Como utilizar arquétipos no marketing jurídico?

O termo arquétipo está bastante popular nos últimos dias, mas você já pensou em utilizar arquétipos no marketing jurídico?

Isso mesmo, com a estratégia certa é possível que escritórios de advocacia aproveitem os benefícios dessa ação. 

Saiba que arquétipos são uma ferramenta importante para compor o brand persona, pois através dele é possível deixar a marca ainda mais personalizada e fortalecer a sua identidade.

Por isso, neste artigo você vai entender como o arquétipo no marketing jurídico funciona e as possibilidades desta técnica. 

Continue lendo para saber mais!

O que são arquétipos de marca?

O conceito de arquétipos surgiu a partir da teoria criada pelo psicólogo Carl Jung. 

O estudioso compreende que os arquétipos estão em todos os seres humanos e contribuem para a construção da personalidade de cada ser. 

Devido à aplicação prática dessa teoria para a comunicação, a publicidade adaptou este conceito. 

A partir disso, os arquétipos de marca são elementos que identificam a personalidade da empresa, além de facilitar o posicionamento da marca no ambiente digital. 

Arquétipos no marketing jurídico

Os arquétipos de marca se tornaram algo relevante para o mundo da publicidade, pois esse elemento consegue atingir a neurotransmissores e hormônios que podem influenciar na decisão de compras ou aflorar determinada emoção. 

Dessa forma, os arquétipos funcionam de forma similar aos gatilhos mentais. Portanto, a dica inicial é unir esses dois elementos para a construção da narrativa do seu escritório de advocacia. 

Conheça os 12 arquétipos que podem ser utilizados no marketing jurídico

Agora que você já entendeu o que são os arquétipos, chegou o momento de conhecer os tipos de arquétipos categorizados pelo psicólogo Carl Jun.

1. Inocente

O primeiro deles é o arquétipo de inocente, a principal característica está em seu otimismo e na crença na felicidade e um mundo justo. 

Para um escritório de advocacia esse arquétipo é ótimo, pois está ligado com as ações éticas e sempre corretas. 

Imagem mostra o pequeno príncipe como representação do arquétipo de marca

Além disso, ele transmite confiança para o público que se relaciona com ele. Para que essas características sejam transmitidas, o arquétipo do inocente utiliza imagens mais clássicas e elegantes, além de sempre transmitir ideias positivas que tragam esperança.

Para que você possa ter como base, existem empresas que utilizam muito bem esse tipo de arquétipo como a Coca-Cola, Dove, equipe farmacêutica Johnson & Johnson

2. Cara-comum 

O arquétipo de cara-comum é caracterizado pela personalidade de pessoas que conseguem se relacionar facilmente com outras pessoas. 

Essa característica no marketing jurídico é essencial para que o escritório conquiste novos clientes e tenha uma boa taxa de fidelização.

  • Exemplos de empresas: Leroy Merlin e Hering.

3. Explorador 

Já o arquétipo explorador possui como característica predominante inquietude, desejo por novas experiências, além da grande coragem de correr riscos. 

Esse arquétipo para escritório de advocacia pode ser aplicado para evidenciar a essência do escritório em transformação. 

Arquétipo bobo da corte

Ou seja, a organização está sempre em busca de recursos que agreguem valor para os clientes com novas tecnologias. 

  •  Grande exemplo desse arquétipo são empresas de carros como a marca Jeep.

4. Bobo da corte

O bobo da corte é conhecido pelo seu espírito alegre, que leva a vida de forma leve e sempre fazendo graça com as situações difíceis. 

Para utilizar o arquétipo bobo da corte em seu escritório de advocacia é necessário fazer uma análise crítica se esse elemento faz realmente sentido para as suas histórias. 

arquétipo bobo da corte

Uma dica para realizar essa análise é desenvolver o roteiro de storytelling para o seu escritório de advocacia e assim decidir quais elementos devem entrar ou não em seu enredo. 

  • Uma empresa que utiliza muito bem o arquétipo bobo da corte é o Cemitério Jardim da Ressurreição. Recomendamos que você verifique as redes sociais da empresa e confira a forma espetacular de como eles trabalham esse arquétipo.

5. Sábio

Esse é um tipo de arquétipo utilizado de forma consciente ou inconsciente pela maioria dos escritórios de advocacia.

O seu perfil inclui questões de conhecimento, sabedoria, a escolha do caminho certo a seguir. Em síntese, o sábio está ligado a questões de sabedoria. 

Portanto, este arquétipo deve ser empregado na comunicação e estratégias de publicidade para advogados e escritórios de advocacia. 

  • Escritório de advocacia usam com frequência esse arquétipo. Outra empresa que utiliza com grande expertise é a Aventos, empresa de investimento do Banco BTG Pactual.

6. Prestativo 

O arquétipo prestativo é bastante utilizado por empresas que prestam diversos serviços, isso porque as suas principais características são a misericórdia, compaixão e vontade de transformar os obstáculos em oportunidades. 

Portanto, marcas que visam atender as aflições do consumidor utilizam o arquivo prestativo. 

  • Exemplo disso é a empresa Amazon, que vende produtos de A a Z.

7. Herói

O herói é um arquétipo que representa empresas que se dedicam a alcançar os seus objetivos, para isso possui o perfil dinâmico, personalidade forte e celeridade. 

Para a aplicar no marketing jurídico é possível evidenciar as especializações do advogado e as habilidades que ele possui para alcançar os objetivos do cliente. 

arquétipo do héroi

Além disso, uma ótima forma de divulgar o arquétipo do herói dentro do mercado jurídico é mostrando os resultados que o seu cliente teve a partir dos seus serviços. 

  • Esse arquétipo é bastante encontrado em marcas que vendem produtos esportivos, como Nike e Adidas. 

8. Criador 

O criador está ligado com a inovação, soluções que visam transformar a criatividade dos clientes, além da grande ligação com aspectos artísticos. 

Dessa forma, o arquétipo do criador está bastante associado a empresas de base tecnológica como startup. 

  • Marcas como Canva, ChatGPT possuem as principais características desse arquétipo. 

9. Fora-da-lei

O fora-da-lei é conhecido pela sua carência e vontade de chamar atenção, para isso as suas atitudes são bastante diferenciadas. 

Arquétipo fora-da-lei

Essas características são encontradas em empresas que vendem produtos para o público jovem. 

  • Exemplo disso, são marcas como Melissa e Capricho. 

10. Mago

Em seguida temos o arquétipo do mago, que está ligado à religião, áreas ligadas à ciência, teologia e leis. 

arquétipo do mago

O mago também referir-se a sabedoria, entretanto, o seu diferencial está nas soluções e mistérios que esse arquétipo carrega consigo. 

  • Empresas que conseguem aplicar o arquétipo do mago são instituições de ensino como a Universidade Federal de Goiás, Universidade de São Paulo. 

11. Amante

Em último lugar, aparece o arquétipo de amante que está ligado à paixão, beleza, sofisticação, culto do belo. 

Geralmente este arquétipo é comumente utilizado em empresas de moda e beleza. 

  • Organizações referências no arquétipo de amante são a Chanel, Vivara. 

12. Governante

Por fim, aparece o arquétipo de governante encontrado com grande facilidade no poder público e gerência de empresas. 

Imagem da série suits
A série Suits é um bom exemplo sobre o arquétipo de governante.

Desse modo, a característica do governante está relacionada à liderança, soberania, poder, além de apresentar grande sentimento de ambição.

  • As marcas que utilizam do arquétipo governante são a empresa Google, Microsoft, McDonald’s.

Benefícios de arquétipos no marketing jurídico

Após conhecer os principais arquétipos, chegou a hora de conhecer os benefícios dessa prática para o seu marketing jurídico. 

Maior personalização para o escritório de advocacia

Os arquétipos ajudam a criar uma identidade de marca única e distintiva para o escritório. 

Desse modo, eles permitem que você defina características e valores específicos que sejam relevantes para seu público-alvo. 

Essa personalização colabora para diferenciar o seu escritório de advocacia dos demais concorrentes, destacando seus pontos fortes e posicionando-o como uma escolha perfeita para novos clientes.

Facilita a conexão com clientes

Os arquétipos são poderosos para estabelecer conexões emocionais com os clientes, como foi dito no início do texto, eles possuem poder de transformar o emocional do cliente.

Imagem representa o marketing jurídico digital

Ao criar uma narrativa coerente baseada em um arquétipo relevante, o seu escritório de advocacia desperta emoções e cria um vínculo com seu público-alvo.

>> Confira o nosso guia completo sobre fachada de escritório de advocacia

Serve como orientação para os colaboradores

Os arquétipos também podem servir como guias para a equipe do escritório de advocacia. Portanto, eles são de grande valia para a construção da cultura organizacional e como o escritório se posiciona no mercado. 

Os colaboradores podem se alinhar aos valores e comportamentos representados pelo arquétipo escolhido, o que contribui para uma atuação mais coesa e consistente.

Como aplicar arquétipos no marketing jurídico?

Como já deu para perceber, a aplicação de arquétipos no marketing jurídico é uma estratégia eficaz para envolver e atrair clientes

Por isso, preparamos algumas dicas para que você possa aplicar essa estratégia em sua empresa. Confira.

Identifique os arquétipos relevantes

Comece por identificar os arquétipos que são mais relevantes para o seu público-alvo. Isso pode envolver a compreensão dos desejos, medos e motivações de seus clientes em potencial. 

Por exemplo, um escritório de advocacia especializado em direito da família pode se concentrar no arquétipo do “Mentor”, buscando ajudar seus clientes a navegarem pelas complexidades legais e tomar decisões informadas.

Desenvolva uma narrativa coerente

Após identificar os arquétipos adequados para o seu escritório de advocacia, crie uma narrativa coerente que incorpore esses arquétipos em sua estratégia de marketing, por meio do storytelling. 

Imagem representa aspectos de storytelling

Para facilitar a aplicação do arquétipo escolhido, inclua histórias, personagens e elementos visuais que refletem as principais características deste arquétipo.

>> Confira o nosso artigo sobre LinkedIn para advogados e saiba como destravar o seu perfil.  

Comunique-se de maneira emocional

Ao aplicar arquétipos no marketing jurídico, é importante se comunicar de maneira emocionalmente envolvente. 

Em vez de focar apenas nos aspectos técnicos do seu serviço jurídico, tente destacar os benefícios emocionais que seus clientes podem obter ao trabalhar com você. 

Consistência em todos os canais de marketing 

Certifique-se de que sua estratégia de arquétipos seja consistente em todos os canais de marketing, incluindo seu website, mídias sociais, materiais impressos, entre outras formas de comunicação.

Saiba que essa estratégia ajudará a criar uma identidade de marca coesa e reconhecível, aumentando a eficácia de sua mensagem e potencializando a capacidade dos arquétipos.

Lembre-se de que a aplicação de arquétipos no marketing jurídico requer uma compreensão profunda de seu público-alvo e do mercado em que você atua.

Por isso, se você precisa de ajuda com o seu marketing jurídico pode contar com as soluções da JuriDigital

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