Ícone do site Agência de Marketing para Advogados e Escritórios de Advocacia

Perfil da empresa no Google Meu Negócio para advogados em 2023

Imagem de fundo azul com a logo do Google Meu Negócio

O Perfil da Empresa ou conhecido como antigo Google Meu Negócio é uma ferramenta interessante para diferentes negócios, incluindo advogados e escritórios de advocacia.

Isso porque, a plataforma permite que o escritório apareça para potenciais clientes no Google Maps, pesquisa no Google ou SERPs.

Para o sucesso da plataforma é importante que os profissionais sigam algumas instruções no momento de cadastrar a sua empresa, além de atualizar as informações que ali estão.

Essas ações colaboram para aumentar o seu alcance de novos clientes.

Sabendo da importância dessa ferramenta, a equipe da JuriDigital preparou este artigo com dicas preciosas que vão favorecer o seu perfil em 2023.

Confira para saber mais!

O que é o perfil da Empresa no Google ou antigo Google Meu Negócio 

O Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita do Google, que possibilita empresas de diferentes ramos de atuação divulgarem o seu negócio para aparecer nos resultados de pesquisa.

Dessa maneira, escritórios de advocacia conseguem apresentar a sua solução para clientes que estão procurando por alguma solução jurídica.  

Para se ter ideia, segundo dados do Ubersuggest, mais de 110 mil pessoas pesquisam no Google a palavra advogado. 

Além disso, o fluxo de pesquisa para advogados especializados em determinada área também é alto durante todo o mês.

Confira quais são os números: 

Por esse motivo, o Perfil da Empresa no Google se torna tão interessante para advogados que desejam ampliar a sua carteira de clientes. 

Um dos destaques da ferramenta são as diversas possibilidades de uso, como atualizar as informações da empresa com facilidade, adicionar novidades e promoções, listar os serviços, entre outros.

>> Confira os melhores cursos de marketing jurídico.

Confira os benefícios do Google Meu Negócio para advogados

Como já deu para perceber, o Google Meu Negócio permite a inserção de diversas informações importantes para o seu cliente entender como funciona o seu escritório.

Mas, além de tudo isso, existem outros benefícios que vão contribuir para que você advogado crie o seu Perfil da Empresa. 

Confira agora quais são esses benefícios!

Maior visibilidade para o seu escritório

Como vimos as pesquisas por advogados no Google Meu Negócio são bastante grandes, por meio de um perfil é possível aparecer nessa primeira página.

Dessa forma, a visibilidade do seu escritório também cresce ao aparecer nos resultados de pesquisa do Google e Google Maps.

Para a felicidade de quem gosta de performance, estudos recentes do Think With Google evidenciaram que houve um aumento na pesquisa de frases “onde comprar” e “perto de mim” em smartphones. Esse aumento chegou a mais de 200% nos últimos anos.   

Uma grande vantagem desse tipo de pesquisa é a sua característica de “descoberta”, ou seja, a pessoa não está procurando por uma marca específica, mas sim, uma busca geral.

Isso colabora para que o consumidor esteja aberto para novas experiências de compras. Caso o usuário esteja perto do seu estabelecimento, é provável que ele vá até você. 

Promoção da reputação de marca

Outro grande benefício é a promoção da reputação do seu escritório, através das avaliações dos seus clientes.

Destarte, que o recurso de avaliações é lido por 98% dos usuários que procuram por empresas no Google Meu Negócio.

As avaliações do Google Maps funcionam por meio de estrelinhas que variam de 1 a 5, e podem conter a descrição do porquê o cliente deu aquela nota.

Portanto, quanto mais perto de 5 melhor é a taxa de recomendação dos clientes, além de mostrar para o Google que as pessoas gostam dos seus serviços ou produtos. 

Fortalecer o marketing local 

Já o marketing local ou estratégias de intenção de buscas (SEO local), consiste em estratégias que otimizam o conteúdo para ser encontrado por pessoas que estejam próximas ou na mesma região do seu escritório. 

O benefício do marketing local está em facilitar a decisão de compra do cliente, por meio do uso de informações que mostram como o seu escritório é a melhor solução.

Vejamos um exemplo: um profissional CLT acaba de ser demitido e sente que os seus direitos trabalhistas não foram devidamente respeitados. 

Para esclarecer todas as dúvidas, ele procura no Google: “advogados trabalhistas próximos a mim” ou “advogados trabalhistas”.

Normalmente, o Google verifica a localização do usuário e traz como respostas profissionais que são da mesma região, cidade e estado. 

A partir dos resultados encontrados, o trabalhador pode verificar as informações de cada advogado, como formas de pagamento, avaliações de outros clientes, fotos, dados para contato, entre outros. 

Com certeza, o perfil que estiver mais completo e com informações atualizadas será o escolhido para o primeiro contato. 

Saiba também que as avaliações presentes no Perfil da Empresa, são fundamentais para o aumento da confiança do cliente e assim deseje realizar contato com o seu escritório. 

Portanto, todos esses benefícios favorecem o aumento da demanda de clientes locais para o seu escritório de advocacia.

Mas, para o sucesso do seu Google Meu Negócio é necessário que a estratégia da sua empresa esteja alinhada com outras ações para atrair e reter clientes.

Passo a passo de como fazer o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio

Para realizar o cadastro da sua empresa no Perfil da Empresa do Google é bem simples e intuitivo. 

Preparamos aqui um passo a passo para facilitar o cadastro do seu escritório ou serviços de advocacia.  

1. Adicione o seu escritório no Google Maps 

No canto esquerdo (nos três tracinhos) da página do Google Maps é possível acessar diversos recursos. 

Procure por “adicione sua empresa”. Para adicionar é necessário ter uma conta comercial no Google, caso não tenha é necessário fazer uma conta para trabalho ou empresa

Imagem meramente ilustrativa

Seguindo adiante com a sua conta comercial, preencha as informações solicitadas, como:

Feito isso, é necessário comprovar a sua identidade por meio de um código que chegará ao seu celular. 

Logo em seguida, aceite os termos e condições dos serviços Google.

Hora de configurar o seu perfil comercial 

Essa é a etapa em que vamos configurar todas as informações da sua conta no Google Meu Negócio. 

Primeiramente digite o nome do seu escritório. Muita atenção nessa parte para escrever o nome do seu escritório exatamente como deseja que ele apareça nas pesquisas do Google.

Obs: ao digitar o Google exibe uma lista de empresas que já possuem esse nome. 

Imagem ilustrativa

Em seguida, temos a lista de categorias, é essencial você escolher uma categoria que mais se encaixa com o seu escritório. 

Pois, é a categoria que informa o Google sobre qual ramo a sua empresa faz parte. Essa informação colabora para que o algoritmo escolha as respostas mais adequadas para o tipo de pesquisa.

Coloque a sua localização

Essa é uma opção, porém, categorias do tipo restaurante são obrigadas a colocarem um endereço.

Caso o seu escritório tenha um endereço físico pode adicionar, mas se não tiver é só passar para frente.

Se você adicionou o endereço comercial, é normal que o Google pergunte se há entregas ou visitas em domicílio.

Para quem não adicionou endereço, essa etapa é obrigatória, para concluir basta clicar em uma das opções. 

Como adicionar informações no Perfil da Empresa do Google?

Outra etapa importante é adicionar as informações do seu escritório, isso porque é por meio delas que os seus novos clientes entrarão em contato com você.

Aqui você deve adicionar o número comercial da empresa, pode ser inclusive o WhatsApp Business

Além disso, é preciso colocar a URL do seu site jurídico, caso tenha um, ou outro link que leve os usuários para a sua rede social.

Dica extra: Ative as recomendações

No final, o Google perguntará se você deseja receber atualizações e recomendações para que o seu perfil tenha um desempenho melhor.

Portanto, essa é uma boa oportunidade para manter o seu perfil sempre atualizado e conforme as novas funções que a plataforma agrega.

 Último passo verificar o seu perfil no Google Meu Negócio

Agora que você já preencheu as etapas principais do Google Meu Negócio é necessário fazer a verificação, essa ação é semelhante às verificações para abrir uma conta nas redes sociais.

Para concluir, o Google permite 5 formas:

  1. Por meio de um telefone, recebendo chamada ou mensagem de texto com o código;
  2. Através do e-mail que contém o código;
  3. Por carta que chega através do correio, você receberá o seu código;
  4. Mediante uma gravação de vídeo mostrando a localização da sua empresa e que de fato você é proprietário do negócio;
  5. Ou por chamada de vídeo ao vivo com um representante do Google. 

Saiba que as possibilidades de verificação variam para quem adicionou um endereço ou não. 

Imagem ilustrativa

Confira como fica:

Se por algum motivo as opções de verificação não funcionarem corretamente, entre em contato com a central de ajuda do Google

Agora que você já compreendeu como adicionar as informações essenciais para o perfil de empresa no Google, chegou a hora de adicionar outros elementos que vão potencializar a sua conta. 

Dica JuriDigital: potencialize o seu Perfil de Empresa no Google Meu negócio

Concluindo a etapa de verificação, o Google permite que você adicione outras informações sobre a sua empresa e ative os serviços que a sua categoria possui.

Importante: recomendamos que para a melhor performance do seu serviço é necessário preencher o máximo de informações possível. 

Veja quais são as opções: 

Adicione serviços específicos dentro da sua categoria 

Ao selecionar a sua categoria de negócio é possível adicionar serviços específicos, como, por exemplo, uma agência de marketing pode adicionar um serviço específico de telemarketing.

Essa ação contribui para que o seu escritório esteja entre os primeiros no ranking de pesquisas e assim apareça na primeira página. 

Coloque o seu horário de funcionamento 

Logo em seguida, é necessário adicionar o dia e horário de funcionamento do seu escritório. Portanto, selecione todos os dias da semana quem que o escritório recebe clientes, defina os horários de abertura e fechamento. 

Ative as mensagens 

Outra opção bastante interessante, é o recurso de mensagens, por meio dele os clientes podem enviar mensagens diretamente no perfil do Google Meu Negócio. 

Porém, para que o seu potencial cliente tenha uma boa experiência de atendimento, é necessário que essa opção seja somente ativada mediante um responsável para responder às mensagens. 

Para ativar, basta selecionar a “opção mensagem”.

Coloque a descrição do seu escritório no Google Meu Negócio

O Google permite que a descrição contenha cerca de 750 caracteres, por isso, é muito importante utilizar técnicas de escrita, como storytelling ou gatilhos mentais para atrair o seu cliente.

Além disso, é importante seguir a recomendação do Google no momento de escrever a recomendação da sua empresa. Veja algumas dessas recomendações:

Adicione fotos com qualidade

As fotos são fundamentais para que o seu Perfil da Empresa no Google tenha sucesso, pois é através delas que os clientes conseguem identificar os seus produtos e reconhecer o seu escritório por meio da identidade visual.

Portanto, adicione a logomarca do seu escritório na foto de perfil, coloque também foto do ambiente interno e externo do seu escritório para que os clientes tenham noção de como ele é.

Google ads

Por fim, saiba que também é possível configurar a sua conta através do Google Ads, e o melhor, sem perder os resultados da busca orgânica.

E caso queira patrocinar o seu perfil no Google Ads para aparecer sempre nos primeiros lugares de pesquisa, essa função se torna viável.

Conclusão

Durante o artigo, verificamos como o Perfil da Empresa no Google Meu Negócio possui benefícios interessantes para advogados e escritórios de advocacia que desejam se destacar na internet.

Além disso, essa é uma plataforma gratuita e descomplicada, favorecendo a atualização das informações constantemente e o aumento da venda local. 

Se você gostou do nosso texto? Fique de olho em nosso blog para dominar o marketing jurídico da sua empresa!

Sair da versão mobile