5 Melhores Maneiras para Divulgar seu Escritório Jurídico na Era Digital

Divulgar seu Escritório Jurídico

Há anos a comunicação já é uma das ferramentas mais poderosas que nós temos, e com o rápido avanço da tecnologia isso fica cada vez mais evidente. Isso nos faz ver que através de uma boa comunicação é possível divulgar o seu escritório jurídico e crescer no mercado.

Independentemente se você tem um escritório de advocacia e quer buscar mais clientes ou se você simplesmente quer fazer contatos com novas pessoas, a base disso tudo é uma comunicação bem planejada e executada.

Vale lembrar que cada situação requer um tipo de abordagem e isso não seria diferente em uma das áreas mais “sérias” do nosso mercado. Seja ao fazer networking em um evento ou na hora de divulgar o seu escritório, é necessário ser direto e objetivo.

Isso faz com que a comunicação jurídica fique um pouco mais engessada que as demais áreas e esse é mais um motivo pelo qual a era digital veio para ajudar nesse ponto. A partir do momento em que você deve ter mais cuidado na hora de se comunicar, a vasta quantidade de meios oferecidos abre espaço para uma melhor adequação dos conteúdos.

Dessa maneira, os escritórios de advocacia têm mais espaço para trabalhar seus diferentes conteúdos, em diferentes plataformas e conseguindo atingir diferentes públicos.

Nesse texto nós vamos falar um pouco mais sobre o avanço da comunicação jurídica com a era digital, como isso trouxe diversas possibilidades para essa área e ainda mostrar 5 das melhores maneiras para divulgar seu escritório de advocacia no meio digital.

 

Como Divulgar seu Escritório Jurídico na Era Digital

Essa pode parecer uma questão bem simples, e realmente não podemos dizer que é um mistério, pois qualquer um consegue pensar uma maneira de divulgar algo no meio digital. 

E é exatamente essa a questão que diferencia os escritórios que têm retorno mediano no meio digital, das que conseguem crescer e se destacar através de uma estratégia de divulgação bem aplicada.

Principalmente quando falamos no marketing digital jurídico, que deve ser trabalhado com atenção e com seriedade, sem o uso de artifícios que tenham como objetivo persuadir os usuários ou clientes.

É de suma importância estar sempre atento ao Código de Ética da OAB e suas atualizações. Pois apenas assim será possível trabalhar com tranquilidade, sem que nenhuma prática fuja das regras vigentes no código.

A partir do estudo do que o código permite e o que deve ser evitado, é possível dimensionar quais podem ser as melhores ferramentas. Ou seja, quais vão atender às suas necessidades e podem trazer o melhor retorno possível.

Algumas estratégias mais utilizadas são a criação de um website para advogados ou o uso das redes sociais, por exemplo. Mas existem maneiras mais simples e baratas que podem te ajudar a ser conhecido por um público mais amplo.

Vale lembrar que cada estratégia tem o seu potencial e objetivo e nem todas irão oferecer as mesmas condições. Tanto na hora de iniciar o planejamento e fazer o investimento (seja financeiro ou não), quando na hora de mensurar os resultados obtidos.

Desse modo, é fundamental saber qual o objetivo do seu escritório de advocacia, se é atrair possíveis clientes, consolidar a sua marca ou então virar referência em alguma área da advocacia.

Relacionamos algumas maneiras mais eficientes de divulgar seu escritório jurídico. Algumas já são conhecidas, outras nem tanto, mas todas podem trazer resultados relevantes, quando bem aplicadas.

 

5 Estratégias de Divulgação na Advocacia

Como já foi citado anteriormente, todas elas podem ser produtivas, quando bem aplicadas. Por isso vale lembrar que muitas vezes a melhor opção pode ser fazer um investimento financeiro em busca de uma agência especializada.

Podemos citar diversas plataformas online que oferecem produção de conteúdo ou mesmo criação de site jurídico, mas nem sempre podemos escolher pelo mais barato, pois o retorno pode não ser a curto prazo, mas pode se tornar uma fonte de renda do escritório.

Além de um serviço mais completo, outra grande vantagem de procurar por um profissional, é que assim você terá mais tempo para trabalhar com seus processos, colocando em prática o que apenas os advogados conseguem entregar

 

Dica 1 – Páginas de Atração

Seja através de um website ou apenas uma landing page, é fundamental ter uma página na internet. Assim as pessoas sempre vão ter um local onde vão te encontrar, independente do horário ou dia, será possível encontrar informações sobre o escritório.

Em uma página online, você poderá dispor conteúdos de qualidade sobre suas áreas de atuação e escritório, além de estratégias de SEO. Com o objetivo de se destacar nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

 

Dica 2- Identidade Visual

Ao criar uma identidade visual para o seu escritório, você poderá trabalhar artes e produtos com a sua marca, fazendo com que você seja lembrado. Isso vai fazer com que fique marcado na cabeça de quem visualiza a sua marca ou já teve contato com ela.

A partir de um logo bonito, é possível criar artes para divulgar seu escritório jurídico, como o cartão de visitas digital. Que por outro lado vai trazer a mesma identidade visual do seu instagram, facebook e até papeis de petição. Aumentando as chances dos clientes lembrarem de você.

 

Dica 3 – Produção de Conteúdos

Seja para o compartilhamento em blog, e-mail marketing ou para guest posts, a produção de conteúdo de qualidade sempre será uma das melhores maneiras de conseguir um bom tráfego orgânico (sem pagar).

Além de gerar muita relevância para o seu escritório. Isso pois tanto os mecanismos de busca quanto o próprio mercado, veem isso como uma maneira de oferecer algo que agregue ao usuário. Trazendo retornos consideráveis a médio e longo prazo.

 

Dica 4 – Tráfego Pago

Ao contrário da estratégia acima, o tráfego pago consiste em investir em plataformas de anúncios. Isso é válido para ferramentas como o Google Ads e também para os impulsionadores do Instagram e Facebook, por exemplo.

Essas ferramentas oferecem um grande poder de segmentação e métricas de mensuração. Desse modo é mais fácil encontrar a pessoa ideal e ainda verificar a efetividade das campanhas ao analisar as métricas. Mas não se esqueça de se ajustar ao Código da OAB.

 

Dica 5 – Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais nos dias de hoje se torna quase que uma necessidade, em qual área do mercado. E há algum tempo essa é uma prática muito comum também na advocacia, seja no Instagram, Facebook, LindedIn ou no Whatsapp.

Cada uma tem o seu objetivo, mas todas elas podem trazer facilitadores, seja na hora de se comunicar ou organizar ou principalmente na divulgação do seu escritório. Trabalhe essas redes como se fosse sua vitrine virtual. Onde as pessoas vão te ver e ter a primeira impressão sobre a seriedade e qualidade oferecida pelo seu escritório de advocacia.

 

Conclusão

A necessidade de ser visto é evidente e o momento que estamos enfrentando faz com que todos os empreendimentos tentem se modernizar. Para assim conseguir se manter no mercado, crescendo e contribuindo com a sociedade.

E por isso não devemos fechar os olhos para as inúmeras oportunidades que a era digital nos oferece. Busque por informações, faça leituras e com isso esteja apto a realizar um planejamento estratégico onde o crescimento do seu escritório de advocacia seja o foco.

Se for necessário, busque por um profissional da área e dê início à sua divulgação no meio digital, seja através de um website jurídico, redes sociais ou produção de conteúdo para blogs terceiros. Estar online é uma necessidade e não um “luxo” como muitos pensam.

Esteja sempre atento às novidades que aparecem e principalmente ao Código de Ética da OAB. Assim será possível abrir novos meios de contato com o público, gerar mais credibilidade para o seu escritório e ainda ocupar uma fatia maior do mercado jurídico.

 

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