Qual a importância do compliance dentro das empresas?

Vivemos em uma sociedade repleta de regras e leis que nos guiam durante toda a nossa vida, essas normas são essenciais para garantir a nossa segurança, e garantem a plena vivência harmoniosa em sociedade, cada um respeitando as diretrizes que foram estipuladas. 

Muitas pessoas pensam que as regras são um livro bonito exposto em um alguns displays em acrílico, mas elas vão muito além disso, as leis garantem o funcionamento de uma engrenagem maior de convivência e âmbito social, que faz com que as pessoas possam viver suas vidas de maneira segura, sempre respeitando os outros e agindo de forma condizente com a lei, agindo como uma verdadeira válvula de segurança.

Mas não é só na nossa vida pessoal que as regras são aplicadas, é preciso seguir normas e até mesmo algumas burocracias dentro de uma empresa, e todo empreendedor já deve saber que, agir conforme a lei é fundamental para alcançar o sucesso em seu negócio. 

E é exatamente aí que entra o compliance. Você talvez já tenha escutado falar sobre ele, mas afinal, você sabe qual a sua importância dentro de uma empresa? No texto de hoje iremos contar para você tudo sobre ele, bora conferir? Então vamos lá!

compliance na advocacia

O que é compliance?

O termo compliance é uma palavra derivada do inglês vinda do verbo “to comply”, que em uma tradução para o português significa “agir em sintonia com as regras”, ou seja, podemos afirmar que esse termo refere-se a estar de acordo com todas as regras que são estabelecidas dentro do seu negócio. 

Um sistema de compliance zelam pelo que é certo e orientam o que é errado, isso significa que quando uma empresa investe e se preocupa com essa metodologia, significa que está disposta a cumprir todas as leis, normas e regras tanto internas quanto externas da empresa. 

Esferas trabalhistas, ambientais, fiscais, financeiras, contábeis, éticas, e claro, marketing jurídico. Todas são contempladas com o compliance, sendo responsável desde a montagem de um abrigo para extintores ou um canal de denúncia de delação para possíveis esquemas de corrupção ou de diligências.

Qual a importância do compliance dentro das empresas?

Respeitar as regras sempre é algo fundamental para o bom convívio em sociedade, e é claro que, ao adotar o compliance, uma empresa consegue garantir isso de diversas formas diferentes, afetando positivamente o ambiente interno e a sua imagem. 

Abaixo, separamos alguns motivos que fazem com que essa estratégia seja adotada de forma comum e quase que obrigatória dentro da maioria dos negócios que vemos.

Garante a segurança jurídica e evita possíveis problemas

Uma empresa que costuma seguir as regras e se enquadrar dentro da lei do seu segmento de atuação, costuma ter uma segurança jurídica muito maior e que funciona de forma mais eficiente, evitando qualquer tipo de problema.

Ao saber e ter o conhecimento sobre as normas, possuindo uma documentação e um sistema que cuida de tudo isso, como o caso do compliance, o risco de ocorrer qualquer tipo de erro, fraude ou algo que seja prejudicial para o seu negócio é praticamente nulo. 

Esse conceito vai muito além de uma burocracia, ele é encarado como uma estratégia de negócios, que protege o seu negócio de forma jurídica, identificando e se prevenindo de qualquer problema que possa surgir. 

Melhoria no ambiente interno

Isso transmite uma segurança maior dentro do ambiente interno, o que costuma agradar os funcionários trazendo mais ordem e eficiência dentro da sua empresa, fazendo com que, um colaborador possa manusear equipamentos pesados como um compressor de ar pistão ou executar suas tarefas financeiras estando protegido e seguindo as normas e regras conforme sua atividade. 

Evita danos na marca e perdas financeiras 

Uma empresa que não executa o compliance dentro do seu dia a dia pode estar correndo riscos totalmente desnecessários, e pode até ver a sua marca sofrer graves danos, tendo a sua imagem comprometida e perdendo credibilidade. 

Além disso, a ausência do compliance pode resultar em perdas financeiras, talvez alguma questão jurídica que sua empresa acabou perdendo ou a falta de conhecimento que agrava em estratégias mal executadas. 

O compliance é fundamental para garantir a ordem de um negócio, e fazer com que ele siga à risca, as normas que são estipuladas, ele vai muito além de uma simples estratégia, é praticamente uma gestão de negócios e uma forma de garantir eficiência, segurança e gerar impacto internamente e externamente de maneira positiva. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre a importância do compliance dentro das empresas? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais