Quais São As 5 Etapas Básicas Para Uma Estratégia de Marketing?

Embora as etapas possam mudar para cada empresa, dependendo do tipo de serviço, os advogados geralmente podem aplicar a mesma estrutura estratégica.

 

Você pode pensar que, quando possui redes sociais, um site e um blog, simplesmente começa a postar, postagens de blog, imagens do Instagram etc. Mas, para que essas ações sejam bem-sucedidas, elas devem fazer parte de uma estratégia de marketing, neste caso, uma estratégia de marketing digital.

 

No infográfico a seguir, você encontrará as 5 etapas básicas para desenvolver uma estratégia de marketing digital.

  1. Análise da situação

O primeiro passo é muito simples. Você deve conhecer o status atual de suas contas, blog e site. É uma etapa quantitativa, na qual você deve registrar o número de seguidores em sua conta do Instagram e Facebook, o número de usuários alcançados pela publicação, o número de impressões (no caso do Instagram), o número de visitantes do seu blog e site web e aqueles que você considera relevantes para sua estratégia.

 

É importante saber no final da estratégia quais foram os resultados obtidos comparando os obtidos no início da estratégia com os obtidos no final.

  1. Objetivos

Cada estratégia, qualquer que seja a área, deve ter objetivos. Eles se traduzem no que você deseja obter da estratégia, esses podem ser objetivos quantitativos (aumentar o número de seguidores em 2%) ou qualitativos (incentivar uma maior participação do cliente).

  1. Estratégia

Este é o ponto mais importante, é o caminho que seguiremos para alcançar nossos objetivos. Embora possa ser apenas uma estratégia, geralmente é a composição de várias estratégias, como se mostra no infográfico, podem ser estratégias de posicionamento, estratégias de conteúdo, estratégias de marketing de vídeo etc.

 

Aqui devemos analisar quais canais temos atualmente para aplicar a estratégia. Analise também o contexto; Novas tendências, novas ferramentas e tudo o que podemos usar para alcançar nossos objetivos.

  1. Implementação da estratégia

Uma vez que sabemos o que vamos fazer para alcançar os objetivos (estratégia), podemos colocar a estratégia em movimento. Recomendamos o uso de um cronograma para saber o que fazer em cada estágio da estratégia. Esse cronograma deve incluir as datas, as ferramentas que serão usadas, o objetivo que ele cumpre e os fatores que consideramos relevantes para implementar nossa estratégia.

  1. Controlar

É necessário que toda semana e todo mês haja um controle do cumprimento da estratégia, isso pode ser feito através de métricas, para conhecer o percentual de cumprimento de cada objetivo. Dessa forma, se os resultados não forem alcançados, você poderá alterar as partes que não estão apresentando resultados. E, assim, refazer parte da estratégia para atender aos objetivos.

 

Gostou do conteúdo? Deixe aqui seu comentário para que a gente possa melhorar cada dia mais e conseguir sanar suas dúvidas sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *