensou o que Suits nos ensina sobre marketing jurídico?
Se você quer descobrir, confira agora como os insights de Suits podem ajudar a fortalecer o marketing jurídico do seu escritório de advocacia.
Sobre o que é a série Suits
Para quem ainda não conhece a série Suits, aqui temos um breve resumo do que se trata a história e alguns motivos que vão fazer você querer assistir.
Suits ou também conhecida como Homens de Terno ou Defesa à Medida, essa é uma série que retrata o mundo corporativo, em especial o universo jurídico.
Em 9 temporadas, o palco central da série é o escritório de advocacia Pearson Specter Litt, comandado pela respeitada advogada Jessica Pearson, tendo como o seu fiel escudeiro o advogado e negociador reconhecido de Nova Iorque Harvey Specter.
A trama começa a se desenrolar quando Harvey Specter contrata o brilhante garoto Mike Ross, que mentiu sobre ter um diploma em direito de Harvard.
Após a descoberta da farsa, Harvey decide continuar com o plano e manter na mentira, pois observa no Mike um grande advogado em potencial.
Além disso, são os dois personagens que dão vida a série devido à dupla imbatível que se tornam. Harvey é o mentor de Mike, que apesar da sua inteligência precisa aprender muito sobre o mundo do direito.
O enredo da série é como um jogo de cartas, onde a mentira será descoberta pouco a pouco, o que torna o problema ainda maior.
Para não darmos spoiler, saiba que a trata envolve questões judiciais, negociação, além dos problemas pessoais de cada personagem e muito jogo de cintura para que o famoso escritório de advocacia se mantenha de pé após o vazamento da contratação de uma fraude.
>> Confira o nosso artigo sobre arquétipos de marca no marketing jurídico.
Motivos para você assistir a Suits
Para quem gosta de drama e suspense essa pode ser uma série ideal, pois em alguns episódios decisões importantes precisam ser tomadas e que podem, inclusive, ameaçar a carreira ou o escritório.
Acima de tudo, os fãs da série ressaltam que cada episódio guarda consigo um ensinamento que pode ser útil no mundo real.
Então, se você é aquele tipo de pessoa que gosta de aprender enquanto se diverte, essa é uma ótima oportunidade.
Mas, não se engane em achar que Suits fala somente sobre o mundo do direito, ela também retrata os dilemas pessoais de cada personagem.
Como, por exemplo, a grande dificuldade que o imbatível Harvey Specter possui em confiar nas pessoas e perdoar a sua mãe. Para solucionar essa dificuldade ele procura ajuda de uma terapeuta.
Já Louis Litt, que se torna sócio nominal quando descobre o segredo do Mike Ross, possui um comportamento muito emocional, o que atrapalha no crescimento da sua carreira.
O temperamento de Louis torna a amizade com Harvey bastante conturbada, apesar disso cada um se ajuda quando precisam um do outro.
Outra característica dos personagens principais é a valorização da amizade e lealdade, mesmo que tudo esteja desmoronando, eles agem como família e fazem de tudo para que a firma fique bem.
Além disso, a série coloca as mulheres em cargos de poder, como na Jessica Pearson. Já a personagem Donna Paulsen destaca a mulher feminina, forte, intuitiva e decidida, que ao lado do Harvey construiu um legado incrível.
Esses são alguns dos motivos que você deve ver na série, pois além de ser um grande passatempo também é uma diversão com pitadas de conhecimento ou inspirações para performar melhor no mundo real.
Por enquanto, as 9 temporadas estão disponíveis na Netflix.
Saiba que a série teve um spin off gravado em 2019, para retratar como foi a vida de Jessica Pearson após a sua saída do escritório.
Devido à baixa audiência a série foi cancelada na primeira temporada com 10 episódios, mas ainda, sim, vale a pena assistir. Você pode conferir no Amazon Prime Video.
Lições de Suits que você pode aplicar em seu marketing jurídico
Se você ainda não conhecia a série Suits, o resumo te ajudou a entender o enredo da história.
Agora vamos compreender como os aprendizados da série podem ser aplicados no marketing jurídico de advogados e escritórios de advocacia.
1. Conheça a personalidade do seu cliente
Harvey Specter é um habilidoso negociador, isso porque ele conhece a personalidade e os detalhes de cada cliente e inimigos.
Esse fator faz com que ele saiba quais são os seus pontos fortes e fracos, além das suas necessidades.
Desse modo, Harvey Specter consegue identificar de forma rápida e objetiva as estratégias necessárias para que os clientes tenham resultados satisfatórios. Também se torna mais fácil encontrar brechas para derrubar o seu oponente.
Portanto, percebemos que os advogados que conseguem identificar qual a personalidade do cliente, possuem maior chance de sucesso.
Saiba que clientes satisfeitos com o atendimento e com os resultados que o escritório de advocacia proporciona, estes são mais propensos a se fidelizarem com maior facilidade.
2. A aparência importa
Já no primeiro episódio o Harvey Specter dá uma lição no Mike Ross, que diz “as pessoas respondem ao modo como estamos vestidas, gostando ou não, é isso o que você tem que fazer”. Logo em seguida ele dá o cartão do seu alfaiate particular.
A aparência desempenha um papel relevante na percepção humana, pois quando conhecemos alguém novo, o nosso cérebro tende a fazer julgamentos com base no aspecto.
Isso porque, os elementos que compõem a aparência, como a vestimenta, é uma forma de comunicação não verbal.
Logo, a vestimenta do profissional tem um impacto direto na percepção do cliente, pois a partir desse estímulo é estabelecido a autoridade e a confiança com o cliente.
Além disso, quando pensamos na aplicação desta lição no marketing jurídico digital, a aparência das suas redes sociais são essenciais para atrair novos clientes.
Quando falamos de aparência, provavelmente vem a sua cabeça, questões ligado a roupa e moda.
Mas, no meio digital, estamos falando da identidade visual e organização das publicações do seu escritório de advocacia.
É preciso entender que não adianta os doutores estarem vestidos de forma adequada e as redes sociais do escritório serem desleixadas e sem estratégia.
Dessa forma, é importante escolher estrategicamente as cores, o formato da sua logo marca, a fachada do escritório de advocacia e pensar se elas estão comunicando a mensagem que você deseja.
Assim como é retratado na série Suits a aparência importa, mas para ter eficiência é essencial que a aparência do seu escritório esteja alinhada com os seus valores, missão e propósito de negócio.
3. Tenha uma boa equipe ao seu lado
Ao longo das temporadas e os conflitos que o escritório de advocacia Pearson Specter Litt passam, é notório que o sucesso da organização consiste em equipe preparada para lidar com as adversidades da área.
A equipe da série é composta por profissionais com diferentes capacidades e habilidades, tais como:
- Harvey Specter: possui grande habilidade com negociações, o que colabora para que a firma dele feche contratos bilionários;
- Jessica Pearson: possui grande foco em liderança e visão 360. Essa habilidade colabora para que ela tome decisões mais assertivas;
- Donna Paulsen: apesar de não ser formada em direito, a secretaria do Harvey, possui habilidade para interpretar emoções e descrever pessoas. Além disso, ela consegue antecipar cenários como ninguém;
- Rachel Zane: possui muita empatia pelas pessoas que estão a sua volta, também consegue realizar pesquisas com grande profundidade e qualidade;
- Mike Ross: possui uma mente genial devido a sua memória fotográfica, consegue traçar estratégias, além de ser um profissional que se dedica a fundo nos caso de seus clientes;
- Louis Litt: é um profissional bastante emotivo, mas fiel escudeiro de Harvey e faz de tudo para que a sua firma fique de pé, mesmo que estas escolhas impliquem em perder algo na sua vida pessoal.
Saiba que as diferenças e as competências de cada um contribuem para que a gestão e as atividades do escritório tenham qualidade superior quando comparado aos seus concorrentes.
No marketing jurídico também é essencial ter à disposição do seu escritório de advocacia profissionais com experiência e habilidades estratégicas capazes de fazer o seu perfil crescer.
>> Confira o nosso guia completo sobre marketing jurídico e saiba como alavancar o seu escritório no digital!
4. Construa uma marca
A construção de marca se refere como o seu escritório ou você advogado é visto pelos clientes. Para a construção dele é necessário pensar nos valores, objetivos de quando começou a carreira.
Em Suits, Jessica Pearson e Mike Ross retratam dilemas enfrentados após verem que se distanciaram dos seus propósitos iniciais.
A partir dessa situação ambos personagens mudam o rumo da sua vida para alcançar o seu propósito e assim construir uma nova marca.
Saiba que a construção de marca nasce a partir das características de cada um, exemplo disso, é o caso do advogado Harvey Specter que utiliza os pontos positivos e negativos da sua personalidade para criar a sua reputação no mercado.
Sendo assim, considere que as pessoas veem você da forma como você se enxerga.
Outro fator que ajuda na construção da sua marca são os arquétipos no marketing jurídico. Para escolher o melhor arquétipo é preciso pensar como você deseja que as pessoas te veem.
5. Planejamento é essencial
O personagem Mike Ross com o seu lado estrategista deixa claro que para entrar em uma briga é essencial estar bem preparado.
Ou seja, conferir quais são os prós e contras de cada ação, quais são as melhores práticas para alcançar determinado objetivo.
No marketing jurídico, chamamos isso de planejamento, sendo a fase inicial do projeto onde os profissionais de marketing conseguem verificar quais as táticas necessárias para realizar os desejos.
Por exemplo, se um escritório deseja aparecer nas primeiras páginas de buscas do Google ou aumentar o tráfego do seu site, sabemos que as estratégias do Google Ads são as mais recomendadas.
Já para as redes sociais, trabalhamos mais o lado do marketing digital jurídico e assim por diante.
Mas, antes de escolher o cliente, analisamos cada ponto que pode ser favorável para que os objetivos sejam alcançados conforme os recursos disponíveis.
6. Saiba qual a tática necessária
Essa dica é um complemento da anterior, mas como Harvey e Mike Ross mostram em Suits é importante ter grande ênfase para escolher a tática certa.
Isso porque, as ações no mundo jurídico ou no marketing implicam em gastos financeiros. Ao escolher a tática certa é possível economizar direito e ter resultados ainda mais satisfatórios.
Portanto, o planejamento é a chave para que as estratégias sejam eficientes e os recursos humanos e financeiros sejam utilizados da melhor forma possível.
>> Confira o nosso artigo sobre SEO e coloque o seu site jurídico nas primeiras posições do Google.
Lições com Suits para a sua carreira de advogados
Chegou o momento de verificar como as reflexões de Suits também podem ser aplicadas para potencializar a carreira de advogados ou profissionais que desejam crescer.
1. Confiança é tudo
Harvey Specter é conhecido por ser um profissional confiante e até mesmo convencido das suas habilidades.
Essa característica contribui para que a sua atuação aconteça coerente, o que facilita para que a sua marca profissional seja propagada de forma intensificada.
Pense bem, se você enquanto profissional não acredita em si, como os seus clientes poderão confiar em seus serviços?
Portanto, não tenha medo de mostrar o seu diferencial ou precificar os seus produtos segundo a qualidade e resultados que você entrega.
>> Confira o nosso artigo sobre Google Meu Negócio para escritório de advocacia.
2. Tenha autenticidade
O personagem Harvey é destacado na série pelo seu comportamento autêntico, estilo elegante e atitudes seguras de si. Tais características reforçam a autoridade dele, enquanto profissional.
Ou seja, ele é o tipo de advogado que está preparado para tudo e deseja vencer não importando o quão difícil possa ser a situação.
A autenticidade e jeito confiante do Harvey agir contribui para que os clientes confiem em seus serviços.
Na 5ª temporada de Suits, Specter também mostra que mesmo sendo confiante é preciso reconhecer os seus limites.
Neste sentido, ele expressa não gosta de trabalhar com o direito de família, em especial os divórcios por envolver crianças e situações bastante complexas.
Também ao perceber que os dilemas da sua vida pessoal estavam interferindo em sua vida profissional, Harvey procurou ajuda de uma terapeuta para
3. Tenha um olhar estratégico
A estratégia é uma característica presente na personagem da Jessica Pearson, que antes de realizar uma jogada sempre reflete sobre as consequências.
Essa capacidade contribuiu para que a advogada ocupasse o cargo de Sócio Dirigente no escritório de advocacia Pearson Specter Litt.
Essa lição ensina profissionais de diferentes segmentos que é preciso ter um plano de ação e um olhar 360 para não perder de vista o que os seus objetivos.
Conclusão
A série Suits foi gravada de 2009 a 2019, apesar do tempo os ensinamentos e reflexões que os personagens propõem ainda são atuais e podem ser aproveitados por profissionais que desejam se destacar em suas atividades.
Portanto, assim como Harvey e Jessica Pearson nos ensina, é preciso sempre aprender, seja com os erros dos outros ou com os nossos próprios.
Acima de tudo, também é relevante reservar um tempo para nos conectar consigo mesmo para lapidar o profissional que você deseja ser.
Por fim, vale a pena encerrar com a frase épica de Harvey Specter “Não tenha sonhos, tenha objetivos”.
Gostou deste conteúdo? Acompanhe o Blog da JuriDigital e fique por dentro das novidades do mundo jurídico.
E você já sabe, precisando de uma agência de marketing para o seu escritório de advocacia.
Conte com a JuriDigital– agência de comunicação especializada no marketing jurídico a mais de 6 anos.