Confira 6 passos para potencializar o atendimento ao cliente da sua advocacia

imagem representa o atendimento ao cliente

Todo advogado deseja atrair e fidelizar clientes, mas para isso é necessário potencializar o atendimento ao cliente da sua advocacia. 

Saiba que a qualidade do atendimento da sua advocacia tem relação direta com a conquista de clientes. 

Essa afirmação é confirmada no Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, que apontou que 73% dos gestores percebem que a qualidade do atendimento significa um bom índice de vendas. 

60% dos entrevistados consideram que uma boa experiência do cliente contribui para aumentar a taxa de fidelização. 

Por isso, preparamos um artigo completo para que você advogado consiga melhorar a performance do atendimento do cliente. 

Confira agora qual a importância do atendimento e dicas práticas para implementar na sua organização. 

Compreenda a importância de investir no atendimento ao cliente em sua advocacia

Primeiramente é necessário entender a importância de investir no atendimento ao cliente no seu escritório de advocacia. 

Além disso, para colocar em prática é essencial saber o quanto essa estratégia contribui para o sucesso e crescimento do negócio. 

Entenda que o atendimento de qualidade tem como principal objetivo estabelecer uma relação de confiança com os clientes, transmitindo a eles que suas necessidades e preocupações jurídicas serão atendidas. 

Esse aspecto gera uma sensação de segurança e satisfação, o que aumenta a probabilidade de fidelização e recomendação do seu escritório para outras pessoas.

Neste sentido, um bom atendimento ao cliente contribui para a construção de uma opinião positiva do escritório. 

imagem mostra a felicidade do cliente em receber um bom atendimento ao cliente

Dessa forma, as chances desse escrito se destacar em um mercado competitivo são bem maiores quando comparado aos concorrentes. Tudo isso, porque as pessoas tendem a buscar serviços jurídicos de confiança e com boas referências.

Outro aspecto relevante é que o atendimento ao cliente pode captar valiosos insights e feedbacks para o escritório. Ao interagir diretamente com os clientes, é possível identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos serviços prestados.  

Com as informações em mãos, os gestores podem aprimorar os processos internos, aperfeiçoar a qualidade dos serviços e se adaptar às necessidades dos clientes, estratégias essas que tornam o escritório mais competente e competitivo.

Por fim, investir no atendimento ao cliente é uma forma de agregar valor aos serviços jurídicos oferecidos. Os clientes buscam não apenas soluções eficientes, mas também uma experiência satisfatória e um relacionamento próximo com seu advogado. 

atendimento ao cliente

Em resumo, investir no atendimento ao cliente em um escritório de advocacia é uma estratégia indispensável para fortalecer o escritório, atrair e fidelizar clientes, obter feedback valioso e agregar valor aos serviços jurídicos prestados. 

Tendo em vista, que um atendimento de qualidade promove confiança, satisfação e diferenciação no mercado, o que permite que o seu escritório se destaque e alcance maior sucesso a longo prazo.

>> Marketing digital para advogados: aprenda como aumentar a sua presença no ambiente digital. 

6 Dicas para potencializar o atendimento ao cliente da sua advocacia

Agora que você já está consciente da importância de investir no atendimento ao cliente. Chegou o momento de conhecer 5 dicas que vão te ajudar a potencializar o setor de atendimento do seu escritório. 

Mas antes disso, saiba que o atendimento ao cliente de qualidade deve ser implementado independente do tamanho do seu escritório de advocacia. 

atendimento ao cliente

Tendo em vista que essa prática é beneficial para empresas do ramo jurídico e entre outros modelos de negócios. 

Mas, chega de enrolação e vamos verificar como fazer esse processo acontecer na prática. 

1. Tenha um padrão de atendimento

Para que o atendimento do seu escritório de advocacia seja eficiente e de qualidade, é importante desenvolver um padrão de atendimento. 

Mas, como isso funciona na prática? Vamos lá, primeiramente é necessário compreender qual a missão, visão e os valores da sua organização. 

Por exemplo, se o seu escritório de advocacia deseja se tornar referência em inteligência jurídica, o atendimento deve reforçar essa ideia. 

Já escritórios que possuem uma comunicação mais descontraída e deseja que o seu cliente se sinta acolhido, a abordagem no atendimento será outra. 

atendimento ao cliente

Desse modo, o padrão de atendimento visa estruturar as estratégias que fazem sentido ao modo de ser da organização. 

A partir disso, todo cliente que entrar em contato com o seu escritório receberá o mesmo modelo de atendimento. 

Fator esse, que contribui para que a identidade do seu escritório possa ser representada de diferentes formas. 

Também é de grande relevância criar um padrão de atendimento que faça sentido aos diferentes meios de comunicação do escritório, como redes sociais, WhatsApp, site, e-mail ou o famoso telefone. 

2. Compreenda qual o perfil do seu cliente

Para que o seu padrão de atendimento faça sentido é necessário compreender qual o perfil do seu cliente. 

Por exemplo, se a especialidade do seu escritório é direito do idoso ou aposentaria, o seu público são pessoas mais idosas, que podem ou não possuir dificuldade de compreensão. 

Então, é necessário pensar em um padrão de atendimento que consiga superar essas barreiras, buscando sempre tornar a comunicação entre empresa e cliente clara e objetiva. 

atendimento ao cliente na advocacia

Já para os escritórios que trabalham prestando serviços de assessoria jurídica para empresas, necessitam de um atendimento formal e que atenda de forma rápida.

Portanto, cada escritório de advocacia terá uma abordagem diferente, por isso a necessidade de compreender o perfil do seu cliente e as suas características. 

>>  Aprenda como utilizar o storytelling na advocacia para atrair clientes? 

3. Ofereça uma boa experiência para o seu cliente

O atendimento que o seu cliente receber irá interferir em como ele enxerga o seu escritório de advocacia. 

Por exemplo, com certeza você já chegou em algum estabelecimento esperando uma forma de atendimento e recebeu outra, a imagem que você tinha do lugar foi alterada. 

atendimento ao cliente

Por esse motivo, é essencial pensar sempre como está sendo a experiência do seu cliente. Saiba que essa experiência é constituída por uma série de fatores, como atendimento, comunicação do escritório e a qualidade do serviço. 

Com um atendimento ao cliente de qualidade as chances do consumidor retorno se tornam ainda mais altas.

4. Pratique a escuta ativa

Em seguida temos outra dica essencial que é a prática da escuta ativa. Aqui é reservado um momento para o cliente dizer quais as suas necessidades, mas acima de tudo, proporcionar um momento para que ele se sinta ouvido. 

Pois sabemos que dependendo da especialização do seu escritório as necessidades dos seus clientes podem ser complexas, como, por exemplo, nos casos que envolvem direito de família, direito previdenciário

atendimento ao cliente

A escuta ativa é essencial para que o advogado compreenda as necessidades dos seus clientes e proponha uma solução eficiente que atenda essa demanda. 

5. Saiba oferecer uma proposta de valor

Sabemos que além do bom atendimento ao cliente, é necessário oferecer soluções práticas para que assim os contratos sejam fechados. 

Pois, sabemos que os clientes procuram advogados que possam resolver seus problemas de forma eficiente e eficaz.

Dessa forma, é essencial estruturar e oferecer uma proposta de valor. Para isso, separamos algumas dicas que vão tornar os seus serviços ainda mais atraentes: 

atendimento ao cliente
  • Destaque o seu diferencial: Apresente como suas habilidades podem ajudar a encontrar soluções práticas e alcançar os resultados esperados.
  • Foque nos resultados: Em vez de se concentrar apenas nos procedimentos jurídicos, enfatize os resultados que você pode obter para seus clientes. Demonstre como você pode maximizar as chances do seu cliente conquistar aquilo que ele deseja.
  • Fortaleça a sua reputação: A opinião é fundamental no campo jurídico e no mercado na totalidade. Clientes em potencial são influenciados por experiências anteriores de outros clientes. 
  • Esteja disponível: clientes quando procuram alguma empresa desejam ser respondidos o mais breve possível. Dessa forma, uma grande dica para escritórios de advocacia que desejam atrair clientes é responder o mais rápido possível. Além disso, sempre busque responder às suas perguntas, mantenha-os informados sobre o andamento do caso e esteja disponível quando eles precisarem de você.
  • Demonstre valor agregado: Além dos serviços jurídicos, vale o valor adicional aos seus clientes. Isso pode incluir compartilhar recursos úteis, fornecer insights sobre mudanças na legislação ou oferecer sessões de orientação para ajudar os clientes a tomar decisões mais difíceis.

Saiba que o valor agregado para cada profissional é diferente, logo é necessário que você descubra qual diferencial você pode implementar para melhorar ainda mais a experiência do cliente. 

Dedique tempo para pensar em como está o seu atendimento do cliente, qual valor de negócio você deseja alcançar. 

Ao fazer esse exercício, você advogado saberá exatamente quais caminhos o seu escritório deve seguir. 

>> Confira o nosso artigo Google Ads para Advogados: Tendências para 2023.

6. Forneça uma estrutura adequada para a área de atendimento ao cliente

Por fim, e não menos importante, é necessário pensar qual a estrutura necessária para que a sua equipe ou a pessoa responsável pelo atendimento ao cliente do seu escritório de advocacia precise. 

Escritórios de pequeno porte ou que possui somente uma pessoa no atendimento, pode necessitar de um celular para realizar os atendimentos virtuais ou responder contatos das redes sociais. 

atendimento ao cliente

Já para atendimentos feitos presencialmente o colaborador pode precisar de uma mesa, cadeira, computador e utensílios que auxiliam nesse atendimento, como impressora, por exemplo.

Por outro lado, escritórios de grande porte podem precisar de recursos tecnológicos, como softwares jurídicos que auxiliam na gestão dos processos e também no atendimento ao cliente. 

Independente do tamanho do seu escritório, saiba que com a transformação digital, hoje é possível ter acesso a softwares de diferentes funções.  

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, o atendimento ao cliente na advocacia envolve uma série de ações que potencializam a qualidade e experiência do cliente. 

Tais aspectos contribuem para que o escritório consiga fechar novos contratos e aumentar a taxa de fidelização de clientes.

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