Mesmo que as etapas possam mudar para cada empresa, de acordo com o tipo de serviço, os advogados podem aplicar a mesma estratégia de marketing digital.
Você pode pensar que, quando possui redes sociais, um site e um blog é só começar a postar. Ou seja: Fazer postagens de blog, imagens do Instagram etc. Mas, para que essas ações deem certo, devem fazer parte de uma estratégia de marketing. Neste caso, uma estratégia de marketing digital.
Na imagem a seguir, 5 etapas básicas para criar uma estratégia de marketing digital.
Análise
Em primeiro lugar, você deve conhecer o status atual de suas contas, blog e site. É uma etapa quantitativa, na qual você deve checar o número de seguidores em sua conta do Instagram e Facebook, o número de usuários alcançados, o número de impressões (no caso do Instagram), o número de visitantes do seu blog e site e outros bons para sua estratégia.
Além disso, saber no final quais foram os resultados comparando os do início com os do final.
Objetivos da estratégia de marketing digital
Cada estratégia, qualquer que seja a área, deve ter objetivos. Eles são o que você quer obter. Estes podem ser quantitativos (aumentar o número de seguidores em 2%) ou qualitativos (incentivar a participação do cliente).
Estratégia de marketing digital
Este é o ponto mais importante, pois é o caminho para alcançar os objetivos. Embora possa parecer apenas uma estratégia, na verdade é a soma de várias, como se mostra na imagem. Dessa forma, podem ser de conteúdo, marketing de vídeo, etc.
Aqui devemos analisar quais canais temos no momento. Analise também o contexto. Novas tendências, novas ferramentas e tudo o que pode ser usado para alcançar os objetivos.
Implementação
Uma vez que se sabe o que fazer para alcançar os objetivos, é hora de botar a estratégia em ação. Portanto, use um cronograma para saber o que fazer em cada estágio. Este deve incluir as datas, as ferramentas que serão usadas, o objetivo que ele cumpre e os fatores relevantes para a realização.
Controle
Faça o controle por semana e por mês de todos os passos, isso pode ser feito através de métricas, para conhecer o percentual feito de cada objetivo. Dessa forma, se não forem alcançados, você poderá alterar as partes que não estão tendo resultados. E, assim, refazer parte da estratégia para atender aos objetivos.