Marketing Jurídico: afinal, como fazer e conquistar clientes?

Você é advogado e tem dificuldades de conseguir clientes? Não sabe como divulgar o seu trabalho por medo de ferir a ética ou simplesmente por falta de conhecimento? Saiba que você faz parte da maioria dos advogados que deixam de lado o marketing jurídico.

Enquanto a minoria se aproveita dessa ferramenta a seu favor e se dá bem, a maioria, assim como você, não tem ideia de como aplicar essa estratégia e acabam deixando passar muitos clientes.

Mas fique tranquilo, hoje você vai aprender como fazer marketing jurídico e se tornar um advogado de referência na sua área.

Fique por dentro do código de ética da OAB

O advogado não está completamente livre para fazer suas divulgações da maneira que quiser.

Embora o marketing jurídico seja legal, você deve seguir o código de ética concebido pela OAB, que determinam limitações como:

  • Anunciar no rádio ou na televisão;
  • Usar foto de prédio dos tribunais;
  • Usar expressões comuns e chamativas de vendas;
  • Promover serviços em locais que sejam de intuições distantes da área jurídica;
  • Divulgar o preço dos serviços;
  • Oferecer serviços gratuitos via internet.

Esses são uns dos exemplos mais comuns do que deve ser evitado na hora de começar. O primeiro passo antes de iniciar no marketing jurídico é estudar e respeitar o código de ética.

Mantenha o marketing jurídico paralelo com os objetivos do negócio

Um ponto que acaba passando despercebido, mas que é muito importante.

É muito necessário que você alinhe o marketing com os objetivos e metas do seu negócio, como onde quer chegar, quantidade de clientes que deseja atingir em um determinado tempo, entre outros fatores.

Portanto, saiba fazer esse alinhamento de maneira que fique tudo bem organizado e de acordo com o andamento do seu negócio e carreira, para que não haja problemas.

Tenha foco para definir uma área de atuação

marketing jurídico

Nessa hora é preciso ter bastante cuidado, afinal, o andamento do seu marketing jurídico e sua carreira como advogado dependem disso.

Como todo negócio precisa de foco, aqui não poderia ser diferente, certo?

Por exemplo, é importante definir bem o tipo de cliente que você deseja atrair, quais os comportamentos deles e o que eles buscam. Dessa forma fica muito mais fácil atraí-los.

Outro fator importante: se você é advogado há muito tempo ao ponto de já ter uma especialização, é bom que isso se aplique ao seu marketing jurídico. Tenha foco no que você é especialista, para filtrar os clientes certos!

Aprenda a estruturar o marketing da forma correta

Após o seu escritório já ter determinado o seu posicionamento, é bom você investir na sua marca como advogado.

Tenha um bom logotipo, que transpareça seriedade e passe segurança ao seu cliente e futuro cliente. Além de fazer seu cartão de visitas, claro.

Tudo isso com muito profissionalismo, essa etapa é fundamental para sua imagem como advogado e principalmente a imagem do seu negócio de maneira geral.

Uma boa estrutura de marketing pode salvar quem acaba pecando nos outros pontos, pois é a melhor forma de atrair seus clientes de maneira inconsciente.

Entenda quais são os 4 pilares do marketing jurídico

1. Criação de um conteúdo relevante

Criar um conteúdo que seja relevante na internet é indispensável e extremamente necessário, afinal, essa é a hora de fidelizar seus clientes ou até mesmo seus potenciais clientes. Portanto, crie conteúdos relevantes sem medo de compartilhar o que você sabe.

2. Preocupação com o visual do site

Pode parecer irrelevante, mas ter um site com um visual agradável é peça chave para criar confiança em quem os acessa.

Se o seu site for bonito e caprichado (sem exageros), pode ter certeza que passará uma imagem de profissionalismo e seriedade para sua marca. Invista no visual que o resultado é garantido.

3. Facilitar o acesso

Um dos objetivos do marketing jurídico é aproximar o advogado dos seus clientes através de um fácil acesso.

Por isso deve ser facilitado o contato e o site deve ser simples e objetivo, sem causar confusões na mente de quem os acessa em busca de uma solução que pode ser simples.

4. Criar bons relacionamentos

Mais importante do que criar bons conteúdos ou demonstrar conhecimento é ser atencioso e prestativo com seus clientes.

Preocupe-se com eles, dê a atenção que necessitam e procure sempre ajudar, não importa a situação, dessa forma você criará bons laços.

Mas, e os resultados? Como posso alcançá-los através do marketing jurídico?

A melhor forma de alcançar os resultados de maneira rápida é mergulhar nas oportunidades dentro da própria internet.

Participe de canais jurídicos, faça anúncios online, busque palestrar em eventos. Enfim, faça de tudo para ganhar exposição sem burlar o código de ética da OAB.

Não é fácil, é preciso correr atrás no começo, mas futuramente o resultado sempre vale a pena. Se você trabalhar com seriedade, profissionalismo, força de vontade e dedicação, pode ter certeza que se tornará referência entre os advogados e sua carreira nunca mais será a mesma.

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