Fachada de escritório de advocacia: o que fazer para não errar!

Fachada de escritório de advocacia: o que fazer para não errar!

Uma volta no bairro é suficiente para identificar fachadas diferentes para cada negócio. Até é possível encontrar uma ou outra fachada de escritório de advocacia.

É porque todo estabelecimento precisa de uma identificação. Caso contrário, não é frequentado porque as pessoas não o encontram. Não há como ser diferente no caso dos escritórios de advogados.

Afinal, uma pessoa de passagem, a procura de um profissional de Direito, pode muito bem entrar em contato com o escritório porque viu a placa. Quando isso ocorre, significa que a placa ou letreiro também fez o seu papel no marketing para advogados.

Esse é um dos motivos pelo qual a fachada de escritório de advocacia é um item importante para o advogado.

A placa exposta em frente ao escritório comunica algo para quem a vê. Portanto, consegue causar uma primeira impressão sobre o profissional ou sociedade de advogados.

No caso de apresentar uma harmonia entre o tamanho, o texto e as cores, essa impressão pode se traduzir em requinte, sobriedade, seriedade, sofisticação, colaboração, etc.

Já no caso de a fachada destoar nas cores, dimensões e informações, e visualmente estar mau cuidada, a impressão pode ser de desleixo. Infelizmente, isso pode custar um ou mais clientes para o escritório de advocacia.

Mas há uma maneira simples de saber se a fachada de escritório de advocacia está correta. Basta parar em frente e observar as sensações que surgem nesse tempo. Sentir orgulho e bem-estar significa que o melhor trabalho foi realizado na fachada. Por outro lado, o mínimo desconforto significa que é preciso dar mais atenção a esse detalhe.

As placas para advogados fazem parte do cartão de visitas. Afinal, é um dos primeiros pontos de contato visual do cliente com o profissional ou os advogados. Investir em uma fachada apropriada é parte da identidade visual do escritório de advocacia. Por isso, é preciso saber o que fazer para não errar.

Regras para criar a fachada de escritório de advocacia

A fachada de escritório de advocacia faz parte da publicidade do advogado. No Direito, a publicidade é regulamentada pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sendo assim, a criação da fachada precisa seguir as normas do Código.

Mas além do regulamento, a criação da fachada de escritório de advocacia precisa respeitar também a identidade visual do advogado ou da sociedade. Pois só assim há consolidação da marca e ela se torna fácil de reconhecer.

Para não haver qualquer empecilho nessa jornada, é fundamental saber quais regramentos e orientações devem ser respeitados.

1. Código de Ética e Disciplina da OAB 

Em sua abrangência, o Código de Ética da OAB determina quais são os limites da publicidade profissional. Sobre a composição da fachada de escritório de advocacia, define:

Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Esse é o único Artigo que existe no Código sobre a elaboração de fachada de escritório de advocacia. Não há nenhum outro com informações mais específicas, como o tamanho que devem ter as placas para advogados.

Por essa razão, profissionais de Direito fizeram algumas perguntas ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. As respostas foram:

Quais são os critérios, medidas ou dimensões, limitações e informações que podem constar na placa de identificação do Escritório de Advocacia?

A placa deve ter dimensões e forma discretas. Deve conter o nome do advogado, o seu endereço profissional, o seu número de inscrição na OAB e os telefones de contato. Também pode informar a especialidade jurídica.

Há um modelo gráfico de como deve ser a placa do Escritório de Advocacia?

O Tribunal de Ética não fornece um modelo gráfico e dimensões de como deve ser a placa do escritório de advocacia. Veda a utilização de outdoors ou formas assemelhadas de publicidade. Portanto, a recomendação é evitar que as placas para advogados tenham a dimensão de outdoor, cujo tamanho padrão é 9x3m de largura e altura, respectivamente.

É possível fixar mais de uma placa no local onde se encontra o escritório?

É permitido que seja fixada uma placa na parte externa frontal do escritório, em cada uma de suas sedes, para a identificação do advogado ou da sociedade de advogados. Para tanto, são permitidos o uso de painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes do Art. 39.
A divulgação dos serviços de advocacia não pode ser feita juntamente com a de outras atividades. Portanto, nenhum outro serviço deve ser mencionado na mesma placa com as informações do escritório. Nem mesmo no caso de haver algum vínculo do escritório com o outro serviço ofertado.

A respeito da discrição mencionada no Art. 39, o Tribunal de Ética da OAB afirma: “discreto é isso: nome, endereço, telefone e inscrição [na OAB]”. Portanto, basicamente é isso o que pode constar em fachadas de escritórios de advocacia.

Tudo deve ser apresentado em “cores neutras, não extravagantes, compatíveis com a sobriedade da atividade advocatícia“.

Já em relação a não configurar captação de cliente ou mercantilização da profissão, o recomendado é o advogado evitar usar na fachada de escritório de advocacia temos como:

  • “ligue já”;
  • “parcelamento no cartão de crédito”; ou
  • “garantia de ganho dos processos”.

Enfim, são as informações básicas que garantem a criação de uma boa fachada de escritório de advocacia:

  • nome;
  • telefone;
  • inscrição na OAB;
  • logotipo.

Não por acaso, são as mesmas informações que compõem a identidade visual do escritório de advocacia.

2. Identidade visual do escritório de advocacia

A identidade visual confere ao escritório característica próprias a partir da junção de elementos como:

  • nome;
  • símbolo;
  • tipografia;
  • cores.

Esses elementos devem ser muito bem correlacionados para conviver de forma harmônica e promover a identificação imediata do escritório quando usados em:

  • cartões de visitas;
  • papéis timbrados;
  • apresentações online;
  • páginas na internet;
  • redes sociais; e
  • fachada de escritório de advocacia.

É por isso que a identidade visual precisa estar pronta ou ser respeitada na criação da fachada de escritório de advocacia.

A falta de um padrão visual dificulta não só o reconhecimento, como transmite um descaso com a própria imagem profissional.

Não dá para um cliente receber um cartão de visitas vermelho e chegar no escritório e ver uma fachada totalmente preta. Ainda, puxar o celular para conferir se está no lugar e certo e acessar um site verde escuro.

Qual é a confiabilidade de um local com uma identidade tão diferente, que não dialoga?

As pessoas gostam de sentir-se seguras. Essa sensação pode ser despertada na primeira impressão. Mas para chegar nesse resultado, o advogado ou os profissionais que compõem a sociedade precisam saber aplicar as cores e os símbolos que transmitem segurança. Depois, não podem deixar de usar esses elementos na fachada de escritório de advocacia.

Entender a emoção que cada cor transmite, o significado de cada tom e como juntá-las aos símbolos da advocacia faz parte da rotina de profissionais de marketing para advogados. Ter essa ajuda é mais um passo em direção à consolidação do escritório de advocacia. Afinal, o profissional cuidará não só da fachada, mas de todos os pontos de comunicação do advogado com clientes e colegas.

O escritório de advocacia Mattos Filho é um exemplo recente do bom uso dessas ferramentas. Em comemoração aos 30 anos, o escritório mudou toda a sua identidade visual e teve o cuidado de promover a mudança até mesmo na fachada do escritório.

Dessa forma, quem passa pelo edifício automaticamente associa a marca ao escritório quando se depara com ela em alguma rede social, por exemplo. O caminho inverso também acontece.

Com essas associações, o escritório ou advogado fica gravado na lembrança das pessoas. Isso aumenta as chances de o escritório ser o primeiro a ser consultado para um serviço jurídico. Mais uma razão, portanto, para a identidade visual ter um padrão e para esse padrão ser respeitado. Até mesmo na fachada de escritório de advocacia.

O que pode constar em fachadas de escritórios de advocacia

O Código de Ética da OAB adianta o que pode constar nas placas para advogados. Afinal, o regulamento impõe regras próprias para cada formato de publicidade e propaganda na área do Direito.

O Provimento 205/2021 já atualizou algumas das normas. No entanto, as possibilidades para fachada de escritórios de advocacia são limitadas. Sendo assim, o que os advogados podem é tirar o melhor proveito do que é permitido.

Em geral, as placas para advogados devem levar ao conhecimento do público dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços jurídicos. Conforme mostram as fotos de fachada de escritório de advocacia.

Placa luminosa

As placas para advogados luminosas não são do tipo letreiros que piscam e até trocam de cores. O Código de Ética recomenda discrição e sobriedade. Por esse motivo, muitos escritórios utilizam uma luz indireta para iluminar a fachada. Geralmente, o foco de luz está localizado na parte superior, inferior ou nas laterais da placa fixa na fachada. Principalmente para que possa ser vista à noite.

Placa luminosa para fachada de escritório de advocacia

Número de inscrição

O número de inscrição na OAB é uma exigência. O profissional graduado em Direito só pode exercer a advocacia se estiver inscrito na OAB estadual. Por isso, o Código de Ética orienta informar o número nas placas para advogados.

Número de inscrição da OAB em fachada de escritório de advocacia

Nome

Escritórios de advocacia não podem ter um nome fantasia. É por isso que os advogados colocam o próprio nome no escritório ou apenas o sobrenome, ou usam somente as iniciais do primeiro ao último nome. No caso das sociedades de advogados, o mais comum é juntar os sobrenomes para que o escritório tenha um nome.

Em uma fachada de escritório de advocacia, o nome é a informação mais importante. Afinal, quase nenhum lugar pode ser localizado se não está com o nome em uma placa.

Como incluir o nome na fachada de escritório de advocacia

Telefone

O número de telefone para contato é a segunda informação mais importante dos profissionais de advocacia. Portanto, o ideal é informar o número em todas as placas para advogados que ficam em fachadas de escritório de advocacia.

Atualmente, as redes sociais têm sido a principal forma de as pessoas se comunicarem. Por essa razão, muitos escritórios tem optado por informar o número de telefone celular com o símbolo do aplicativo WhatsApp ao lado, já para indicar que o contato pode ser feito via mensagens de texto ou áudio.

Como incluir o número de WhatsApp na fachada de escritório de advocacia

Especialidade

Nas placas para advogados pode ser informada também a área de atuação do advogado ou da sociedade. Profissionais que preferem prestar serviços jurídicos específicos são os que mais recorrem a essa opção. Dessa maneira, já limitam o tipo de atendimento que realizam. Assim, uma pessoa com uma questão trabalhista já sabe que o escritório não poderá ajudá-la porque atende somente questões de família.

Em muitas fachadas também é possível observar os dizeres “assessoria e consultoria jurídica”. O uso desses termos é permitido pelo Código de Ética da OAB, pois se referem a atividades privativas da advocacia.

Já o termo “advocacia” é reservado para sociedades de advogados. Por isso, não deve ser utilizado nos demais casos.

Como usar termos na fachada de escritório de advocacia

Logotipo

O logotipo é um recurso visual que facilita a fixação da marca na mente das pessoas. Com certeza ao mencionar o McDonalds, imediatamente surge um grande M amarelo na lembrança.

Escritórios de advocacia podem ter uma representação gráfica na identidade visual, assim como a lanchonete. Só devem cuidar para não ostentar cores, desenhos, recursos publicitários, sinais ou marcas incompatíveis com a sobriedade da advocacia.

Uma forma de garantir que o logotipo será feito corretamente é contar com a assessoria de especialistas em marketing para advogados para criar essa representação junto com a identidade visual. Os profissionais poderão indicar as dimensões corretas para uma fachada harmônica.

Uso de logotipo em placas para advogados

Mais fotos de fachada de escritório de advocacia

Existe todo tipo de fachada de escritório de advocacia. Até porque existem escritórios de advocacia de todos os portes. Por isso, não é surpresa que haja fachadas que são muito simples e outras, muito elaboradas.

O que mais interessa não é necessariamente se é fachada de escritório de advocacia pequeno ou fachada de escritório de advocacia moderno. Muito menos se é fachada de escritório de advocacia simples. Importa não ignorar a relevância da fachada na construção da marca do escritório. Afinal, a atenção a esse detalhe também influencia na forma como o estabelecimento é visto.

Portanto, uma fachada bem planejada e cuidada pode ser mais uma ferramenta para atrair possíveis clientes. O contrário também é verdadeiro. Os clientes podem se afastar se não houver identificação com o visual externo do escritório.

Sendo assim, a fachada também tem de transmitir os valores do advogado. Por exemplo, uma estrutura atualizada e de acordo com as tendências arquitetônicas passa a mensagem de que o escritório é moderno. Já uma estrutura clássica informa que o escritório respeita tradições.

Tudo isso precisa refletir também na decoração de escritórios de advocacia. Tanto a fachada quanto a recepção, salas de reunião e atendimento devem ser coerentes com a identidade visual proposta. Designers de interiores e arquitetos podem auxiliar nessa questão e orientar sobre como acrescentar as cores da marca, por exemplo, em itens de decoração.

Para facilitar, é possível consultar mais exemplos de placas para fachada de escritório de advocacia.

Fachada de escritório de advocacia pequeno

Muitos estabelecimentos que prestam serviços jurídicos detém somente o próprio advogado para realizar todo o trabalho. É até comum o profissional de Direito usar uma sala da própria casa como escritório. Então, é numa fachada de escritório de advocacia pequeno que irá investir.

Como colocar uma placa para advogado em fachada de escritório de advocacia pequeno

Fachada de escritório de advocacia moderno

Um dos exemplos de placas para fachada de escritório de advocacia moderno são os que utilizam letreiros luminosos. Embora a OAB possua ressalvas quanto ao uso desse recurso, a aplicação correta do efeito mantém a discrição e a sobriedade a que o Código de Ética se refere.

Como dar destaque à fachada de escritório de advocacia moderno

Fachada de escritório de advocacia simples

A ênfase na identidade visual e na identificação do escritório pode provocar o entendimento errado de que é preciso fazer algo grandioso na parte externa do escritório de advocacia. Na verdade, uma fachada de escritório de advocacia simples já é suficiente para atender às necessidades. Mesmo grandes escritórios apostam em fachadas mais básicas. Porque o importante é passar a mensagem de credibilidade e confiabilidade.

Como é uma fachada de escritório de advocacia simples

Quanto custa fachada para escritórios de advocacia

O Código de Ética da OAB destaca que a fachada de escritório de advocacia precisa ser discreta quanto à forma e dimensão. Contudo, o regulamento não responde à pergunta: qual tamanho deve ter a placa para não ser considerada um outdoor e nem parecer mercantilista?

Por isso, os exemplos de placas para fachada de escritório de advocacia são essenciais. Os modelos ajudam a escolher entre os formatos mais utilizados. Essa informação é importante para levantar quanto custa uma fachada para escritório de advocacia.

Conforme as dimensões e o material que for usado, o valor pode ser maior ou menor. Na conta, pode entrar ou não o serviço de um arquiteto para remodelar toda a fachada para fixação das placas para advogados.

Determinar quanto custa a fachada para escritórios de advocacia também exige saber se o serviço será personalizado, ou seja, exclusivo para o escritório.

Na internet, há opções de placas para advogados que podem ser compradas por R$ 100. É um trabalho padrão, por isso, há o risco de o advogado mais próximo ter a mesma placa. A única diferença entre as duas será o nome escrito nelas.

É uma opção para economizar. Por outro lado, há muitos exemplos de placas para fachada de escritório de advocacia e possibilidades nas quais investir. Especialistas em marketing para advogados podem recomendar a melhor alternativa para o escritório, considerando a mensagem que quer transmitir.

Conclusão

A estética da fachada de escritório de advocacia integra o “cartão de visitas” do advogado. Por essa razão, deve estar no pacote de itens de publicidade e receber a mesma atenção que o cartão de visitas oficial.

Principalmente porque é assim que a Ordem dos Advogados do Brasil entende. Tanto que toda vez que se fala em placas para advogados surge o Art. 39 do Código de Ética.

Portanto, a criação da fachada precisa seguir as normas do Código. Mas não só isso. Também precisa respeitar o padrão de identidade visual do advogado.

Em resumo, o que pode constar em fachadas de escritórios de advocacia é o nome, endereço, telefone e número de inscrição do advogado na OAB.

De forma alguma a fachada deve se parecer com uma propaganda do escritório. Apenas deve cumprir a função de identificar o local de trabalho do advogado. Sendo assim, em nenhuma das placas para advogados devem constar frases como “satisfação garantida” e “venha conferir”.

O ideal é que as placas para advogados ocupem um lugar de destaque na fachada de escritório de advocacia. Geralmente na parte frontal do escritório ou residência do advogado.

Quanto à definição de tamanho e modelo, para não errar nas dimensões a orientação é dispor da ajuda de especialistas de marketing para advogados como a Juridigital, que já estão habituados ao Código de Ética da OAB e a criar identidades visuais para escritórios, que incluem a elaboração de fachada de escritório de advocacia.

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