A fachada de escritório de advocacia ou de qualquer outra empresa é fundamental para que os clientes consigam encontrar informações sobre o estabelecimento de maneira rápida e fácil.
Para se ter ideia da importância de um fechada, somente em 2022, tivemos mais de 3 milhões de empresas abertas. Imagine a confusão para saber quem é quem sem uma fachada que as identifique.
Logo, a principal característica desta ferramenta de comunicação é fornecer às pessoas que estão passando dados importantes, como nome do escritório, informações de contato ou elementos visuais que facilitem o reconhecimento da empresa.
Entretanto, para que essa fachada seja eficiente e cumpra a sua função é necessário ter atenção no momento de construir.
Sabendo disso, a JuriDigital preparou este artigo completo com dicas importantes para que você advogado saiba se a sua fachada está no caminho certo ou é momento de trocá-la.
Continue lendo para saber mais!
A importância da fachada de escritório de advocacia
Como já deu para perceber, a fachada de escritório de advocacia é uma ferramenta muito importante para que os clientes encontrem o escritório com maior facilidade.
Além disso, uma fachada bem feita tem grande poder para atrair novos clientes, tendo em vista, que muitas pessoas podem entrar em contato após ver a placa.
Saiba que assim, como diz o ditado popular que “a primeira impressão é a que fica”, uma fachada com elementos visuais bem trabalhados possui a capacidade de transmitir maior confiança e credibilidade.
A fachada de escritório de advocacia possui grande importância, pois também é um elemento que faz parte das estratégias do marketing para advogados.
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Portanto, a fachada se torna um elemento muito importante para a comunicação do escritório de advocacia com o seu público de interesse.
Pense comigo, esse elemento visual fica exposto em frente ao seu escritório, imediatamente ele se torna um meio de comunicação com quem vê a fachada.
Por esse motivo, é muito relevante que todos os aspectos da sua construção seja considerado, como, por exemplo:
- Harmonia entre o tamanho;
- Texto e as cores;
- Posição da logo;
- Se a sua fachada corresponde a sua identidade visual.
Principalmente porque são esses detalhes que colaboram para que a imagem do seu escritório seja passada da forma como você deseja.
Evidentemente, se esses elementos destoar nas cores, em dimensões, informações, ou estiver mal cuidado, a impressão a ser passada é de desleixo.
Infelizmente, isso pode custar um ou mais clientes para o escritório de advocacia e fazer com que o dinheiro investido nessa fachada seja perdido.
>> Confira o nosso artigo para saber o que é Retorno sobre o Investimento (ROI).
Quais informações colocar na fachada de escritório de advocacia?
O Código de Ética da OAB adianta o que pode constar ou não nas fachadas para advogados. Afinal, o regulamento impõe regras próprias para cada formato de publicidade e propaganda na área do Direito.
O Provimento 205/2021 já atualizou algumas das normas. No entanto, as possibilidades para a fachada de escritórios de advocacia são limitadas.
Em geral, as placas para advogados devem levar ao conhecimento do público dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços jurídicos.
Confira o que pode constar na fachada do seu escritório de advocacia.
Placa luminosa
As placas para advogados luminosas não são do tipo letreiros que piscam e até trocam de cores, mas podem ser utilizadas desde que haja discrição e sobriedade, assim como recomenda o Código de Ética.
Por esse motivo, muitos escritórios utilizam uma luz indireta para iluminar a fachada. Geralmente, o foco de luz está localizado na parte superior, inferior ou nas laterais da placa fixa na fachada.
Pois, este é um ótimo recurso para que as pessoas possam identificar o escritório à noite.
Número de inscrição da OAB
O número de inscrição na OAB é uma exigência. O profissional graduado em Direito só pode exercer a advocacia se estiver inscrito na OAB estadual.
Por isso, o Código de Ética orienta informar o número nas placas para advogados. Além disso, com o número de inscrição da OAB de fácil acesso, o seu cliente pode sentir maior confiança no momento de contratar os seus serviços.
Nome
Escritórios de advocacia não podem ter um nome fantasia, e é por isso que os advogados colocam o próprio nome no escritório ou apenas o sobrenome, ou usam somente as iniciais do primeiro ao último nome.
No caso das sociedades de advogados, o mais comum é juntar os sobrenomes para que o escritório tenha um nome que remeta a cada um dos sócios.
Em uma fachada de escritório de advocacia, o nome é a informação mais importante. Afinal, quase nenhum lugar pode ser localizado se não está com o nome em uma placa.
>> Confira o nosso artigo sobre gatilhos mentais na advocacia: veja 5 técnicas para atrair clientes
Telefone
O número de telefone para contato é a segunda informação mais importante dos profissionais de advocacia. Pois é através dele que os clientes entram em contato com você.
O telefone para contato é algo opcional, mas você também pode informar nas redes sociais do seu escritório de advocacia.
Uma dica extra é colocar o símbolo do WhatsApp para contatos que têm ligação com o aplicativo. Isso facilita a interpretação do cliente, que poderá fazer o contato via mensagens de texto ou áudio.
>> Confira o nosso artigo sobre WhatsApp Business para Advogados.
Especialidade
Nas placas para advogados pode ser informada a área de atuação do advogado ou da sociedade.
Inclusive, profissionais que prestam serviços jurídicos específicos, são os que mais recorrem a essa opção.
Dessa maneira, é possível já limitar o tipo de atendimento que o escritório realiza. Assim, uma pessoa com uma questão trabalhista já sabe que o escritório não poderá ajudá-la porque atende somente questões de família.
Em muitas fachadas também é possível observar os dizeres “assessoria e consultoria jurídica”. O uso desses termos é permitido pelo Código de Ética da OAB, pois se referem a atividades privativas da advocacia.
Já o termo “advocacia” é reservado para sociedades de advogados. Por isso, não deve ser utilizado nos demais casos.
Logotipo
O logotipo é um recurso visual que por meio de símbolos, cores, formas, e letras ajuda na fixação da marca na mente das pessoas.
Com certeza, ao mencionar o nome McDonald ‘s, imediatamente surge um grande M amarelo em sua lembrança. Pois bem, esse é o grande objetivo do logotipo e ele deve ser um elemento presente em sua fachada.
Saiba que escritórios de advocacia podem ter uma representação gráfica na identidade visual, assim como a lanchonete.
Entretanto, é necessário ter cuidado para não ostentar cores, desenhos, recursos publicitários, sinais ou marcas incompatíveis com a sobriedade da advocacia.
Uma forma de garantir que o logotipo está coerente é contar com ajuda de agências especializadas em marketing jurídico.
O grande diferencial dessas agências de publicidade está na preocupação em respeitar todas as normas presentes no Código de Ética da OAB.
Além disso, essas agências são direcionadas para atender especificamente advogados, logo o seu entendimento para essa área de atuação é maior.
Se você deseja contar com uma agência especializada no mercado jurídico, venha para a JuriDigital, agência que está a mais de 6 anos aumentando a presença digital de advogados do Brasil inteiro.
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Dicas extras sobre fachada de escritório de advocacia
Existe todo tipo de fachada de escritório de advocacia, até porque existem escritórios de advocacia de todos os portes.
Por isso, não é surpresa que haja fachadas que são muito simples e outras, muito elaboradas. Mas, as características de cada escritório determinam como será a fachada.
O que mais interessa não é necessariamente se a fachada de escritório de advocacia é pequena ou grande.
Muito menos se é simples ou moderna, mas sim, se ela atenda as características do seu escritório, como público de interesse, se todas as informações cabem nela, se o estado de conservação está bom.
Afinal, é necessário ter atenção nesses detalhes, pois eles também influenciam na forma como o estabelecimento é visto.
Por exemplo, uma fachada atualizada que está consoante as tendências arquitetônicas consegue passar a mensagem de um escritório moderno. Já uma estrutura clássica informa que o escritório respeita tradições.
Sendo assim, a fachada deve transmitir os valores do advogado e do escritório!
Lembre-se tanto a fachada quanto a recepção, salas de reunião e atendimento devem ser coerentes com a identidade visual proposta.
Designers de interiores e arquitetos podem auxiliar nessa questão e orientar sobre como acrescentar as cores da marca no ambiente interno e assim deixar ainda mais aconchegante para o seu cliente.
Uma boa estratégia é adicionar as cores da marca em itens de decoração, adicionar os elementos visuais nas paredes e uniforme dos colaboradores.
Para facilitar, é possível consultar mais exemplos de placas para fachada de escritório de advocacia.
>> Confira o nosso artigo e veja como customer success na advocacia: faça o seu cliente ter sucesso.
Quanto custa fachada para escritórios de advocacia
O Código de Ética da OAB destaca que a fachada de escritório de advocacia precisa ser discreta quanto à forma e dimensão.
Para encontrar o modelo que melhor lhe atende é necessário pesquisar e fazer uma breve análise do que é utilizado no mercado.
Pois, cada detalhe da placa conta no momento da precificação, detalhes como: logo, cores, texturas, materiais, dimensão, entre outros detalhes.
Além disso, nessa conta, pode entrar ou não o serviço de um arquiteto para remodelar toda a fachada para fixação da fachada.
Portanto, essas informações são importantes para levantar quanto custa uma fachada para escritório de advocacia.
Determinar quanto custa a fachada para escritórios de advocacia também exige saber se o serviço será personalizado, ou seja, exclusivo para o seu escritório.
Segundo as informações da Forthe Lux, a média cobrada por M² varia entre R$450 a R$1000, tudo isso dependerá sempre da complexidade do projeto.
Considere sempre procurar profissionais especialista em marketing jurídico para orientar esse momento, e assim garantir uma escolha ainda mais assertiva.
Regras da OAB sobre fachada de escritório de advocacia
Após entender a importância de uma boa fachada para escritório de advocacia, chegou a hora de compreender quais são as regras impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil, sobre a criação de fechadas.
Já ficou claro, que a fachada faz parte das estratégias de publicidade do advogado. No Direito, a publicidade é regulamentada pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sendo assim, a criação da fachada precisa seguir as normas impostas pelo Código, além de seguir este regulamento, o projeto da fachada precisa respeitar a identidade visual do advogado ou da sociedade.
A partir dessa ação se torna ainda mais fácil construir a reputação da sua marca e assim o seu escritório seja lembrado com maior facilidade.
Mas, para não haver qualquer empecilho nessa jornada, é fundamental saber quais regramentos e orientações devem ser respeitados.
1. Código de Ética e Disciplina da OAB
Em sua abrangência, o Código de Ética da OAB determina quais são os limites da publicidade profissional do advogado.
Sobre a composição da fachada de escritório de advocacia, define que:
Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.
Para que o entendimento sobre fachadas para escritórios de advocacia fosse claro, profissionais de Direito fizeram algumas perguntas ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. As respostas foram:
1. Quais são os critérios, medidas ou dimensões, limitações e informações que podem constar na placa de identificação do Escritório de Advocacia?
A placa deve ter dimensões e forma discretas. Deve conter o nome do advogado, o seu endereço profissional, o seu número de inscrição na OAB e os telefones de contato. Também pode informar a especialidade jurídica.
2. Há um modelo gráfico de como deve ser a placa do Escritório de Advocacia?
O Tribunal de Ética não fornece um modelo gráfico e dimensões de como deve ser a placa do escritório de advocacia.
Entretanto, veda a utilização de outdoors ou formas assemelhadas de publicidade. Portanto, a recomendação é evitar que as placas para advogados tenham a dimensão de outdoor, cujo tamanho padrão é 9x3m de largura e altura, respectivamente.
3. É possível fixar mais de uma placa no local onde se encontra o escritório?
É permitido que seja fixada uma placa na parte externa frontal do escritório, em cada uma de suas sedes, para a identificação do advogado ou da sociedade de advogados.
Para tanto, é permitido o uso de painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes do Art. 39.
A respeito da descrição mencionada no Art. 39, o Tribunal de Ética da OAB afirma: “discreto é isso: nome, endereço, telefone e inscrição [na OAB]”. Portanto, basicamente é isso o que pode constar em fachadas de escritórios de advocacia.
Tudo deve ser apresentado em “cores neutras, não extravagantes, compatíveis com a sobriedade da atividade advocatícia”.
Já em relação a não configurar captação de cliente ou mercantilização da profissão, o recomendado é o advogado evite utilizar na fachada de escritório de advocacia temos como:
- “Ligue já”;
- “Parcelamento no cartão de crédito”; ou
- “Garantia de ganho dos processos”.
>> Confira o nosso artigo LinkedIn para advogados: saiba como destacar o seu perfil com 5 dicas.
Informações que a OAB permite na fachada de escritório de advocacia
Enfim, são as informações básicas que garantem a criação de uma boa fachada de escritório de advocacia, como:
- Nome;
- Telefone;
- Inscrição na OAB;
- Logotipo.
Não por acaso, são as mesmas informações que compõem o cartão de visitas do advogado.
2. Identidade visual do escritório de advocacia
O Código de Ética da OAB prevê algumas regras para a criação de identidade visual na advocacia. Confira o que diz a norma:
“E-4.649/2016 – SÍMBOLOS DA ADVOCACIA – IDENTIDADE VISUAL DOS ADVOGADOS E DAS SOCIEDADES DE ADVOGADO – DISTINÇÕES – VEDAÇÃO DE USO DAQUELES PRIVATIVOS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL E DOS OFICIAIS DOS ENTES PÚBLICOS – FIXAÇÃO DE PARÂMETROS ÉTICOS. Perdeu-se excelente oportunidade, no novo Código de Ética, para regular explicitamente a identidade visual dos advogados, conquanto o legislador, ao contrário, não apenas ficou silente, como excluiu a parte final do artigo 31 do “Codex” anterior que veda ao advogado o uso dos símbolos oficiais e dos que sejam utilizados pela Ordem. Como o próprio Estatuto, Regulamento Geral e Provimento nº 94/2000 também não abordam diretamente a questão da “identidade visual”, apenas considerando como lícitos os meios publicitários compatíveis com a sobriedade da advocacia e que tenham caráter informativo, não mercantilista, os advogados irão encontrar balizamento ético através dos pareceres elaborados pelo Tribunal Deontológico da OAB/SP. Sumulando, pode o advogado, individualmente ou em sociedade, criar sua identidade visual, utilizando, isoladamente ou em conjunto, símbolo (figura gráfica) e logotipo (letras), formando assim sua “assinatura institucional”, desde que de forma discreta, sóbria e com finalidade meramente informativa, não mercantilista, em seus impressos, cartões, placas e demais formas de publicidade permitidos. É vedado o uso dos símbolos e identidade visual exclusivos da OAB, bem como os da União e demais entes públicos, como brasões, bandeiras e congêneres. Os símbolos privativos do advogado, que não se confundem com sua identidade visual, consagrados em nossa jurisprudência interna e na escassa normatização, são apenas a beca, as insígnias que a acompanham, e a balança, ainda que não de uso exclusivo.
Portanto, a sua identidade visual confere ao escritório característica próprias a partir da junção de elementos como:
- Nome;
- Símbolo;
- Tipografia;
- Cores.
Esses elementos devem ser muito bem correlacionados para conviver de forma harmônica e promover a identificação imediata do escritório quando usados em:
- Cartões de visitas;
- Papéis timbrados;
- Apresentações online;
- Páginas na internet;
- Redes sociais; e
- Fachada de escritório de advocacia.
É por isso que a identidade visual precisa estar pronta ou ser respeitada na criação da fachada de escritório de advocacia.
A falta de um padrão visual dificulta não só o reconhecimento, como transmite um descaso com a própria imagem profissional.
Não dá para um cliente receber um cartão de visitas vermelho e chegar no escritório e ver uma fachada totalmente preta. Ainda, puxar o celular para conferir se está no lugar certo e acessar um site verde-escuro.
>> Confira o nosso artigo Perfil da empresa no Google Meu Negócio para advogados em 2023.
Então, pense qual é a confiabilidade de um local com uma identidade tão diferente, que não dialoga?
As pessoas gostam de se sentir seguras. Essa sensação pode ser despertada na primeira impressão.
Mas para chegar nesse resultado, o advogado ou os profissionais que compõem a sociedade precisam saber aplicar as cores e os símbolos que transmitem segurança.
Depois, não podem deixar de usar esses elementos na fachada de escritório de advocacia.
Entender a emoção que cada cor transmite, o significado de cada tom e como juntá-las aos símbolos da advocacia faz parte da rotina de profissionais de marketing para advogados.
Ter essa ajuda é mais um passo em direção à consolidação do escritório de advocacia. Afinal, o profissional cuidará não só da fachada, mas de todos os pontos de comunicação do advogado com clientes e colegas.
Conclusão
A estética da fachada de escritório de advocacia integra o “cartão de visitas” do advogado. Por essa razão, deve estar no pacote de itens de publicidade e receber a mesma atenção que o cartão de visitas oficial.
Principalmente porque é assim que a Ordem dos Advogados do Brasil entende. Tanto que toda vez que se fala em placas para advogados surge o Art. 39 do Código de Ética.
Portanto, a criação da fachada precisa seguir as normas do Código. Mas não só isso, também precisa respeitar o padrão de identidade visual do advogado.
Em resumo, o que pode constar em fachadas de escritórios de advocacia é o nome, endereço, telefone e número de inscrição do advogado na OAB.
Lembre-se que a fachada do escritório de advocacia não deve se parecer com uma propaganda do escritório. Apenas deve cumprir a função de identificar o local de trabalho do advogado.
Sendo assim, em nenhuma das placas para advogados devem constar frases como “satisfação garantida” e “venha conferir”.
O ideal é que as placas para advogados ocupem um lugar de destaque na fachada de escritório de advocacia. Geralmente na parte frontal do escritório ou residência do advogado.
Quanto à definição de tamanho e modelo, para não errar nas dimensões procure ajuda de uma agência de marketing jurídico.
Saiba que sempre que precisar de orientações pode contar com a nossa equipe de especialista da JuriDigital.