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As 7 Principais Estratégias de Marketing Digital Jurídico em 2021

marketing digital jurídico

Os anos passam e o marketing digital jurídico ganha ainda mais força e mercado. Um exemplo vem da pandemia, que mudou muitas coisas e fez com que as empresas entrassem no mundo digital.

A precisão de atrair clientes e realizar vendas mesmo com o comércio fechado fez com que os modos de venda e atração online se tornassem uma das principais fontes de renda de muitas empresas. Isso impactou também o mercado jurídico.

Há tempos o marketing digital jurídico é visto como uma ótima ferramenta para escritórios. Tirou de muitos o medo desse tipo de estratégia, ainda mais por ser um mercado mais cético.

Além disso, os retornos de um site, um blog com bom conteúdo ou até mesmo o Google Ads mostram que pode ser muito rentável o meio digital.

Desse modo, a urgência de entrar no marketing digital jurídico é clara. Seja através de uma rede social ou um website, é vital estar nesse canal. Pois lá a demanda é não para e se pode alcançar pessoas que você nunca pensou em ter como cliente.

Nesse artigo, vamos te mostrar 7 estratégias de marketing digital para advogados que podem aumentar a relevância e a produção do seu escritório. E ainda dar exemplos de como aplicar na prática.

Melhores Estratégias de Marketing Digital Jurídico

Abaixo, vamos trazer ferramentas boas e objetivas na hora de planejar a sua estratégia e dar início ao seu trabalho de marketing. Algumas são mais simples e podem ser feitas por você, outras podem ser mais efetivas se você busca por uma agência de marketing jurídico.

1ª Estratégia: Website

Para iniciar as nossas dicas, uma das mais completas. Ela oferece muitos prós, seja para quem está no início agora ou para quem já tem um escritório forte no mercado.

Isso por que através de um site, é possível usar muitas outras ferramentas para deixar ele ainda mais completo e atrativo. Sendo assim, muitas vezes não será necessário ir atrás do cliente. Ele mesmo virá atrás dos seus serviços.

O seu site pode ser a sua vitrine na internet. Nele você deve ter os dados do seu escritório, as áreas de atuação que você trabalha e os currículos daqueles que compõem sua equipe.

Ou seja, a ideia é usar a página como um espaço para que você seja visto e para que as pessoas te conheçam. Nunca utilize ele com um objetivo direto de vendas, seu site para advogado tem que informar e ser atrativo.

Quando falamos na atração, tem alguns meios que visam atrair clientes, mas de forma discreta e muitas vezes em uma troca de informações. Você oferece conteúdos de valor em troca dos dados pessoais deles, por exemplo.

Dentre os meios de atração, estão:

Tudo isso com o objetivo de converter o usuário em contato e, no futuro, em cliente. Dessa forma, nunca vise gerar uma venda ou oferecer uma consulta dentro do próprio site, para que você não seja punido pelo Código de Ética da OAB.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing ou marketing de atração, é visto como um conjunto de estratégias que visam atrair clientes através da produção de conteúdos relevantes.

Ou seja, através de artigos e notícias, você faz com que os leitores procurem pelo seu blog, website ou até mesmo redes sociais. Sempre pelo conteúdo que você oferece.

Afinal, o diferencial é que ao invés de você ir atrás de um possível cliente, ele que vem atrás de você, buscando por informação e conteúdo de valor. E assim vai se iniciando uma relação entre empresa e cliente.

Outro ponto positivo é que não é necessário muito dinheiro para colocar em prática. E caso você tenha noção de redação, o custo é zero.

Pois através da definição de um target, da produção dos conteúdos e técnicas de SEO, você consegue estar nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas de maneira orgânica, ou seja, sem nenhum investimento.

Google Ads

Ao contrário da estratégia citada acima, o Google Ads é um meio de atração paga. Tem como objetivo atrair pessoas que já querem o serviço que você oferece.

Através de um site bem feito, com informações pessoais e sobre as áreas do direito que você atua, é possível buscar clientes segmentados por:

Assim, as chances de atrair uma pessoa que já está buscando pelo que você tem a oferecer é muito maior. Pois ela irá buscar por “advogado empresarial em Belo Horizonte” e seu anúncio irá aparecer como uma das opções.

Outro detalhe é que você pode escolher o tipo de contato para levá-la até você. Seja por telefone, Whatsapp ou via site, de acordo com o que precisa.

Além disso, a ferramenta oferece diversas métricas para que você possa mensurar os resultados. Assim, fica mais fácil ver as campanhas e saber quais tem melhor retorno, quais foram piores e saber onde ajustar.

Redes Sociais

Por muito tempo teve a maior rejeição por parte dos advogados. Hoje é um ótimo espaço para trabalhar o marketing de relacionamento e gerar mais relevância para o seu escritório de advocacia.

O modo com que as redes sociais como Facebook e Instagram são vistos abriu espaço para que as empresas  ganhassem mais um canal de comunicação com o cliente.

Mostraram que não são apenas um hobby, mas um espaço para quem tem vários objetivos. Seja como um canal para compartilhar notícias ou o dia a dia do seu escritório, elas podem ser úteis

Quando se trata do Instagram, podemos usar o feed para postar uma série de dicas úteis, stories para interagir com os seguidores através de enquetes e caixas de perguntas e o reels para vídeos informativos e ainda compartilhar tudo com sua página do Facebook.

Já o Linkedin, por ser mais profissional, é ótima para encontrar parceiros, gerar credibilidade, realizar networking e ainda usar como prospecção de clientes qualificados.

Whatsapp

O Whatsapp, assim como as que citamos acima, é uma rede social, mas os ganhos que ela traz para um escritório de advocacia nos fez separá-la das demais, e dar uma maior ênfase.

Foi uma das primeiras ferramentas digitais usadas por grande maioria dos escritórios. E isso acontece por que muita gente nem se lembra que é uma rede social.

A facilidade que ela traz coloca o Whatsapp em outro patamar, e faz com que ele se torne útil para agilizar diversos processos. Seja de comunicação, calendário e até mesmo para facilitar a troca de documentos e assinaturas.

Outro benefício é a ajuda na conversão de contatos através do website. Os botões de Whatsapp são um dos maiores meios de conversão de usuários para clientes, pois são claros e objetivos. Dessa forma, facilita a maneira com que a pessoa entra em contato com seu escritório.

Vale lembrar que o WhatsApp Business oferece diversas vantagens para empresas, como por exemplo:

E-mail Marketing

O e-mail marketing é mais uma ferramenta que visa atrair ou nutrir clientes a partir de bons conteúdos. Porém aqui, para criar uma lista de contatos, você precisa da autorização dos mesmos.

A partir disso, você pode programar conteúdos semanais ou até mesmo quinzenais, com o objetivo de oferecer algo relevante e em troca pedir mais dados para melhorar a relação com os clientes.

Outro detalhe é que essa estratégia vai muito além da atração. Ela serve para a retenção de clientes e para o trabalho de pós venda, que pode gerar algo mais no futuro.

Afinal, se um cliente recebe um serviço bem feito e é bem atendido, as chances de ele te indicar para um amigo ou procurar seus serviços caso precise de novo é muito grande.

E isso gera mais crédito para o seu escritório de advocacia, seja através dos conteúdos, da relevância dos temas ou até mesmo do período em que você faz os envios. De todo modo, as pessoas vão reparar que você tem interesse em oferecer algo para elas, que nesse caso é informação de qualidade.

Software Jurídico

Pode não parecer, mas ter um software jurídico em seu escritório pode ser uma estratégia de marketing digital jurídico. Isso porque as ferramentas de hoje em dia oferecem funções que podem ajudar no marketing de relacionamento.

Podemos citar algumas como gestão de agenda e calendário, controle de processos e até mesmo IA que tem como objetivo otimizar o atendimento aos clientes.

Quando um advogado contrata um software jurídico, o principal foco dele é otimizar tarefas internas e fazer com que ele tenha mais tempo para trabalhar em seus casos. Isso pode fazer com que ele tenha mais tempo para buscar novos clientes também.

Além disso, muitos softwares servem como CRM (Customer Relationship Management), que organizam as informações dos clientes e facilitam o contato entre empresa e cliente, gerando uma relação mais próxima de acordo com os anseios de cada um.

Conclusão

O artigo acima trouxe muitas vantagens das ferramentas de marketing jurídico e mostrou o valor de buscar por outros jeitos de se destacar em um lugar que está em constante evolução. 

Pensando em obter uma fatia maior do mercado da advocacia, gerar mais relevância para o seu escritório e ainda melhorar a sua cartela de clientes, o investimento em alguma delas é evidente.

Mesmo que você comece devagar e pelas mais simples como redes sociais e Whatsapp, não perca mais tempo e comece a trazer mais tecnologia para sua rotina.

Por isso, aproveite as dicas que trouxemos e corra atrás de um profissional ou uma agência de marketing  para iniciar suas estratégias de marketing digital jurídico e se torne referência no mercado.

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